Melhores do Ano Arkade 2019: Tetris 99

25 de dezembro de 2019
Autor: Rodrigo Pscheidt
Melhores do Ano Arkade 2019: Tetris 99

Olha que curioso: do ano passado para cá, tivemos 2 novas versões de Tetris, que conseguem agregar algo novo ao jogo, e ao mesmo tempo manter sua essência intacta.

Este respeito ao material original é importante – afinal, estamos falando de um dos maiores clássicos do mundo dos games –, mas é legal ver como game designers criativos conseguem explorar a velha fórmula de novas maneiras.

Tetris Effect fez isso em 2018, acrescentando cores, luzes e ritmo à mistura. E este ano, Tetris 99 conseguiu a façanha de criar um Battle Royale, onde 99 jogadores se enfrentam online, jogando seu “lixo” nas partidas dos concorrentes!

Melhores do Ano Arkade 2019: Tetris 99

Ainda é o mesmo Tetris “de sempre”, mas com um tempero extra que funciona muito bem, e torna cada partida muito mais imprevisível e emocionante. O sistema de “atacar” os adversários, despachando o seu lixo para a tela deles, e a inventiva mecânica de “se defender” do lixo dos outros é criativa, estratégica e funciona bastante bem. Para entender melhor como tudo isso se comporta, confira minhas dicas sobre Tetris 99.

Tetris 99 é simples como um bom Tetris tem de ser, mas este fator competitivo traz toda uma camada extra de complexidade ao jogo. Jogadores que realmente quiserem ficar em primeiro precisarão entender cada mecânica e não desperdiçar uma única peça. Manobras mais avançadas, como o “T spin”, precisam ser dominadas, pois rendem melhores recompensas e aumentam suas chances de vitória.

Melhores do Ano Arkade 2019: Tetris 99

É curioso trazer um jogo que tem mais de 30 anos de história para uma lista de Melhores Jogos do Ano, mas acho que isso evidencia como clássicos são atemporais, e podem ganhar novas nuances sem perder sua essência. Tetris 99 é velho mas também é novo, e introduz com muita competência um jogo com 3 décadas de vida ao estilo que é o “queridinho” da indústria atual de games – o Battle Royale.

Tetris 99 é exclusivo para o Nintendo Switch. O jogo é gratuito, e pode ser baixado por quem tem uma assinatura online da Nintendo.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *