Microsoft Kinect – Testamos o sensor de movimentos do X360
Enquanto a Nintendo dominava o mercado dos jogos sensíveis ao movimento com o Wii e a Sony desenvolvia o PlayStation Move, a Microsoft foi criando uma tecnologia que levaria esta briga a um novo patamar: o famoso Project Natal – hoje conhecido por Kinect, que permitiria aos gamers jogarem sem a necessidade de um controller.
Tudo começou em 2009, na Electronic Entertainment Expo (E3), quando a Microsoft divulgou o primeiro vídeo do então Natal. O trailer mostrava um menino conversando com seu próprio Xbox 360 e desferindo golpes no ar contra um adversário virtual. Em seguida, uma família imitando uma equipe de Fórmula 1: o filho pilotando o carro, o pai trocava os pneus, etc. Basta dizer que, ao final do vídeo, o mundo estava de boca aberta com o que a empresa de Bill Gates prometia.
Logo após o espanto diminuir, os céticos abriram a boca: como que esta tecnologia funcionaria? Como diminuir o delay na captura e detecção de movimentos se até mesmo um controller com fio tem um atraso na resposta? Além disso, a Microsoft não demonstrou o projeto ao vivo, nem liberou a câmera para testes dos jornalistas – o que aumentou ainda mais as dúvidas e o ceticismo acerca do projeto.
Veio a E3 de 2010 e o Natal novamente era o destaque da Microsoft. Em junho, ele ganhou o seu nome oficial – Kinect, uma mistura de kinetic (cinese/movimento) e connect (conectar) – e demonstrações ao vivo que puderam confirmar as dúvidas iniciais. O aparelho realmente contava com um delay notável, que prejudicava bastante a jogabilidade, mas não interferia na reação das pessoas: era incrível ver um game finalmente respondendo aos seus movimentos sem a necessidade de um controller.
A tecnologia
Toda esta revolução promovida pelo Microsoft Kinect traz consigo uma tecnologia inovadora, ainda que um pouco rudimentar. O pessoal do site iFixit desmontou o Kinect e descobriu tudo o que compõe a câmera do Xbox 360, desde sua carcaça até mesmo seu “cérebro”.
O Kinect é composto por três câmeras (duas infra-vermelho e uma tradicional, RGB). As câmeras infra-vermelho são utilizadas em conjunto com um diodo transmissor de IV para detectar a profundidade da sala/quarto em que você está jogando, enquanto que a câmera tradicional (de resolução 1600×1200) é utilizada para reconhecer o jogador e seus arredores. Ela é mais próxima de uma webcam (tanto no formato quanto na qualidade das imagens) do que de uma câmera de celular, por exemplo.
O grande destaque da composição do Kinect, no entanto, é o chip Prime Sense PS1080-A2, que permite à câmera captar as imagens, processá-las e transmitir uma imagem com profundidade e cores para o Xbox 360. Resumindo, o chip PS1080-A2 é o que faz o Kinect ser o Kinect. Ele ainda traz 64MB de memória RAM interna.
O aparelho ainda traz quatro microfones – o que surpreendeu por ser um dos primeiros dispositivos a conter um sistema com quatro microfones, pois o comum é ter apenas dois. Ele ainda traz uma ventoinha para resfriamento, condizente com a história de problemas da Microsoft com o resfriamento do Xbox 360.
Outra característica do Kinect é a presença de um acelerômetro e um motor, que causa estranheza em uma primeira impressão. Na verdade, o motor faz com que a câmera se mexa na hora de escanear o corpo do jogador, enquanto que o acelerômetro ajuda o motor a ter mais precisão de movimento quando se mexe.
O Microsoft Kinect, apesar de revolucionário, é uma tecnologia ainda um pouco rudimentar, mas de fácil desmontagem. Eventuais consertos do Kinect poderão ser um pouco complicados, tendo em vista que a Microsoft não elaborou um manual de consertos para o periférico. Mesmo assim, já existem relatos de Kinects hackeados e/ou modificados, mostrando que nem mesmo toda a segurança da Microsoft foi suficiente.
Na prática
Apesar de todo o ceticismo em volta do Kinect, uma tecnologia como esta só é propriamente entendida se for testada pra valer. Por isso, nós, em parceria com a loja Proximo Games (que vende o aparelho por R$599) conferimos o Kinect em primeira mão, testando dois de seus jogos de lançamento – Joy Ride e Kinect Adventures.
A primeira impressão que o periférico passa é boa. Utilizá-lo no painel do Xbox é um prazer, pois a resposta beira o 1:1, sendo bastante fiel e rápida. No entanto, os comandos por voz ainda parecem ser um pouco falhos, pois o Kinect demorou para reconhecer o que lhe era falado ou então sequer reconhecia.
Na hora dos jogos propriamente ditos, porém, a experiência foi outra. O primeiro jogo testado foi Joy Ride, um game de corrida bastante colorido. Apesar de ser um jogo de corrida, curiosamente não se pode jogar sentado, pois o Kinect não consegue identificar os jogadores direito. A resposta do jogo é péssima, demorando um bom tempo para realizar os comandos do jogador – aspecto este que também foi notado em menor escala no game Kinect Adventures.
Em Adventures, o jogador participa de uma série de minigames no melhor estilo Olimpíadas do Faustão. Feito para ser o Wii Sports do Kinect, Adventures peca por enjoar fácil – em cerca de uma hora você pode conferir todos os minigames e dar a experiência como encerrada. Mesmo assim, o jogo se mostra um excelente aperitivo para o que o Kinect trará para os games.
Um crítica levantada é relativa à quantidade de espaço e que é necessário para se aproveitar o Kinect. Mesmo jogando a uma distância de 2 metros da câmera e numa sala de 4 metros de largura, nós ainda encontramos problemas para jogar, principalmente multiplayer. Por isso, é muito mais simples jogar sozinho e alternar os jogadores.
Os jogos
A linha de jogos inicial do Kinect é bastante óbvia e um pouco decepcionante. Os destaques são os jogos first-party, tais como Kinect Adventures, Kinect Sports e Kinectimals. Além da linha própria da Microsoft, os principais jogos são Dance Central, da Harmonix (mesma desenvolvedora de Rock Band) e Your Shape: Fitness Evolved, da Ubisoft. Aliás, o Kinect mostra um potencial enorme para jogos de fitness e dança, maior até do que pioneiros nos gêneros, como o Wii Fit e Dance Dance Revolution.
A tecnologia do Microsoft Kinect é sensacional, sem dúvidas quanto a isto. O que era visto só em filmes até alguns anos atrás hoje pode acontecer na sua sala de estar ou no seu quarto. A impressão que fica, entretanto, é que as desenvolvedoras ainda não estavam prontas para o Kinect, pois os jogos ainda pecam em qualidade e variedade. Ainda assim, o potencial está aí. Resta ele ser aproveitado melhor.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 17 da Revista Arkade.
Onor
Mas e aí? Tem muito delay? O tempo de resposta é ruim o suficiente para prejudicar a jogabilidade?
Erick
O delay varia muito de jogo para jogo. O Kinect Adventures, por exemplo, tem pouco delay e é perfeitamente jogável, mas em compensação no Joy Ride é bem fácil perceber o atraso na resposta o que atrapalha muito a jogabilidade.
Rafael_pk
Todos já sabíamos o que esperar do Projeto natal, é apenas o primeiro de uma série de controladores do estilo que estão ainda por vir. Se não for pedir demais gostaria que vocês testassem também o novo controle do xbox 360 com Dpad melhorado e comprovem realmente se o novo Dpad é bom ou não.
José
Só faltou colocar os créditos em alguns trechos copiados da internet
Raphael
Cite um exemplo José.
Raphael
Imaginei. Troll owned.
Allan Costa
O Kinect é bom, fato, mas ainda sou o bom e velho controle
Deivid
Muito boa a matéria, mas acho que faltou o video de vocês jogando!
Raphael
Podiamos colocar qualquer vídeo menos este Deivid! É mto ridículo. Acredite! hahahah
Renato Tarantelli
Imagino o Stephen Hawking jogando…
zecarlos
olha ainda acho que tanto o projeto natal(kinect e um nome horrivel)quanto o psmove,ainda estao engatinhando independente de serem bons ou nao….e caso eu posua um ps3 ou xbox 360 futuramente,com certeza vou esperar pelo menos uns 3 anos pra poder comprar um aparelho desses,pois ate la provavelmente eles ja estarao mais estaveis a jogos….nao acho que hoje seja o momento certo pra te-los em casa
Vallfender_FBR
Eu ja tenho o meu desde o dia 13 de novembro…e posso dizer…é muito bom sair um pouco desse mundo de jogos mais dos mesmos para jogos para distrair a kabeça!!!! Eu gostei muito desse acessório, ainda mais depois de um dia cheio, chegar em casa e dar uns pulos na frente da TV…..cara é muito bom!!! Claro que agora estou dividindo o tempo com o Kinect e com o Mass Efect 2…mas estou muito satisfeito!!
Ajr
Isso é uma bomba monumental, além de ter uma performance errática ele tranformar os jogadores em verdadeiros imbecis.
Bacon
eu teria vergonha de ficar igual um louco na frente da tv
zecarlos
mas pensando bem…ja que e pra se transformar em um imbecil pulando na frente da tv…..e melhor que seja sem um sorvete na mao hahahahaaa
ate porque com o psmove o infeliz tmbm vai ter que fica gesticulando na frente da tv,e isso nao me parece menos imbecil que fica pulando na frente da tv nao
Edú_OK
Fico me perguntando se teria como fazer uma modificação caseira no hardware como colocar uma câmera levemente melhor mas com um caracteristicas semelhantes ou outras..
Será que melhoraria o desempenho dele?
tiago
kinect isso foi feito para crianças e meninas eu nao vou ficar pulando na frente da tv como un idiota o melhor negocio que voçe faz jogue ps3