O Evercade VS é um console retrô com cartuchos que promete “emulação de ponta”

26 de abril de 2021
O Evercade VS é um console retrô com cartuchos que promete "emulação de ponta"

Em 2020, um portátil bem interessante foi lançado no Reino Unido. Chamado de Evercade, se trata de um portátil focado em jogos retrô, com suporte a cartuchos e tela 4:3, feito pela Blaze Entertainment. Agora, para expandir o conceito, o grupo lançou o Evercade VS, uma versão focada para TVs, com jogos em 1080p e a promessa de “emulação de ponta”.

O dispositivo aceita até quatro controles USB, para gameplay em grupo. Ele aceitará os mesmos cartuchos de sua versão portátil, que inclui coletâneas do Lynx, o portátil da Atari, da Codemasters, em seus primeiros dias, da Namco e da Technos, que inclui os primeiros games Double Dragon.

O novo console aceita até dois cartuchos ao mesmo tempo, em uma mecânica com tampa que lembra muito o estilo do NES. Cada cartucho permite salvar e carregar seus pontos de estados no jogo, com uma interface de usuário atualizada. E também é possível continuar a jogatina entre os consoles, pois, assim como nos consoles antigos, os dados ficam no cartucho.

O Evercade VS é um console retrô com cartuchos que promete "emulação de ponta"

O Evercade VS terá suporte ao modo 4:3, prometendo o “pixel perfeito”, ou o já tradicional modo de tela cheia com filtros para adequar os games antigos aos monitores atuais. O portátil também receberá estes filtros em uma atualização até o final de 2021. Terá seu próprio controle, mas o console aceitará vários controles USB, o que inclui o Xbox Adaptive Controller, além dos controles sem fio da 8BitDo.

Com um cabo link, até o Evercade portátil poderá ser um controle, como nos dias da conectividade entre Game Boy Advance e Gamecube. O console acompanhará um cabo de alimentação Micro USB, mas sem adaptador de tomadas, além de não incluir um cabo HDMI na caixa.

Os cartuchos do Evercade são todos licenciados. Até o momento estão à venda no site oficial 14 cartuchos, incluindo uma versão de Xeno Crisis e Tanglewood, mas todo cartucho tem, no mínimo, dois games inclusos. O licenciamento ajuda na estilização dos cartuchos, que somam ao ar retrô de “colocar fitas”, mas esbarram em alguns problemas, como o fato de que os games da Namco, por exemplo, são licenciados apenas para uso portátil, não permitindo, em um primeiro momento, o gameplay no console para TV.

A Blaze Entertainment explicou que espera ter mais de 280 games disponíveis até o final deste ano, com o compromisso de que todos os games possam ser jogados em ambos os dispositivos. O Evercade VS entra em pré-venda em 28 de maio de 2021, pelo preço de US$ 99,99, e será lançado no dia 3 de novembro de 2021.

Uma resposta para “O Evercade VS é um console retrô com cartuchos que promete “emulação de ponta””

  • 26 de abril de 2021 às 23:35 -

    Helinux

  • Gostei!!!! valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *