Não entendemos a Nintendo: nossa visão sobre os planos da Big N

9 de setembro de 2011

Não entendemos a Nintendo: nossa visão sobre os planos da Big N

Nintendistas, preocupem-se: a toda poderosa Nintendo parece estar tendo dificuldades para se reerguer. fontes afirmam que o desenvolvimento do recém-anunciado Wii U anda bem enrolado, e o fracassado 3DS vai receber em breve um bizarro adaptador que acrescenta mais um direcional analógico ao portátil. Tudo isso nos leva à seguinte questão: estaria a Nintendo anunciando (e lançando) consoles mal-acabados?

Longe de nós querermos crucificar a Nintendo, afinal, como já dissemos na coluna Voicechat da revista Arkade número 26, somos contra os fanboys que se limitam à criticar a atual situação da empresa e esquecem de sua inenarrável importância na indústria dos games. Mas, é fato que as notícias e os lançamentos da Nintendo andam meio mal das pernas.

Vamos começar pelo já lançado Nintendo 3DS: com o fracasso das vendas, a Nintendo foi obrigada a cortar 80 dólares no valor do portátil, isso antes do console completar 6 meses nas prateleiras.

Agora, a revista japonesa Famitsu avisa que em breve o console vai receber um periférico bem estranho: um case que adiciona uma segunda alavanca analógica (talvez para não ficar atrás do PS Vita). O problema é que ao acoplar o acessório, o gatilho superior direito fica inutilizado.

Para compensar, o adaptador conta com um “novo gatilho” direito, que fica sobre o original. Uma boa sacada, mas isso só aumenta a impressão de que o periférico foi planejado às pressas, ficando com um ar de “gambiarra oficial”. Confira abaixo uma imagem da novidade, que inicialmente será comercializada junto com o vindouro game Monster Hunter DS:

Não entendemos a Nintendo: nossa visão sobre os planos da Big N

O Wii U, sucessor do bem-sucedido Nintendo Wii, também andou recebendo novidades preocupantes: de acordo com fontes anônimas próximas ao desenvolvimento do console, o hardware do Wii U simplesmente não está apto para corresponder a todas as necessidades da Nintendo, tampouco à tudo o que foi mostrado na E3 deste ano.

A interação do controller/tablet com o console, a possibilidade de jogar apenas no controller, a transferência de dados entre ambos, tudo isso anda dando dor de cabeça para a Nintendo. Segundo as fontes, os desenvolvedores que trabalham no console estão tendo que usar “tethers” para garantir a comunicação entre o Wii U e seu controller diferenciado, mas este “jeitinho” não anda funcionando bem, e o desenvolvimento do aparelho é interrompido diariamente para que o software passe por updates e revisões.

Embora estas informações (obviamente) não tenham sido confirmadas pela Nintendo, vale lembrar que na E3 a empresa mostrou apenas demos não-jogáveis, e fez diversas promessas sem uma demonstração prática. Os problemas de desenvolvimento poderiam atrasar o lançamento do console, que diga-se de passagem parece estar sendo feito às pressas para chegar logo às prateleiras e tirar a Nintendo do buraco.

Como gamers de longa data, confiamos na Nintendo, mas realmente não conseguimos entender onde a empresa anda com a cabeça: lançamentos feitos às pressas, periféricos estranhos para “otimizar” um console que vai mal de vendas… Afinal, o que anda acontecendo com a Big N?

Você tem alguma teoria?

(Via: VG247, 01Net)

97 Respostas para “Não entendemos a Nintendo: nossa visão sobre os planos da Big N”

  • 9 de setembro de 2011 às 17:15 -

    Diogo Farias

  • Poxa, bem chato isso mesmo… Não gostei muito do periférico pro 3DS não, não ficou feio, mas parece não deixar o console muito anatômico…
    Só testando pra ver né, e espero que seu uso só seja necessário em Monster Hunter! xD

    E sobre o Wii U, não gostei dele desde o começo. Ainda não era hora de apresentar um novo console. Não gostei da ideia do videogame, parece que foi mesmo feito as pressas pra poder aparecer com um sucessor em menos de 7 anos, como a empresa costuma fazer…

  • 9 de setembro de 2011 às 17:17 -

    smoke

  • que diabos esta aconteçendo com a nintendo ???

  • 9 de setembro de 2011 às 17:25 -

    Victor Souza

  • Eu não sei se boto fé nesses rumores, até por que ja tinha visto em muitos lugares as third parties elogiando muito o Wii U, mas quanto a isso resta esperar!

    Sobre o console em si, no primeiro momento fiquei muito confuso se era só um controle e em relação ao que ele realmente pode nos oferecer de gameplay e multiplayer, acho que a Nintendo esta tentando correr pra compensar a queda nos lucros recentemente e pode estar cometendo um erro, apenas o tempo dirá.

    Sobre o 3DS, eu não acho que vai ficar o Slide Pad, cheguei a colocar no meu Blog sobre isso, mas o Design dele é muito feio, e vai ser para mais jogos? Há necessidade mesmo disso? Pra mim, o que falta no 3DS, são jogos de PESO, que devem sair ainda!

  • 9 de setembro de 2011 às 17:26 -

    Thiago H. F. Pereira

  • Concordo com o descrito, acredito que a Nintendo perdeu seu foco e esta em crise, espero que se recupere, quem não sente saudades da coletanea do SNES e do proprio video game.

    Talves a Nintendo devese repensar o foco de seus produtos, e fazer produtos com maior qualidade.

    Esse acessório do 3DS é mais vergonhoso do que o proprio 3DS, portatil + acessorio gigante ¬¬. Eles derão um tiro em cada pé um com o 3DS otro com o Wii U.

    Ainda acho que falta no proprio WII sao jogos de qualidade, foi inovação no começo, mas hj PS3 e XBOX estão a frente.

    • 9 de setembro de 2011 às 18:06 -

      leandro(leon belmont) alves

    • isso porque a Nintendo ainda acha que os seus gamers que jogaram NES,SNES,N64 e GAMECUBE nunca envelheçeram…e não estão preparados para games sanguinolentos e maduros. tudo bem que as vezes a Nintendo libere um jogo ali e aqui, mas de um jogo violento como Call of Duty é lançado para o sistema, no PSP/PS VITA há 30 a 40 jogos atraentes…bons tempos do SNES….bons tempos

    • 10 de setembro de 2011 às 00:22 -

      zecarlos

    • ainda acho melhor esperara ate o final do ano pra se dizer que a nintendo esta em crise ou nao…acho qeu publicos alvos nao se discutem,cada um tem o seu

      o problema da nintendo e administrartivo ao que parece,assim como a sony emicrosofth tiveram problemas com seu ps3/xbox no inicio,nao entraram numa crise propriamente dita,mesmo tendo um baita prejuizo com os consoles,e acho que o mesmo vai acontecer com a nintendo…mas o lance do periferico eu ja acho qeu nao tem nada a ver com o ocorrido,mas nao curti a ideia nao,assim como eu nao curti a ideia desse wii u,mas nintendo e nintendo ne,vamos esperar pra ver

  • 9 de setembro de 2011 às 17:26 -

    joão

  • essa gambiarra aih do 3ds foi ridicula! alem de ser mta feia, à primeira vista parece nada anatomico e deve aumentar consideravelmente o peso do 3ds.. com relação ao wiiu, nao sei se o lançamento foi ás pressas, até pq toda produtora de consoles sempre mostra o proximo console com algum tempo antes do lançamento, pra assustar os concorrentes, mostrar novidades, atrair consumidores e etc.. nao acho q essa apresentacao do wiiu foi a causa de todos os problemas.. talvez, repita-se talvez, o fato da nintendo ser tao exclusivista nao esteja dando mais frutos como antigamente.. eh claro q eu nao quero ver um mario em xbox, mas quem sabe esse nao seja o futuro da nintendo para q nao quebre.. abrir mao de seus personagens e agregar outros de outras empresas.. fazer como sony e microsoft q divide

    • 9 de setembro de 2011 às 17:28 -

      joão

    • *q dividem boa parte de seu acervo de franquias.. logico, cada uma das duas tem seus jogos exclusivos, mas a maioria dos jogos são em comum para ambas as plataformas.. e ja a nintendo trabalha e sempre trabalhou com personagens e franquias exclusivas.. nao digo q esse eh o erro da nintendo ate pq ela se manteve bem assim ate hj, mas quem sabe essa nao seja a solucao.. senao, infelizmente, o passo para nao fechar as portas sera se tornar uma sega da vida..

      • 9 de setembro de 2011 às 17:33 -

        joão

      • engraçado q, por falar em sega, essa crise da nintendo muito se assemelha à sua velha concorrente sega.. alguns consoles mal-sucedidos do ponto de vista tecnico (saturn e sua dificuldade de programar nele, concorrencia com consoles melhores (sony e seu psx).. eh triste ver a nintendo neste estado! nao sou fanboy de nenhuma das retro-citadas, mas sou fã da nintendo por tudo q ela fez por nós gamers e me da uma tristeza vê-la nesta situacao

      • 9 de setembro de 2011 às 18:00 -

        leandro(leon belmont) alves

      • João, sou um fanboy do Sega Saturn! e tenho orgulho disso. embora o console em termos de jogos(quantidade) perca para o PS1, há jogos nele que na minha opnião valem dez ou vinte jogos de PS1. e realmente estou triste pela situação atual da nintendo…mas me sinto um pouquinho vingado desse fracasso.(sorriso malvado) quem mandou deixar o Link como uma Power Puff Girl?

      • 9 de setembro de 2011 às 18:59 -

        joão

      • leandro, vc ta certissimo! o sega saturn deixou um legado de ótimos jogos e muitos deles melhores q os do psx em termos graficos.. porem, um grande problema levantado pelos desenvolvedores à epoca, era a dificuldade em criar games 3d para ele, em comparacao com o console da sony.. aliado ao quase fracasso de vendas nos eua, o saturn deixou um legado de dividas para a sega q nao foi capaz de se recuperar com o dreamcast..

      • 10 de setembro de 2011 às 18:27 -

        Diogo Farias

      • Oloco. Acho o Wind Waker o melhor jogo da série em termos gráficos!
        O Link fica muito fofo naquele jogo! *o*
        Hehe, mas sério, Wind Waker foi o jogo em que os gráficos mais me agradaram…

  • 9 de setembro de 2011 às 17:27 -

    Victor Souza

  • Só pra fechar, também sinto muito descaso da NoA sobre alguns jogos muito bons que saem no Japão e não são trazidos pra ca, enquanto uma enxurrada de jogos podres aparecem por ae!

    Não custa nada também ter uma interação com os fãs e trazerem esses jogos, falo do caso de Pandora’s Tower que me chama muita atenção!

  • 9 de setembro de 2011 às 17:29 -

    nicholas duboc

  • estou vendendo meu dsi pra comprar um 3ds, porém acho q vou comprar um itouch 4 ou esperar o ps vita, nintendo basta pra mim

  • 9 de setembro de 2011 às 17:32 -

    nicholas duboc

  • além de tudo, o grande alvo da nintendo era o infantil e pré adolescente…
    agora coloca um controle que, pelo jeito n vai ser muito barato, na mao de 1 criança…
    se o controle do wii dava dores de cabeça pois escapulia e quabrava tudo, se esse controle cair uma vez, imagino q n de boa coisa

    • 9 de setembro de 2011 às 17:55 -

      leandro(leon belmont) alves

    • não me diga que vão focar nas crianças os seus futuros jogos?? Danou-se! é o fim da cosmética.

    • 10 de setembro de 2011 às 16:17 -

      Cainã Morellato

    • Não se a proposta do console é atender aos Gamers e só. O Wii U não tem o “You” no nome à toa. Eles pretendem satisfazer o indivíduo, pois a política de família e jogos em grupo ficou pro Wii, e foi realizada com sucesso. Mas passou.

    • 10 de setembro de 2011 às 18:30 -

      Diogo Farias

    • Oloco, quem falou que os jogos da Nintendo são voltadas pra criança…
      Coloca Super Mario Galaxy e God Of War na frente de uma criança e vê qual dos dois ele vai escolher…

  • 9 de setembro de 2011 às 17:37 -

    Zuliaman

  • Pois é.. eu to começando a achar que o Wii vai ser o último console da Nintendo que eu já comprei.

  • 9 de setembro de 2011 às 17:40 -

    leandro(leon belmont) alves

  • será que os lançamentos da concorrente PS Vita/PSP estão fazendo isso com a Nintendo? os jogos da nintendo já não eram mais como antigamente e com os lançamentos mais maduros para a maioria dos rivais. e a Nintendo com jogos familiares e casuais demais com o Wii…aí não tem console que aguente

    • 9 de setembro de 2011 às 17:48 -

      leandro(leon belmont) alves

    • vamos combinar, jogos de esporte e movimento para o Wii, pelo menos para mim não duram mais de um dia. e esse tipo de game é mais aproveitável com familiares e vários amigos. que infelizmente não dá para ser festa todo dia e sem falar que em menos de 10 minutos cansa os braços. me pergunto se tem algum rpg ou game de luta que use esse sistema…e como o cara ae de cima comentou, o controle em forma de controle(como isso soou estranho) de televisão fica caindo da mão e é um milagre se não começar a pifar.

    • 10 de setembro de 2011 às 00:32 -

      zecarlos

    • meu sao coisas de mercado,nao de gosto proprio de cada gamer especifico

      vc pode cansar e bla bla bla,o que vc tem que levar em conta e que vai ter outros 20 negos que nao cansam e gostam dos games,porem a falta de zelo em deixar o controle do wii escapar das maos,e responsabilidade de cada gamer,ate porque ja joguei varias vezes e nao tive problemas com isso,sem falar que vem uma parada pra se prender o controle no pulso

  • 9 de setembro de 2011 às 18:04 -

    Lucas Gimenez

  • ñintendo oq ta acontecendo com a nintendo kkkkk
    esses caras tão loucos,eu adoro a nintendo e os jogos dela, + esses ultimos consoles são simplesmente idiotices feitas na pressa, os caras tão é perdenu espaço no mercado com isso, e esse wii U só vai ferrar com eles mesmos, ele vai matar as vendas do wii só,é uma pena, realmente espero q deem a volta por cima, pq se ñ derem vai ser caixão e vela preta

    • 10 de setembro de 2011 às 00:35 -

      zecarlos

    • concordo com o lance do wii u ferrar a nintendo hehe,mas eu ja acho que se comprovado a a pessima aceitacao com o aparelho e capaz de vender mais wii ainda…agora dizer que a nintendo esta perdendo espaco e um equivoco estrondoso..e o mesmo que dizer que o mauricio de souza esta perdendo espaço pras hqs do batman

  • 9 de setembro de 2011 às 19:03 -

    Serginho

  • Como vocês falam demais. Rumores, rumores e rumores, alguns com fundamento, outros não, mas alguém de vocês viu, tocou, jogou, cheirou ou qualquer outra coisa do Wii U? Concordo quanto ao 3ds, que esse acessório é extremamente bizarro, mas pra mim o que afundou ele foi a falta de softwares. TODO MUNDO SABE QUE SOFTWARE VENDE HARDWARE! É Nintendo lançar jogos que todos digam “nossa, preciso jogar isso” e que justiquem a compra do 3DS, que já já as vendas aumentam. Sempre foi assim. Tem as exceções obviamente, mas aí depende de outros fatores (n64 por exemplo com o preço absurdo, não tinha como vender)
    Já o wii U, ESPEREM, JOGUEM, SINTAM e aí sim, CRITIQUEM.
    Wii sofreu preconceitos desde o inicio tb, e calou a boca de muitas pessoas, inclusive vários “especialistas”.

  • 9 de setembro de 2011 às 20:12 -

    Jo Ga

  • O erro da nintendo foi não perceber ainda que o mercado mudou e a garotada só joga FPS de todos os tipos e temáticas.

    • 10 de setembro de 2011 às 00:38 -

      zecarlos

    • discordo,isso nao se trata de um erro,mas sim de postura de mercado

      • 10 de setembro de 2011 às 09:45 -

        nicholas duboc

      • é uma postura, fazer jogos mais casuais para na maior parte, crianças… agora, você imagina uma criança de uns 8 anos com um controle desse na mao? O controle é grande, vai ser dificil de eles segurarem, vai ser caro, já que tem uma camera, uma tela e toda aquela tecnologia no controle, e se o controle do wii ja caia, esse vai cair bem mais das maos das pessoas, e o estrago n vai ser pequeno….

      • 10 de setembro de 2011 às 18:36 -

        Diogo Farias

      • Pois é… O Wii só tem jogos casuais como Super Mario Bros., Donkey Kong Country, Kirby, Metroid…
        Enquanto seus concorrentes tem gamers muito mais Hardcore! Como um FPS, outro FPS, mais um FPS…

      • 11 de setembro de 2011 às 11:13 -

        zecarlos

      • sei la,a nintendo tem uma postura tao avessa quando a sony e microsofth que ,nao consigo ve-la como concorrente…alem do fato de todos mexerem com games

        pra mim a nintendo pega justamente o publico que ta comecando a jogar,um publico que se renova ano a ano,a criancada que pega um xbox/ps3 de cara e por causa dos pais…pois parece que vcs estao misturando gosto proprio de games especificos com a postura de mercado

      • 11 de setembro de 2011 às 12:00 -

        Diogo Farias

      • Verdade zecarlos, penso exatamente isso, os fãs de Xbox 360 e PS3 deveriam é brigar entre si, pois eles pegam o mesmo público, e geralmente a pessoa geralmente tem que escolher entre um desses dois consoles, um acaba roubando parte do público do outro… Já a Nintendo detém outro público no mercado.

        Só não concordo na parte em que disse que a Nintendo pega o público que está começando a jogar…
        Se você deixar uma criança de 10 anos escolher qual console ela quer, provavelmente vai escolher ou o Xbox 360 ou o Playstation 3. Geralmente crianças que têm um Wii, foram os próprios pais que escolheram, por ter menos conteúdo violento e ser mais didático.

        E geralmente, quem gosta mesmo do Wii, são os RetroGamers.

      • 11 de setembro de 2011 às 12:01 -

        Diogo Farias

      • Pergunta pro GagáGamer (O blogueiro retrogamer mais famoso do país) qual é o console da nova geração que ele tem.

      • 11 de setembro de 2011 às 16:43 -

        zecarlos

      • diogo vc so repetiu o que eu disse heheh era bem isso,a criancada que pega o ps3/xbox e influenciada por gente mais velha e mais isso a que me referi ali,nao necessariamente os pais saca

      • 11 de setembro de 2011 às 23:46 -

        Diogo Farias

      • Ah ta, entendi zecarlos, entendi! xD

  • 9 de setembro de 2011 às 21:34 -

    Doodle louis

  • Isso tá me parecendo com uma certa empresa que trouxe um certo “Elenco dos sonhos”

  • 9 de setembro de 2011 às 22:55 -

    Alexandre Carvalho

  • Bom, A nintendo já teve alguns “Fracassos” em sua história, como o Virtua Boy e o Nintendo Disk Drive 64 (Que só foi lançado no Japão e mesmo assim, somente 60 mil unidades foram distribuidas) e sem contar a quantidade de periféricos que foram lançados nos consoles antigos. O 3DS não deu muito certo por ser muito parecido com os modelo anterior e o efeito 3D dele não é de fato um 3D. O Wiiu veio com essa idéia de controle tablet mas acho que não era o que o mercado estava esperando. Acredito se esse tablet fosse lançado como acessório e a empresa focasse mais no hardware teria um retorno mais positivo sobre a espectativa dos jogadores. Vamos pensar, o Wii é otimo, mas peca por não ter jogos mais “Hardcore” e o seu sistema de jogo on line é fraco. Será que o Wiiu vai corrigir esse ponto ?

    • 10 de setembro de 2011 às 00:45 -

      zecarlos

    • tirando a insistencia em querer games hardcore pra nintendo(o que eu acho um erro)concordo com o resto dito,e vou mais alem,talvez a nintendo tenha lancado o wii u cedo dimais,como se o consumidor nao estivesse preparado pra ele mas temos que esperar a data mais importante pra vendas que e o natal pra dizer com certeza que a nintendo ta em crise ou nao

      • 10 de setembro de 2011 às 06:21 -

        leandro(leon belmont) alves

      • games Hardcore dão dinheiro,isso é fato!

      • 10 de setembro de 2011 às 18:42 -

        Diogo Farias

      • Oque é game hardcore? Games que não são casuais? Um jogo é casual quando só é jogado as vezes, apenas pra passar o tempo, certo?
        Então… Eu sou viciado em Michael Jackson: The Experience, passo o dia todo jogando aquele jogo… Memorizei todos os movimentos, consigo 100% em quase todas as músicas! Isso faz de mim um gamer hardcore, e do Michael Jackson: The Experience um jogo hardcore, certo?
        Mas às vezes jogo Call Of Dutty só pra me divertir… Tipo, uma vez por semana… Isso faz com que eu seja um Gamer Casual, e Call Of Dutty um game casual, certo…?

      • 11 de setembro de 2011 às 11:20 -

        zecarlos

      • e primeira coisa,a galera hoje em dia fica pirando nessa de casual/hardcore,isso nunca existiu,alguem inventou esses termos pra categorizar os games pra separara o publico consumidor,so isso…os tais games hardcore,nao dao mais dinheiro nao,mas o marketing a divulgacao atras dele sim…mas concordo com vc(em termos) leandro,pizzas vende bastante mesmo,assim como filmes blockbusters dao mais bilheteria

        mas concordo com o diogo,assim ja poe a teoria do casual/hardcore no chao duma vez

  • 10 de setembro de 2011 às 00:49 -

    Renan

  • Me deixa triste essa situação da Nintendo… Console que fez parte da minha infância… Esse periférico é uma coisa muito desnecessária, pois tá com cara mesmo de gambiarra pra arrumar algo incompleto. Eu botei fé no Wii U, e espero que a Nintendo consiga fazer um console perfeito!!!! Se esses rumores forem mesmo verdade, eu acho que talvez a pressa seja pela tal crise. Se as vendas do 3DS estão em baixa, é necessária uma medida urgente para virar a mesa. A Nintendo aposta sempre na inovação, e não em “continuações”. O PS3 e o Xbox são consoles diferentes, mas são o mesmo. O Wii, e os portáteis da Nintendo não, foram coisas totalmente novas. A Nintendo aposta sempre no novo, no que ainda não existe. Se houver mesmo todos esses problemas da Nintendo no desenvolvimento do Wii U…

    • 10 de setembro de 2011 às 00:51 -

      Renan

    • … acredito que seja reflexo dessa crise. Nintendo mais do que nunca precisa do máximo das cabeças daqueles que a levantaram até o que ela se tornou na história. Torço pra que a Nintendo acerte de vez, como, não sei…

  • 10 de setembro de 2011 às 09:28 -

    daniel yeah'

  • torço para que nao seja a queda da amada pelos gamers, Big N

  • 10 de setembro de 2011 às 11:33 -

    Kiro

  • oque eles andam fazendo eu sei la, é um fato oq aconteceu com o DS e tau isso nao tem volta que eles abaixaram o preço. Mais eu ainda acho que a nintendo investiu mais no jogos esse ano como por exemplo zelda, o jogo fico muito bom, tao bom que eu mal liguei pro lançamento do Wii U (achei legal e tau mais preferiria comprar o jogo), espero que a nintendo consiga se reerguer, apesar de eu nao ter nenhum console da nintendo (só tinha o super nintendo xD), adoro saber novidades sobre eles e sobre os jogos que fazem parte da minha infancia, assim como Mario, Donkey Kong e zelda ^^

  • 10 de setembro de 2011 às 13:07 -

    Cainã Morellato

  • Acredito que seria preocupante MESMO se eles tivessem um prazo de entrega definido. Embora eu julgue esse periférico para o 3DS meio estranho, não penso da mesma forma em relação ao WiiU. A proposta é muito grande, e eu tenho certeza de que toda a equipe de produção tinha noção disso quando decidiram descer mais uma vez a estrada da inovação e bolar algo criativo e surpreendente. Acredito também que eles já passaram por isso várias vezes, não só no desenvolvimento deste novo console. Talvez seja até exagero ou demagogia de nossa parte, se levarmos em consideração, por exemplo, o Wii Motion Plus. É um periférico que melhora o desempenho dos controles para o Wii, e mesmo assim não foi interpretado como um tipo de tentativa desesperada. E logo vieram os Wiimotes com o Plus integrado, (…)

  • 10 de setembro de 2011 às 13:13 -

    Cainã Morellato

  • (…) o que me faz acreditar em um possível novo modelo 3DS com um outro analógico do lado direito. Por que não? Se os consumidores sentem falta e reclamam, é porque algo realmente pode melhorar.
    O que nos resta agora é esperar para ver se vamos pagar o preço de nossas línguas ou se vamos realmente afirmar as nossas suspeitas. Eu acredito na Big N! :D

  • 10 de setembro de 2011 às 15:18 -

    KING OF KINGS

  • essa hora é pessima pra ter uma crise,e com a crise economica no mundo nao ajuda nada tomara que a nintendo volte aos bons tempos

    • 15 de setembro de 2011 às 13:57 -

      KING OF KINGS

    • nem sei mas se a nintendo for dos eua é mil vezes pior

  • 10 de setembro de 2011 às 15:37 -

    Bosco

  • Tenho um xbox 360, mas não sou um fã xiita de nenhum console, gosto muito de gears mas estou triste por não ter um ps3 e jogar o novo twisted metal(joguei muito o primeiro e o segundo no ps1)

    Agora quando o assunto é Nintendo…poxa eu vivenciei a era 16 bits,Snes era incrível e até hoje jogo nos emuladores; Porém acredito que esse seja o FIM da nintendo como desenvolvedora de periféricos, Gamecube, 3Ds e WiiU foram/são grandes Fails e brevemente a Nintendo virará uma “sega” da vida, só publicando games para outras plataformas e assim fazendo a alegria de todos…

    Super mario kinect, metroid “prime” com PS Move… já pensou?! será o futuro…

    • 10 de setembro de 2011 às 16:20 -

      Cainã Morellato

    • Rapaz, o Wii U nem saiu e você chamando de (periférico?!) fail? Não acha meio cedo? :P
      E outra, se você assistiu a Press Conference da E3 deve saber que a Nintendo pretende romper o laço da exclusividade com o Wii U. A proposta agora é lançar um console, em um certo ponto, como todos os outros: onde VOCÊ (You = U) possa sentar no seu sofá e jogar os seus jogos sossegado; sem a família pra jogar o Wii Sports e sem os amigos pra dançar no Just Dance.

      • 11 de setembro de 2011 às 03:40 -

        Joao

      • Concordo com o(a) cainã (foi malz, nao sei eh nome masc ou fem..), eh meio cedo pra chamar o wiiu de fail.. Fail talvez tenha sido uma apresentacao apressada, praticamente aposentando o wii.. Mas sei la, vamos esperar pra ver, a nintendo eh mestra em nos surpreender, nao creio q dessa vez seja diferente

      • 11 de setembro de 2011 às 11:23 -

        zecarlos

      • falaram o mesmo do wii na epoca antes do lancamento…depois deu no que deu,vendeu mais que os tais poderosos consoles

        ainda e cedo pra chamar de fail,ou falencia,ou fracasso

      • 12 de setembro de 2011 às 17:40 -

        Diogo Farias

      • Cainã é masculino mano! xD
        A foto também ajudou a confundir né… hehe

      • 17 de setembro de 2011 às 12:03 -

        Cainã Morellato

      • Hahahaha, é masculino mesmo. Sou homem, apesar da foto da elfinha feliz, lol.
        Essa foto é da época que eu jogava Lineage 2, não sei porque raios essa bosta continua aí.

  • 10 de setembro de 2011 às 17:51 -

    Frostemb

  • Eu sinto que a Nintendo se perdeu na época do Nintendo 64 e eu tinha uns 13 anos quando percebi. Não dizendo que ele foi um vídeo game ruim, mas comparado com a era do SNES..eles simplesmente focaram nas suas próprias franquias e esqueceram do resto…praticamente até hoje.

    Era quase lógica a decisão de se comprar um Nintendo 64 depois de um SNES, no entanto eu escolhi o Playstation justamente pela quantidade e qualidade das franquias que o playstation possuía, incluindo algumas que passaram pela nintendo, como Megaman, Final Fantasy, Breath of Fire, Chrono Cross (que veio depois do Chrono Trigger)

    Eu me empolguei bastante e quase comprei o 3DS, mas já desisti da idéia. Torço pra que a Nintendo não faça o mesmo com o Wii U, por que eu vejo ele…

  • 10 de setembro de 2011 às 17:58 -

    Frostemb

  • como boas-vindas aos antigos fãs da Nintendo, que novamente vão ter a chance de jogar as franquias da Nintendo e ter acesso aos jogos das 3rd parties. Pra falar a verdade, desde a época do SNES e do Playstation 1, eu nunca me empolguei tanto com algum vídeo-game quanto me empolguei com o Nintendo 3DS e o Wii U.

    Continuo vendo as notícias todo santo dia e torcendo pra que a Nintendo se desenrole, como faço desde a época do 64.

    • 10 de setembro de 2011 às 18:53 -

      Diogo Farias

    • Fala a verdade, você comprou o Playstation porque dava pra comprar os jogos no camelô, né danado! xD
      Eu fiz isso, não achava que valia a pena pagar 100 reais por um cartucho de videogame (Para o Nintendo 64).
      Mas não me arrependo de ter feito isso… Sou Nintendo Fan-Boy sim, mas admito que o Playstation é o melhor videogame da era 32 bit.
      Mas é o único videogame que realmente gosto da Sony, acho difícil a Nintendo cair… Antigamente tinha a Sega pra bater ela, mas hoje ela é a Ultima empresa realmente de Videogames que ainda fabrica seus próprios consoles, os Retrogamers (Que hoje é um público bem grande) sempre vão estar do lado da Nintendo).
      :)

    • 11 de setembro de 2011 às 11:29 -

      zecarlos

    • eu ja perdi a empolgacao com video games na era ps2…nao por causa dos consoles,mas por caus dos games,e ate hoje nao vi mais vantagens em se ter um console em casa,nintendo,sony,microsofth sofrem hoje de bons jogos ao meu ver…sao muito poucos que da pra contar no dedo os que realmente vale a pena

  • 10 de setembro de 2011 às 21:06 -

    Frostemb

  • Pior que não, o negócio é que tinha aquelas revistas Nintendo Power, Game Power entre outras, e o que saía nas outras revistas mais variadas era mais atrativo, fora isso eu jogava nas locadoras o N64 e Playstation xD

    Quando eu tive o SNES dos 20 jogos que eu tinha só o Donkey Kong Country 3 era piratex, e mais tarde ainda, eu gastei muito dinheiro com o gameboy color tb x/

    De qualquer maneira não era eu quem pagava os jogos tb xD

  • 11 de setembro de 2011 às 12:47 -

    Diogo Farias

  • Pois é, então, acho que o 3DS não está vendendo muito exatamente por causa da previsão de lançamento do PSVita.
    Tem gente que não comprou o 3DS pra comprar o PSVita, mas também tem gente que vai esperar o lançamento do novo portátil da Sony, pra ver a comparação entre os dois, e assim decidir qual vai ser mais negócio… Eu só estava esperando arrumar emprego! xD
    Mas agora entrei no Banco e vou comprar meu 3DS! \o/

    • 11 de setembro de 2011 às 13:17 -

      Edimartin

    • O PS vita parece ser interessante, o problema é que a Sony lotou o aparelho com coisas úteis e inúteis só para dizer “o nosso HW é melhor”.
      Eu achei legal o VITA ser parecido com o playstation 3 (a mesma coisa do PSP na época do lançamento) mas botões e tela de toque. Ou tu faz botões ou tu faz tela de toque copiadora de iPhones. Mas o pior é tocar atrás do aparelho. Pra você ficar jogando o jogo “prostate touch” para o PSVita.

      • 11 de setembro de 2011 às 13:30 -

        Joao

      • Soh nao entendi pq lotar o aparelho de coisas uteis e inuteis eb uma coisa ruim.. A meu ver, pra um portatil poder competir com os atuais celulares e despertar o interesse de jogadores q jogam mto no celular, tem q ter o maximo de funcionalidades possiveis.. Ainda q sejam “inuteis”..

      • 11 de setembro de 2011 às 14:43 -

        Renan

      • “Ou tu faz botões ou tu faz tela de toque copiadora de iPhones.” – Isso não tem nada a ver… E desde quando ter touchscreen significa ser cópia de Iphone? Fala isso pra todas as empresas de celulare e empresas que usam motinores touchscreen em seus trabalhos. E o Vita foi criado pra ter outras funcionalidades além de jogos, o que vc vê como inútil, outros farão total aproveitamento.

      • 11 de setembro de 2011 às 23:52 -

        Diogo Farias

      • Pois é, também não sou nenhum fã de telas Touch…
        Mas vamos ver como vai ser…
        Por exemplo, no Uncharted, espero que tenha outro jeito de subir as peredes sem usar o touch, e que isso seja só uma alternativa pra quem quiser fazer diferente…
        É bom isso que agrada a todos! :D

  • 11 de setembro de 2011 às 13:22 -

    Edimartin

  • O que há de errado com a nintendo.

    Me lembro quando Reggie Fils-aime falou que a nintendo precisa inovar sempre, mas ele tinha que adicionar um “sempre que possível” à frase.

    Obrigar o desenvolvedor a ter idéias é forçar um “brainstorm” de 50 porcento (ou fica ótimo ou fica uma merda).

    O wii U não inova. Ele não passa de um MAC MINI conectado à um iPad (e olha que o wii U é a cara do Mac Mini).

    Na minha opinião um único “Wii com gráficos de playstation 3 e Xbox 360” já me deixaria com um grande sorriso no rosto.

    • 11 de setembro de 2011 às 13:39 -

      Joao

    • Po edimartin, nao eh perseguicao, mas foi mal nao concordar de novo contigo.. O wiiu a principio inova sim.. Soh o controle diferente de tudo q conhecemos ja eh uma super inovacao! Se um controle com tela propria nao eh inovacao, entao eu nao sei mais oq eh..

    • 11 de setembro de 2011 às 15:13 -

      Frostemb

    • Pois é, o controle do Wii U é justamente a alma do console, e não só por ser diferente; a primeira coisa que eu notei quando botei o olho no controle é que dá pra ser ter botões virtuais na tela touchscreen…(como sendo uma alternativa aos botões f1,f2,f3 to teclado, só como comparativo) além das funcionalidades que a Nintendo já enfatiza, como mini mapas na tela do controle e coisas assim. Só de ver isso eu já vejo a possibilidade de aparecerem RPGs convencionais com MUITAS skills acessíveis, e principalmente, devem aparecer MMORPGs no Wii U. Imagina, acho que o que impedia a vinda de MMORPGS pro universo dos consoles era que:
      a) Quando se joga um RPG online se tem a vantagem das hotkeys pra cada skill.
      e….

  • 11 de setembro de 2011 às 15:24 -

    Frostemb

  • b) Pode-se usar o teclado pra digitar mensagens pro grupo e pra todos no jogo com rapidez através do teclado…e um teclado virtual pode ser facilmente criado na tela touchscreen (claro que ao invés de usar a digitação os consoles já oferecem microfones e tal, mas pelo menos eu não gosto..e muita gente não gosta de usar microfones, principalmente pra se jogar com gringos xD

    Na minha opinião, o controle do Wii U conseguiu ser uma inovação muito boa e inesperada, e parece ser muito confortável também…mais que os controle do N64 (com certeza), do Game cube e do Wii até.

    Tomara que a Nintendo não tenha feito a escolha errada em fazer o Wii U ser “só” 50% mais potente que o PS3 e Xbox360, não que eu não ache que seja o suficiente…mas a Sony e a M$ já devem estar de olho nisso xD

    • 12 de setembro de 2011 às 01:30 -

      Joao

    • Foda foi a nintendo nao ter se curvado ao blu ray.. Mais uma vez, indo na contra mao qndo se refere a midia..

      • 12 de setembro de 2011 às 01:33 -

        Joao

      • Soh complementando o assunto sobre o controle.. Acho q foi uma ideia inovadora e etc, mas pelo menos pra mim q tenho um ipad (o controle eh mais ou menos do mesmo tamanho), percebo q a mao e os bracos cansam mto em jogar nele.. Quero ver as criancinhas fas da nintendo utilizando um controle tao grande..

      • 12 de setembro de 2011 às 12:52 -

        Frostemb

      • Isso é, a Nintendo sempre vai contra a maré quando se trata de mídias xD
        Vou torcer pra que a mídia que eles inventaram seja algo potente a longo prazo, é de 25 Gb parece…é menos que um Blu ray mas é bem melhor que um HD DVD.
        Sobre o controle tem que ver, não faço idéia de qual vai ser o peso, mas pelo que vi na internet; as pessoas que testaram disseram que ele é leve!

        Aos 3 minutos desse vídeo um cara pergunta se o controle é pesado (/watch?v=6fRMzGMssCg&feature=related) entra no youtube e cola esse endereço depois do link do endereço do site.

  • 11 de setembro de 2011 às 19:07 -

    Junior

  • A Nintendo se assemelha muito à Apple. São 2 empresas que não tem medo de inovar e por isso assumem os riscos. Entretanto ambas as empresas conhecem o mercado o suficiente pra saber que os clientes chamados “early adopters” vão comprar seus produtos no lançamento o que gera receita pra empresa e permite que lancem um pouco depois outro hardware com melhorias. Exs: gameboy, gameboy color, gameboy pocket, macbook, macbook pro, ipod nano, mini, iphone3, 3g, 3gs, etc. A Nintendo sabe exatamente o que está fazendo.

  • 12 de setembro de 2011 às 09:44 -

    Sadi Junior

  • Não tenho nenhuma intenção de comprar o Wii U, mas espero (e torço) para que seja bom, que atenda aos fãs e demais jogadores. Tem algumas pessoas que ao meu ver parecem ABUTRES esperando o fracasso da Nintendo para ir comer a carcaça.
    Gamer de verdade, que GOSTA de jogar, seja só por diversão ou seja por,digamos, “viciozinho”, deveria querer o bem de todas as plataformas. Claro que opinião sobre o desempenho, Graficos, etc… é à parte. Tambem acho que a Nintendo está mostrando algo que não vai agradar ou ser uma inovação total, mas ESPERO que consertem tudo até o lançamento e que dê certo para a comunidade gamer em geral gostar e poder dizer, “Que bacana, gostaria de ter um desses”, mesmo sem intenção de comprar. Quem discorda da seguinte frase??
    “A NINTENDO VEM INOVANDO S E M P R E !”

    • 12 de setembro de 2011 às 15:27 -

      Bruno

    • Concordo 100% contigo!
      Não tenho NADA contra Nintendo, mas pra mim os jogos dela perderam graça no N64, sou um ‘retrogamer’ e prefiro jogar Bomberman do SNES (Melhor jogo multiplayer 16bits na minha opinião) do que jogar CoF, sério.
      Mas não gosto dessas inovações da Nintendo, Wii U não me chamou atenção, 3DS idem. A coisa boa é que vai acordar as outras empresas e vai botá-las pra trabalhar, afinal ninguém quer se passado para trás.
      Só acho que a Nintendo tem que mudar o repertório de jogos dela, nunca gostei de Zelda e Mario perdeu a graça no N64, e como a BIG N praticamente só investe nesses 2, não vejo por qual razão comprar algo da empresa…

      • 12 de setembro de 2011 às 23:22 -

        zecarlos

      • concordo tmbm….agora sobre o investimento da nintendo em mario e zelda…tao certos eles,mario e o personagem mais bem criado ate hoje,sempre estampou tudo,ao contrario do zelta hehe,e convenhamos cada empresa tem as suas cartas na manga,sony-god of war,microsofht-gears of war e etc,isso e a exclusividade ….vc vai escolher a que vc prefere,e nao usar de motivo pra nao comprar nada da empresa

  • 12 de setembro de 2011 às 12:40 -

    leandro

  • a nintendo ainda faz uns jogos fantasticos o problema eh q o pessoal mais antigo cresceu e querem jogos de acordo com a sua idade e o pessoal mais novo acaba jogando junto agente soh ve noticias dos jogos do play3 e xbox dai fica dificil alguem querer comprar um wii

  • 12 de setembro de 2011 às 16:15 -

    David dos Santos Pereira

  • COM ESSA, DEIA DE LANÇAR ALGO NAS PRESSAS, A NINTENDO IRA PRODUZIR UM CONSOLE DE FACIL DESBLOQUEIO, AJUDANDO O MUNDO DA PIRATARIA.

  • 12 de setembro de 2011 às 21:52 -

    zecarlos

  • se pirataria fosse o real problema camarada,nao teriamos no mercado ps1,ps2,ps3,xbox,xbox360,wii e bla bla bla

    pois as empresas ja teriam falido la na decada de 90…pirataria e o menor dos problemas pra eles

  • 12 de setembro de 2011 às 23:20 -

    Balu

  • Bom, pra mim é simples.
    Com o crescimento absurdamente grande da Sony e da Microsoft em questão dos consoles, a Nintendo tem se visto um tanto quanto ‘apertada’ a superar os rivais, porém, com a falta de inovações como sempre teve, tem feito algumas coisas muito ‘duvidosas’, como repetir o nome de um console, ‘Nintendo’, ‘Super Nintendo’, ‘Nintendo 64’, ‘Nintendo Game Cube’, ‘Nintendo Wii’, ‘Nintendo Wii U’. O que pra mim, representou mais do que a falta de sensibilidade da Nintendo para com os fãs de longa data (diga-se de passagem, meu primeiro video-game foi o Nintendo). Hoje, se mostrando uma empresa desesperada, em busca de voltar a ser o que já foi um dia. Não que tenha diminuído, mas sim, outras cresceram mais do que ela, e hoje, não é mais a ‘top dos consoles’.

    • 12 de setembro de 2011 às 23:29 -

      zecarlos

    • hum…meu acho que vc se equivocou um pouco…a nintendo nunca teve a postura de ser a top dos consoles se vc pesquisar melhor vera isso…nem vo falar nada sobre o que vc disse sobre o nome dos aparelhos,marketing e marketing…agora a sony/microsofht so esta crescendo agora e nao e nem um pouco absurdo ,depois de anos de prejuizo com seus consoles ,uma hor aisso iria acontecer todos sabem disso desde o lancamento deles….entao nao e nada simples…a questao da nintendo pode-se dizer que e um equivoco e preciptacao,um erro de estrategia mercadologica

    • 13 de setembro de 2011 às 05:02 -

      Frostemb

    • Me diz como pode ser uma coisa “duvidosa” a Nintendo usar o Nome da Nintendo num console da Nintendo? xDDD
      Wii e Wii U é pelo mesmo motivo que teve Nintendo, Super Nintendo, Nintendo 64..é a continuação e uma melhora do console anterior, como uma linhagem. Tá certo que de certa forma a evolução não tomou um rumo apropriado para certos fãs, mas por exemplo, a Sony lançou o Plastation 1, 2, 3 e provavelmente vai lançar o 4. A Microsoft brotou com o Xbox e agora fizeram o Xbox 360. Até jogos e filmes fazem o mesmo! xDD

      Na minha opinião a Nintendo tava até acomodada demais ao invés de desesperada, até que cometeram o erro de ter anunciado o Nintendo 3DS e o Wii U cedo demais, o que complicou a situação…aí sim talvez tenham ficado desesperados.

      • 13 de setembro de 2011 às 08:23 -

        zecarlos

      • como eu disse,marketing…e marketing…existe muito mais coisas envolvidas do que simplesmente dizer que e uma coisa duvidosa pois esse departamento pode acabar com produto sem planejamento adequado,isso em qualquer area…agora 1-nao da pra comparar sony/microsofht com nintendo,mesmo todas envolvidas em games,sao publicos diferentes e estrategias diferentes e 2-desespero tmbm esta na lista de palavras precipitadas a se dizer,acomodada acho que nao,pois essas coisas sao responsabilidade de admistradores da empresa,entao seria um problema mais administrativo que tecnico

    • 13 de setembro de 2011 às 17:33 -

      Diogo Farias

    • Ow Einstein…
      O video game se chama Game Cuba, não Nintendo Game Cube, esse nintendo é só pra falar de qual empresa é o videogame… O mesmo vai pro Wii e pro Wii U.
      Antes de falar olha pro próprio umbigo! Playstation, Playstation 2, Playstation 3, Playstation Portable (PSP) e Playstation Vita… Xbox e Xbox 360… Realmente, a Sony e a Microsoft tem muito mais criatividade pra dar nome aos seus consoles…

    • 13 de setembro de 2011 às 17:40 -

      Diogo Farias

    • E quem foi que disse que está havendo um crescimento absurdo da Sony ou da Microsoft…? Sabe quem é a Microsoft… Pois é, ha muito tempo essa empresa não é mais considerada pequena… E a Sony foi mais forte na geração passada (Com o Playstation 2), agora, tanto ela como a Microsoft foram ultrapassadas pelo console da Nintendo… Isso não precisava ter dito que todo mundo já sabe… Mas parece que você é um cara meio desinformado…

  • 13 de setembro de 2011 às 14:14 -

    Frostemb

  • Minha resposta é pro cara de cima. Eu to apoiando o que tu disse cara…

    Não to comparando Nintendo com Microsoft e Sony, to dizendo que todas elas costumam usar o nome do produto na próxima versão do aparelho pra indicar que o console segue uma linhagem.

    Ela parecia estar acomodada..isso comparando com o que o cara de cima falou, “que a Nintendo hoje em dia é uma empresa desesperada”..aí eu disse que: “Talvez desesperada agora pra correr atrás do prejuízo por causa do erro de terem anunciado as coisas cedo demais, e acrescentando agora, também por terem deixado muita gente “com o 3DS na mão” xDD”

    No mínimo as medidas foram drásticas pra tentar reparar as coisas, sendo problema técnico ou administrativo.

    De qualquer maneira, alguém aí viu a conferência ontem?

  • 13 de setembro de 2011 às 19:12 -

    Melchior

  • Japão, USA e Europa do jeito que tão, dificulta as vendas de qualquer um (até do Sony Vita quando chegar), mas o sucesso ou não da Nintendo é a diversidade de bons jogos que poderão vir.
    Quem vai achar ruim se puder jogar um New Super Mario ou um Call of Dutty no mesmo console com qualidade????

  • 14 de setembro de 2011 às 04:22 -

    Thiago

  • “fracassado 3D”,

    fracassado 3D? Como assim? Tá louco?

  • 14 de setembro de 2011 às 19:30 -

    Bruno

  • Bom a Nintendo sempre tenta inovar,lança primeiro so que depois vem uma sony uma microsoft e lança depois não copiando da Nintendo mas não tentando cometer os msm erros.Acho q a Nintendo tenta sempre se salvar mas acaba errando tentando pular na frente de outras empresas

    • 14 de setembro de 2011 às 21:50 -

      zecarlos

    • meu vc precisa pesquisar mais,respeito sua opiniao mas eles estao muito superficiais

      e pular na frente,so se for dela mesma hahahah

      • 17 de setembro de 2011 às 14:25 -

        Joao

      • Nao eh por nada nao brunao.. Mas ao contrario do q o povo pensa, a nintendo, em sua maioria, lancou seus consoles junto ou logo apos os consoles da concorrencia.. Exemplos: snes foi depois do mega drive, N64 depois de saturn e psx, GC depois de dreamcast e ps2 e junto com xbox, Wii depois de x360 e ps3.. To contando os lancamentos no japao, mas nos eua nao muda mta coisa disso nao.. Nos eua a nintendo lancou seus consoles mais perto dos concorrentes, mas msm assim depois deles..

  • 18 de setembro de 2011 às 11:22 -

    Gildásio Filho

  • Pois é, a Big N está passando por uma fase difícil sim, mas, lembram do Super Nintendo, não é? Ele agradou não por ser uma plataforma simples, mas sim por ter uma porrada de jogo que agradou, TODO MUNDO.

    E foi nessa plataforma onde TODOS esse jogos atuais hardcore ou não, nasceram. O PlayStation 1 era uma jogada da Sony e da Nintendo para derrubar a Sega, mas, algo deu errado e a Sony lançou-o separadamente, imaginem, se o PlayStation 1 ( com talvez outro nome) tivesse sido completado com a ajuda de ambas empresas? Teríamos tanto um video-game casual, quanto um video-game Hardcore.

    Parece que a Nintendo está querendo voltar as raízes com o Wii U, trazendo a plataforma que não existiu.

    O que fazer? Esperar o lançamento dele e ver se a Nintendo voltará a ser o que era.

  • 18 de setembro de 2011 às 14:53 -

    ROCK_RS

  • Cara, essa matéria é ridícula, baseada em nada, sem referências, simplesmente uma matéria paga pra implantar uma bobagem sem fundamento.
    Lamentável ver um boato em formato de matéria, o editor deve ter ganhado um Xbox ou um Play3 pra falar sobre algo que nem foi lançado ainda,e desmerecendo algo que já está no mercado. Por que não fala do fracasso que é o kinekt, que só é bom em teoria. Ninguem parou pra pensar no kinekt, que se fizer um movimento que fique de lado pra TV já fica ruim de jogar? O Wii U já manda bem por projetar um controle que virará pra todos lados, inovador de verdade.
    Fui

  • 3 de março de 2012 às 21:53 -

    Fagner Matteus

  • Triste, porém real! Que a gloriosa Nintendo volte aos seus melhores dias. Do jeito que ela anda, só consigo prever o pior.

    • 4 de março de 2012 às 00:05 -

      Robson Vieira

    • As informações são bem contraditórias. Normalmente os desenvolvedores estão dizendo que o kit de desenvolvimento do futuro console é amigável, como sempre na história da Nintendo (até demais às vezes, abrindo portas rapidamente à pirataria), enquanto que do outro lado vemos muitos rumores.

  • 3 de março de 2012 às 22:34 -

    Vinícius Franchini

  • Nossa! sinceramente nem sei oque dizer, oque aconteceu com a criatividade japonesa!? na mina opinião acho que eles deveria pensar mais simplesmente, ao invés de quererem acrescentar acessórios deveriam deixar as coisas mais simplificadas.

  • 3 de março de 2012 às 22:34 -

    Vinícius Franchini

  • Nossa! sinceramente nem sei oque dizer, oque aconteceu com a criatividade japonesa!? na mina opinião acho que eles deveria pensar mais simplesmente, ao invés de quererem acrescentar acessórios deveriam deixar as coisas mais simplificadas.

  • 1 de novembro de 2012 às 17:29 -

    Headshot

  • Kkk, que matéria horrível.. Acessei através de uma notícia atual, e quando chego aqui olha o que eu vejo.. O 3ds disparou em vendas, anos luz a frente do psvita. O wiiU tá pra ser lançado e supriu quase todas as expectativas acerca dele.. Só rindo dessa matéria sem base. Francamente um cúmulo deduzir que a nintendo estava mal das pernas depois dowii e do ds.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *