Melhores Jogos do Ano Arkade 2016: SUPERHOT

29 de dezembro de 2016
Autor: Henrique Gonçalves

Melhores Jogos do Ano Arkade 2016: SUPERHOT

Todo ano temos jogos que conseguem trazer novidades em suas mecânicas, quebrando barreiras e abrindo espaço em uma mídia que tanto precisa de inovação. E SUPERHOT é claramente um desses jogos.

Vez ou outra aparece um jogo que acaba implementando um conceito tão interessante que ficamos maravilhados com a criatividade e a complexidade por trás do que foi criado.  Seja o sistema de highlights do Play of the Game de Overwatch, a maneira que um diálogo é apresentado em Oxenfree, ou até o Nemesis System visto em Middle-Earth: Shadow of Mordor, essas mecânicas normalmente são de bom uso para inspirar novos desenvolvedores que poderão aprimorá-las ainda mais.

Porém, SUPERHOT é um pouco mais complexo do que isso. Particularmente não consigo ver o sistema em que “o tempo se move quando você se move” em outros jogos, e talvez seja exatamente isso que faz o jogo ser tão interessante.

Melhores Jogos do Ano Arkade 2016: SUPERHOT

É uma ideia simples a primeira vista, mas com uma estrutura complexa que somente esta equipe consegue fazer, criando um FPS que age quase como um jogo de estratégia por turnos, onde devemos planejar cuidadosamente a próxima ação para prevenir o ataque inimigo, enquanto encontramos uma maneira de eliminá-lo, sempre de olho nos arredores e utilizando todos os itens disponíveis como armas para se submeter à restrição que o jogo impõe tanto no jogador, quanto nos adversários.

E aí chegamos no desfecho de cada cena, vendo tudo que fizemos em tempo real e mostrando como elas conseguem ser cenas de filmes de ação, adicionados ao visual minimalista composto por preto, branco e vermelho. Ver uma jogada se realizando em tempo real após todo aquele planejamento para dar certo se tornou um dos momentos mais satisfatórios deste ano nos videogames.

Melhores Jogos do Ano Arkade 2016: SUPERHOT

Mesmo com toda essa estrutura puramente de gameplay suportando o game, SUPERHOT ainda possui uma história interessante e com momentos surpreendentes que conseguem quebrar a realidade do jogo para implementar a sua própria… ainda mais agora que ele pode ser jogado em dispositivos de realidade virtual.

E agora que chegamos na reta final de 2016, é seguro dizer que SUPERHOT é o shooter mais inovador que joguei em anos.

SUPERHOT está disponível para PC e Xbox One. Leia nossa análise completa neste link.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *