Mesmo no meio de uma guerra, S.T.A.L.K.E.R. 2 segue em desenvolvimento e está lindo!

23 de janeiro de 2023

S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chronobyl conta com um elemento em seu desenvolvimento que já o torna único, mesmo sem ter sido lançado. Desenvolvido na Ucrânia, é um game que sofre influência direta da guerra que a Rússia trava com o país vizinho desde fevereiro de 2022, o que trouxe um impacto jamais esperado por muitos habitantes do país do Leste Europeu.

A GSC Game World, que fica em Kiev, vê seus desenvolvedores passarem por situações surreais, como o fato de ter que parar o trabalho, a qualquer momento, ao ouvir a sirene que avisa para procurarem abrigo imediatamente. Isso sem falar de Volodymyr Yezhov, desenvolvedor do estúdio que morreu em combate próximo a Bakhmut, enquanto estava servindo o Exército Ucraniano e lutava na defesa de seu país.

Muitos da equipe não puderam deixar o país, devido a lei marcial, aplicada logo no início do conflito, que proíbe homens entre 18 e 60 anos de deixar o país. E mesmo com situações surreais, e jamais imaginadas por qualquer desenvolvedor de games, em qualquer uma das cinco décadas da história dos games, o jogo segue em desenvolvimento.

E S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chronobyl, que para os lados do Leste Europeu já seria polêmico por si só, por citar um momento histórico o qual há divergências entre russos e ucranianos até hoje, ganhou contornos ainda mais fortes, devido à guerra que já dura quase um ano, e que já devastou várias cidades ucranianas.

Maria Grygorovych, produtora principal do jogo, afirmou para a Wired que o jogo sofreu enormes influências do conflito, “crescendo e ganhando uma nova dimensão”. O game, agora, servirá para mostrar ao mundo muito da cultura ucraniana, além de exaltar o espírito da população local.

Na II Guerra Mundial, o mundo do entretenimento já havia sido fortemente influenciado pelo conflito. Pato Donald, Pica-Pau, Zé Carioca e vários outros personagens dos anos 40 serviam para divulgar o lado Aliado do conflito, não se esquecendo do cinema e de filmes como O Grande Ditador de Chaplin. E o mesmo valia para a visão nazista de produção de cinemas, para propagar as ideias de Hitler ao povo alemão daqueles dias.

Mas, nos games, mesmo com muitos jogos de guerra, que trazem momentos históricos e com alguns até vinculados a exércitos, S.T.A.L.K.E.R. 2 trará um raro momento em que um game foi diretamente influenciado por um conflito, enquanto foi desenvolvido em meio a sirenes, incertezas e perdas, pois além de Yezhov, a Ucrânia viu, até novembro de 2022, conforme dados da Defesa dos EUA, 240 mil pessoas morrerem, entre soldados ucranianos, soldados russos e civis.

Veja as imagens do game, que foram apresentadas recentemente,

S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chronobyl está programado para chegar neste ano, com versões para PC e Xbox Series X|S. O game também estará disponível no Game Pass.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais