Microsoft anuncia que a retrocompatibilidade estará presente desde o primeiro dia de Xbox Series X

18 de dezembro de 2019
Microsoft anuncia que a retrocompatibilidade estará presente desde o primeiro dia de Xbox Series X

A Microsoft já havia anunciado que o seu Scarlett, que agora tem o nome oficial de Xbox Series X, teria compatibilidade com os games de todos os seus consoles, que envolvem o Xbox original, o Xbox 360 e o Xbox One. Junto com os acessórios. Mas agora foi confirmado que, diferente do que aconteceu no Xbox One, a retrocompatibilidade estará disponível desde o primeiro dia de vida do console.

Phil Spencer, o chefe de Xbox na Microsoft, explicou para o Gamespot o desejo da companhia de liberar a retrocompatibilidade desde o “dia um” do Series X. “Queríamos a certeza de que este item estará lá, no primeiro dia. Que poderíamos cumprir esta promessa. E por isso, tenho jogado alguns games de Xbox 360 e Xbox One no meu Xbox, e isso é apenas para ter certeza de que estará tudo lá no primeiro dia”.

Spencer disse que garantir a retrocompatibilidade com três gerações de console Xbox é um grande trabalho. Por isso que diminuíram o ritmo de jogos de Xbox e Xbox 360 disponíveis no Xbox One. Jason Ronald, também da Microsoft, explicou que quer que os serviços, um dos grandes elementos da plataforma, precisa seguir com os consoles. “Temos centenas de jogos que rodam hoje no Xbox One. Queremos que estes jogos sejam capazes de seguir em frente com você, mas também queremos que nossos serviços sigam juntos.”

“Queremos que os jogos sigam em frente, mas os serviços também. Queremos que o seu legado nos videogames avance com você, seja a sua Gamerscore, a sua lista de amigos, conquistas, e saves. Tudo isso deve avançar para não existir barreiras quando pensar em seguir em frente”, concluiu, falando sobre o momento que o usuário decidir trocar o Xbox One pelo próximo console.

Ronald também explicou sobre o trabalho que envolve para a retrocompatibilidade. “Exige muito trabalho, mesmo para games do Xbox One. Pois um dos maiores desafios é que, geralmente, os jogos de console estão muito otimizados para as capacidades únicas do hardware. E esta é uma nova geração”.

“É um chip de nova arquitetura. Ao mesmo tempo, desenhamos o console com a retrocompatibilidade em mente. Por isso, tomamos diversas decisões para suavizar o processo. Mas não queremos trivializar o trabalho que a equipe está fazendo agora, pois exige mesmo muito trabalho”, conclui.

Xbox Live: o acesso para manter o legado de seu jogador

A dedicação da Microsoft para a retrocompatibilidade acontece por um fator muito importante para a família Xbox: a Xbox Live. Com mais de 65 milhões de usuários ativos, a comunidade Xbox consome muitos serviços na plataforma. Esta iniciativa justifica o fato de que os jogadores do console da Microsoft gostam de revisitar games de outras gerações. Além do fato de que não perderão seu investimento, em caso de compras de jogos digitais.

Bem diferente da Nintendo, que tem um método online bem confuso, e que é aplicado especificamente a cada console. E da Sony, que não permite o download de conteúdo comprado na PSN para o Playstation 3 (incluindo jogos de PS1 e PS2) no Playstation 4, mas que terá alguma novidade neste sentido no Playstation 5. Os donos de Xbox poderão seguir, com o próximo console, tendo acesso a seus games antigos, acessórios, comandos, serviços e DLCs.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *