10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

29 de agosto de 2010
Autor: Fábio Torres

10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Mitos fazem parte de tudo: desde a Grécia antiga, eles estão presentes. Nos games, a história é a mesma. Existem diversos “fatos” que são discutidos fervorosamente por gamers em todo o mundo. Nós, da Arkade, encarnamos os MythBusters e trazemos agora 10 mitos (ou fatos) da história dos videogames.

Mito: É possível reviver Aeris ao final de Final Fantasy VII

10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Se existe uma cena que emociona todo e qualquer gamer, esta é com certeza a morte de Aeris Gainsborough nas mãos de Sephiroth em Final Fantasy VII. Desde aquele momento, inúmeras tentativas foram feitas para ressucitar a menina. Até mesmo alguns truques e códigos foram inventados e vídeos foram colocados na internet mostrando Aeris viva. Tudo isto, no entanto, não passa de balela. Portanto, desista: não existe nenhum jeito de revivê-la, nem por código, nem por item.

Fato: Milhões de cartuchos de Atari estão enterrados no Novo México

10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

O Atari 5200 falhou por uma série de motivos. Entre eles, está a péssima adaptação do filme E.T., de Steven Spielberg. Crentes que o jogo venderia como água no deserto, milhões de cartuchos foram produzidos. No entanto, o que aconteceu foi exatamente o contrário: o jogo vendeu muito pouco. A solução? A empresa enterrou cerca de 10 milhões de cartuchos de E.T. no deserto do Novo México. O “mito” depois foi confirmado por dois jornais. A empresa, por segurança, ainda cobriu todos os cartuchos com concreto.

Mito: Em Street Fighter II, você pode lutar com Sheng Long

10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

De acordo com a edição de Abril de 1992 da revista EGM dos Estados Unidos, Sheng Long, o suposto mestre de Ryu, pode ser enfrentado no jogo Street Fighter II. Para isto, basta vencer os onze lutadores do jogo sem tomar um único golpe e conseguir dez empates seguidos com M. Bison. Assim, Sheng Long supostamente apareceria. A “dica”, entretanto, não passava ser mais uma brincadeira de 1º de Abril da revista, famosa por suas piadas.

Fato: É possível pular sobre a bandeira no final do mundo 3-3 de Super Mario Bros.

10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Desde o primeiro jogo Super Mario, todas as fases terminam com o encanador pulando e se agarrando em uma haste de bandeira e depois entrando no castelo. Mas, no mundo 3-3 de Super Mario Bros. é possível pular sobre a haste e nunca terminar a fase! Basta pular do elevador quando ele se encontra no mais alto e conseguir pegar o máximo de “impulso” possível. Se duvida, confira o vídeo abaixo.

Mito: Saddam Hussein comprou 4 mil PS2 para montar supercomputadores militares

10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Sim, uma das maiores figuras da história recente do mundo supostamente comprou 4 mil PlayStation’s 2 tendo em vista a construção de supercomputadores para uso militar. Se pensarmos que a história surgiu no ano 2000, quando um simples PC, com muito mais capacidade de memória e de processador, era facilmente encontrado até mesmo no Iraque, fica difícil de acreditar que uma história como esta seria verdade. Talvez Saddam só queria mesmo era jogar um pouco de God of War e GTA

Fato: O Super Mario Bros. 2 lançado no Ocidente na verdade não é um jogo do Mario

10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Quem jogou SMB2 lembra que o jogo era bastante diferente dos outros. Nada de Koopas, Goombas ou Bowser. Os inimigos eram Shy Guy e Birdo, que depois fariam parte do “elenco” oficial dos jogos Mario. Acontece que o SMB2 lançado nos EUA era na verdade Doki Doki Panic, mas com os sprites dos personagens principais modificados pelos de Mario, Luigi, Peach e Toad! A explicação para as mudanças? O jogo todo era, na verdade, um sonho de Mario!

Mito: Luigi é um personagem secreto em Super Mario 64

10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Se o Nintendo 64 teve sucesso, muito foi culpa de Super Mario 64. Um dos mitos mais comuns relacionados a este jogo é que Luigi, o irmão de Mario, é um personagem secreto! A “confirmação” seria uma mensagem escrita na fonte fantasma dentro do jogo. A mensagem seria “L is Real 2401“, ou seja, “Luigi é real”. Tudo não passa de um rumor infundado, mesmo com imagens (photoshopadas) “comprovando o contrário”.

Fato: Jogar 250 lutas em Mortal Kombat II libera o jogo Pong

10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Essa é para quem for realmente viciado em Mortal Kombat e tiver tempo livre de sobra. Em MK II é possível liberar o jogo Pong – sim, aquele mesmo, com duas “raquetes” e uma “bolinha”. Para isto, basta jogar “só” 250 partidas seguidas que você será levado para o clássico dos arcades, que praticamente iniciou a era dos games em 1972. Mortal Kombat II também tem um segredo mais fácil: vencendo 50 partidas você pode enfrentar Noob Saibot, um dos personagens secretos do jogo.

Mito: É possível matar o cachorro do Duck Hunt

10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Todos sabemos quem é o cachorro do Duck Hunt. Eleito por 12 de cada 10 gamers como o personagem mais chato e hediondo dos games (ele ria da sua cara toda vez que você errava um tiro!), o animal causou a ira de muitos por seu humor questionável. Como Duck Hunt é um jogo de tiro, o instinto de muitos era atirar no cachorro. Tal ação, no entanto, era impossível. Você tinha que aturar o animal te sacaneando toda vez que você errava e não havia nada que pudesse fazer.

Dúvida: Assoprar o cartucho ajuda?

10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Um dos maiores hábitos de quem jogava consoles que usavam cartuchos é assoprar a fita antes de colocá-la no videogame. Isto, no entanto, é a famosa faca de dois gumes. Os gamers juram de pé junto que ajuda, que depois de uma assoprada qualquer cartucho funciona. Mas quem trabalha em assistências técnicas e locadoras jura que as pequenas gotículas de saliva que saem durante o sopro podiam queimar a fita. Portanto, não há veredito definitivo sobre assoprar ou não a fita.

Este texto foi publicado originalmente na edição número 8 da Revista Arkade. Para ler a Revista na íntegra, clique aqui.

44 Respostas para “10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames”

  • 29 de agosto de 2010 às 12:30 -

    Raoni

  • Assoprar o cartucho ajuda? FATO

    ajuda sim, de fato
    fiz um teste com fitas que não usava de super nintendo a 5 anos
    normalmente não funcionaram, quando assoprei TODAS funcionaram

  • 29 de agosto de 2010 às 12:52 -

    up

  • q pena q seja mito,logo a Aeris…….fuuuuuuuu

  • 29 de agosto de 2010 às 12:56 -

    beduschi

  • Assoprar o cartucho ajuda?
    ajudava

    É possível matar o cachorro do Duck Hunt
    pior que dava vontade mesmo quando ele ria

  • 29 de agosto de 2010 às 13:03 -

    up

  • kkkkk esse video do mario pulando sobre a bandeira ficou muito foda!

  • 29 de agosto de 2010 às 13:34 -

    Nady

  • Hahahaha eu sempre acreditei que sofrar a fita ajudava.. agora tenho minhas duvidas..

  • 29 de agosto de 2010 às 20:55 -

    Jason

  • Saliva queimar as fitas? Impossível, eu tinha um amigo que tinha as suas fitas de SNES e quando ele assoprava as fitas e não funcionava, ele tinha um método rústico mas dava certo, ele assoprava a fita e depois CUSPIA nele, isso mesmo CUSPIA e pior de tudo dava certo (e as fitas dele não se queimaram)

    • 29 de agosto de 2010 às 21:48 -

      flavio

    • Normalmente soprar a fita não queima, mas pode oxidar devido a saliva. Agora, no caso do teu amigo que cuspia na fita (que além de nojento, é bizarro hehe), havia uma grande chance de algumas darem curto, já que várias fitas possuiam baterias dentro para salvar.

      • 13 de agosto de 2013 às 23:23 -

        Rod

      • Até que enfim um comentario descente sobre assoprar cartucho, meu pai é técnico eletronico a 25 anos trabalhando em autorizadas, e eu estudo engenharia eletrica, e sim o cartucho oxida quando se é assoprado não no momento mais ao longo do tempo, e caso feche um curto no contato ele descarregaria o cartucho e ele deixa de salvar.

  • 30 de agosto de 2010 às 10:46 -

    Rafael

  • Aeris… i’ve missed you…

    Eu sempre estranhei o Super Mario 2, principalmente depois que zerei enfrentando aquele sapo… agora tá explicado ;)

    E sobre o sopro, funciona, mas realmente não é muito eficiente. Elas tinham o mesmo problema que memórias ram têm hoje. Acúmulo de poeira, oxidação e estática prejudicavam as ficas. Limpa-las com cotonete ou pincel sempre dava ótimos resultados =)

  • 30 de agosto de 2010 às 14:03 -

    Dario

  • Ótimo artigo, rachei de rir…

  • 30 de agosto de 2010 às 14:48 -

    Dark_Schinaider

  • Bom… no Street Fighter se ñ me engano o mestre do Ryu e do Ken é o Gouken. e tb a unica forma de fazer o Sheng long aparecer q eu saiba é reunindo as esferas do dragão..kkkkk
    Jogar novamente com a Aeris é possivel se vc usar algum codigo de gameshark pra trocar o sprite de algum outro char pelo dela

    o negocio do Saddam Hussein talvez desse serto se ele comprasse ps3 ao invés de ps2

    Quanto a soprar cartucho de video game comigo sempre funfou, inclusive até hoje eu assopro memory cards, plugs USB etc, todos funfam melhor com “energia eólica”

    um mito ñ citados aí inclui habilitar o gouki pra jogar no resident evil 3 (esse boato existiu)

    • 1 de setembro de 2010 às 23:13 -

      Luiz

    • O mestre de Ryu e Ken realmente se chamava Shen Long, Gouki (ou Akuma) é o irmão de Shen Long que se juntou "ao lado negro da força".

      • 22 de dezembro de 2010 às 16:05 -

        LeoRottweiler

      • Shen Long nada mais é que um dos nomes de um dos golpes mais poderosos de Ryu e Ken, também chamado de Shoryuken ou Dragon Punch.

        “Estuda minino”

        ;)

    • 5 de setembro de 2010 às 00:50 -

      Filipe Weiss

    • Usar GS pra trocar o sprite só pra jogar com a Aeris é muito amor pela personagem!

  • 30 de agosto de 2010 às 19:25 -

    Leonardo

  • Excelente artigo, tenho que concordar com os comentarios! Assoprar ajuda mesmo! Nao sei se so o fato de colocar o jogo com mais conviccao depois de uma assoprada daquelas ou o curto que dava na fita resolvia o probelma!! rss

  • 1 de setembro de 2010 às 16:20 -

    Jerry

  • É verdade a história do Sadam. Pouca gente sabe, mas o PS3 é muito mais estável que computadore,s inclusive várias universidades usam supercomputadores feitos exclusivamente de PS3 para pesquisas.

  • 2 de setembro de 2010 às 09:48 -

    DEIVID

  • Assoprar as fitas dava certo, juntamente com estortar o cartucho ao colocar, dar uns tapas no mesmo e inclusive entortar o console (hehehe). Descobri outro macete no Duck Hunt: "se você conecta-se o controle 2 enquanto jogava com a arma (controle 1), dava para controlar a direção que o(s) pato(s) seguia usando as setas do controle 2, era muito engraçado ficar sacaneando os amigos, e controlando a direção que o(s) pato(s) iria". A dos cartuchos enterrados eu já sabia, vocês já jogaram aquele jogo do ET, acho que eles agiram certo ao enterrar esse UFO maldito!

  • 2 de setembro de 2010 às 23:20 -

    qualquer um serve

  • Alguem duvida que assoprar ajudava?? era tão óbvio quanto 1+1

    E ao o mito do Akuma era no resident evil 2, quando proximo do final, um pouco antes de enfrentar o Dr. q vira monstro(acho q era Willian o nome dele) vc tinha q colocar uma senha no computador, pra abrir uma porta…

    esse mito td mundo falava, e nego jurava de pé junto q tinha jogado com o akuma, dado hadouken e td mais…

  • 2 de setembro de 2010 às 23:53 -

    Cloud

  • Com Game Shark dá para usar a Aeris como personagem jogável depois que ela é morta na história, só que ela substitui um dos opcionais(Vincent ou Yuffie). Claro que isso só é possível com código e não através de alguma quest durante o curso natural do jogo.

  • 3 de setembro de 2010 às 00:04 -

    Cloud

  • Como o site não tem uma ferramenta de Edit, vou postar em seguida mesmo…

    Assoprar os cartuchos podia resolver se o problema fosse o acumulo de poeira no circuito, mas se fosse alguma outra coisa esse artifício seria mesmo inútil.

  • 3 de setembro de 2010 às 09:36 -

    stamp malhas

  • logico que soprar o cartucho ajuda… sempre fiz isso..

  • 3 de setembro de 2010 às 10:17 -

    Eberton

  • Otimo post… XD

  • 3 de setembro de 2010 às 10:53 -

    Shena

  • Excelente post! Divulgue outros assim neste agregador:

    http://twixar.com/6tt

    Legal!

  • 3 de setembro de 2010 às 11:50 -

    Tiago Cox

  • hauahua Assoprar o cartucho funciona sim! Testado e aprovado por milhares de usuários dos games de cartucho!

    Parabéns pelo post, muito bom!

    http:/blog.boomb.com.br/

  • 3 de setembro de 2010 às 14:34 -

    katana

  • cara os tecnicos ou funcionarios de lojas de locadoras podem dizer o que quizer, mas qualquer um que realmente jogou nintendo ou super nintendo sabe que soprar as fitas ajuda sim, quase sempre faz o jogo pegar.

  • 3 de setembro de 2010 às 15:53 -

    adolfo

  • nossa essa de assoprar o cartucho, me lembra de um amigo que lambeu uma fita minha do DBZ3, maudito fdp queimo ela, mas fora essa vez uma assopradinha sempre ajudo a pega a fita. abraço flow

  • 3 de setembro de 2010 às 19:46 -

    Playermaster

  • Se fosse verdade eu queria ver quem seria macho o bastante para conseguir vencer 11 lutas de perfect e empatar 10 vezes seguidas com Bison. Isso é o cúmulo do impossivel.

  • 3 de setembro de 2010 às 20:10 -

    Diogo

  • A da Aeris é verdade. Com o gameshark ela voltava, mas ficava travando a equipe, não dava para tirá-la. Atrapalhava muito isso, tive que recomeçar o jogo sem GS.

  • 3 de setembro de 2010 às 21:30 -

    Rodrigo

  • Pode parecer nojento, mas eu nâo apenas assoprava, como tbm dava um liguanda no chip… sempre funcionou…

  • 4 de setembro de 2010 às 04:12 -

    Raphael

  • O gameshark nada mais fazia do que substituia o modelo de outro personagem pela Aeris. Isto logicamente não conta.

  • 5 de setembro de 2010 às 00:53 -

    Filipe Weiss

  • E eu sempre achei SMB2 um dos melhores jogos do encanador. Acho que a jogabilidade diferenciada conta muito pra isso (só eu curtia ficar cavando na areia?)!

  • 5 de setembro de 2010 às 16:52 -

    Renan

  • Um mito que persegue fãs do Shadow of the Colossus é o do 17º Colossu, um inexistente final secreto, e um pássaro gigante. Já vi inúmeras discussões sobre esses Mitos.

  • 5 de setembro de 2010 às 17:00 -

    Renan

  • E assoprar o cartucho ajudava sim!!!!!

    Fiz isso com todas as fitas que joguei!!!!!

    • 28 de julho de 2011 às 20:52 -

      KING OF KINGS

    • pois é ajuda sim

  • 28 de julho de 2011 às 20:54 -

    KING OF KINGS

  • a do mario é interessante

  • 6 de setembro de 2011 às 20:20 -

    Thiago

  • Assoprar ajuda sim, mas guspir não

  • 7 de setembro de 2011 às 11:26 -

    KING OF KINGS

  • a dos cartuchos no novo mexico é tenso

  • 21 de setembro de 2011 às 21:38 -

    sdsdsa

  • Ja tive duck hunt e esse cachorro era chato pra %*&&$ aquele $##$¨$!#$#!@ da vontade de enfiar a arma no #$#!#$#!$ dele
    jogava no dyna vision.

  • 14 de março de 2012 às 18:54 -

    KING OF KINGS

  • nao sabia de boa coisa ai

  • 14 de maio de 2012 às 19:33 -

    Raphael

  • Tem como matar o cachorro mas ele só se assusta e volta pra grama.
    Esse smb2 não tem nada a ver com mario e o bicho q atira bolinhas, o birdo e aquele primeiro do jogo aparecem no mario rpg.

  • 28 de abril de 2013 às 00:30 -

    Andre

  • Soprar ajudava sim, mas melhor que isso era abrir o cartucho e passar uma borracha escolar.

  • 5 de junho de 2013 às 04:06 -

    Bruno Gabriel

  • Claro que ajuda, pois ao assoprar toda a poeira se move e assim limpando os contatos do circuito, porém se por muito azar sair alguma saliva e ficar entre os contatos vai acontecer um curto e poderá queimar. Mas quando assoprar não adiantava e dava uma lambida mágica e funcionava e nunca queimei um cartucho e ainda tenho a maioria guardado e funcionando!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *