Novo vídeo de The Elder Scrolls Online mostra a progressão dos personagens

4 de dezembro de 2013

Novo vídeo de The Elder Scrolls Online mostra a progressão dos personagens

The Elder Scrolls Online quer levar a fórmula dos MMOs um pouco além com um sistema mais aberto de progressão de personagens. Veja como isso vai funcionar no novo vídeo divulgado pela Bethesda.

Nem só de Tankers, Healers e DPS’ers se faz um bom MMORPG, como mostra o vídeo apresentado por Nick Konkle, designer de gameplay de The Elder Scrolls Online. O RPG massivo baseado no universo da saga de Skyrim e Oblivion terá um sistema mais “aberto” de desenvolvimento de personagens, com jogadores podendo conquistar múltiplas especializações.

Ele explica:

“Os jogos da série The Elder Scrolls sempre tiveram sistemas de progressão muito abertos. Há um número enorme de escolhas [na hora de desenvolver o personagem], e você pode escolher se focar em uma delas ou se dividir entre todas. E, é claro, se você gastar tempo o bastante, você poderá se tornar um mestre em todas elas”

Saca só o vídeo completo, em inglês:

Como somos camaradas, vamos deixar registrados aqui os principais detalhes mencionados pelo desenvolvedor. Quem entrar de cabeça em Tamriel terá muita coisa para levar em conta na hora de “upar” o seu personagem.

Sistema de level

Além dos métodos tradicionais para se ganhar pontos de experiência e passar de level – como matar monstros e completar quests –, ESO também vai permitir que os jogadores ganhem pontos de skills através de artefatos chamados Sky Shards espalhados pelo mundo ou através de quests especiais.

Toda vez que um jogador atingir o próximo nível, ele receberá um ponto para gastar nos atributos e um ponto para gastar nas skills.

Pontos de atributos

Os pontos de atributo servem para aumentar os três recursos básicos do game: vida, magicka (usado para lançar magias) e stamina (usado para correr ou golpes especiais com as armas). São os atributos que vão definir a presença do seu personagem durante as batalhas, tornando-o resistente à porradas monstruosas ou capaz de disparar rajadas intermináveis de raios e bolas de fogo, por exemplo.

Pontos de skills

Novo vídeo de The Elder Scrolls Online mostra a progressão dos personagens

Pontos de skills podem ser usados, obviamente, para ensinar habilidades específicas ao seu personagem. Elas farão parte de linhas “temáticas” que abrangem outras skills do mesmo tipo, como no caso da Stonefist (Punho de Pedra) e das Magma Armor (Armadura de Magma), ambas da linha de Magias de Terra. Ao se usar uma dessas skills, outras mais avançadas e poderosas vão sendo desbloqueadas, e assim por diante.

Além disso, ao usar muito a mesma skill, o jogador poderá modificá-la para customizar ainda mais a experiência. A habilidade Rushed Cerimony (Cerimônia Apressada) que cura um aliado próximo, por exemplo, pode ser transformada em uma cura que funciona em três amigos ao mesmo tempo.

Habilidades Ultimate

Ao se progredir o suficiente em uma linha de skills, os jogadores terão acesso à habilidades chamadas Ultimate. São os poderes mais fortes do jogo e ao invés de usarem os recursos normais (magicka ou stamina), elas exigem que o jogador acumule seu poder através da própria batalha para aí sim liberar os ataques especiais – e devastadores – sobre as cabeças imundas de seus inimigos.

Habilidades passivas

Além destas habilidades que podem ser ativadas pelo jogador e usadas durante as batalhas, o game também conta com habilidades passivas, com efeitos ligados à outras skills e/ou elementos de gameplay. Elas são capazes, por exemplo, de amplificar o dano das magias de fogo ou criar uma chance de desintegrar seus inimigos quando se usa poderes elétricos.

Raças e Classes

Ao escolher um raça e posteriormente uma classe, o jogador também estará determinando boa parte das linhas temáticas que poderá escolher. Cada classe vai oferecer três destas linhas para que o personagem possa se desenvolver dentro do “tema” que escolheu (como guerreiro, templário, mago, etc).

Estas escolhas iniciais, porém, só representarão uma fração das opções que o jogador terá na hora de desenvolver seu personagem. Skills universais, compartilhadas por todas as raças e classes, entram como uma forma de enriquecer a progressão. Elas envolvem as habilidades das armas, por exemplo, permitindo que um mago se especialize também em espadas, ou um guerreiro aprenda a usar magias.

Como vimos em Skyrim, The Elder Scrolls Online também lançará mão do sistema de “progressão por uso”: quanto mais usa uma arma ou habilidade específica, melhor seu personagem será com ela.

E, por fim, linhas temáticas especiais poderão ser encontradas no mundo do MMO. Isto inclui desde habilidades relacionadas às diversas guildas e facções do jogo até outras menos ortodoxas, como a chance de se tornar um lobisomem ou vampiro.

Novo vídeo de The Elder Scrolls Online mostra a progressão dos personagens

Apesar de não serem o ápice da inovação, estes recursos, aliados ao estilo próprio da série Elder Scrolls, podem resultar em um belo RPG quando se fala em criação de personagens interessantes. O game será lançado em 2014 para PC, Mac, PlayStation 4 e Xbox One.

Como mostramos no post sobre a customização da aparência dos personagens, o game vai exigir pagamento de mensalidade, semelhante ao formato de World of Warcraft.

(Via: CVG)

13 Respostas para “Novo vídeo de The Elder Scrolls Online mostra a progressão dos personagens”

  • 4 de dezembro de 2013 às 12:25 -

    Cabramacho

  • Por que não sai pra ps3? =/

    • 4 de dezembro de 2013 às 14:30 -

      Rodrigo Windrunner

    • Porque skyrim agora é da microsoft dona do xbox o principal concorrente eles compraram a bethesda

      • 4 de dezembro de 2013 às 14:49 -

        Rodrigo

      • não sei se a microsoft comprou a bethesda mas o jogo vai sair pra ps4,xbone,pc e mac

      • 4 de dezembro de 2013 às 17:41 -

        Daniel Zimmermann

      • Pior que não, Rodrigo Windrunner, a Microsoft não é dona destes games. O Skyrim, bem como toda a franquia Elder Scrolls, continua sendo da Bethesda, que por sua vez pertence ao grupo Zenimax.

    • 4 de dezembro de 2013 às 14:53 -

      Daniel Zimmermann

    • Cabramacho, o sistema do site havia segurado como “pendente” um de seus comentários no primeiro post do Black Friday, devido aos links (isso deve ter gerado um sinal de spam e resultou no bloqueio).

      O leitor Kubrick Stare Nun também teve um comentário recente bloqueado, no post sobre o marido que deixou a esposa sem roupa pelo PS4.

      Os dois já foram liberados, desculpem qualquer transtorno e se tiverem dúvidas estamos aí!

      Abraços!

      • 4 de dezembro de 2013 às 17:19 -

        Cabramacho

      • Ok, vlw!

  • 4 de dezembro de 2013 às 14:24 -

    Tengu

  • Tomara que não vire um Warcraft é só foquem no MMORPG ,com certeza vai se tornar o melhor MMORPG dá atualidade pela dimensão que é o mundo Elder Scroll ,e uma pena que MMORPG precisa de muito tempo para ser jogado se não jogaria.

  • 4 de dezembro de 2013 às 15:43 -

    Silas Tunes

  • Não vejo a hora de jogar…

  • 4 de dezembro de 2013 às 15:00 -

    Danielwarfare

  • Parece chato…como todos os MMOs. Prefiro esperar Dark Souls II :D

  • 4 de dezembro de 2013 às 21:10 -

    Renan do Prado

  • Não gosto de MMO, mas esse parece que vai ser dos bons!!!!

  • 4 de dezembro de 2013 às 22:17 -

    Sir.Liipe Silva

  • Serial mas legal se fosse lançado na steam… Mesmo assim o game tá muito legal!

  • 5 de dezembro de 2013 às 00:29 -

    JoaoJuniior

  • Uma coisa que enche o saco, na maioria dos MMORPGs, sao as quests onde você parece um pombo correio. Colocando quests descentes já é um ótimo começo.

    • 5 de dezembro de 2013 às 18:46 -

      Tengu

    • Verdade Entrega para um depois para outro e assim vai… acha paciência mais se for pensar assim o Skyrim tem isso também é com certeza esse vai ter

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *