Os controles do Xbox ainda usam pilhas por conta de uma parceria entre a Microsoft e a Duracell?

8 de janeiro de 2021
Os controles do Xbox ainda usam pilhas por conta de uma parceria entre a Microsoft e a Duracell?

Quando se fala em controle do videogame, há muita discussão sobre qual o melhor, mais ergonômico, mais bonito, etc. É uma discussão bastante acalorada, defendida com unhas e dentes pela fan base de cada plataforma.

Um dos tópicos mais sensíveis desta discussão costuma ser o fato de a Microsoft ainda utilizar pilhas em seus controles, algo que para muitos é tido como algo ultrapassado e não muito prático. Desde os tempos do Xbox 360, há mais de 15 anos, os controles sem fio usavam pilhas, e continuam usando-as em pleno 2021.

A Microsoft sempre defendeu sua postura afirmando que com isso dava opções aos jogadores: quem quiser, pode investir em baterias recarregáveis para o controle, quem não se importar com isso, pode continuar com as pilhas, mesmo.

O comentário da Duracell

Porém, um comentário feito pelo gerente de marketing da Duracell do Reino Unido, Luke Anderson ao blog Stealth Optional, chamou a atenção da imprensa, Nas palavras dele:

“Sempre houve essa parceria com Duracell e o Xbox… é um acordo antigo que a Duracell e a Microsoft possuem. [O acordo é] para fornecer as pilhas sem embalagem para os consoles e também para os controles [os que são vendidos separadamente, no caso]. Então [o acordo] vai continuar por um tempo… está em andamento há um tempo e ainda vai continuar.”

O vídeo abaixo é de 2019, está no canal oficial da Duracell UK, e corrobora com o depoimento de Luke:

De fato, quem já comprou um Xbox ou um controle de Xbox nos últimos anos vai se lembrar de que eles sempre vêm com um par de pilhas Duracell sem embalagem, dentro de um pacotinho. Eu mesmo tenho um par fechado aqui que comprova o fato:

Os controles do Xbox ainda usam pilhas por conta de uma parceria entre a Microsoft e a Duracell?
Nem sei há quanto tempo essas pilhas estão aí

A resposta da Microsoft

Manter seus controles à base de pilhas apenas por conta de uma parceria comercial parece algo um tanto quanto… bizarro, não é mesmo? A Microsoft resolveu desmentir a história, e enviou ao Eurogamer um comentário oficial atualizado sobre sua postura em relação a isso:

“Oferecemos intencionalmente aos consumidores a escolha de suas soluções de bateria para nossos controles sem fio padrão do Xbox. Isso inclui o uso de pilhas AA de qualquer marca, a bateria recarregável do Xbox, soluções de recarga dos nossos parceiros, ou um cabo USB-C, que pode dar energia ao controle quando conectado no console ou PC“.

Ou seja, a empresa segue usando a carta de dar opções ao jogador, e não, não mantém as pilhas nos seus controles apenas por conta de um acordo. Mas, embora cite pilhas “de qualquer marca”, ainda oferece exclusivamente pilhas Duracell junto com todos os seus controles (exceto os controles Elite, que possuem baterias internas recarregáveis por padrão) e na caixa de todos os seus consoles.

E aí?

Olha, eu realmente não acredito que um acordo comercial tenha moldado todo o ecossistema de controles de Xbox ao longo dos últimos anos. Se a Microsoft segue apostando nas pilhas, é porque ela realmente acredita que elas são uma boa opção para seus clientes, independente da empresa que fornece as pilhas. Mas, convenhamos, não deixa de ser uma história curiosa.

Os controles do Xbox ainda usam pilhas por conta de uma parceria entre a Microsoft e a Duracell?

Pessoalmente, embora eu ache os controles do Xbox One/Series S|X muito confortáveis e ergonômicos, prefiro a praticidade das baterias internas recarregáveis… e na nova geração, o DualSense me conquistou, pois oferece recursos muito mais interessantes que a concorrência.

E você, acha que o acordo entre Microsoft e Duracell tem algo a ver com isso? Prefere pilhas ou baterias recarregáveis nos seus controles? Deixe sua opinião aí embaixo! ;)

(Via: VGC)

5 Respostas para “Os controles do Xbox ainda usam pilhas por conta de uma parceria entre a Microsoft e a Duracell?”

  • 8 de janeiro de 2021 às 12:05 -

    Guilherme Bento

  • Não entendi sua conclusão “o DualSense me conquistou, pois oferece recursos muito mais interessantes que a concorrência.” quais são esses recursos no plural que ele oferece???

    • 8 de janeiro de 2021 às 12:33 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Opa, e aí Guilherme!

      Não são tantos assim, mas vamos lá: para começar, o feedback háptico do DualSense é a novidade mais relevante, e a que mais me impressionou. É algo que ele faz usando de forma inovadora recursos de vibração muito específicos em conjunto com o alto falante embutido no controle. Jogando Astro’s Playroom, você consegue “sentir” quando está pisando em areia, lama, ou quando está chovendo. É um controle capaz de transmitir sensações muito interessantes, e estou ansioso para ver isso sendo utilizado em grandes jogos.

      Além disso, os gatilhos adaptáveis também são muito legais, e já andam sendo muito bem utilizados em jogos de tiro. O gatilho fica “mais leve” ou “mais pesado” de acordo com a arma, e pode, por exemplo, simular a tensão da corda retesada de um arco. Já em FIFA 21, o gatilho fica “mais pesado” para demonstrar o cansaço do jogador.

      Falei um pouco de tudo isso no meu preview do PS5, com direito a vídeos demonstrativos:

      https://www.arkade.com.br/primeiras-impressoes-playstation-5-dualsense/

      Por fim, o controle tem acelerômetro, giroscópio e touchpad. Nenhum destes recursos é “novo” (o DualShock 4 já tinha tudo isso), mas se bem utilizados, eles podem ser bem interessantes.

      Só para dar um exemplo prático: eu uso um adaptador da 8BitDo no meu Switch que permite usar controles de outras plataformas. Com o Dualshock do PS4, eu posso usar recursos de controle por movimentos em jogos compatíveis. No controle do Xbox não, simplesmente porque ele não tem giroscópio e acelerômetro.

      E, também acho que o DualSense tem mair ar de novidade, sabe? Ele é uma clara evolução do que vinha sendo feito, agrega novos recursos tangíveis. A Microsoft adotou uma postura mais “em time que está ganhando não se mexe”, e o controle da nova geração é essencialmente igual ao da anterior.

      Resumidamente seria isso, mas, que fique claro, essa questão de “melhor controle” é muito pessoal, ok? ;)

      • 8 de janeiro de 2021 às 12:37 -

        Guilherme Bento

      • Desculpa mano a análise do seu artigo era de bateria e você desviou o assunto mais blz não queria levar pra polêmicas só realmente achei que haveriam recursos de bateria e recarga a mais no Dual Sense como não tenho um fiquei curioso. Vlw obrigado por responder.

    • 8 de janeiro de 2021 às 12:41 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Aff, foi mal, o post em si fala da questão das pilhas/baterias, mas no final eu dei uma viajada para falar de controles como um todo, não só da questão de carga. My bad. :P

  • 8 de janeiro de 2021 às 22:33 -

    Helinux

  • Saudades da época Super nintendo com os seus controle com cabo e tudo…prático e barato!!!! Sem dúvida que existe parceria…VC usa a pilha ou não joga!!!! essa é a lógica da ¨preocupação¨ da Microsoft!!!! Deve sim rolar um comissão entre ambas as partes, seria mais ou menos parecido com a energia elétrica e a internet…vou paga a energia elétrica ou não usa a internet!!!! pensa…!!!! valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *