Nova gaveta de NES corrige o famoso problema de conexão com cartuchos do console

8 de fevereiro de 2024
Nova gaveta de NES corrige o famoso problema de conexão com cartuchos do console

O NES tem o seu nome na história por restaurar a confiança do mercado dos EUA em relação a videogames, e por ser um fenômeno cultural dos anos 80, rendendo uma febre a qual a Nintendo colhe frutos até hoje, com uma forte presença no país e sempre garantindo muito sucesso com Mario e companhia.

No entanto, ao longo dos anos, um elemento do NES trouxe problemas desde sempre, o seu conector de cartucho ZIF, ou Zero Insertion Force. Ele foi concebido para conferir ao console uma sensação futurista em 1985, mas tornou-se um problema crítico para o sistema. Problema que não existia no Famicom, que contou com um design mais “conservador”, sem este visual diferentão.

Enquanto os contatos tradicionais do cartucho são naturalmente “esfregados” ao serem inseridos e removidos do console, o ZIF não possui esse elemento, permitindo que sujeira e poeira se acumulem ao longo do tempo, resultando na famosa falha de ‘luz piscando’ e fazendo nascer a tal da ideia de “soprar no cartucho” pra ver se melhorava. Realmente, limpar os conectores do NES é uma tarefa não muito fácil, tendo que abrir o console para isso. Eu mesmo vendi o meu NES por não ter paciência de fazer tal limpeza.

Mas pessoas seguem buscando desenvolver soluções, e assim surgiram @RockerGaming e @reventlow, que dedicaram os últimos seis meses para desenvolver uma solução para esse problema, batizada de gaveta Ninten. O Twitter da RockerGaming afirma que a gaveta Ninten vai além de ser apenas um conector de 72 pinos. “Ela resolve o problema da luz vermelha piscante frequentemente associada a um conector de 72 pinos defeituoso, fazendo isso através da criação efetiva de um canal direto no slot do cartucho.”

Embora soluções anteriores, como o Blinking Light Win, já tenham abordado esse problema, a RockerGaming acredita que a sua gaveta Ninten representa uma melhoria significativa. “A gaveta pode fazer o que a outra não pode… se estender. Isso dá à gaveta uma vantagem considerável ao lidar com a remoção do carrinho. Esse design, aliado a alguns truques inteligentes, elimina a temida ‘death grip’, que assombrava outros conectores de 72 pinos. Agora, você pode contar com uma conexão confiável para jogar, e a remoção do cartucho é uma operação tranquila.”

Eles explicam melhor sobre sua solução em um fio no ex-Twitter:

A RockerGaming está atualmente em busca de testadores para avaliar o desempenho do mod. Se você estiver interessado em colaborar, deixe uma mensagem para eles neste fio do ex-Twitter.

Você também pode curtir os clássicos com este RG35XX, que está com preço especial e agora conta com uma versão mais potente, a Plus.

2 Respostas para “Nova gaveta de NES corrige o famoso problema de conexão com cartuchos do console”

  • 9 de fevereiro de 2024 às 01:43 -

    Helinux

  • Só conheço a arquitetura do querido Nes através de fotos, nem sabia que tinha esse problema…essa semana mesmo estava eu dando uns assopros dentro do meu PC, poeira para todo lado!!!! O console Nes só conheci por causa das locadoras da época e revistas, já que os clones foram a salvação da época…sendo que ainda não tinha um representante Nes nas lojas brasileiras de eletrodomésticos!!!! No anos 90 andes da Playtronic, para se ter um Nes autêntico só mesmo via importadoras, capitão gancho e o Paraguai…bons tempos aqueles!!!! Valeu!!!!

  • 11 de fevereiro de 2024 às 08:00 -

    Omar C. da Cunha Lopes

  • eu tive o videogame chamado bitsystem que era virtualmente idêntico ao Nintendo americano. e realmente havia esse problema de acúmulo de poeira no contato interno. Agora essa solução da “nova gaveta” demorou um pouquinho né? 😅

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *