PETA ataca novamente: alvo agora é a matança de baleias de Assassin’s Creeed IV

6 de março de 2013

PETA ataca novamente: alvo agora é a matança de baleias de Assassin's Creeed IV

E o PETA ataca novamente: depois de polemizar o traje de tanooki do Mario e as brigas entre Pokémons, agora o PETA resolveu não aprovar a caça de baleias que será “promovida” por Assassin’s Creed IV: Black Flag!

Contextualizando: no anúncio oficial de Assassin’s Creed IV que rolou no início da semana, a Ubisoft mostrou que uma das novidades do game será a caça de animais marinhos (como baleias), algo condizente com a temática “pirata” do game.

Porém, o PETA não gostou de ver o game estimulando os jogadores a praticarem barbáries com estes pobres mamíferos: em um comunicado oficial, a organização condenou abertamente a novidade, alegando que não tem nada de divertido em “atirar em baleias com arpões para deixá-las agonizando por uma hora até a morte ou dilaceradas ainda vivas enquanto sofrem”.

De acordo com o PETA, este tipo de atividade pode até parecer legal nos livros (como Moby Dick e Pinóquio), mas é “desastroso para qualquer jogo glorificar isso [o ato de caçar baleias].

A ONG ainda encerrou seu comunicado afirmando que “o PETA encoraja as companhias de videogame a criar jogos que celebrem os animais, não games que promovam a matança deles”.

A Ubisoft ainda não se pronunciou a respeito, e a gente ainda não sabe onde essa história vai parar.

Por enquanto, diz aí: o que você acha da postura do PETA? Acha que eles estão certos em ir contra a “promoção” da matança de animais no mundo dos games, ou acha que o PETA deveria se preocupar mais com os animais de verdade e menos com os digitais?

Deixe sua opinião nos comentários!

P.S. Por onde o PETA andou no final do ano passado? Em Far Cry 3 e Assassin’s Creed III tivemos muita matança de animais, e nada foi dito!

(Via: Übergizmo, Gaming Everything)

73 Respostas para “PETA ataca novamente: alvo agora é a matança de baleias de Assassin’s Creeed IV”

  • 6 de março de 2013 às 19:25 -

    Lucas Justino

  • Ah, cara. Sério isso? Sabemos que isso aconteceu, não tem porquê ficar julgando uma obra que retrata o passado.

    • 7 de março de 2013 às 13:15 -

      Edimartin martins

    • O PETA vai precisar de uma máquina do tempo para punir os antigos piratas.

  • 6 de março de 2013 às 16:25 -

    Renan do Prado

  • “De acordo com o PETA, este tipo de atividade pode até parecer legal nos livros (como Moby Dick e Pinóquio), mas é “desastroso para qualquer jogo glorificar isso [o ato de caçar baleias]“.”

    E assim, o PeixeETA morre pela boca!!!!

    Tudo bem que matar baleias não é algo legal, eu realmente não gosto disso, mas porque o PETA não ajuda as baleias reais, que estão de fato no mar sendo caçadas? Isso o PETA não faz. Uma coisa que eu aprendia há um bom tempo. “Devemos conscientizar as pessoas…”, a época de conscientizar já se foi há tempos, hoje é hora de, de fato agira para que o próprio ato conscientize, mas no caso dos animais REAIS.

    Engraçado o PETA não ter falado nada de Assassin’s Creed III ou do Far Cry 3, e porque o PETA nunca falou nada da série Cabella’s? Em Big Hunting Game a gente viaja o mundo pra caçar, em Dangerous Hunts a gente caça ainda mais animais, e nada do PETA…..

    O que me espanta é que dessa vez o alvo não foi a Nintendo!!!! (Ops, talvez o AC IV vá para o WiiU, então, se relacionar o mínimo que for de Nintendo + qualquer game, o game é errado)

    Já dizia o ditado: “O PETA tem tanta credibilidade quanto um bicho de goiaba que voa e solta laser” (bem, o ditado não existe na realidade, mas ninguém sabe disso :D)

    • 6 de março de 2013 às 18:18 -

      Bender

    • Se esse pessoal está criticando o AC por causa disso então é melhor eles nem passarem perto do Postal 2, onde vc pode matar elefante e vaca.

    • 6 de março de 2013 às 19:37 -

      Arthur

    • simplificando: o PETA são um bando de desempregados maconheiros, que ao invés de ir arrumar um trabalho de verdade, fingem proteger os animais para viver as custas de dinheiro de doação.

      só que as vezes as pessoas esquecem que o PETA existe( graças a deus que existem momentos como esse) e dai o PETA tem que encher o saco de alguma coisa que esta bombando para que as pessoas lembrem que eles ainda estão ai.

      • 6 de março de 2013 às 23:12 -

        Daniel Augusto

      • Esses caras do PETA tão jogando mais video game do que eu. Nem eu sabia que tinha uma caça às baleias!

        Imagino com é a sede disso: um monte de maconheiros sem ter o que fazer, jogando video game e tentando “se fazer parecer” estar trabalhando INVENTANDO polêmicas desse tipo.

        Esses caras deveriam largar os escritórios e por a mão na massa como faz o pessoal do Greenpeace (invadir barcos de pesca, sair na porrada com os baleeiros, arriscar a própria vida em prol de alguma coisa), esses tem medianamente o meu respeito. Já o PETA, pfffff…

      • 6 de março de 2013 às 23:52 -

        Arthur

      • nah, também acho o pessoal do greenpeace um bando de desocupados também, só que esses são violentos.

        vou explicar o porque dessa minha opinião;

        imagine você sendo um asiático fudido, sem um puto pila ou onde cair morto e tendo que sustentar uma família. você consegue a duras penas um trabalho num navio baleeiro, um trabalho duro onde você recebe mal e tem altas chances de morrer, mas é o que você tem a disposição.
        dai um dia o seu barco é atacado por um bando de europeus e americanos, que vivem em suas confortáveis casas com ar-condicionado, porque eles são contra você pescar baleias nas águas territoriais do SEU país.

        Greenpeace esse que atacou um navio petroleiro da Petrobras ano passado, e ate agora queria saber o porque.

        e esse filme se repete em vários outros países de outras formas, como o caso do nepal, onde o governo foi obrigado por países estrangeiros a criar uma lei de proteção ao tigres, que comem mais de 20 pessoas por ano lá.
        Ou ate mesmo aqui no brasil, onde no mato grosso ano passado o ataque de onças á pessoas aumentou, tendo sido registrado o caso de trés crianças mortas por uma onça.
        só que os “bacanas” do Rio de janeiro e São paulo não querem que o pessoal do mato grosso mate as onças, claro que eles pensam assim já que não existem onças na porta da casa deles pra comer os filhos deles.

    • 7 de março de 2013 às 02:01 -

      Daniel Augusto

    • Ah não Arthur! Você ta pintando um quadro horrível da situação, é o mesmo que eu justificar as atitudes de algum ladrão citando alguma história de pobreza, maus tratos, abusos na infância, com uma subvida a margem do desprezo de uma sociedade capitalista, pôr uma criança como filho do ladrão batendo numa porta de vidro implorando por comiiiida num tom de voz baixo e trêmulo na mais completa definição do desespero da vida. Por do mesmo lado um pobre ladrão armado com toda a experiência de uma vida traumática e fracassada enquanto segura uma revólver na mão e a esperança de um dia conseguir se quer uma estabilidade alimentar futuramente(quase chorei rss…).

      E outra coisa: garanto que não foram as onças que invadiram o seu território, mas sim as pessoas da sua cidade que invadiram o território delas. É o mesmo que destruir toda uma floresta e depois reclamar do desaparecimento de um rio que gerava água para diversas famílias. Em fim, acho as essa atitudes do PETA como o Renan falou, apenas um “pití” de quem não tem o que fazer realmente e só quer mostrar serviço.

      • 7 de março de 2013 às 09:21 -

        Arthur

      • em primeiro lugar você esta certo; não posso justificar tais atos com uma historia de alguém que esta na pior, e fico feliz que tenha me batido de frente com uma argumentação tão bem feita (I so proud of you boy)

        mas na parte das onças eu não posso concordar, os homens e mulheres que vivem e trabalham lá, alem de serem importantes para economia brasileira, já vivem ai desde os anos 60, mas agora a situação com as onças piorou, pois acreditasse que sua população aumentou drasticamente, e não só as que já viviam ali, porque quase todas as onças realmente originadas desse lugar já sumiram faz tempo, mas também onças que viviam mais ao norte estão vindo para o mato grosso porque nessa região existe abate fácil e abundante, que seria o gado.

        me lembro do caso em que em uma noite uma onça matou mais de 30 cabeças de gado porque estava treinando os filhotes, ela não comeu nenhuma só deixou ali apodrecendo.

      • 7 de março de 2013 às 16:23 -

        Daniel Augusto

      • Quem bom que a gente ta discutindo sobre pontos diferentes sem nos digladiarmos Arthur… Deu até vontadende tomar uma cerveja rsss…

  • 6 de março de 2013 às 19:27 -

    Everton Rodrigues

  • Para começar quase ninguem tem acesso á uma baleia, e ninguem iria deixar de jogar O Black Flag pra ir matar baleia, eles só querem um pouco de holofote em cima de coisas bobas.

  • 6 de março de 2013 às 19:30 -

    Rafael Lopes

  • que ridiculo, misturar jogos com realidade esse assunto ja ta mais que passado, ridiculo.
    De certo vou pegar um barco juntar ums bebados e sair matando baleias, ou os caçadores de baleia vão jogar e matar mais baleias ainda, essas tentativas de soluçoes nao levam a nada.

    • 6 de março de 2013 às 19:32 -

      Arthur

    • se você for juntar uma galera pra ir matar umas baleias, to dentro.

      • 7 de março de 2013 às 11:11 -

        Daniel Augusto

      • Também to dentro! Tem uma que mora do lado da minha casa e que faz um barulho infernal ás 6 manhã que dizem que é aquilo é um canto ecoado por algumas espécies desse tipo.

  • 6 de março de 2013 às 16:36 -

    Allan Costa

  • Quando eu vi que teria esse tipo de recurso no game, eu tinha certeza, mas não achar, CERTEZA que o PETA ia falar sobre, deveria ter apostado uma grana

  • 6 de março de 2013 às 16:44 -

    Daniel de Araujo

  • Essa PETA tem que parar de usar os videogames como meio de propaganda. Eu sei que ela quer tentar atingir os “novos” etc. Mas com isso, ela só consegue mais haters.

  • 6 de março de 2013 às 16:48 -

    ThiagoPC

  • muito loko caraca

  • 6 de março de 2013 às 16:51 -

    leandro(leon belmont) alves

  • esse povo do PETA é desocupado. com animais reais em extinção, eles vão se preocupar como Baleias que existe num game? como se algum gamer fosse caçar mamiféros aquáticos por causa do jogo….

  • 6 de março de 2013 às 17:01 -

    Renan do Prado

  • Campanha: Salvem os pixels em extinção!

    Juntem-se a nós para acabar com a barbárie que é cometida todos os dias e ninguém tem o mínimo de preocupação. A cada minutos bilhões de criaturas pixeladas são brutalmente assassinadas apenas para satisfazer o prazer sádicos dos monstros que se auto-denominam “gamers”.

    As espécies das famílias 8, 16 e 32 bits foram praticamente extintas, mas esforço estão sendo feitos para manter vivos algumas especies remanescentes, tudo para que os gamers tenham o prazer de relembrar como era matá-las brutalmente.

    Venham todos, unidos pela preservação dos pixels, polígonos e bits!!! Não se preocupem com os animais reais, deve ter alguém aí cuidando deles, o que facilita nosso trabalho, assim não temos que nos preocupar com sangue real mas…. salvem os pixels!!!!

    …. É assim que eu enxergo os “pitis” do PETA.

  • 6 de março de 2013 às 17:02 -

    keith

  • Se o jogo retrata uma história/estória, logo não tem problema aparecer tal fato, mas se o jogo for da época atual é altamente recomendável (para não dizer proibido) não usar esse tipo de analogia, essa é minha humilde opinião. Mas convenhamos, infelizmente existem alguns (a minoria claro) jogadores facilmente manipuláveis de neurônios pequenos que vão querer matar uma baleia de verdade.

    • 6 de março de 2013 às 18:06 -

      Daniel Augusto

    • Pois é! eu mesmo já tava afiando meu arpão pra matar algumas. So tomara que meu filho não jogue esse jogo ridículo! vai que ele larga a boa família que ele tem que o aconselha durante a tarde de almoço ou a noite de janta pra sair por aí matando baleias.

      Tudo bem que ele (meu filho) so tem 10 anos de idade, estuda em tempo integral, faz judô, tem uma família amiga ao invés de autoritária etc… mas vai que um joguinho resolve influenciar mais na vida dele do que todo o resto?

      “Quando eu der uma vida a ele igual a que pais irresponsáveis dão aí sim eu vou culpar o video game, porque é mais conveniente do que culpar a mim mesmo ou a ele (é assim que as pessoas pensam, não?)”

      É claro que eu to zuando!!! Vá tomar banho com essa de proibição à caça as baleias virtuais!

      • 7 de março de 2013 às 08:39 -

        keith

      • haha eu sei que estão zuando, só expressei a minha opinião (liberdade de expressão correto?!)

        Conheço muito moleque sem noção que faz tudo o que vê, infelizmente existe, eu não vejo problema pra mim, porque eu sei que eu não sou influenciável.

        Sem stress amigo.

  • 6 de março de 2013 às 17:13 -

    Bruno

  • Não é legal fazer carinho e alimentar animais, isso eu já faço na minha vida. Matar eles é que é legal!

    • 6 de março de 2013 às 17:22 -

      leandro(leon belmont) alves

    • se alguém do PETA lesse isso, não ia entender o sarcasmo

  • 6 de março de 2013 às 20:21 -

    William Steve

  • Eu não entendi!!! PETA esta preocupada com a matança de BALEIAS no JOGO, alguem tem que avisar para ela que vão matar PESSOAS tambem, o PETA tem que avisar as autoridades sobre esse massacre que os gamer vão fazer em breve.

  • 6 de março de 2013 às 17:30 -

    Tiago Roseta

  • Eles partem do principio… “Falem mal… mas falem de mim!”
    Então é fácil ficar falando essas merdas só para permanecerem na mídia e alguém que patrocina esse grupo ver que estão fazendo alguma coisa.

  • 6 de março de 2013 às 17:45 -

    João

  • Ridículo. 99% dos MMORPG tem matança de animais para ganhar itens e subir de nível. Eu mesmo matei inúmeros lobos em The Lord of Rings Online e nunca vi uma reclamação de nenhuma ONG preocupada com animais virtuais.
    Além disso, a maioria dos jogadores não tem tempo nem recursos para participar de caçadas em alto-mar de baleias e semelhantes.

  • 6 de março de 2013 às 21:01 -

    Raphael Cabrera

  • Nissin Orfali apoia o PETA

    • 6 de março de 2013 às 18:13 -

      Daniel Augusto

    • Eu curti rss…

    • 6 de março de 2013 às 23:58 -

      Renan Do Prado

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK BOA!!!!!!

  • 6 de março de 2013 às 18:14 -

    Bender

  • E vocês esperavam o que de uma ong onde a principal personalidade é a Pamela Anderson?
    Se eles são contra a “exploração” de animais então eu espero que eles mantenham a coerência e não usem 99% dos remédios que existem no mercado (a maioria são testados em ratos e/ou macacos antes de serem testados em humanos).Se caçar baleias tiver alguma importância científica é lógico que eu vou ser a favor.
    Só estou esperando a hora que essa ong de celebridades começar a protestar contra os jogos do Mario, por ele pisar em tartarugas.Talvez tenham até a colaboração daquela outra ong patética, chamada femem, acusando o jogo de ser machista pelo fato da princesa precisar sempre da ajuda de um ser masculino.

  • 6 de março de 2013 às 21:18 -

    Ronaldo Freitas

  • Tempestade em copo d'agua (e com um navio de brinquedo dentro). Essa Ong deveria se preocupar com o que ocorre com os animais na vida real. Ninguém vai sair caçando baleias depois de jogar o jogo. Nem que vc tente fazer cosplay do pirata do AC4.

  • 6 de março de 2013 às 23:18 -

    Vinícius Elias

  • Véi, que ridículo ¬¬ como se eu fosse querer matar uma baleia de verdade ¬¬ pelo visto parece que vale mais a pena se preocupar com os animais virtuais do que os reais…

    • 7 de março de 2013 às 00:54 -

      Gabriel Albanez

    • falou td cara.. tem nada a ver isso com a realidade, é a mesma merda de falar q jogos deixam as pessoas violentas ¬¬

    • 7 de março de 2013 às 17:44 -

      Melques Aleixo

    • Bom.. O videogame, assim como tudo, exerce de fato influência sobre a subjetividade das pessoas. Não é a toa os jogos de guerra geralmente estarem vinculados à luta contra terroristas de países do qual os Estados Unidos guerreiam ou guerrearam.. É uma forma de propaganda política e naturalização e tal (Assim como os filmes fazem).. Outro exemplo é a naturalização da violência e tal, hoje em dia os pré adolescentes, adolescentes e adultos olham com muito mais naturalidade uma pessoa ser estripada em filmes e essas coisas, na verdade muitos ADORAM este tipo de coisa (Porém se isto torna as pessoas violentas de fato é outra história. Para mim é besteira. Mas não é este o foco agora!)..

      Mas este caso em específico me parece uma gigantesca masturbação mental. Este é um jogo histórico e é interessante imergir nas subjetividades da época e "viver" um pouco daquilo! Vejo a construção mental de alguns jogos muito parecida com a dos livros e este é um dos casos.. Não vejo nenhuma lógica uma pessoa querer ou até mesmo concordar com o assassinato de baleias por jogar este jogo.. Um pouco da tal "naturalização"? Talvez sim… Mas não o suficiente para ficar enxendo o saco desta forma…

      Acho que eles fazem este tipo de coisa mais para chamar atenção do que verem um motivo coerente de fato.. É mais para querer cutucar os gamers e fomentar debate.. Ao menos espero que seja isto. Se não for: PQP, o que passa na cabeça desta galera? o_o

  • 6 de março de 2013 às 21:00 -

    Ana

  • Olha, como feminista assumida, eu diria que até entendo o lado da PETA. Eu também não jogaria ou apoiaria um jogo que trás violência contra mulheres ou crianças de uma forma glamurizada, assim como fico ressabiada para vários outros elementos de alguns jogos [eu faria uma verdadeira bíblia aqui se eu fosse escrever esses elementos, fica pra outra~]

    Por um lado, é fictício? É. Mas eu não nego que tem gente doida por aí que se inspira em jogos e filmes. Todo doido é inspirado por um elemento externo [game, jogo, filme, novela, rádio, time], mas nem toda pessoa que absorve essa cultura é doida.

    Tendo isso em consideração, eu posso citar mil e uma marcas de roupas que tiram a pele dos animais para fazer casacos [sabe a chinchila, aquele coelhinho que é uma gracinha? São 200 delas para fazer um casaco de pele para um homem de 1.65m, mais ou menos] e infelizmente eu não vejo a mesma mobilização contra essas grandes boutiques. Por outro lado eu não me mobilizo tanto quanto deveria sobre os direitos dos animais, então não tenho o menor direito de opinar sobre as batalhas deles. Por outro lado os entendo, também fico chateada quando alguns grupos sociais se mobilizam contra propagandas e cia e todos ficam “Isso é falta de louça pra lavar” ou “Lutar pela corrupção ninguém quer” [claro, um impede o outro], enfim.

    Apesar de tudo, ainda acho improvável que um mané meta a faca numa BALEIA. Mas com o PETA as lutas do PETA.

    • 6 de março de 2013 às 23:26 -

      Daniel Augusto

    • Com todo o respeito… falou muito e não falou nada.
      Mas com todo o respeito (novamente) é o de se esperar de quem se assume como parte de “mais um lado” generalista que é o caso de se assumir feminista, machista, petista, psdbista, religioso, ateu, nazista, comunista, sonysta, caixista ou qualquer outra bobagem que resume tudo apenas a dois lados onde se deve obrigatoriamente escolher um deles ou nenhum.

      • 6 de março de 2013 às 23:55 -

        Ana

      • Com todo respeito, Daniel, vai na wikipédia e digita o que é feminista. Feminista não é o mesmo que machista.

        E de fato, eu flei mto e flei nada. Pq simplesmente eu compreendo a razão de protesto do PETA. Pra gente, que está do lado de fora, pode ser nada. Mas pra eles, de repente, representa algo. Longe de mim defender eles, visto que eu não estou por dentro do movimento. Mas se para eles faz algum sentido, why not?

        Eu prefiro ter pessoas lutando por causas. Mesmo que PARA MIM, olhando de fora, pareça frescura.

        Mas há quem diga que protesto contra propaganda de cerveja seja pura frescura tbm, então novamente, eu sei o que é ter suas razões e motivos chamados de ‘frescura’.

      • 7 de março de 2013 às 00:00 -

        Ana

      • Aliás, para mim, seria coerente se a PETA se manifestasse em casos como esse:

        http://blogueirashame.blogspot.com.br/2013/03/a-wood-face-de-uberlandia.html#.UTgCLhzvuSo

        Mas como eu não sou do movimento, não cabe a mim dar pitaco nas lutas que eles tomam parte. Sem falar que o PETA provavelmente trabalha com números, estatísticas e o cabide à quatro.

        O problema é que eles apenas jogam “Ah, mataram baleias virtuais, não pode minha gente!”. Se eles falassem “Os estudos feitos pelo laboratório X na cidade Y comprovam que houve um aumento de violência contra animais num determinado período após as crianças serem expostas à jogos onde se pode matar animais”

      • 7 de março de 2013 às 00:27 -

        Arthur

      • o que diabos você tem contra cassacos de pele?

        muitas pessoas humildes vivem da criação de chinchilas e coelhos pra sobreviver agora você vem me dizer que errado?

      • 7 de março de 2013 às 10:04 -

        Ana

      • “Pessoas humildes”, Arthur?

        O lucro do comércio de peles é altíssimo. Altíssimo. Você não compra pele na Marisa ou na Renner. Você compra pele na Lili Sarti, na Gucci e na [insira aqui marca absurdamente cara].

        No Brasil, dependendo da marca, o casaco sai por R$10.000

        E vc acha que o vendedor da pele é bobo? Se fosse e rendesse tão pouco, eles não teriam o cuidado de tirar a pele de um animal vivo pra vender.

        E outra: pelo sintético taí. Mais fácil de se fazer e mais barato [pq o que se usa de água fazendo 1 casaco de pele natural dá pra fazer 4 ou 5 de pele fake]

        http://www.dw.de/a-volta-dos-casacos-de-pele/a-1518857 , em todo caso.

    • 7 de março de 2013 às 10:33 -

      Henrique Gonçalves

    • Eu acho, SÓ ACHO, que estamos saindo um pouco do ponto de Peta, baleias virtuais e Assassin’s Creed IV: Alma Negra Edition. Mas quero apontar algumas coisas primeiramente.

      Ana: Eu tenho uma pergunta que adoraria se você respondesse, você já ouviu falar de Anita Sarkeesian? Ela tem o blog Feminist Frequency e ela causou aquela loucura inteira no Kickstarter sobre o projeto Tropes vs. Women in Videogames (que na verdade irá começar nesta sexta feira). Eu queria saber a sua opinião sobre o caso inteiro porque estou pensando em apontar temas de objetificação feminina nos jogos em futuros textos para a Arkade.

      Agora que tiramos isso…. particularmente acho Peta errada por caçar briga em lugares tão bizarros quanto a industria dos videogames.

      AC IV nos coloca como piratas e adivinha, piratas faziam coisas ruins, muito ruins mesmo! É mais uma questão de autenticidade dos produtores do que procurar uma glorificação em matar baleias virtuais, não sei se alguém vai sair de casa e começar a matar baleias logo depois de jogar.

      Peta deveria procurar os verdadeiros problemas sobre os animais que estão em perigo real, e não os animais que estão jogando o jogo.

      • 7 de março de 2013 às 11:24 -

        Arthur

      • na verdade ana, todos essas empresas que fabricam cassacos como a Gucci, compram suas peles de terceiros e entre esses temos desde uma empresa especializada ate um pequeno produtor.

        só porque o preço do cassaco é altíssimo, não quer dizer que o cara que cria as chinchilas ta milionário, o preço de uma chinchila viva ta entre 25 reais ou menos, que quem trabalho na remoção da pele delas ganha que eu me lembre 50 por chinchila ou menos, tirando os custos que o cara tem pra manter as chinchilas.

        o cassaco é caro porque é de marca.

      • 7 de março de 2013 às 11:36 -

        Arthur

      • só pra não dar informação errada sobre o preço:

        “- A qualidade da pele brasileira evoluiu muito nos últimos 10 anos. Antes ela era comercializada entre US$ 16 e US$ 18 a unidade. Atualmente esse valor está na média de US$ 30 a US$ 32 – destaca o presidente da entidade Carlos Pérez.”

        seriam $62 reais por chinchila.

      • 7 de março de 2013 às 11:42 -

        Arthur

      • e valor gasta na criação de de uma chinchila tá em torno de $14 dólares, o que daria uns 25 reais.

      • 7 de março de 2013 às 14:35 -

        Ana

      • Arthur, não fale tão levianamente de chinchilas, eu tenho uma e meu coração quebra em pedacinhos quando se toca na temática chinchilaVScasacos, rs.

        Os números que eu tinha lido falavam sobre a Europa e ali realmente aparentava que a situação dos criadores não eram a de pessoas ricas, mas sim de pessoas que vivem bem. Verdade que há o impasse da profissão e tudo mais, mas eu ainda não consigo deixar de achar desnecessário a criação de animais para a criação de casacos de pele. Já evoluímos mto na tecnologia têxtil para isso.

        Henrique, eu já tinha lido umas duas matérias sobre a Anita [o nome dela não me era estranho] mas eu não tinha ouvido falar sobre o Feminist Frequency. Irei fuçar nele hoje.

        Sobre a mídia pop e o feminismo, eu recomendo o The Escher Girls [tumblr que zoa como as personagens femininas são representadas na mídia. Muitas participantes enviam desenhos corrigindo ou sugerindo releituras sobre]. Tem também o The Hawkeye Initiative, mas esse é mais voltado para os quadrinhos mesmo.

        Sobre a Anita, eu verei o blog dela direito [não vale dar uma lida por cima né] e mando um comentário decente sobre.

      • 7 de março de 2013 às 15:13 -

        Ana

      • Opa Henrique, só falta assistir os vídeos que a Anita fez! [no momento eu estou no trabalho haha ):]

        Mas o que dizer sobre o trabalho dela? Fez um sucesso tremendo e fala exatamente sobre duas coisas que desanimam uma garota a jogar videogame: a falta de representação dela na mídia gamer e os próprios gamers.

        A começar pelos gamers: [e não são todos, tem mta gente legal nesse meio, mas tem gente q tbm….] é um tremendo de um saco você estar jogando e de repente pipocar mensagens de caras perguntando o número do seu sutiã ou se vc quer tirar uma foto sem roupa (e essas são as mais educadas, haha ¬¬) ou que te chamam de piranha pra baixo apenas por vc ter tirado a maior pontuação numa partida de COD. E se a guria então der um toque no rapaz (do tipo “trabalhe em grupo, o time não é só vc”), é pra colocar até as irmãzinhas na ‘xingatina’. E é por essa razão mesmo que eu não faço questão de jogar online, tô ali pra me divertir, não pra passar nervoso. Mas tenho amigas que jogam online e passam por isso: uma xinga igual ou até pior. A outra joga com o perfil do irmão dela, pra se camuflar. Não deixa de ser uma situação chata, mas não é porque elas fizeram alguma coisa de errada ou são chatas: elas nasceram mulheres, logo, não deveriam estar ali (deveriam estar na cozinha herp derp nossa que piada engraçada).

        O

      • 7 de março de 2013 às 15:47 -

        Ana

      • A resposta saiu incompleta pq esse teclado não é meu rs.

        O outro fator é a representação da mulher nos jogos, e seguem bem os estereótipos que a Anita colocou em cada vídeo: a donzela indefesa, a lutadora sexy, a vilã sexy, a ‘recompensa’, enfim. Não só esses padrões são limitantes, como também vale comentar o design que é dado a essas personagens: elas são praticamente todas iguais.

        O corpo segue o mesmo, mudando uma característica ou duas: alta e esguia, corpo violão [uma cintura um tanto imaginável e que vira 360 graus para fazer a pose bunda-peito], mas no geral, elas não variam como a figura masculina: tem o fortão baixinho de queixo quadrado, o fortão alto de rosto triangular, o magrelo com cara de criança, o loiro com tronco largo e quadril estreito, o negro de corpo quadrado. A variação dada ao modelo masculino é muito maior do que a dada ao modelo feminino: não importa a função da personagem, ela tem que ser bonita.

        Sobre os estereótipos comportamentais, ainda peca por não criar personagens novas ou diversificá-las: há a princesa dependente [Peach], a garota que espera pacientemente pelo seu amor [Tifa], a vilã sexy [mil exemplos], a badass de salto alto [Trish], a virgem reencarnada e assim por diante. São poucas que conseguem fugir desses modelos.

        – Ah Ana, então não pode mais ter vilã sexy ):?

        Pode! Mas o problema é ela apenas ser sexy. O que ela tem além do ‘I’m sexy and I know it?’. A Ada, de RE por exemplo, é uma tremenda femme fatale com papéis dignos durante o game. Ela não está ali para enfeite, ela é fundamental no roteiro. A bayonetta tem um jogo que é fanservice puro. Mas ela ainda é a protagonista daquela história.

        Mas francamente, de vilãs sexy o mundo já está cheio. Já não é mais criativo também.

        O bacana do trabalho da Anita é o número de contriuições e doações que ela conseguiu. Quando eu comecei a estudar e ler sobre o feminismo [isso pra lá de 2010], eu francamente ficava triste pelo pouco que o movimento chamava atenção. Mas de lá pra cá ouve um verdadeiro BOOM na popularidade. Não só as gamers, mas as otakus, as geeks e as garotas fazem parte do mundo dos quadrinhos já não aceitam mais ficarem caladas e de cabeça baixa sobre qualquer atitude machista que acontece nesse meio. Elas estão se unindo e se mobilizando contra isso. O Escher Girls e a The Hawkeye Initiative são a ponta do iceberg. Grandes produtoras gamers com mulheres em altos cargos também estão se manifestando contra isso, e até mesmo a Xbox já comentou o quão desagradável é para eles saberem que as suas gamers estão incomodadas enquanto jogam [e é óbvio que isso é perda de lucro para eles também]. O que me deixa mais feliz nisso tudo é que pouco a pouco, estamos sim ganhando um pouco mais de respeito. Tem mto a se conquistar? E como, eu não estarei viva pra ver isso tudo. Mas trabalhos como o da Anita já estarem chamando tanta atenção é apenas uma prova [e das grandes] que sim, o mercado gamer tbm é formado por meninas e elas querem respeito.

        Qualquer dúvida é só postar ae o/ e se eu desviei do assunto, perdão lolz.

      • 7 de março de 2013 às 15:56 -

        Ana

      • “até mesmo a Xbox…”

        falha nossa

        “até mesmo a Microsoft…”

      • 7 de março de 2013 às 16:41 -

        Arthur

      • eu só vou comentar aqui pra terminar uma coisa,eu já tive um coelho quando era criança, eu chamava ele de poepay, porque ele só comia espinafre, eu adorava aquele coelho, infelizmente ele foi morto pelos cachorros de casa. Mas hoje eu adoro carne de coelho, eu gosto da lida de preparar a carne, cozinhar e comer. fica muito boa com molho e batatas.

        se você acha a sua chinchila especial, ok, ele seu bichinho nada mais compreensível , mas não vá saindo por ai tentando salvar todas as chinchilas do mundo só porque você gosta da sua.

        meu avó criava porcos, ate hoje adoro carne de porco, só que hoje pessoas criam porcos como bichos de estimação e eu não entendo isso porque sempre vi eles como animais que criamos pra comer.

      • 7 de março de 2013 às 18:29 -

        Daniel de Araujo

      • O comentário do Arthur é o único comentário que por um lado está certo e que por outro está errado LOL

        “Hoje eu como carne de coelho” >:D

      • 7 de março de 2013 às 23:10 -

        Henrique Gonçalves

      • Ana, MUITO OBRIGADO pela resposta. Você não sabe o quanto isso me ajuda… desde que ouvi falar da Anita eu queria escrever um texto sobre os temas que aponta mas nunca consegui arrumar a forma certa de dizer e opinar, especialmente pelo motivo que eu não recebo todos os problemas e complicações que as mulheres na indústria (consumidora e produtora) recebe no seu dia a dia (e devo admitir que eu tenho um certo medo de escrever sobre isso e sair de uma forma totalmente arrogante e presunçosa).

      • 8 de março de 2013 às 17:48 -

        Ana

      • Henrique, eu e as gamers que ficamos imensamente felizes com o espaço. Felizmente a Arkade se preocupa com essa questão [visto que outros sites q flam sobre games simplesmente lavam as mãos sobre essa questão]. Informação ainda é a melhor forma de conscientizar todos.

        E não há de que, qualquer coisa é só dar um toque aqui que responderei com o maior prazer. Achei que a resposta ficou grande, mas eu queria deixar tdo bem explicado [pq como é fácil colocar palavra na boca de uma feminista, omg]

        ‘Braços o/

  • 7 de março de 2013 às 02:51 -

    Matheus Lemos

  • pelo jeito eles nao tem competencia com os reais, e partem pros virtuais, um rpg eh prato feito pra eles reclamarem entao? onde oque tu mais faz eh matar bixo, mostrar monster hunter pra eles

  • 7 de março de 2013 às 01:44 -

    BrunOliver

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse povo viu… não tem mais oque fazer

  • 7 de março de 2013 às 08:04 -

    Angelo Scabuzzi

  • Tomara que a PETA não veja o novo Tomb Raider…kkkkkkkkkkkk.

  • 7 de março de 2013 às 08:11 -

    Eduardo

  • Imagina se eles jogarem o Skyrim e o Far Cry 3! aff…cada coisa!

    • 7 de março de 2013 às 10:08 -

      Ana

    • No Skyrim a justiça é feita com as galinhas pelo menos: matar uma e é capaz de tirarem a TUA pele pra fazer um casaco lolz.

      • 8 de março de 2013 às 10:10 -

        Eduardo

      • hsuahus…boa! rsrs

  • 7 de março de 2013 às 09:36 -

    Renan Costa Viana

  • E mais uma vez eu leio comentários desse tipo de notícia e lembro o porque que eu não gosto mias de ser chamado de gamer. Os caras nem estão tentando proibir nada, fazem só um comunicado, mas a galera solta a franga e, já que não tem nada pra argumentar, bosteja uma vez após a outra. Me sinto em uma creche.

    • 7 de março de 2013 às 09:46 -

      Renan do Prado

    • Por favor, exemplifique, educadamente, sem “frangas soltas” ou “bostejos”, que tipo de comentário o fez se sentir dessa forma.

    • 7 de março de 2013 às 11:01 -

      Daniel Augusto

    • “e lembro o porque que eu não gosto mias de ser chamado de gamer”, “Me sinto em uma creche”.

      Concluir dessa forma só me leva a pensar que ou você é um adolescente em fase aborreceste querendo “pagar de adulto” ou que é só mais um tonto “querendo causar”.

      Se você não se gosta mais de ser chamado de gamer e resolve postar algo ofensivo em uma comunidade gamer então se prepare pra ser chamado de algo que você se envergonhe (ou não, vai saber quem ou o que você é…). O seu comentário é tão (ou menos) importante quanto a minha ou a de qualquer pessoa aqui, porém, respondendo a esse seu comentário, agora sou eu que me sinto numa creche…

    • 7 de março de 2013 às 14:13 -

      Daniel de Araujo

    • Concordo com você em um ponto: Não gosto da palavra “gamer”, acho estranho e tem um tom de “meh”. Mas o resto do seu comentário foi ruim.

    • 7 de março de 2013 às 15:03 -

      Renan do Prado

    • Percebi uma coisa agora, o rapaz que soltou o comentário infeliz sobre “frangas soltas”, “bostejos” e “creches” é o mesmo que há tempos atrás declarou que pessoas que gostam de God of War (não precisa ser fã, basta achar legal) eram babacas. Argumentei com o rapaz e nunca mais recebi resposta.

      Onde está sua “creche” agora meu rapaz?

      • 7 de março de 2013 às 15:25 -

        Daniel de Araujo

      • Eu me lembro desse comentário, mas não lembrava de quem havia feito.

        Renan Costa, a unica criancinha aqui é você hahaha

      • 7 de março de 2013 às 16:34 -

        Daniel Augusto

      • Pô Renan! Vai tomar um café, o buly já está quente. Rsss…

      • 7 de março de 2013 às 16:46 -

        Renan do Prado

      • Eu não né? kkkkkkkkkkkkkkkk

      • 11 de março de 2013 às 11:35 -

        Renan do Prado

      • E nada de resposta do Sr. “me sinto numa creche” para os nossos comentários. Então tá né?

  • 8 de março de 2013 às 22:12 -

    Lucas Araujo

  • Velho eu axo que a ubisot ta cagando e andeando pra PETA, se eles tivessem preocupados com matança de animais, eles não tinham botado animais em far cry 3

    • 9 de março de 2013 às 23:16 -

      Bender

    • A Ubisoft e o resto do mundo.

  • 10 de março de 2013 às 03:47 -

    Marcos Paulo

  • Sinceramente, se fosse olhar pelo lado do PETA eles estão ” certos ” de querer que o assassin’s creed não tenha esse tipo de ato contra as baleias ou animais marinho, mas okay, se for pensar por esse lado os jogos nem deveriam sair do papel por estaria estimulando a matança entre pessoas uma vez que no assassin’s creed existe milhares de formas de matar um inimigo, e justamente por esse tipo de conteúdo que existe no jogo existe a CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA, ou seja não é para um menor de idade ou uma pessoa menor do que a classificação indicativa do jogo jogar, e sim para as pessoas maiores, que tem personalidade formada e discernimento do que é certo e errado, enfim, sou totalmente contra o que o PETA esta tentando impor.

  • 11 de março de 2013 às 01:42 -

    Thiago

  • Lógico, e não tem nada demais em sair pelas ruas esfaqueando seres humanos, ou será que isso vai me dar vontade de fazer o mesmo?
    Isso é só um jogo, a Ubisoft não está mandando ninguém terminar o jogo e ir pro mar matar baleinhas indefesas…

  • 11 de março de 2013 às 12:37 -

    Joao Henrrike Torres Cruz

  • E muita frescura de alguns orgaos quererem interferi em 1 jogo, como se fosse realidade da vontade de manda tudim ir pra casa do meu vizinho pq a mae dele e 1 tremenda de 1 ,..,.,.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *