Preview Arkade: Testamos a demo de Nioh, uma mistura de Dark Souls com Onimusha bem interessante

29 de abril de 2016

Preview Arkade: Testamos a demo de Nioh, uma mistura de Dark Souls com Onimusha bem interessante

Nioh é um game com uma longa história. Talvez você já tenha ouvido falar delee no passado mas não se lembre, pois esse game tem uma história tão longa quando a do próprio The Last Guardian!

No ano de 2004, Ni-Oh, como era chamado na época, foi um título anunciado pela Koei (antes de se tornar Koei Tecmo) com lançamento previsto para 2006. O game era planejado para ser um título inicial do Playstation 3, assim como o próprio The Last Guardian. Porém, como o game da Team Ico, ele não foi lançado no ano previsto e se seguiram anos e anos com quase nada de notícias do game, fora a já conhecida resposta da produtora: “O game ainda está em desenvolvimento”. Antes de prosseguirmos, confira o primeiro trailer de Ni-Oh, que foi lançado na E3 de 2005, há 11 anos atrás!

Depois de anos e anos, o game passou para as mãos da Team Ninja, que re-anunciou o game em setembro do ano passado, e enfim, agora em 2016, seu Alpha Demo foi liberado para todos que possuem um PS4!

Nioh, como é chamado agora, contará a história do samurai ocidental William, baseado na figura real de William Adams, o primeiro samurai ocidental e loiro da história. No beta, a história do personagem é deixada de lado e acompanhamos as mecânicas do game, com duas fases bem grandes e difíceis para jogarmos.

O game é uma inusitada mistura entre Onimusha Dark Souls. De Onimusha temos a ambientação no Japão feudal, em terras dominadas por bandidos, ninjas, samurais inimigos e Yokais, demônios infernais que estão infestando as terras. E de Dark Souls temos o “coração” do gameplay, amplamente inspirado pelo RPG da From Software.

Sendo sincero, o gameplay é quase idêntico ao de Dark Souls: Não temos pausa, e ao morrermos, todos os nossos pontos de Amrita, equivalentes as almas de Dark Souls, ficam no cenário para que possamos recuperá-las após renascermos. No lugar das bonfires, temos pequenos templos onde podemos rezar. Ao rezar em um tempo, todos os inimigos mortos ressuscitam, e é aqui que podemos realizar diversas ações, como subir de nível, com a mesma mecânica de Dark Souls, subindo os atributos de sua preferência. E é aqui que escolhermos nosso espírito animal. Bem como, ao morrermos, William renascerá no último templo em que rezou.

Ainda temos os Kodamas, pequenos e engraçados espíritos verdes escondidos nos cenários, ao encontrá-los, os enviamos para os templos, e neles podemos receber bênçãos dos Kodamas. Os Kodamas são separados de acordo com a tigela que usam na cabeça, e cada um dá uma bênção diferente, e podemos escolher uma para receber, entre fazer com que inimigos dorpem mais itens de cura, armas, flechas e etc. Quanto mais Kodamas do mesmo tipo encontramos, melhor suas bênçãos.

Para equipar o personagem, também a mesma mecânica, mas com algumas diferenças. Dessa vez, podemos equipar apenas duas armas, que serão sempre usadas com as duas mãos. Além de todas as partes de vestuário e armaduras que podemos usar, podemos equipar William com dois talismãs, que nos conferem bônus de atributos, uns melhoram defesas, outros ataque, e etc. E podemos equipar até três itens para atalhos nos direcionais do controle. Esquerda troca sua arma, cima para consumir um Elixir, o Frasco de Estus do game, direita para equipar jutsus ou magias e baixo para itens diversos, como bombas, itens para reparar armas e armaduras, etc. Só é possível equipar 1 item em cada slot dos direcionais.

Já na hora do combate o game mostra sua identidade. Temos a barrinha de vida e a de Ki, que funciona como a stamina do personagem, consumida a cada golpe dado ou defendido. Quando o Ki acaba, William fica imóvel e ofegante por um breve momento até a barrinha começar a se encher, portanto gerenciar seu Ki é de extrema importância! Não saia atacando a esmo ou você morrerá em questão de segundos! E isso também vale para inimigos que possuem barrinha de Ki e também podem ficar cansados, use isso em sua vantagem!

Uma novidade muito interessante são as posturas e skills. Temos quatro posturas diferentes: Baixa, média, alta e arma embainhada. Cada postura tem sua própria leva de ataques, vantagens e desvantagens: Baixa foca na velocidade, mas causando pouco dano. Média equilibra velocidade e dano, e alta sacrifica a velocidade em prol de um dano muito maior. Usamos os botões quadrado para ataques normais e triângulo para ataques mais fortes, com L1 para defender, L2 para mirar, se você possuir um arco, e R2 para atirar flechas e para correr e desviar de ataques. Usando R1 mais os quatro botões coloridos do controle trocamos a postura de William, podendo ser trocada a qualquer momento, mesmo durante batalhas e ataques, exigindo porém perícia para não se dar mal no processo.

As skills são novos ataques e bônus de ataques e técnicas que podemos desbloquear conforme subimos de nível. Podemos aprender novos golpes para diferentes tipos de armas, como novas técnicas ninjas (os jutsus) como atirar shurikens, e magias, como poder encantar sua arma com fogo para causar mais dano. Podemos ainda customizar nossos combos, definindo qual golpe usar para finalizar um combo, após desbloquear técnicas novas.

O combate é bem intenso e muito difícil, chegando em momentos em que é mais difícil que Dark Souls! A IA dos inimigos é bem avançada, e eles exploram fraquezas e mudam suas posturas para nos atacar de forma mais eficaz. O ideal é sempre enfrentar um inimigo de cada vez, encarar dois ou mais é morte certa enquanto o jogador ainda estiver com level baixo. Temos quatro tipos diferente de inimigos: Humanos, dos quais temos dos mais fracos até os mais fortes e habilidosos, que podem usar todos os mesmos equipamentos que usamos. Temos um tipo de zumbi, que apesar da aparência fraca são muito traiçoeiros. Yokais, demônios grandes, fortes e muito difíceis de se encarar no começo. E os chefões. Na demo temos dois chefões, um para cada fase liberada. E eles são muito, mas muito fortes. Felizmente é possível enfrentá-los com certa facilidade se o jogador tiver força o suficiente e principalmente se pegar os padrões de ataque, mas isso demandará muita estratégia dos jogadores: Repetindo, não ataque a esmo ou você morrerá em questão de segundos!

Preview Arkade: Testamos a demo de Nioh, uma mistura de Dark Souls com Onimusha bem interessante

Os espíritos animais lembram Onimusha. Nos templos, podemos definir qual espírito animal queremos que nos auxilie. Temos quatro disponíveis: Uma raposa de fogo, um tubarão de água, um pássaro de vento, e um cãozinho Shiba Inu de eletricidade. Conforme se ataca e mata mais inimigos, William acumula poder, que ao ser usado, libera o espírito animal para realizar um ataque de área, que em seguida adiciona seu elemento a sua arma. Se você escolheu a raposa de fogo, sua arma ficará em chamas, e sua barra de vida mudará para acor do animal. Nesse modo, seus ataques ficam mais rápidos e poderosos, e cada ataque diminui a barrinha, bem como ao ser ataco. Dessa forma, ao usar o poder de seu espírito animal, evite ser ataco, pois assim você pode atacar muito mais antes da barrinha chegar ao fim e você voltar ao normal.

E para finalizar, os recursos online do game: Primeiramente, temos algo muito interessante que são os túmulos sangrentos. Em seu game, você encontrará por todos os lados marcas vermelhas semelhantes as que seu espírito animal deixa ao morrer. Essas marcas surgem de outros jogadores que morreram naquele exato local. Ao se aproximar dessas marcas, podemos ver o nome do jogador morto, que tipo de inimigo o matou, seu nível e seus equipamentos, e podemos invocar seu fantasma para nosso mundo para enfrentá-lo em batalhas bem interessantes onde o fantasma do inimigo e controlado pelo computador.

E tal como Dark Souls, temos a jogatina co-op. Ao se rezar em um templo, o jogador pode chamar um visitante para sua partida ao se fazer uma oferenda de Sake, que chamará jogadores em busca de partidas online para seu mundo. Para entrar na partida de outro jogador, você deve estar no mapa do game, que só é acessado após terminar uma fase. Vá para a fase que você deseja ir, e pressione quadrado para entrar no Matchmaking e entrar na partida de de algum jogador que tenha feito uma oferenda. Eu testei o modo online, e tal como em Dark Souls, ele é bem divertido. Porém tive alguns problemas com lags em alguns momentos, mas o mais provável seja por culpa de minha conexão com a internet que estava dando algumas baixas, mas fora isso, o co-op funciona perfeitamente. E não é difícil ou demorado para entrar ou chamar jogadores para sua partida!

Na parte gráfica e sonora o game é incrível. O visual é espetacular, com todas as armaduras samurai e incríveis efeitos de iluminação. Com destaque para a segunda fase, em que jogamos no meio de uma tempestade com um incrível efeito de chuva, água e relâmpagos iluminando o cenário a todo momento. Alie isso com músicas bem ao estilo Onimusha com sua ambientação no Japão feudal e o resultado é muito belo. Além disso, o game permite que você escolha a configuração gráfica do game! Com dois modos disponíveis: Você pode priorizar os gráficos, deixando-os mais bonitos, mas com um pequeno sacrifício quase imperceptível  de desempenho. Ou pode priorizar o desempenho, fazendo o game rodar com funcionalidades no máximo e a 60fps, sacrificando um pouco o visual do game.

E este foi Nioh, se você tem um PS4 e não jogou a demo, pois então corra para baixá-la, pois o Alpha Demo só estará disponível até o dia 05 de maio! Para ajudá-lo, CLIQUE AQUI para ir até a página de Nioh na PS Store e baixe já a demo! O game puxa muito de Dark Souls Onimusha, sendo parecidos demais principalmente com Dark Souls, mas felizmente o game tem identidade e um desafio muito grande. Apesar das semelhanças grandes demais ao ponto de parece que Nioh é uma cópia, ele realmente vale a pena ser testado e, se é mesmo uma cópia, é uma muito bem feita e que vale ser conferida!

Ah e mais uma coisa: Os jogadores que conseguirem derrotar o primeiro chefão do game ganham uma DLC gratuita para quando o game for lançado! Assim que você vencer o primeiro chefão, o game lhe avisará que você pode ir para a PS Store e pegar a DLC, te dando inclusive a opção de fazer isso na hora!

Nioh está previsto para ser lançado ainda este ano, mas sem data confirmada, exclusivamente para o Playstation 4.

4 Respostas para “Preview Arkade: Testamos a demo de Nioh, uma mistura de Dark Souls com Onimusha bem interessante”

  • 29 de abril de 2016 às 15:24 -

    C

  • Caralho, “mistura de Dark Souls com Onimusha” imaginei de cara um action RPG para agradar todos os adolescentes com transtorno de déficit de atenção que acham que dark souls é muito “parado” e não maneiro (adolescentes ainda falam “maneiro”? Acho que não). Felizmente não é isso segundo a matéria, mas tomei um susto hahaha

  • 29 de abril de 2016 às 15:28 -

    Carlos Schneider

  • Bacana, mas eu queria mesmo era uma continuação de Onimusha, cheio de CGs fodásticas e dando calo nos dedos de tanta espadada nos inimigos. 

  • 30 de abril de 2016 às 08:16 -

    Incredible

  • Lembra muito o Ninja Gaiden tbm em certas partes mas é bem mais Onimusha realmente.

  • 6 de setembro de 2016 às 23:11 -

    Aliana

  • Legal.

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