Polêmica: EA irá implantar sistema de microtransações em todos os seus games

28 de fevereiro de 2013

Polêmica: EA irá implantar sistema de microtransações em todos os seus games

Electronic Arts tomou uma decisão bastante polêmica, que certamente irá gerar imensas discussões e revoltas na comunidade gamer: a empresa anunciou que irá adotar as famigeradas microtransações em todos os seus games!

Antes de mais nada, vamos dar uma breve contextualizada: a atual geração nos brindou com um tópico que gera um misto de reprovação e empolgação em gamers de todo o mundo: os DLCs, sigla para Downloadable Contents, que em português significam, de forma bem literal, Conteúdos Baixáveis

A empolgação neste termo está relacionada ao aumento da vida útil de alguns games: The Elder Scrolls V: Skyrim, por exemplo, possui expansões vendidas digitalmente que aumentam enormemente a “vida” do game, adicionando várias horas extras de aventuras novas e inéditas.

Outro exemplo de DLC bem utilizado está em jogos da Rockstar: GTA IV e Red Dead Redemtpion, por exemplo, contam com DLCs que são praticamente novos jogos dentro do universo já estabelecido do game.

O lado negro da Força está no constante crescimento de DLCs inúteis, que acrescentam elementos (mapas, personagens ou benefícios) que poderiam muito bem estar inclusos no disco. Muitas vezes, fica aquela amarga impressão de que não recebemos 100% do jogo que compramos, pois algumas DLCs acrescentam elementos importantes, que deveriam estar no disco (e muitas vezes estão, mas “bloqueados”).

Polêmica: EA irá implantar sistema de microtransações em todos os seus games

Uma das maiores polêmicas envolvendo esses conteúdos estão nos games de luta. Graças ao sistema de DLCs, personagens que deveriam estar no game são vendidos separadamente, o que deixa ainda mais forte aquela sensação de “jogo incompleto”.

Um dos exemplos que causa mais revolta em muita gente é o modelo de negócios que a Capcom adota. Ela tinha o péssimo hábito de bloquear certos recursos do game (como personagens ou missões extras) dentro do disco, vendendo via DLC apenas a “chave de desbloqueio” para estes conteúdos, que já estão contidos na programação do game.

Segundo a Capcom, esta era uma forma mais fácil de gerenciar esses conteúdos e eliminar downloads muito longos, mas por conta da revolta geral dos jogadores, o sistema não anda mais sendo utilizado. Os DLCs continuam existindo, mas desta vez eles (em teoria) não estão no disco.

Esta semana, Blake Jorgensen, diretor financeiro da Electronic Arts, declarou que a produtora planeja implantar um sistema de microtransações em todos os seus games por vir. O sistema é semelhante ao que vimos no recente Dead Space 3 onde o jogador pode comprar armas e itens exclusivos utilizando dinheiro real.

Através dessas microtransações, em novos games ainda por vir, os gamers poderão (se quiserem) usar dinheiro real para, por exemplo, comprar uma arma melhor para seu soldado de Battlefield, um jogador melhor para seu time em FIFA, ou até mesmo um upgrade para a toda-poderosa Nanosuit de Crysis? Estamos apenas especulando, mas tudo dependerá das estratégias que a EA irá empregar para cada jogo.

Polêmica: EA irá implantar sistema de microtransações em todos os seus games

Jorgensen fez a seguinte declaração: “estamos construindo em todos os nossos jogos a capacidade de pagar por coisas ao longo do caminho, para chegar a um nível superior, e os consumidores estão gostando e abraçando essa forma de negócio. Será mesmo? Com que consumidores ele ando falando?

Ele ainda disse que a EA está desenvolvendo uma forma de realizar essas microtransações de maneira mais segura, em especial para usar cartões de crédito durante as transações. Já há até mesmo uma equipe da EA está desenvolvendo uma forma de gerenciar as transações de dentro da EA, evitando complicações externas para os clientes.

Obviamente, vários gamers já estão demonstrando sua insatisfação por esta iniciativa em fóruns e sites pela internet.

E você, caro leitor, o que acha desta nova medida da EA? Acha que a empresa está exagerando ao querer inserir microtransações em todos os seus futuros jogos, ou concorda que esta novidade pode ser benéfica de acordo com seu funcionamento? Deixe sua opinião nos comentários!

(Via: IGN)

52 Respostas para “Polêmica: EA irá implantar sistema de microtransações em todos os seus games”

  • 28 de fevereiro de 2013 às 12:32 -

    Raul Bueno

  • Pay to Win nos cosoles agora também!! PQP!! Cashers gonna love.

    • 28 de fevereiro de 2013 às 09:42 -

      Renan do Prado

    • Não só consoles, mas consoles, PCs, Smartphones, tablets, jogos do facebook (se bem que já existe há tempos lá), e tudo o mais que for da EA.

    • 28 de fevereiro de 2013 às 10:12 -

      leandro(leon belmont)alves

    • Pay to Win nos consoles agora também????

      FU@#$@$#!!!

    • 28 de fevereiro de 2013 às 11:25 -

      Adilson

    • Que f*da isso hein…. mas é a regra do capitalismo selvagem, da ganancia desenfreada das empresas não importa quais são.. e se já não bastasse o absurdo que a gente paga nos jogos… ainda entrega jogos incompletos pra ganhar mais vendendo DLC.

      Isso é muito chato mesmo… e do jeito que a coisa anda… se brincar vão acabar com as campanhas off-line, e você só vai poder jogar on-line pagando um extra e pra o cenário ficar mais caótico… vão inventar uma forma onde só é possível você terminar o jogo comprando o último mapa, ou comprando mais poder/vida/imunidade, ou comprado uma arma que só ela que vence o “Big Boss”…. que bosta isso :(

      • 28 de fevereiro de 2013 às 15:32 -

        Kubrick Stare Nun

      • “vão inventar uma forma onde só é possível você terminar o jogo comprando o último mapa”

        LOL! Periga mesmo! :D

    • 28 de fevereiro de 2013 às 14:15 -

      André Roque

    • Vamos torcer para eles não terem sucesso, pois garanto que muitas empresas ficaram de olho nessa idéia, se elas acharem que pode ser uma boa concerteza elas irão adotar tambem essa medida. Afinal qual empresa não gosta de dinheiro. Mas no pior dos casos é se todas adotarem a medida de uma vez!!! ai não adianta deixar de comprar um determinado jogo.

      • 1 de março de 2013 às 17:35 -

        Alessandro Soledade

      • O negócio é protestar e não comprar. Se a tática deles não der lucro, eles não vão mantê-la.

    • 2 de março de 2013 às 15:23 -

      Edimartin Martins

    • A única solução é o boicote.
      Compre o jogo mas não compre nenhum DLC.

  • 28 de fevereiro de 2013 às 12:36 -

    Vitor Viotti

  • Podem reclamar o quanto quiserem dessa decisào da EA, mas enquanto ele tiver direito sobre algumas das melhores franquias que temos hoje, vai ficar tudo na reclamação mesmo.

    • 28 de fevereiro de 2013 às 09:41 -

      Renan do Prado

    • Não é bem assim, pois não se trata por exemplo de uma expansão com mais X horas de gameplay pra algum game e sim “arma poderosa = $ 2,99”, “faca que explode = $ 1,99”, “Nanosuit rosa, azul, verde, branca, etc = $ 0,99”.

      Mesmo que sejam esses preços ou mais caros, eu, e muita gente, dificilmente gastaria dinheiro com isso. Claro que vai ter gente que comprará, eu não condeno o interesse. Mas se chegar ao ponto de um pay-to-win, como o Raul mencionou acima, então a EA não terá razão nenhuma nem que lance o melhor game da história do universo.

    • 28 de fevereiro de 2013 às 13:27 -

      Natan Filippi

    • "melhores franquias" HAHAHAHAHAHAH

    • 28 de fevereiro de 2013 às 13:45 -

      Daniel Souza

    • tava pensando nisso tb. melhores franquias?

    • 28 de fevereiro de 2013 às 13:50 -

      Vitor Viotti

    • Crysys, Dead Space, Battlefiled, NFL (ninguem joga isso no brasil direito, mas nos EUA faz um relativo sucesso), sim city (com novo jogo ainda esse ano), need for speed (ta certo que fizeram muita besteira recentemente, ams eles ainda é deles). Isso são as que eu lembro de cabeça.

      • 28 de fevereiro de 2013 às 11:49 -

        teste@teste.com.br

      • cara na boa, sejamos sinceros, as unicas franquias realmente uteis da EA são: Fifa, Dead Space, Battlefield e NFL(fora do país), o resto é resto, Crysys é ridiculo, só serve pra ver grafico foda, NFS é caça niquel, um jogo pior q o outro. Esse papo de melhores franquias é exagero, algumas boas e nada mais…

    • 28 de fevereiro de 2013 às 14:11 -

      Eduardo Sena da Costa

    • Crysis 3 promete, mas acho que será o último. Dead Space TALVEZ renove o fôlego com esse lançamento. Os outros que vc citou, não são o carro-chefe da EA. Enfim, acho que foi um tiro no pé de uma empresa que já não mais brilha como antigamente.

    • 28 de fevereiro de 2013 às 19:27 -

      Fabricio Marques

    • FIFA

    • 28 de fevereiro de 2013 às 16:38 -

      Daniel de Araujo

    • Peguei Crysis 3 emprestado com um amigo. Como eu posso dizer…ehhh…até agora, ele ta morno para baixo. Além de ser muito fácil, o 2 era mais intenso.

    • 28 de fevereiro de 2013 às 16:40 -

      Daniel de Araujo

    • A EA consegue f#der as suas próprias franquias de um jeito que nem a Activison consegue. Se isso for verdade…

      Adeus “melhores franquias que NUNCA existiram” hahahaha

      • 28 de fevereiro de 2013 às 21:13 -

        Leonardo

      • Eu gostei muito de Dante’s Inferno!

        Apesar de ser uma cópia descarada de God of War!

        Eu acho que a EA deveria investir numa franquia desse jogo! Fazer continuações e investir num padrão próprio pro jogo! Pra ele sair da sombra de GoW

      • 28 de fevereiro de 2013 às 21:17 -

        Daniel de Araujo

      • Eu também gostei de Dante’s Inferno. Mas achei o mesmo um jogo muito monótomo, tendo o Inferno como cenário, e sendo baseado na Divina Comédia, eu esperava MUITO mais do jogo.

  • 28 de fevereiro de 2013 às 12:42 -

    Leandro Torreal

  • sinto que tenho sorte por estar ficando velho e perdendo o interesse por games…

  • 28 de fevereiro de 2013 às 09:44 -

    Damien

  • Está virando um novo estilo de MMORPG!! :)
    Depois eles reclamam da pirataria e falam em prejuízo…..

    • 28 de fevereiro de 2013 às 17:38 -

      silver surfer

    • Isso é ! Reclamam da pirataria e falam em prejuízo , mais tá parecendo esses políticos ladrões que ficam roubando do povo e os políticos falam a mesma coisa !

  • 28 de fevereiro de 2013 às 09:52 -

    Renan do Prado

  • Calma galera!!! A estratégia é só da EA (e que fique só na EA), não são todos os games que existem que adotarão isso!!!! (Espero que nunca, ou não tão cedo)

    • 28 de fevereiro de 2013 às 10:37 -

      Arthur

    • ele tem razão, temos que ver o lado bom, por enquanto é só a EA que teve essa ideia.

      • 28 de fevereiro de 2013 às 11:58 -

        m0zilla

      • Que o futuro da THQ seja o mesmo da EA

        Hhahahahhahahahahahahahahahah

      • 28 de fevereiro de 2013 às 12:05 -

        m0zilla

      • que o futuro da EA seja o mesmo da Pobre THQ’

        ahahhahahahahahahahahahauhahauhayayagsghasgagyhyahsyu

  • 28 de fevereiro de 2013 às 13:02 -

    Diego Lima

  • É fazer oq?? Não comprarei mais jogos da EA, uma pena.

    • 28 de fevereiro de 2013 às 10:13 -

      leandro(leon belmont)alves

    • nem eu, te apoio nisso

  • 28 de fevereiro de 2013 às 10:28 -

    ViTcHaWmMmM

  • RIDICULO!!!

  • 28 de fevereiro de 2013 às 10:32 -

    Arthur

  • ” bonequinho vendido separadamente”

    agora essa merda chegou aos jogos.

  • 28 de fevereiro de 2013 às 10:32 -

    elfojonas

  • Se os jogos forem grátis e nós tivermos que pagar apenas pelos recursos adicionais até que fica interessante a ideia.

    O duro é pagar pelo jogo e mais pelos extras, ai é sacanagem.

  • 28 de fevereiro de 2013 às 13:25 -

    Diana

  • Eu tenho The Sims Freeplay no meu tablet e ele tem um sistema de pagamento lá. Porém, tudo que é ofertado, ou é acessório “cool” para o boneco, ou um móvel, sei lá, diferente, ou são recursos para agilizar suas ações no game, como construir uma casa, ter filho, cozinhar etc.

    Eu não me importaria se fosse baseado nesses moldes, que não comprometessem sua jogabilidade e seus ganhos. Dá para eu ter as mesmas coisas que outro jogador que paga, no caso dos recursos, só que a diferença é que ele ganha mais rápido por tê-los comprado.

    Claro, se for diferente do que vejo no The Sims Freeplay, aí é sacanagem mesmo. Foda-se o pay to win, já estaria pagando o jogo, caramba. Se em MMO isso já era motivo de desgosto, imagine em consoles, androids e tudo mais.

  • 28 de fevereiro de 2013 às 16:33 -

    Murillo Jorge

  • pay to win

  • 28 de fevereiro de 2013 às 14:36 -

    Freeze

  • O sistema de “cash” é a maneira com que empresas que realizam jogos “Free to Play” ganham dinheiro. Jogos pagos não deveriam ter esses itens bloqueados! DLC’s até são aceitáveis, pois são pacotes de “atualizações”, criadas após o desenvolvimento do game, para completá-lo.
    Gamers que não gostam do sistema de cash muitas vezes desistem de jogar jogos “Free to Play” devido à desigualdade de força e oportunidade entre jogadores normais e “cashers”: imaginem se isso realmente acontecer em jogos pagos.

  • 28 de fevereiro de 2013 às 15:46 -

    Kubrick Stare Nun

  • Só digo uma coisa:

    YARR!

  • 28 de fevereiro de 2013 às 19:10 -

    Felipe Bentes

  • ja imaginou isso a um tempo atraz ?? para jogar Mario tivessemos que pagar pelo yoshi ou uma vida ou sei la para entrar no castelo .. isso realmente e revoltante

    • 28 de fevereiro de 2013 às 16:28 -

      Riou

    • Muito boa a comparaçao.rsrsrsrs

  • 28 de fevereiro de 2013 às 17:33 -

    silver surfer

  • É uma me@#$ ter que pagar pra adquirir mais itens ! Antigamente era só ver dicas de revistas de games pra obter itens e outros opcionais , mas pagar pra obter item é um saco !

  • 28 de fevereiro de 2013 às 19:23 -

    zecarlos

  • uia na minha opiniao baixou a apple store na EA hahahaha…..e mais uma tatica de mercado,pra obrigar a se consumir mais e mais …..eu particularmente nao consumo nada…de dlc…mesmo alguns me interessando bastanto….o que na verdade sao pouquissimos…..entao tipo assim nao tenho do que reclamar ,e sou da seguinte opiniao,nao gosta de dlc nao compra

  • 28 de fevereiro de 2013 às 20:22 -

    Chernobyl

  • petição: DLC somente após 1 ano do lançamento do game….

    A proposta não é , “o dlc prolongar a experiencia do game”???

  • 28 de fevereiro de 2013 às 23:42 -

    Henrique Cruz

  • contanto que eles vendam o jogo inicial por um preço BEM MAIS ACESSIVEL, podem cobrar pelos inumeros "patchs"

    • 28 de fevereiro de 2013 às 23:46 -

      Robson AK

    • Acho que isso vai fazer eles ganharem mais e nós termos menos pelo mesmo preço. Com certeza só será pior para quem compra, nunca é melhor.

    • 28 de fevereiro de 2013 às 23:47 -

      Henrique Cruz

    • tipo, se o jogo X custa 50$, eles vendem partes do jogo por 20$, depois vao vendendo 3 patch de10$ no fim vai dar na mesma… é até melhor porque se voce enjoar ou nao gostar economizou uns $$ mas se for exp infinitas ai fode.

    • 1 de março de 2013 às 00:08 -

      Robson AK

    • Duvido, se o jogo custava $50, vão vender por $40 e + 3 patches de $25

  • 1 de março de 2013 às 01:11 -

    ThiagoPC

  • EU NAO SOU A FAVOR , ALEM DE PAGAR UMA FURTUNA NO JOGO TEM QUE PAGAR PELOS PATCHES

  • 1 de março de 2013 às 22:20 -

    Pedro Gonçalves

  • Nada mais irritante que eles colocarem essas transações pra funcionar no estilo Pay to Win dos jogos online

  • 1 de março de 2013 às 23:22 -

    Andre Carlos

  • cada vez mais os jogos estao ficando 100 graca !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 2 de março de 2013 às 15:24 -

    Edimartin Martins

  • Imagina só no Need for Speed.

    Você compra o menu do jogo. Agora as pistas e os carros são comprados por DLC.

  • 4 de março de 2013 às 13:01 -

    eric

  • resumindo a opera: BOICOTE, só não comprar mais jogos da EA, tem outras produtoras boas por ai, assim também elas, as outras produtoras não seguiram o mesmo caminho desses safados Capitalistas!

  • 7 de março de 2013 às 23:37 -

    Diego Galdino Gigioli

  • Interessante, se o objetivo é ganhar dinheiro, não é mais fácil aumentar o preço do game completo do que gerar um desconforto para os gamers e ainda agredir o nome da empresa?

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