Preview Arkade: Construa, evolua e lute no mundo mortal de Conan Exiles

8 de fevereiro de 2017
Autor: Pedro Henrique Pinto Albuquerque

Preview Arkade: Construa, evolua e lute no mundo mortal de Conan Exiles

O bárbaro Conan recebe novamente um game, Conan Exiles, só que dessa vez não encarnamos o icônico personagem, mas sim um novo e moldado pelo jogador personagem, que deve sobreviver no hostil mundo habitado por criaturas, animais e outras pessoas que estão afim de te fazer de escravo e até te matar para ficar com tudo o que você lutou para conseguir, sim esse mundo é realmente brutal.

Primeiro antes de continuar o texto tem que deixar bem claro alguns pontos. O primeiro é que o game ainda não foi lançado oficialmente, ele está disponível para todos mas é early access, então por isso ele não está completo com tudo o que é prometido, e também apresenta alguns problemas, mas vou fazer uma vista grossa em relação aos “problemas” apresentados, que de fato não me atrapalharam e de fato quase não apareceram.

Preview Arkade: Construa, evolua e lute no mundo mortal de Conan Exiles

Falando do jogo em si, ele não é um MMO tal qual games como World Of Warcraft, Ragnarok entre outros, aqui o objetivo não é cumprir as quests, ir escolhendo seus jobs nem nada, o jogo se aproxima muito mais de um game de sobrevivência como The Forest, Rust (inclusive na polêmica das partes baixas) e até mesmo Minecraft do que os RPGs apresentados acima.

Então como é que o game funciona? É bem simples, e essa é sua maior qualidade. Primeiro você tem que entender que é possível jogar o jogo localmente, criando um servidor na sua própria maquina, e também é possível usar algum servidor da comunidade que suporta até 90 jogadores. Esses servidores são divididos em algumas categorias, tem aqueles que são feitos para PVP, para exploração, alguns totalmente experimentais, são muitas opções. E caso você seja o “admin” do server, tem acesso a um painel bem completo em termos de controle, em que é possível basicamente fazer de um tudo lá dentro.

Preview Arkade: Construa, evolua e lute no mundo mortal de Conan Exiles

Decidido se vai jogar sozinho ou com algumas pessoas e que tipo de jogo você quer jogar, o seu personagem começa sendo libertado de sua cruz pelo próprio Conan, e então partimos para a customização do personagem, que apresenta uma boa dosagem de personalização, inclusive permitindo que o jogador decida o tamanho do seu “bárbaro”, exatamente, aquele bárbaro que fica lá embaixo na anatomia masculina. Durante a criação do seu personagem você deve escolher sua raça, que define sua história de fundo, e o mais importante: para qual Deus ele irá servir, pois isso mudará a jogabilidade e o mesmo Deus que você escolher poderá ser invocado para ajudar na batalha.

Uma vez solto, é possível ficar assustado pois lá está você sem dica de onde ir, quase nu (ou de fato nu), desarmado e um deserto vasto a sua frente, mas mesmo sem muita indicação, você começa a entender o que tem que fazer e principalmente como fazer. É possível jogar tanto em terceira quanto em primeira pessoa, em um sistema de combate bem parecido com o de Skyrim. A partir do ponto que você entende como lutar, recolher recursos e onde conseguir eles, o foco agora vai pro sistema de crafting, que é muito simples de entender e isso o deixa muito divertido.

Preview Arkade: Construa, evolua e lute no mundo mortal de Conan Exiles

Ao derrotar os seus inimigos, o personagem ganha experiência e passa de nível e pode alocar pontos nos seus status básicos, mas o que mais importa é você desbloquear novas coisas para serem criadas a medida que vai evoluindo. Inicialmente você mal saberá fazer barbante, mas logo vai estará recolhendo pedras para construir sua primeira espada rústica e ganhando confiança ao derrotar inimigos mais fortes. E é a partir do momento que se pega o jeito do sistema de crafting do game que o mesmo cresce, pois agora você tem recursos, e pode criar seus próprios objetivos já que se tem os meios para isso.

O jogo também traz outros sistemas, como um sistema de escravidão em que você pode escravizar outros npcs para trabalhar para você, o próprio sistema de crafting com suas possibilidades cria a necessidade de construir uma base fixa, e ainda há o já mencionado sistema de religião, que permite que você invocar sua divindade para ajudar nas batalhas.

O game ainda está em early access e mesmo que possa parecer um game de sobrevivência genérico ambientado no universo de Conan, ele manda muito bem. A forma simples que ele se apresenta, convidativo ao ponto em que mesmo eu que nunca experimentei games do gênero (além de não ser muito fã do estilo), gostei bastante e me diverti. Sem me sentir tão perdido como achei que iria ficar.

Infelizmente não somos o Conan no game, mas temos os meios e o desafio de crescer e se desenvolver até ser tão poderoso quanto ele. Conan Exiles é definitivamente um game que merece a atenção que vem recebendo e que vale a pena ser testado. E agora resta esperar para ver o que mais será implementado no game até ele ser definitivamente lançado.

Conan Exiles já está disponível em Early Access para PCs, e chega nos próximos meses ao Xbox One e deve chegar em uma data ainda não definida ao Playstation 4.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *