O GameCube da SpaceWorld de 2000 foi encontrado e possui pequenas diferenças de sua versão final

10 de maio de 2023

O GameCube foi apresentado ao público no SpaceWorld de 2000, quando o mundo conheceu o seu famoso design de cubo. Mas o dispositivo apresentado não era exatamente igual ao console que foi para as prateleiras no ano seguinte. Vale lembrar que foi esse o evento onde Mario 128 foi apresentado, além de um jogo de Zelda que nunca foi lançado.

Muito do design é sim o mesmo do console em sua versão final, mas no aparelho de 2000 existiam pequenos detalhes, como uma parte clara na tampa do console que permitiria ver o disco na unidade óptica. Além do botão abrir, que não seria levemente afundado como a versão final.

São diferenças pequenas, que nem faria tanta diferença se estivéssemos falando de duas versões de GameCube lançadas no mercado, já que seriam apenas pequenas revisões normais entre os anos. Mas o fato de que este é um console ultrararo, por justamente não ter sido comercializado na época é o que o torna altamente desejado por colecionadores.

A Console Variations, que aponta que existam apenas cinco unidades de GameCube nestas condições, encontrou uma destas unidades. Os consoles não funcionam, pois foram feitos apenas para serem exibidos, durante o evento realizado no ano 2000. Os cinco consoles foram feitos nas cinco cores do GameCube, sendo um de cada: Índigo, Preto, Dourado, Prata e Rosa.

A Console Variations comprou o console, e trouxe mais sobre o videogame, que apesar de suas diferenças, já trazia o que o videogame apresentou em 2001, com as duas saídas de vídeo, uma tradicional e outra digital, onde um (caro) cabo componente trazia imagens de maior qualidade, e as portas de conexão na parte inferior do console, onde o videogame receberia periféricos, como o que permitia que jogos de GBA fossem jogados na TV.

O site trouxe várias imagens comparando um console normal com esta versão da SpaceWorld de 2000. Dentre várias que estão por lá, confira aqui o protótipo, à direita, em comparação ao videogame que foi para as prateleiras a partir de 2001.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais