Plok, game de plataforma exclusivo para o Super Nintendo, quase teve uma versão para o Mega Drive

15 de maio de 2023
Plok, game de plataforma exclusivo para o Super Nintendo, quase teve uma versão para o Mega Drive

Plok, um game de plataforma para o Super Nintendo lançado em 1993, foi um dentre tantos outros que sofreu com a saturação do gênero na época. Pois apesar de ser um bom jogo, teve de dividir espaço com uma infinidade de games, passando despercebido por muita gente.

Mesmo sem os grandes holofotes de um jogo Mario ou do então vindouro Donkey Kong Country, é um jogo que tem tudo para agradar os fãs do gênero. Desenvolvido pelos irmãos Pickford, o game trazia estágios interessantes e bem coloridos, em um estilo o qual todo fã de Kirby iria curtir bastante.

O game tem sua história de desenvolvimento toda na Inglaterra, começando pela Zippo Games de Manchester, e seguindo para a Software Creations, pelos Pickfords, quando o primeiro estúdio fechou as portas. Pelo novo estúdio, um projeto que estava em desenvolvimento para arcades acabou se tornando no game de Super Nintendo que acabou indo para as prateleiras.

Até aí, tudo bem, pois quem gosta de conhecer bons games desconhecidos do passado, ou investigar o mundo dos games mais a fundo, já deve ter conhecido melhor Plok. Mas o que ganhou a luz recentemente foi o fato de que o game, que é exclusivo de Super Nintendo, poderia ter recebido uma versão para o Mega Drive, que teria sido lançada em 1994.

Quem trouxe esta informação foi Kev Edwards, um programador da Software Creations, que trouxe a informação em seu Twitter junto de uma antiga entrevista que o estúdio deu para a revista Game Fan, em 1994:

Mike Webb, cofundador do estúdio, disse na época que “haviam terminado Plok para o Mega Drive“, além de afirmar que estavam com vários outros games em desenvolvimento para os consoles da SEGA e Nintendo. Também afirmou que não estavam mergulhando no desenvolvimento do CD-ROM, como muitos já o faziam naquela época, mas preferia seguir investindo em consoles, incluindo o Master System e Game Boy.

De qualquer forma, o game “que estava pronto” acabou nunca sendo lançado, sem sabermos os motivos que causaram o seu cancelamento. Em seu tweet, Edwards explicou um pouco do processo do port, após dizer que havia esquecido tudo sobre tal versão. Já Ste Pickford lembrou que o jogo era praticamente o mesmo, embora sofresse de lentidão e contasse com bugs que nunca haviam sido corrigidos de forma adequada.

Isso quer dizer que o port existe, mas que nunca foi lançado. O que se torna, a partir de agora, um desafio para os fãs que lidam com as famosas adaptações de Mega Drive. Pois os desenvolvedores podem seguir os mesmos passos feitos lá em 1994 e desenvolver o port, ou tentar por vias próprias meios de se fazer a versão para os 16-bits da SEGA. Além disso, também há o desafio da busca de algum protótipo original ou arquivo perdido pelo tempo que nos leve de volta para este capítulo da história dos videogames.

E seja para jogar clássicos do Super Nintendo ou do Mega Drive, o RG35XX, que você encontra no AliExpress, segue sendo a melhor opção custo-benefício entre todos os portáteis do gênero.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *