Polêmica: EA irá implantar sistema de microtransações em todos os seus games
A Electronic Arts tomou uma decisão bastante polêmica, que certamente irá gerar imensas discussões e revoltas na comunidade gamer: a empresa anunciou que irá adotar as famigeradas microtransações em todos os seus games!
Antes de mais nada, vamos dar uma breve contextualizada: a atual geração nos brindou com um tópico que gera um misto de reprovação e empolgação em gamers de todo o mundo: os DLCs, sigla para Downloadable Contents, que em português significam, de forma bem literal, “Conteúdos Baixáveis“.
A empolgação neste termo está relacionada ao aumento da vida útil de alguns games: The Elder Scrolls V: Skyrim, por exemplo, possui expansões vendidas digitalmente que aumentam enormemente a “vida” do game, adicionando várias horas extras de aventuras novas e inéditas.
Outro exemplo de DLC bem utilizado está em jogos da Rockstar: GTA IV e Red Dead Redemtpion, por exemplo, contam com DLCs que são praticamente novos jogos dentro do universo já estabelecido do game.
O lado negro da Força está no constante crescimento de DLCs inúteis, que acrescentam elementos (mapas, personagens ou benefícios) que poderiam muito bem estar inclusos no disco. Muitas vezes, fica aquela amarga impressão de que não recebemos 100% do jogo que compramos, pois algumas DLCs acrescentam elementos importantes, que deveriam estar no disco (e muitas vezes estão, mas “bloqueados”).
Uma das maiores polêmicas envolvendo esses conteúdos estão nos games de luta. Graças ao sistema de DLCs, personagens que deveriam estar no game são vendidos separadamente, o que deixa ainda mais forte aquela sensação de “jogo incompleto”.
Um dos exemplos que causa mais revolta em muita gente é o modelo de negócios que a Capcom adota. Ela tinha o péssimo hábito de bloquear certos recursos do game (como personagens ou missões extras) dentro do disco, vendendo via DLC apenas a “chave de desbloqueio” para estes conteúdos, que já estão contidos na programação do game.
Segundo a Capcom, esta era uma forma mais fácil de gerenciar esses conteúdos e eliminar downloads muito longos, mas por conta da revolta geral dos jogadores, o sistema não anda mais sendo utilizado. Os DLCs continuam existindo, mas desta vez eles (em teoria) não estão no disco.
Esta semana, Blake Jorgensen, diretor financeiro da Electronic Arts, declarou que a produtora planeja implantar um sistema de microtransações em todos os seus games por vir. O sistema é semelhante ao que vimos no recente Dead Space 3, onde o jogador pode comprar armas e itens exclusivos utilizando dinheiro real.
Através dessas microtransações, em novos games ainda por vir, os gamers poderão (se quiserem) usar dinheiro real para, por exemplo, comprar uma arma melhor para seu soldado de Battlefield, um jogador melhor para seu time em FIFA, ou até mesmo um upgrade para a toda-poderosa Nanosuit de Crysis? Estamos apenas especulando, mas tudo dependerá das estratégias que a EA irá empregar para cada jogo.
Jorgensen fez a seguinte declaração: “estamos construindo em todos os nossos jogos a capacidade de pagar por coisas ao longo do caminho, para chegar a um nível superior, e os consumidores estão gostando e abraçando essa forma de negócio“. Será mesmo? Com que consumidores ele ando falando?
Ele ainda disse que a EA está desenvolvendo uma forma de realizar essas microtransações de maneira mais segura, em especial para usar cartões de crédito durante as transações. Já há até mesmo uma equipe da EA está desenvolvendo uma forma de gerenciar as transações de dentro da EA, evitando complicações externas para os clientes.
Obviamente, vários gamers já estão demonstrando sua insatisfação por esta iniciativa em fóruns e sites pela internet.
E você, caro leitor, o que acha desta nova medida da EA? Acha que a empresa está exagerando ao querer inserir microtransações em todos os seus futuros jogos, ou concorda que esta novidade pode ser benéfica de acordo com seu funcionamento? Deixe sua opinião nos comentários!
(Via: IGN)
Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).
Raul Bueno
Pay to Win nos cosoles agora também!! PQP!! Cashers gonna love.
Renan do Prado
Não só consoles, mas consoles, PCs, Smartphones, tablets, jogos do facebook (se bem que já existe há tempos lá), e tudo o mais que for da EA.
leandro(leon belmont)alves
Pay to Win nos consoles agora também????
FU@#$@$#!!!
Adilson
Que f*da isso hein…. mas é a regra do capitalismo selvagem, da ganancia desenfreada das empresas não importa quais são.. e se já não bastasse o absurdo que a gente paga nos jogos… ainda entrega jogos incompletos pra ganhar mais vendendo DLC.
Isso é muito chato mesmo… e do jeito que a coisa anda… se brincar vão acabar com as campanhas off-line, e você só vai poder jogar on-line pagando um extra e pra o cenário ficar mais caótico… vão inventar uma forma onde só é possível você terminar o jogo comprando o último mapa, ou comprando mais poder/vida/imunidade, ou comprado uma arma que só ela que vence o “Big Boss”…. que bosta isso :(
Kubrick Stare Nun
“vão inventar uma forma onde só é possível você terminar o jogo comprando o último mapa”
LOL! Periga mesmo! :D
André Roque
Vamos torcer para eles não terem sucesso, pois garanto que muitas empresas ficaram de olho nessa idéia, se elas acharem que pode ser uma boa concerteza elas irão adotar tambem essa medida. Afinal qual empresa não gosta de dinheiro. Mas no pior dos casos é se todas adotarem a medida de uma vez!!! ai não adianta deixar de comprar um determinado jogo.
Alessandro Soledade
O negócio é protestar e não comprar. Se a tática deles não der lucro, eles não vão mantê-la.
Edimartin Martins
A única solução é o boicote.
Compre o jogo mas não compre nenhum DLC.
Vitor Viotti
Podem reclamar o quanto quiserem dessa decisào da EA, mas enquanto ele tiver direito sobre algumas das melhores franquias que temos hoje, vai ficar tudo na reclamação mesmo.
Renan do Prado
Não é bem assim, pois não se trata por exemplo de uma expansão com mais X horas de gameplay pra algum game e sim “arma poderosa = $ 2,99”, “faca que explode = $ 1,99”, “Nanosuit rosa, azul, verde, branca, etc = $ 0,99”.
Mesmo que sejam esses preços ou mais caros, eu, e muita gente, dificilmente gastaria dinheiro com isso. Claro que vai ter gente que comprará, eu não condeno o interesse. Mas se chegar ao ponto de um pay-to-win, como o Raul mencionou acima, então a EA não terá razão nenhuma nem que lance o melhor game da história do universo.
Natan Filippi
"melhores franquias" HAHAHAHAHAHAH
Daniel Souza
tava pensando nisso tb. melhores franquias?
Vitor Viotti
Crysys, Dead Space, Battlefiled, NFL (ninguem joga isso no brasil direito, mas nos EUA faz um relativo sucesso), sim city (com novo jogo ainda esse ano), need for speed (ta certo que fizeram muita besteira recentemente, ams eles ainda é deles). Isso são as que eu lembro de cabeça.
teste@teste.com.br
cara na boa, sejamos sinceros, as unicas franquias realmente uteis da EA são: Fifa, Dead Space, Battlefield e NFL(fora do país), o resto é resto, Crysys é ridiculo, só serve pra ver grafico foda, NFS é caça niquel, um jogo pior q o outro. Esse papo de melhores franquias é exagero, algumas boas e nada mais…
Eduardo Sena da Costa
Crysis 3 promete, mas acho que será o último. Dead Space TALVEZ renove o fôlego com esse lançamento. Os outros que vc citou, não são o carro-chefe da EA. Enfim, acho que foi um tiro no pé de uma empresa que já não mais brilha como antigamente.
Fabricio Marques
FIFA
Daniel de Araujo
Peguei Crysis 3 emprestado com um amigo. Como eu posso dizer…ehhh…até agora, ele ta morno para baixo. Além de ser muito fácil, o 2 era mais intenso.
Daniel de Araujo
A EA consegue f#der as suas próprias franquias de um jeito que nem a Activison consegue. Se isso for verdade…
Adeus “melhores franquias que NUNCA existiram” hahahaha
Leonardo
Eu gostei muito de Dante’s Inferno!
Apesar de ser uma cópia descarada de God of War!
Eu acho que a EA deveria investir numa franquia desse jogo! Fazer continuações e investir num padrão próprio pro jogo! Pra ele sair da sombra de GoW
Daniel de Araujo
Eu também gostei de Dante’s Inferno. Mas achei o mesmo um jogo muito monótomo, tendo o Inferno como cenário, e sendo baseado na Divina Comédia, eu esperava MUITO mais do jogo.
Leandro Torreal
sinto que tenho sorte por estar ficando velho e perdendo o interesse por games…
Damien
Está virando um novo estilo de MMORPG!! :)
Depois eles reclamam da pirataria e falam em prejuízo…..
silver surfer
Isso é ! Reclamam da pirataria e falam em prejuízo , mais tá parecendo esses políticos ladrões que ficam roubando do povo e os políticos falam a mesma coisa !
Renan do Prado
Calma galera!!! A estratégia é só da EA (e que fique só na EA), não são todos os games que existem que adotarão isso!!!! (Espero que nunca, ou não tão cedo)
Arthur
ele tem razão, temos que ver o lado bom, por enquanto é só a EA que teve essa ideia.
m0zilla
Que o futuro da THQ seja o mesmo da EA
Hhahahahhahahahahahahahahahah
m0zilla
que o futuro da EA seja o mesmo da Pobre THQ’
ahahhahahahahahahahahahauhahauhayayagsghasgagyhyahsyu
Diego Lima
É fazer oq?? Não comprarei mais jogos da EA, uma pena.
leandro(leon belmont)alves
nem eu, te apoio nisso
ViTcHaWmMmM
RIDICULO!!!
Arthur
” bonequinho vendido separadamente”
agora essa merda chegou aos jogos.
elfojonas
Se os jogos forem grátis e nós tivermos que pagar apenas pelos recursos adicionais até que fica interessante a ideia.
O duro é pagar pelo jogo e mais pelos extras, ai é sacanagem.
Diana
Eu tenho The Sims Freeplay no meu tablet e ele tem um sistema de pagamento lá. Porém, tudo que é ofertado, ou é acessório “cool” para o boneco, ou um móvel, sei lá, diferente, ou são recursos para agilizar suas ações no game, como construir uma casa, ter filho, cozinhar etc.
Eu não me importaria se fosse baseado nesses moldes, que não comprometessem sua jogabilidade e seus ganhos. Dá para eu ter as mesmas coisas que outro jogador que paga, no caso dos recursos, só que a diferença é que ele ganha mais rápido por tê-los comprado.
Claro, se for diferente do que vejo no The Sims Freeplay, aí é sacanagem mesmo. Foda-se o pay to win, já estaria pagando o jogo, caramba. Se em MMO isso já era motivo de desgosto, imagine em consoles, androids e tudo mais.
Murillo Jorge
pay to win
Freeze
O sistema de “cash” é a maneira com que empresas que realizam jogos “Free to Play” ganham dinheiro. Jogos pagos não deveriam ter esses itens bloqueados! DLC’s até são aceitáveis, pois são pacotes de “atualizações”, criadas após o desenvolvimento do game, para completá-lo.
Gamers que não gostam do sistema de cash muitas vezes desistem de jogar jogos “Free to Play” devido à desigualdade de força e oportunidade entre jogadores normais e “cashers”: imaginem se isso realmente acontecer em jogos pagos.
Kubrick Stare Nun
Só digo uma coisa:
YARR!
Kubrick Stare Nun
http://www.youtube.com/watch?v=ndV6DnFNJxo
Felipe Bentes
ja imaginou isso a um tempo atraz ?? para jogar Mario tivessemos que pagar pelo yoshi ou uma vida ou sei la para entrar no castelo .. isso realmente e revoltante
Riou
Muito boa a comparaçao.rsrsrsrs
silver surfer
É uma me@#$ ter que pagar pra adquirir mais itens ! Antigamente era só ver dicas de revistas de games pra obter itens e outros opcionais , mas pagar pra obter item é um saco !
zecarlos
uia na minha opiniao baixou a apple store na EA hahahaha…..e mais uma tatica de mercado,pra obrigar a se consumir mais e mais …..eu particularmente nao consumo nada…de dlc…mesmo alguns me interessando bastanto….o que na verdade sao pouquissimos…..entao tipo assim nao tenho do que reclamar ,e sou da seguinte opiniao,nao gosta de dlc nao compra
Chernobyl
petição: DLC somente após 1 ano do lançamento do game….
A proposta não é , “o dlc prolongar a experiencia do game”???
Henrique Cruz
contanto que eles vendam o jogo inicial por um preço BEM MAIS ACESSIVEL, podem cobrar pelos inumeros "patchs"
Robson AK
Acho que isso vai fazer eles ganharem mais e nós termos menos pelo mesmo preço. Com certeza só será pior para quem compra, nunca é melhor.
Henrique Cruz
tipo, se o jogo X custa 50$, eles vendem partes do jogo por 20$, depois vao vendendo 3 patch de10$ no fim vai dar na mesma… é até melhor porque se voce enjoar ou nao gostar economizou uns $$ mas se for exp infinitas ai fode.
Robson AK
Duvido, se o jogo custava $50, vão vender por $40 e + 3 patches de $25
ThiagoPC
EU NAO SOU A FAVOR , ALEM DE PAGAR UMA FURTUNA NO JOGO TEM QUE PAGAR PELOS PATCHES
Pedro Gonçalves
Nada mais irritante que eles colocarem essas transações pra funcionar no estilo Pay to Win dos jogos online
Andre Carlos
cada vez mais os jogos estao ficando 100 graca !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Edimartin Martins
Imagina só no Need for Speed.
Você compra o menu do jogo. Agora as pistas e os carros são comprados por DLC.
eric
resumindo a opera: BOICOTE, só não comprar mais jogos da EA, tem outras produtoras boas por ai, assim também elas, as outras produtoras não seguiram o mesmo caminho desses safados Capitalistas!
Diego Galdino Gigioli
Interessante, se o objetivo é ganhar dinheiro, não é mais fácil aumentar o preço do game completo do que gerar um desconforto para os gamers e ainda agredir o nome da empresa?