Preview Arkade: A diversão das derrapagens na versão alpha do estiloso Drift Stage (PC)
Drift Stage, o nostálgico jogo de corrida desenvolvido por três pessoas, ganhou uma versão alpha para que possamos experimentar um pouco deste mundo veloz e colorido – e você pode conferir as nossas primeiras impressões do game logo abaixo!
Já faz um tempo que estamos acompanhando o desenvolvimento de Drift Stage na Arkade, desde seu anuncio feito alguns meses atrás, sua confirmação no Steam Greenlight e agora ao experimentarmos o primeiro demo deste excitante jogo de corrida.
Como havia sido prometido, os três desenvolvedores por trás deste projeto disponibilizaram uma versão alpha de Drift Stage demonstrando a primeira pista no modo Time Trial para que o público saiba o que esperar dele. Assim, baixei o demo, peguei o primeiro controle que vi pela frente e comecei a derrapar com o meu carro pela noite cintilante em meio a uma verdadeira selva de prédios iluminados por luzes neon.
E o primeiro elemento que se destaca em Drift Stage é justamente o seu visual distinto graças aos diversos tons de cores utilizados para pintar o cenário. O roxo predominante dos prédios se acentua bem com o amarelo das janelas e de seu próprio veiculo. As cores não foram escolhidas ao acaso, sendo capazes de complementar o próprio visual retrô do final dos anos 80/começo dos anos 90 nos videogames – algo que remete aos saudosos jogos de corrida Daytona e Cruis’n USA.
Também temos a trilha sonora que serve como uma pancada dos anos 80 graças ao uso de sintetizadores e guitarras elétricas na composição. Todos os elementos visuais e sonoros complementam-se e por isso Drift Stage consegue ser um jogo extremamente bonito e estiloso mesmo nos estágios iniciais do desenvolvimento (o jogo ainda está na fase alpha).
O gráfico de Drift Stage faz parte de um pequeno nicho que foca em uma época que os videogames estavam desenvolvendo o conceito de jogos 3D com modelos poligonais, e por isso boa parte deles são “mal desenhados”, com as formas geométricas tendo mais arestas do que deveriam. Mas o que era para ser feio acaba ganhando um certo charme pelo próprio tema que os desenvolvedores decidiram seguir tão fielmente. É como se você estivesse jogando algo que saiu nos anos 90 porém com a jogabilidade responsiva e competente que vemos atualmente após tantos anos de evolução dos jogos eletrônicos.
E isso me leva a discutir sua jogabilidade, que é surpreendentemente responsiva e simples o bastante para qualquer um pegar e começar a derrapar o seu carro por aí. Boa parte das curvas na pista disponível no alpha são mais abertas, próprias para conversões e manobras mais contínuas, enquanto o ato de de fazer a curva derrapando é extremamente simples, usando dois botões (acelerador e freio) e o analógico para se regular o ângulo do carro.
Porém, a grande complexidade se situa em como você mantém o carro durante a derrapagem ao conseguir uma aceleração satisfatória no inicio, durante e no fim daquela curva. Somente assim você consegue aperfeiçoar seu desempenho no sinuoso trajeto com todos os seus obstáculos.
A modalidade disponível no alpha é a de Time Trial porém com algumas modificações do tradicional. Na primeira vez você corre sozinho até terminar a primeira volta, assim o seu “fantasma” da volta anterior aparece e o objetivo se torna em ganhar de si mesmo conseguindo ser mais rápido ainda. A grande mudança é a aparição de mais três fantasmas que correspondem um nível de desafio diferente, com Novice, Intermediate e Expert disponível, com o desafiante mais avançado aparecendo assim que o carro da dificuldade anterior perde para você.
Assim como os antigos jogos que serviram de inspiração para Drift Stage, seus controles são simples e responsivos ao ponto de nos lembrar a época dos fliperamas. Atualmente Drift Stage não tem as configurações que podem ser vistas em jogos de corrida que prezam por mecânicas mais técnicas. Pelo menos em sua fase alpha, o game lembra mais Dirt e Forza do que Gran Turismo e Grid.
A grande surpresa, na minha opinião, é o Photo Mode presente em Drift Stage. Com ele é possível mover a câmera livremente para tirar a “foto” perfeita que simbolize o que realmente é o jogo. O que torna uma grande surpresa é pelo fato dos desenvolvedores implementarem um modo que é tão minucioso em detalhes na versão alpha de um jogo, o que poderia ser um grande tiro no pé caso Drift Stage fosse disponibilizado com algum tipo de bug ou erro. As imagens desta matéria são exemplos de telas capturadas com o Photo Mode.
Esta confiança da pequena equipe formada por um programador, um músico e um artista é o que faz Drift Stage ser um jogo tão promissor, especialmente quando presenciamos um produto que já é tão competente em fase precoce de desenvolvimento.
2014 nos mostrou que é preciso torcer para que um jogo seja lançado sem nenhum erro, bug ou qualquer outro obstáculo que faça a experiência de jogar impossível e é muito bom perceber que a versão alpha de um jogo independente produzido por três pessoas consegue ser tão bem feita quanto os grandes jogos AAA publicados por imensas empresas de nossa indústria.
No fim e após muitas derrapadas, sai satisfeito ao terminar o demo de Drift Stage. Só o modo Time Trial bastou para me deixar viciado e com uma necessidade de correr cada vez mais rápido para combater os meus “fantasmas” e ainda ganhar dos oponentes e seus respectivos níveis de dificuldade; Sua estética traz algo de diferente à mesa e consegue ser um dos jogos mais bonitos neste ano que mal começou. Sem dúvida já é um dos mais estilosos.
Se tudo correr bem (trocadilho intencional), os desenvolvedores devem anunciar Drift Stage no Kickstarter para arrecadar verbas que serão usadas para intensificar o projeto e melhorá-lo ainda mais. Enquanto isso, você pode conferir a própria demonstração que joguei neste link, onde você pode fazer o dowload e ver que Drift Stage está prometendo ser um jogo de corrida bem divertido.
Joguinhos e entretenimento.
Renan do Prado
Joguei a demo e curti muito!!!!! Mas joguei no teclado pela falta de um controle (e preguiça de ligar o de PS3 nele), mas não notei o Photo Mode!!!! Vou testar de novo!!!!
Henrique Gonçalves
Pausa o jogo, ai a primeira opção é o Photo Mode. Vê se tu consegue encontrar!
Renan do Prado
Valeu!!!!! Confesso que enquanto jogava não pausei em nenhum momento, só pra sair dele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nymer
Me senti jogando Fatal Racing + Out run + Rad Racer! Que jogo viciante, fiquei dando voltas e mais voltas, baixando o tempo e lá se foi 1 hora fácil! A musiquinha é show também. Baixem o Alpha que vale muito.Lembrou-me um outro jogo de corrida que era gratuito (demonstração) e que agora está no Greenlight, mas com outro nome. O original se chamava Nitronic Rush e passou se chamar Distance.