Nova lei nos EUA permite que gamers modifiquem games online para preservação

28 de outubro de 2015

Nova lei nos EUA permite que gamers modifiquem games online para preservação

Você já pensou como deve ser difícil arquivar games? Especialmente games online, que dependem de servers que não estão mais no ar. Pois o Congresso dos Estados Unidos acaba de passar uma lei que vai ajudar muito no trabalho…

No mesmo dia que o futuro dos games foi revelado na Paris Game Week (você pode ler nossa cobertura do evento aqui), uma grande vitória para o passado dos games aconteceu no campo das leis.

Para aqueles que não sabem, um dos maiores problemas para os arquivistas de games são os games online. A cada ano, mais e mais servidores são desligados, o que dificulta o processo, especialmente se todo o conteúdo do game estava nesses servidores. Seria o equivalente de ter só o índice de um livro na biblioteca. Não dá, né? Mas todo mundo sabe que é totalmente possível reviver esses modos online por meio de modificação, então qual é o problema?

O que impede esse tipo de modificação é a lei do Digital Millennium Copyright Act, que protege conteúdo digital como games, e torna o ato de modificar qualquer parte do game um crime, não importa se você é um pirata ou um arquivista.

Nova lei nos EUA permite que gamers modifiquem games online para preservação

Bom, agora as coisas mudaram! O Congresso dos Estados Unidos passou uma adição às leis de direitos autorais que permite “a modificação interna ou externa de qualquer game ou console que necessita de um servidor online para funcionar”. Mas não vá achando que agora todo mundo pode hackear qualquer game online não. A lei permite apenas a modificação de games que só funcionam com servidores online por instituições públicas como bibliotecas, museus e arquivos.

Mesmo assim, isto é um grande avanço para a preservação dessa parte importante da cultura mundial. E que isso possa gerar mais avanços e mais catálogos!

(Via: Polygon)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *