Não fique com saudades da Indy 500. Veja games que contam com a lendária pista.

27 de maio de 2019
Autor: Junior Candido

Não fique com saudades da Indy 500. Veja games que contam com a lendária pista.

Indianápolis viu ontem a 103ª edição da Indy 500, uma das corridas mais tradicionais e importantes do automobilismo mundial. Até quem disputa outras categorias, busca a glória de cruzar em primeiro a linha de chegada de tijolos, ter seu rosto estampado no troféu Borg-Warner, e tomar o tradicional leite. Quem viu, viu, e quem não viu, só no ano que vem.

Mas, os videogames estão aí, para ajudar a matar saudade do icônico circuito. A IndyCar Series continua com suas corridas, mas Indianápolis e seus 33 carros, só em 2020. Há games clássicos que simulam a prova, como o SEGA Indy 500 e o Indianapolis 500: The Simulation. Mas vamos buscar trazer para você jogos atuais, que contam com o circuito e a possibilidade de correr por lá, a mais de 300 km/h.

Project CARS 2

Não fique com saudades da Indy 500. Veja games que contam com a lendária pista.

Com muito conteúdo em seu game, a Slightly Mad Studios também tem conteúdo relacionado à IndyCar. O jogador poderá escolher entre os chassis com a pintura de vários carros oficiais da competição. Além de contar com a oportunidade de ouvir o ronco de carros clássicos, como o Ol ‘Calhoun, de 1963, a Lotus 38 na qual Jim Clark venceu a edição de 1965. E da Lotus 56 de Chapman-Granatelli STP Pratt & Whitney de 1968.

É possível correr em Indianápolis sozinho, para treinar tempo e ajustes. E também é possível correr online com outros corredores. Além disso, dá também pra correr pelo circuito com qualquer outro carro disponível no jogo, útil para ver os diferentes comportamentos dos vários carros no circuito.

Forza Motorsport 7

Não fique com saudades da Indy 500. Veja games que contam com a lendária pista.

Forza já tinha conteúdo da IndyCar, o que incluía até a McLaren em que Fernando Alonso tentou buscar o título em 2017. Mas, em 2019, mais conteúdo para a Indy foi adicionado. Foi adicionado o chassi Dallara 2019, com variação de motores e pilotos. Inclui os carros de Graham Rahal, Scott Dixon, e Josef Newgarden. Além da Penske daquele que viria a ser o campeão em 2019, Simon Pagenaud.

Além disso, há o lendário Ford Brawner Hawk III, além do Pace Car oficial da corrida de 2018, o Corvette ZR1. Sim, é possível, em Forza, correr em Indianápolis a bordo do Pace Car, tendo a ligeira sensação de entrar na pista nas bandeiras amarelas.

iRacing

Não fique com saudades da Indy 500. Veja games que contam com a lendária pista.

No iRacing não só temos o circuito e os carros. Como aconteceu, entre os dias 17 e 19 de maio, edições virtuais da Indy500. A plataforma, que é o lar da eNASCAR, e da Porsche Esports, conta com eventos especiais durante o ano. E as 500 Milhas de Indianápolis é uma destas provas. Além da Indy, os usuários poderão disputar outros eventos. Como as 24 Horas de Le Mans, ou as 24 Horas de Spa.

Grid Autosport

Não fique com saudades da Indy 500. Veja games que contam com a lendária pista.

Grid Autosport é um jogo mais antigo, lançado em 2014, para Playstation 3, Xbox 360 e PC. Mas justamente pela sua versão em PC, que se encontra, eventualmente, em preços promocionais em várias plataformas, é que vale a sua menção. E é possível disputar, no game, corridas em Indianápolis. É até interessante de se conferir a IndyCar em um game da Codemasters. Que já nesta época produzia games da Fórmula 1. E se tornaria uma referência na categoria com o passar dos anos.

E o game oficial da Indy?

Quem curte jogos de corrida desde criança, sabe que houveram vários games com a temática da Indy. Entretanto, a categoria contava com diversos problemas envolvendo direitos autorais, de pistas e pilotos. Com mudanças de organizações, e um racha, que gerou duas categorias diferentes por um tempo, era mais difícil conseguir autorização para games oficiais.

Houveram alguns games. Como o CART World Series, para o primeiro Playstation. Ou os jogos IndyCar Series, que contou com versões para Playstation 2 e o primeiro Xbox. Mas, mesmo consolidada atualmente, até o momento, a IndyCar tem preferido licenciar o uso para que vários jogos explorem carros e circuitos.

Apesar de tentativas de conquistar o público fora dos Estados Unidos, a IndyCar ainda conta com um apelo doméstico muito forte. Ao contrário da NASCAR, que cativa audiência em vários países e motiva games o tempo todo. Talvez com uma estratégia globalizada mais intensa, foco nos eSports, e um game consistente, seja próprio, ou incluído em algum outro game já conhecido, quem sabe não poderemos curtir dias de boa jogatina em ovais?

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *