Millennials preferem Playstation, e geração Z Xbox, diz estudo

12 de fevereiro de 2020
Autor: Junior Candido
Millennials preferem Playstation, e geração Z Xbox, diz estudo

Um estudo, feito pela MBLM, mostrou detalhes referentes as faixas etárias dos gamers, e suas preferências. No material, foi mostrado que o Playstation é a marca mais próxima dos millenials, enquanto o Xbox é a marca que é a preferida da geração Z.

Os millennials, ou também conhecidos como a geração Y, são aqueles nascidos entre o início dos anos 80, e meados dos anos 90. Define-se, entre a maioria dos sociólogos, que fazem parte pessoas nascidas entre 1981 e 1996. Estes foram os primeiros que tiveram acesso direto à Internet, desde pequenos, em muitos países. E que também passaram sua infância com contato direto aos videogames. Em especial os consoles 16-bits, Mega Drive e Super Nintendo, e a geração seguinte, com o Playstation, o Nintendo 64 e o Sega Saturn.

Já a geração Z, definidos como aqueles que nasceram no final dos anos 90 até 2010, viveram a transformação da Internet, assim como acompanharam a evolução dos videogames, tal qual estamos acostumados hoje. Seu período de infância foi marcado pela ascensão do Playstation 2, estabilidade do Xbox e de seu Xbox Live, e do sucesso do Wii.

O estudo, Brand Intimacy, que entrevistou 6 mil consumidores e fez 56 mil avaliações de marca em 15 países, buscou conhecer as principais marcas, ligadas às emoções, e segue como referência para entender um pouco mais sobre as marcas e suas conexões emocionais com seus respectivos públicos.

Na lista das marcas mais queridas pelos millennials, o Playstation é a marca mais querida, seguida por Amazon e Target. E, quando o mesmo assunto é perguntado para a geração Z, a preferência é pelo Xbox, seguido por Spotify e Sephora. Em 2019, marcas como Youtube e Netflix, assim como Apple e Amazon, eram mais lembradas pelo público.

Para 2020, entre os millenialls, a Amazon e a Target cresceram no “ranking”, a Apple segue lembrada, enquanto a Netflix não está mais entre os “dez mais”. Marcas como Disney, Ford, e Jeep, dividem com os três grandes do videogame atualmente, a preferência deste público: Playstation, Xbox e Nintendo.

Foi divulgado apenas uma prévia do estudo, com o resultado das preferências dos millennials:

  1. PlayStation
  2. Amazon
  3. Target
  4. Disney
  5. Ford
  6. Jeep
  7. Apple
  8. Youtube
  9. Xbox
  10. Nintendo

Tal informação mostra uma situação interessante na indústria. Primeiro, que o fato de chegar uma nova geração de consoles combinou com o fato das marcas de videogame serem lembradas na pesquisa deste ano. Segundo, o fato de que os millennials, que tiveram contato direto com o Playstation, desde os anos 90, seguem fiéis à marca, com seus consoles e franquias.

E por fim, a geração Y, que está mais conectada ainda a serviços, como o Spotify ou a Amazon (enquanto prestadora de serviços, não como loja), vê com mais atenção os serviços da Microsoft, que incluem o Game Pass, ou o vindouro xCloud. Além do fenômeno Minecraft que, desenvolvido na Suécia, mas incorporado pela Microsoft em 2014, se conectou a este público de maneira certeira.

O estudo completo será divulgado no dia 14 de fevereiro, no dia de São Valentim, que é o “dia dos namorados” nos EUA e em diversos outros países.

3 Respostas para “Millennials preferem Playstation, e geração Z Xbox, diz estudo”

  • 12 de fevereiro de 2020 às 22:07 -

    Helinux

  • Acredito que seja verdade também sobre essa teoria!!!! sou fã do Playstation devidos as gerações passado do Console em que pude jogar clássicos jogos Namco, Capcom, square e outras grandes empresas. Tenho saudades da época PS1 e seus clássicos. Quando vi o XBOX minha reação foi normal…vi que os jogos ali era quase a mesma coisa em termos de gráficos e tecnologia. Existem diferenças tecnologicas mas…na prática o que importa mesmo é a diversão e jogabilidade do jogo em si. São opiniões e questões em que muitos discordam e outros apenas jogam, valeu!!!!

  • 13 de fevereiro de 2020 às 22:13 -

    ivan

  • geração Z é a vergonha da humanidade, só gente mimizenta e textão

    • 13 de fevereiro de 2020 às 22:30 -

      Helinux

    • Infelizmente o que rola nessa geração atual mesmo é o famoso modismo…lançamento, tecnologia avançada e jogos reais é o que a galera quer e vai deixando tudo para trás…cada um tem a usa geração e assim vai. bons tempos de antigamente!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *