Pesquisa Game Brasil diz que 37% dos brasileiros desejam comprar consoles da próxima geração
A Pesquisa Game Brasil, que está em sua 7ª edição, trouxe informações bem interessantes, para entendermos o cenário atual dos videogames. Entre várias questões, é possível ver um bom interesse pela próxima geração. Afinal, entre incertezas econômicas, que envolvem o poder de compra do brasileiro, e o preço final dos consoles, 37,8% dos gamers brasileiros desejam obter um Playstation 5, ou um Xbox Series X, assim que estiverem disponíveis.
A pesquisa foi feita pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research. E considera como “gamer” todos aqueles que afirmam possuir o hábito de jogar games, independente da plataforma. Este público representa 73,4% do Brasil. E, como bom brasileiro, apesar da empolgação com as novidades, o já conhecido alto preço destas novidades em nossas terras também são consideradas: 73% dos brasileiros acreditam que preço será o ponto mais importante para a aquisição.
Veja o infográfico completo abaixo. Lembrando que é possível também acessar o conteúdo gratuito da pesquisa, neste link:
Além do preço final, 47,1% dos brasileiros entendem que, independente de várias questões econômicas ou mercadológicas encaradas pelas empresas, os novos consoles precisam ter um bom preço. Assim, 50,4% dos gamers definiram, como “preço justo”, R$ 2.000 em um console da nova geração. 28,2% se dizem dispostos a gastar até R$ 3.000 em um novo videogame. Já em caráter de “aposta”, 31,8% acreditam que os valores ficarão entre R$ 2.000 e R$ 3.000. Enquanto 27,4% acreditam que os consoles chegarão ao valor de até R$ 5.000.
“Preço sempre é um assunto sensível para os brasileiros. A geração atual dos videogames, por exemplo, foi marcada por uma interessante guerra de preços, com o Xbox One sendo lançado no país por R$ 2.299.00 e o Playstation 4 por R$ 3.999.00, e a expectativa para esta nova geração de consoles é por um preço ainda superior”, conta Guilherme Camargo, CEO do Sioux Group e professor na pós-graduação da ESPM.
Depois do preço, o “cross-platform” e a retrocompatibilidade
De acordo com a pesquisa, o gamer brasileiro considera muito importante a experiência cross-platform, entre os novos consoles. O ato de jogar online com vários jogadores, independente da plataforma, é considerado importante por 72,1% dos gamers brasileiros. Por outro lado, a relevância é relevante por apenas 38,4% dos entrevistados.
A retrocompatibilidade aparece como outro grande indicador de influência para a aquisição. 69,7% das pessoas consideram este elemento como influenciador para a compra, enquanto 42,9% o consideram relevante. Vale lembrar que o Xbox Series X já tem confirmada sua retrocompatibilidade com games de Xbox One, Xbox 360 e o Xbox original. Enquanto a Sony prometeu que seu Playstation 5 rodará games de Playstation 4. Também deve se levar em consideração de que as questões econômicas são relevantes aqui, pois os jogadores brasileiros são mais apegados a games mais antigos por mais tempo, devido aos preços dos lançamentos em nosso país.
Já os jogos exclusivos, elemento defendido pelos fãs das marcas, não são o elemento principal de escolha, entre os gamers, de acordo com a pesquisa. O estudo diz que 53,2% dos gamers consideram tal elemento prioridade, e apenas 27,8% consideram exclusivos relevantes. Para se ter ideia, até a Realidade Virtual aparece na frente, na pesquisa, com 68,5% de fator decisivo de compra, e 38,4% em relevância.
Playstation ou Xbox?
O Brasil tem um cenário interessante para a próxima geração: mais da metade dos gamers, de acordo com a pesquisa, preferem o Playstation 5. 54,4% dos consumidores acreditam que o console da Sony será o melhor da geração. Sobre desejo de compra, também vantagem do console da Sony: 42,3% optariam pelo PS5, enquanto 24,5% escolheriam um Xbox Series X. E 33,3% não comprariam nenhum console.
A PGB ouviu 5.830 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, no mês de fevereiro. A 7ª edição da pesquisa ainda oferece um Painel LATAM que busca traçar o perfil geral do jogador latino-americano, com 3.229 participantes de México, Argentina, Colômbia e Chile. Acesse o site oficial para saber mais sobre o estudo e baixar a versão gratuita.
Gabriel Cardoso
Ótimo compartilhamento. Achei interessante os dados favorecerem o Xbox e no final as pessoas optarem realmente, em sua maioria, pelo PS5. A popularidade que o PS4 ganhou na última geração tem um peso enorme.
Helinux
Sinceramente jogo mais jogos clássicos do que os atuais…tudo por gostar mesmo!!!! Tenho vontade de comprar um vídeo game da próxima e nova geração, tudo depende do preço e de seus atributos!!!! valeu!!!!