Por que eu preciso de uma VPN para jogar?

3 de outubro de 2020
Por que eu preciso de uma VPN para jogar?

Se você é do tipo que passa os finais de semana conectado com seus amigos enfrentando os mais difíceis chefes nas masmorras de um MMORPG, ou se a sua paixão é acelerar aquele carro tunado para vencer seus amigos em corridas online, você pode estar exposto aos perigos da Internet.

Não importa que tipo de jogo você goste, se algum dos seus jogos (em qualquer plataforma) se conectar à Internet, é uma boa ideia usar uma VPN para navegar anônimo e, assim, manter sua privacidade e segurança – e ainda aproveitar algumas vantagens. Uma VPN Premium também pode melhorar sua experiência de jogo.

Benefícios do uso de uma VPN para jogos

Maior segurança, privacidade e anonimato são só alguns dos benefícios trazidos por uma VPN. Mas há muitos outros motivos para usar este tipo de serviço para jogar, desde maior segurança contra ataques e no uso de redes públicas, até vantagens na jogatina, com taxas de ping mais baixas e estáveis. Confira abaixo estes e muitos outros benefícios!

1. Proteja-se contra outros jogadores

Embora isso não aconteça com frequência, houve alguns casos relatados, principalmente em jogos multiplayer, em que os jogadores ficam tão irritados que começam a perseguir outros players. Se uma pessoa insatisfeita encontrar seu endereço IP, ele poderá invadir suas contas de mídia social ou até rastrear sua localização e persegui-lo off-line.

Com uma rede VPN, porém, é impossível que isso aconteça, pois o seu endereço IP fica completamente mascarado. Assim, as suas horas de jogatinas ficam muito mais seguras e protegidas de jogadores mal intencionados e trolls.

2. Evite ataques DDoS

O ataque DDoS consiste no envio de múltiplas solicitações para o aparelho invadido com o objetivo de atingir a capacidade máxima que o site ou a máquina tem de lidar com diversas solicitações, impedindo seu funcionamento correto, provocando lentidão e até mesmo total congelamento do aparelho. 

Hoje, o software DDoS está prontamente disponível para que qualquer pessoa possa executar um ataque assim contra um site ou outros usuários. Como uma VPN mascara o seu endereço IP, qualquer pessoa que tente fazer este tipo de ataque não consegue encontrar sua conexão para inundá-la com dados desnecessários.

3. Mantenha-se seguro em WiFi público

Quer você goste de jogar no seu telefone, tablet ou laptop, pode haver momentos em que você se conecte via Wi-Fi público. Tal tipo de rede está disponível em praticamente qualquer lugar – hotéis, restaurantes, aeroportos e até shoppings. Mas na maioria das vezes, o WiFi público não é seguro e pode representar muitas ameaças, como redes não criptografadas. 

Isso significa que os dados entre o seu dispositivo e o roteador e, portanto, a Internet, estão disponíveis para qualquer um ver, permitindo que os hackers coletem informações sobre tudo o que você faz online. 

Eles podem ver quais sites você acessa e qualquer informação digitada. Com esses dados, um hacker pode invadir suas mídias sociais e até mesmo contas de cartão de crédito e bancárias. 

A maioria das VPNs Premium oferecem vários recursos de segurança, como tecnologias de criptografia de primeira linha. Portanto, o uso de uma VPN criptografa seus dados, mesmo se você estiver usando Wi-Fi público e você mantém os seus dados completamente protegidos.

4. Esqueça a limitação da largura de banda

Muitos provedores de serviço de Internet (ISPs) limitam ou diminuem a largura de banda por um motivo ou outro. Alguns aceleram durante horários e dias específicos para facilitar o congestionamento na rede. Outros aceleram automaticamente se detectam tráfego específico na rede, principalmente jogos, streaming e compartilhamento de arquivos.

Como você provavelmente sabe, a quantidade de dados que um jogo usa varia consideravelmente de acordo com o título, o tipo de jogo e o que você faz no jogo. Se você jogar por mais de algumas horas por dia e baixar todas as atualizações, pode encontrar um limite de dados rapidamente.

Uma VPN pode ajudar a evitar a limitação de dados criptografando as informações, dificultando o seu ISP de descobrir se você está jogando ou simplesmente navegando na Internet.

5. Evite restrições geográficas

Muitos jogos online têm servidores em várias regiões e costumam usar a tecnologia de bloqueio geográfico para garantir que você se conecte ao servidor em sua região.

Isso geralmente acontece se um jogo ainda não é lançado em todo o mundo, quando são agrupados por idioma ou quando os jogos são tão populares que eles precisam de servidores em várias regiões para lidar com todas as conexões.

Se você estiver nos EUA, por exemplo, conecte-se a um servidor nos EUA. Se você estiver no Reino Unido, conecte-se a um servidor no Reino Unido ou na Europa. Mas isso pode causar problemas se você mora em uma região e deseja se reunir com amigos online em outros países ou continentes.

As VPNs Premium têm servidores em várias territórios. Portanto, é fácil conectar-se a um servidor fora da sua área normal. Escolha uma empresa apropriada e conecte-se através da sua VPN ao servidor na localização desejada. Como uma VPN oculta o seu endereço IP real e atribui um do servidor ao qual você se conecta, não há problemas em jogar em qualquer região.

6. Não se preocupe com proibições de IP

Muitos fabricantes de jogos usam proibições de IP como uma maneira de manter os usuários fora do jogo, se violarem os termos de serviço e outras regras.

Houve até alguns casos em que os usuários são banidos por IP sem motivo. Algumas proibições são temporárias – o intervalo de uma semana por mau comportamento, enquanto outras são permanentes.

Obviamente, não é uma boa ideia violar quaisquer termos de serviço ou outras regras. Mas se você descobrir que foi banido por IP por algum motivo, a conexão por meio de uma VPN fornecerá um novo endereço IP para que você possa ignorar a proibição.

Observe que muitos jogos realmente proíbem o uso de VPN. Porém, uma VPN de boa qualidade possui servidores suficientes. Se você for banido pelo uso da VPN, tente conectar-se a um servidor diferente.

7. Reduza os tempos de atraso e ping

Não há nada pior do que entrar em batalha com um chefe de masmorra apenas para descobrir que seus poderes não estão funcionando como deveriam. Os longos tempos de ping (o tempo de envio e recebimento de dados entre o aparelho e o servidor do jogo) são uma das principais causas do atraso, que pode arruinar a sua sessão de jogo e sua diversão.

Uma das principais causas de longos tempos de ping é a distância entre o dispositivo e o servidor do jogo. O uso de uma VPN para conectar-se a um servidor mais próximo do servidor do jogo pode reduzir esse empecilho e melhorar bastante a sua jogatina.

Conclusão

Não importa qual tipo de jogo ou por qual plataforma você joga, uma VPN pode protegê-lo de vários problemas de segurança e privacidade que podem te causar muita dor de cabeça.

As VPNs permitem que você jogue com amigos em outros países e acesse conteúdo com bloqueio geográfico. Elas também mantêm suas informações e dados em segurança ao transmitir e navegar na Internet.

Portanto, são uma ótima escolha para quem deseja jogar de forma mais segura e aproveitar todas as vantagens de poder se conectar a qualquer servidor do mundo.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *