Morre Kazuhisa Hashimoto, o pai do Konami Code

27 de fevereiro de 2020
Morre Kazuhisa Hashimoto, o pai do Konami Code

O videogame é uma mídia que possui seu próprio vocabulário, seus próprios easter-eggs. Alguns desses segredos foram implementados por acaso e se tornaram lendários, como é o caso do Konami Code, que existe há mais de 3 décadas. Infelizmente, Kazuhisa Hashimoto, criador do famoso código de trapaça, faleceu esta semana, aos 61 anos.

A criação do Konami Code tem uma história curiosa: durante a produção do jogo Gradius, os testers que experimentavam o jogo estavam tendo problemas para avançar devido à sua alta dificuldade e nível de desafio.

Como os estágios mais avançados do game também precisavam ser testados, Kazuhisa Hashimoto, um dos produtores do game, teve a ideia de implantar um código que aumentava o poder de fogo dos jogadores e lhes dava mais vidas.

Morre Kazuhisa Hashimoto, o pai do Konami Code

Nascia aí o famoso Konami Code↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B, A, start. O código foi criado especificamente para os testes pré-lançamento do jogo, para que os testers pudessem avaliar mais recursos do game sem sofrerem com seu desafio hardcore.

Por obra do acaso (ou não), o código acabou ficando na versão final do jogo e, com o tempo, tornou-se um dos códigos mais conhecidos do mundo dos games. A Konami abraçou a ideia e colocou o código de trapaça em diversos de seus outros jogos (Contra, Castlevania, Dance Dance Revolution, Metal Gear Solid, Silent Hill), algumas vezes como cheat, outras como mera piada.

Games de outras produtoras utilizaram variações do código da Konami para desbloquear segredos ou easter eggs — Bioshock, GTA, Rocket League, League of Legends e Fortnite, por exemplo, só para ficar nos mais famosos. Fora dos videogames, o Konami Code pode ser usado em certos sites (com efeitos variados) e até assistentes virtuais modernas, como Siri e Alexa, soltam piadinhas temáticas para o usuário quando ele utiliza o código.

Em seu Twitter, a Konami lamentou o falecimento de Hashimoto:

Morre Kazuhisa Hashimoto, o pai do Konami Code

A causa da morte não foi divulgada. Descanse em paz Hashimoto-san, e tenha certeza que seu legado continuará vivo no mundo dos games.

(Via: Gamasutra)

Uma resposta para “Morre Kazuhisa Hashimoto, o pai do Konami Code”

  • 27 de fevereiro de 2020 às 21:11 -

    Helinux

  • Só não morre político ladrão e corrupto nessa p*rra!!!! triste isso!!!! Cresci jogando os clássicos Contra e Super Contra do nes…jogos nos quais mais me identifico com o selo Konami, depois vem a série Gradius que sou muito fã…principalmente Gradius 3 do Super Famicom!!!! Valeu Kazuhisa Hashimoto, lembro do Nome nos créditos de Gradius 3 que eu jogava muito, valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *