O ThinkTiny é um ThinkPad minúsculo que até roda alguns games (menos Doom)

6 de agosto de 2019
Autor: Junior Candido
O ThinkTiny é um ThinkPad minúsculo que até roda alguns games (menos Doom)

Um dos notebooks mais icônicos de todos os tempos ganhou uma versão “um pouco mais portátil”. O ThinkPad, famoso notebook que começou a ser vendido pela IBM, e hoje é comercializada pela Lenovo, ganhou o ThinkTiny, uma miniatura, do tamanho de um chaveiro.

Uma de suas atrações é o conhecido TrackPoint, o “pontinho vermelho” que serve como navegação no notebook, mas por aqui funciona como um joystick, para games como Snake, Tetris e Lunar Lander. O minúsculo notebook tem um ATtiny1614, e conta com uma tela OLED de 128 x 64 pixels.

Não, pelo menos por enquanto, não é possível rodar Doom no dispositivo, mas há alguns games que garantem a curiosidade no aparelhinho ativa. Idealizado por Paul Kingler, ele explicou ao Gizmodo que não tem intenção de vender o mini-notebook, uma vez que a construção do brinquedo é artesanal, e poderia contar com questões de direitos autorais com a Lenovo.

Mas, para quem quer tentar criar o seu próprio ThinkTiny, Kingler publicou gratuitamente todo o código e arquivos de design em seu perfil no GitHub. O código também serve para construir um TinyPC, um PC para games tão minúsculo quanto o “notebook-chaveiro” que executa os games do ThinkTiny.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *