Mod games: uma viagem ao incrível (e bizarro) submundo dos games

7 de dezembro de 2011

Mod games: uma viagem ao incrível (e bizarro) submundo dos games

Ah, o maravilhoso mundo dos mods, uma terra de ninguém onde tudo é possível e (com certo conhecimento técnico e habilidade) até mesmo o mais absurdo devaneio gamer pode se tornar realidade! Nesta matéria especial, vamos falar um pouco mais sobre esta (nem sempre) nobre arte de transformar parcialmente ou totalmente nossos queridos jogos eletrônicos!

O termo mod serve para designar qualquer tipo de modificação feita em um game. Embora tenha começado como uma atividade underground, os mods foram se tornando muito populares com o passar do tempo, deixando as “garagens” e sendo produzidos também por algumas das maiores empresas de games da atualidade.

Com este sucesso todo, muitos mod games deixaram de ser meras modificações de outros títulos e deram origem às suas próprias – e bem sucedidas – franquias. Como você bem deve saber, games de sucesso como Team FortressCounter-Strike começaram como meros mods de outros games.

Mod games: uma viagem ao incrível (e bizarro) submundo dos games

Team Fortress Classic.

É difícil saber qual foi o primeiro mod já feito para um jogo – visto que a atividade era bem menos glamourosa antigamente – mas é fato que os primeiros mods surgiram na segunda metade da década de 90 e com o tempo a prática foi se difundindo, ganhando força em fóruns de internet e comunidades onde os gamers podiam trocar informações e compartilhar suas criações com o mundo.

Os mods surgiram em uma tentativa dos gamers auxiliarem o trabalho das produtoras: mesmo games recém lançados podem apresentar alguns problemas técnicos – os bugs. Por isso é comum os programadores deixarem uma brecha no código do game, para que ele possa passar por atualizações ou correções. Os modders – termo que designa as pessoas que criam mods – encontram estas brechas, acessam o código do game e fazem a festa, inserindo novos códigos que podem afetar o game das mais variadas maneiras.

E bota variedade nisso! Existem mods de tudo quanto é tipo, desde aqueles que alteram e/ou melhoram apenas alguns elementos do game, até os que mudam tudo e se transformam em games totalmente novos. Logicamente, a bizarrice rola solta e nos brinda com pérolas como pokémons à solta em Fallout 3, personagens gigantes em Left 4 Dead, Superman perdido na Fortune City de GTA IV, M. Bison com traje de Magneto em Street Fighter IV, todo mundo peladão em The Sims… o céu é o limite para a criatividade dos modders.

Mod games: uma viagem ao incrível (e bizarro) submundo dos games

Mod de Pokémon em Fallout 3.

Como quase tudo neste mundo, os mods possuem uma versão legal e uma ilegal. Os mods de games para consoles, por exemplo, demandam que o game modificado seja gravado em uma nova mídia, prática mais conhecida como “pirataria”. Aqui no Brasil, estas modificações fora-da-lei são bem comuns, indo desde simples legendas em português até os campeonatos brasileiros construídos em cima de Pro Evolution Soccer e as edições de GTA que se passam no Rio de Janeiro e contam com carros e camisetas de times brasileiros.

Mod games: uma viagem ao incrível (e bizarro) submundo dos games

GTA brasileiro: no mundo dos mods, tudo é possível.

Apesar disso, diversas empresas viram o potencial dos mods e disponibilizam ferramentas e kits de desenvolvimento que facilitam o trabalho dos modders. Estamos falando de produtoras respeitadas como id Software, Valve, Epic Games, Bethesda e outras, que viram nos mods um potencial que vai além do lucro, pois jogos parcialmente modificados agregam um imenso fator replay e podem até servir de estopim para a criação de outros jogos, alguns dos quais podem ficar tão famosos quanto o game que lhes serviu de origem. Aí entram aqueles games dos quais falamos lá em cima e muitos outros. Conheça abaixo cinco mods que se tornaram grandes sucessos.

Garry’s Mod: criado (obviamente) por um sujeito chamado Garry, este não é exatamente um game completo, mas um “parque de diversões” virtual onde os gamers podem utilizar elementos de games criados em cima da Source engine, da Valve, para criar uma infinidade de coisas. Dentro do ambiente virtual deste mod, o jogador pode ignorar a lógica e a física, criando composições bizarras e divertidas que fazem do Garry’s Mod uma ferramenta bem útil para quem gosta de inventar vídeo-paródias e coisas do tipo.

Red Orchestra: Combined Arms é outro mod que merece respeito. O designer [RO]Jeremy e sua equipe modificaram totalmente o FPS futurista Unreal Tournament 2004 , da Epic Games, e transformaram-no em um shooter ambientado na segunda guerra mundial que não deve nada à Medal of Honor ou Battlefield: 1942. Red Orchestra foi o vencedor do Make Something Unreal, um torneio de mods organizado pela própria Epic Games em parceria com a nVidia. Com o sucesso, os criadores do game fundaram a Tripwire Interactive, produtora que cuida até hoje da franquia.

Team Fortress: a primeira versão do game surgiu como um mod do game Quake, da id Software. Em 1996, Robin Walker, John Cook e Ian Caughley produziram a primeira versão do mod, que ficou bem famoso pela internet. Em 1999, o time foi contratado pela Valve para oficializar a brincadeira. Utilizando a engine própria da empresa (a Goldsource), o grupo criou o game Team Fortress Classic, que se tornou um fenômeno e deu origem à série que hoje é tão popular no Steam.

Defense of the Ancients: mais conhecido como Dota, este é outro mod muito popular. Criado no editor de mapas de Warcraft III, o criador do mod se baseou em um mapa de Starcraft para desenvolver o game. Embora sua primeira versão tenha sido criada por Eul, o programador IceFrog é quem tomou as rédeas do mod, e atualmente trabalha para a Valve (sempre a Valve!) no desenvolvimento de Dota 2. Dota ficou tão famoso que atualmente é não apenas uma franquia, como também um gênero à parte, pois flerta com os gêneros RPG e RTS, mas não pode ser classificado apenas como um deles.

Counter-Strike: nasceu como um mod do game Half-Life. A primeira versão do game foi criada por apenas duas pessoas, Minh “Gooseman” Le e Jess “Cliffe” Cliffe. A ideia da dupla deu tão certo que eles foram contratados pela própria Valve – a criadora de Half-Life – para produzir Counter-Strike, um mod que, diga-se de passagem, se tornou muito mais famoso no Brasil do que o game que lhe deu origem. Counter-Strike já teve diferentes versões lançadas e já no início de 2012 deve sair Counter-Strike: Global Offensive, um remake caprichado do primeiro game da série com muitas novidades.

Seja o seu mod favorito algo bizarro, divertido, ou mesmo um dos grandes sucessos listados acima, uma coisa é certa: todo mundo ganhou alguma coisa com o sucesso dos mods: a indústria ganhou novos talentos e novas franquias, bons games ganharam uma sobrevida e, claro, nós gamers ganhamos muito mais diversão!

Este texto foi publicado originalmente na edição 29 da Revista Arkade.

21 Respostas para “Mod games: uma viagem ao incrível (e bizarro) submundo dos games”

  • 7 de dezembro de 2011 às 16:40 -

    Renan

  • Ai ai mods, sempre me divertindo!!!!! Eu queria era jogar o Counter Strike for Kids e o Extreme Gore Edition!!!! Joguei varios mods até hoje que nem consigo nomear kkkkkkkkk

  • 7 de dezembro de 2011 às 17:33 -

    vinicius

  • EU mesmo ja cansei de fazer uma porrada de modificações em GAMES hehehe!!!

  • 7 de dezembro de 2011 às 17:48 -

    José Augusto

  • Mod para mim é sinônimo de sobrevida. Conheci o termo nos tempos do Indycar Racing II da Papyrus. Não apenas renovam um jogo, como muitas vezes o melhoram e muito.

  • 7 de dezembro de 2011 às 17:49 -

    zecarlos

  • putz massa,a materia,gta sa ,gta4,pes,fifa,contrystriker,putz e tinha um de corrida que ate hoje acho melhor ate que o da codmaster(que e otimo) acho que era f1 chellenger,nao tenho certeza mas sei que tinha varias categorias de corrida variadas desse game,e muitos acidentes epicos de verdade(coisa que dificilmente vemos em games de corrida)…certamente sao os que mais joguei,na verdade ,foram os mods que me interessavam nesses games
    por sinal uma questao,aquele campeonato brasileiro 96 pra snes, era um mod entao????lembram desse?

    • 7 de dezembro de 2011 às 23:43 -

      Renan

    • Campeonato Brasileiro de 2002 para PSOne, esse era foda!!!! Jogava demais!!!!!!!!!!!

      • 8 de dezembro de 2011 às 17:50 -

        zecarlos

      • eu fiquei de 1998 a 2002 so no fifa 98,por causa dos times brasileiro,por varios motivos que nao senti firmeza nos seus sucessores…e antes desse me acabava nesse campeonato brasileiro 96,que por sinal tinha traducao de texto e dialogos em portugues…mas acho que era pirata ,ou mod sei la

  • 7 de dezembro de 2011 às 18:07 -

    MOtorockER

  • Só acho que faltou um crássico que é wolfenstein Enemy Territory um mod do modo multiplayer do jogo return to castle of wolfenstein que até hoje tem inúmeros jogadores e servidores ativos.

    • 7 de dezembro de 2011 às 18:07 -

      MOtorockER

    • foda foi o “crássico!”

  • 7 de dezembro de 2011 às 18:09 -

    KING OF KINGS

  • eu tenho uma duvida DLC é considerado mod?? sim,pq voce tem um jogo normal e ai vc baixa um conteudo novo mesmo podendo nao ser ligado direto na campanha do jogo de certa forma é uma modificação

    • 7 de dezembro de 2011 às 19:04 -

      Musaranho

    • Acredito que não. DLC é conteúdo extra lançado pela própria empresa responsável pelo game. Mod é uma modificação no game feito por pessoas não vinculadas a empresa.

      Dá pra dizer que DLC é ‘oficial’, e mod não.

    • 8 de dezembro de 2011 às 13:41 -

      KING OF KINGS

    • ai é que acho que ninguem considera um Mod pq é oficial da propria empresa

  • 7 de dezembro de 2011 às 19:14 -

    leandro(leon belmont)alves

  • esse Mod de pokémon em Fallout 3 é….BIZARRO!!! mas curti os Mods de Skyrim com invocar mais de 50 dragões ao mesmo tempo e deixar todo mundo pelado no jogo.

  • 7 de dezembro de 2011 às 19:37 -

    Eric

  • Faltaram os mods de terror do pokémon. O Black GB e o Lost silver. Tem muitos vídeos deles no youtube… estranho demais o Lost silver .-.

  • 7 de dezembro de 2011 às 21:13 -

    Nicholas

  • um estilo legal de mod eh no hardware de video games, axo muito chique aqueles xbox 360 com acrilico nas laterais e neon, por exemplo

    • 8 de dezembro de 2011 às 01:52 -

      RyogaBr

    • ai no caso seria tipo case mod que tu ta falando acho, acho muito legal, mas pessoalmente eu só vejo em pcs num console eu só vi em fotos

  • 7 de dezembro de 2011 às 22:50 -

    Nemk999

  • Legal! mas a galerinha da antiga vai lembrar de Sonic para SNES, um Mod do jogo do Ligeirinho e tinha até um jogo do picachu, KOF 97…… Aff! lembrei do jogo do chapolim e da turma da Mônica…. kkkkk Mods bizarros hoje em dia, mas na época era maravilha

    • 7 de dezembro de 2011 às 23:45 -

      Renan

    • Putz o jogo do Pikachu pra Snes!!! Eu tinha ele!!!! kkkkkkkkkkkk

    • 8 de dezembro de 2011 às 13:45 -

      KING OF KINGS

    • eu jogo esse ate hoje

  • 8 de dezembro de 2011 às 01:51 -

    RyogaBr

  • quake 3 arena tinha varios mods um deles era muito bom o jogo fica igual CS eu achava até melhor tinha varias coisas legais mas esqueci o nome do mod agora, quem souber me da uma luz ai. e os mods de pes e gta são classicos neh

  • 8 de dezembro de 2011 às 13:57 -

    KING OF KINGS

  • ah eu gosto de mods desde que nao atrapalhe a jogabilidade ou traga algum erro pro jogo tudo tá valendo

  • 8 de dezembro de 2011 às 19:54 -

    Tzar

  • Games mod são bastante legais e bizarros,vi vários mods no youtube tem Star Wars,Tron,DBZ,Super Man,Portal sendo estes para “GTA” em fim tem para todos os gostos.

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