Preview Arkade: O horror claustrofóbico do pre-alpha de Sundered

16 de janeiro de 2017
Autor: Henrique Gonçalves

Preview Arkade: O horror claustrofóbico do pre-alpha de Sundered

Jogamos a versão pre-alpha do mais novo projeto da Thunder Lotus Games, Sundered! Confira o que achamos deste aterrador novo jogo feito pelos mesmos criadores de Jotun.

O colossal Jotun foi um grande sucesso crítico e comercial para a Thunder Lotus Games, então é completamente natural esperarmos ainda mais de seu próximo projeto. No meio de tanta antecipação, Sundered chega com uma proposta diferente, abordando uma ambientação, um estilo e jogabilidade discrepante de Jotun mas ainda mantendo dois grandes pilares: o belo visual desenhado e chefes monumentais que requerem muito mais do que sorte para ser derrotados.

O objetivo principal de Sundered é te deixar horrorizado, e após seis horas nas cavernas da segunda região do jogo, eu posso dizer com segurança que ele fez o seu trabalho com louvor.

Preview Arkade: O horror claustrofóbico do pre-alpha de Sundered

MAS AFINAL, O QUE É SUNDERED?

Sundered apresenta dois elementos de jogabilidade que se aliam perfeitamente, o MetroidVania e cenários gerados proceduralmente, produzindo um jogo que valoriza a exploração e conhecimento dos lugares que você já passou mas ainda sendo extremamente imprevisível, já que os cenários mudam a cada que vez que Eshe, a nossa protagonista, é derrotada e levada a força pelos tentáculos negros que brotam pelo chão — o que é uma ótima escolha de design já que estamos falando de cavernas e monstros inspirados em H.P. Lovecraft — o que já demonstra mostrando como o horror e o caminho sinuoso que será percorrido pode te enlouquecer.

Evitando que o jogo seja confuso demais, Sundered apresenta um mapa que marca os pontos importantes da região, como os locais para conseguir poderes especiais, os cristais para corromper estes poderes, a intersecção que marca todos os atalhos, e claro, o local onde você encontrará o chefe final da fase, Hysteria. Desta maneira você tem uma ideia para onde ir sem o jogo te falar explicitamente. No entanto, Sundered consegue ser um pouco confuso até você entender as mecânicas básicas e o funcionamento deste mundo, tendo que ter um pouco de paciência para aguentar as inúmeras vezes que você irá morrer ao seguir o modelo de tentativa e erro.

Preview Arkade: O horror claustrofóbico do pre-alpha de Sundered

Para atravessar as cavernas que se conectam entre si, Eshe precisa abrir seu caminho através de hordas e mais hordas de monstros. No inicio encontramos dois tipos, um ser feito de tentáculos negros e uma bocarra no meio com dentes ao longo de sua extremidade, e uma espécie de ser alado que remete a um inseto gigante mas com uma carapaça maleável que parecem tentáculos. Para derrotá-los, Eshe tem um poder de ataque normal, esquiva e o famoso pulo duplo, sendo que novos poderes são recebidos e novos lugares vão sendo desbloqueados por causa dessas habilidades recém -dquiridas.

Para poder se virar em meio à aglomeração de monstros, Eshe é equipada com uma arma gigantesca que mais parece um lançador de mísseis (que dispara bolas de energia), mas seu coice é tão forte que lança Eshe para o outro lado do cenário, o que faz dele uma boa maneira para fugir dos inimigos. A nossa protagonista também possui um escudo de energia, deixando-a invulnerável até o fim dele e até conseguir recarregar caso ela não receba nenhum dano por alguns segundos.

CENÁRIO EXPANSIVO

Preview Arkade: O horror claustrofóbico do pre-alpha de Sundered

Após acostumar com os controles e os dois tipos de inimigos, Sundered parecia que seria tranquilo… isso até encontrar a intersecção do mapa, um penhasco que leva para as profundezas desta caverna e mostra o quão expansiva é a região que Eshe está. E assim também surge o primeiro desafio do jogo: sobreviver a uma leva copiosa de monstros que te dará passagem para as próximas vias da caverna ou morrer e retornar para o santuário onde é possível gastar os pontos adquiridos em habilidades.

Este santuário é o único local livre de monstros, podendo melhorar as habilidades ativas e passivas de Eshe em troca pequenos itens dourados que os monstros e objetos destrutíveis deixam cair após serem destruídos. Nesta árvore de habilidades é possível melhorar os poderes passivos, como o dano que você inflige nos inimigos, a recuperação de seu escudo e por aí vai, além de comprar espaços para colocar perks, sendo que cada perk tem o seu lado positivo e negativo, como um deles em que Eshe ganha uma segunda vida para lutar, mas os itens de cura se tornam menos efetivos.

Essa dicotomia entre poderes e limitações agrega um fator estratégico ao game, pois concede ao jogador as ferramentar para molar como ele quer que a sua Eshe evolua e aja na batalha. A árvore é bastante complexa e disponibiliza diversas maneiras de melhorar as habilidades da heroína, que por sua vez incentiva a exploração do mapa para conseguir perks e matar monstros, já que a quantidade de pontos para conseguir tudo isto aumenta exponencialmente.

Preview Arkade: O horror claustrofóbico do pre-alpha de Sundered

O balanceamento de pontos e as habilidades adquiridas dão vida a Sundered de uma maneira surpreendente, mostrando uma progressão inteligente em que você fica poderoso de acordo ao nível de dificuldade dos inimigos, e pelo fato deles estarem separados nestas cavernas, rola a situação de você se sentir o melhor jogador do mundo ao sair do santuário e perceber gradativamente que os seus golpes não fazem tanto dano, como se você tivesse encontrado um novo obstáculo para ultrapassar.

O HORROR ESTRUTURAL DE SUNDERED

Sabe quando você sente que tudo em sua volta é um perigo em potencial? Sundered é exatamente isto. Desde os inimigos até a arquitetura das cavernas, tudo apresenta uma sensação de desconforto e o medo de que algo possa te atingir a qualquer momento é constante. Esta sensação te assombra mesmo quando você está mais poderoso, sendo que qualquer mancada pode resultar em sua morte.

Preview Arkade: O horror claustrofóbico do pre-alpha de Sundered

A região em si é bastante ameaçadora, repleta de plataformas e paredes para escalar, espinhos brotando em todos os cantos, cachoeiras de energia roxa que te impedem de atravessar e monstros saindo pelos lados e dominando o cenário enquanto te espreitam para atacar de surpresa. E tudo isso em torno de um ponto de luz que é Eshe, sendo o poder purificador neste mundo grotesco… ou era para ser.

O slogan de Sundered é “Resist or Embrace”. E este mesmo dilema percorre pelo jogo inteiro, dialogando com Eshe e a convencendo para sentir o gostinho do lado maligno. Toda vez que um dos chefes intermediários é derrotado, surge um fragmento de um cristal roxo que você pode utilizar para modificar suas habilidades. Basta ir ao local em que você adquiriu uma das habilidades e corrompê-la, garantindo poderes malignos (e mais estilosos). Como é o caso da esquiva, que na versão divina é uma arrancada veloz que emana energia branca, porém na versão maligna quem faz a esquiva são os tentáculos, que te engolem e te jogam alguns metros para a direção que desejar.

Preview Arkade: O horror claustrofóbico do pre-alpha de Sundered

A versão pre-alpha não mostra como isso pode te afetar em termos de gameplay, mas os desenvolvedores já confirmaram que essas escolhas afetarão também o destino de Eshe em Sundered, entregando finais múltiplos baseados no quão pura ou maligna a personagem estará ao fim de sua jornada.

CONCLUSÃO

Pelo que jogamos da versão pre-alpha, que mostra cerca de um terço do jogo completo, posso dizer que Sundered é um avanço surpreendente da Thunder Lotus Games como desenvolvedora, não só pela mudança ousada em comparação ao seu jogo antecessor, mas pelo quão bem ele está sendo executado, abordando conceitos já consagrados de forma diferenciada e trazendo algo completamente novo para mostrar o projeto do jeito como intencionado. Agora eu só quero que o jogo seja lançado para que possa continuar a tortuosa jornada de Eshe.

Sundered deve ser lançado para PC e PS4 em Julho. Uma campanha no Kickstarter foi iniciada hoje para ajudar a financiar o restante da produção do jogo, então clique aqui, confira as metas e contribua para que o promissor Sundered seja lançado da melhor maneira possível!

Uma resposta para “Preview Arkade: O horror claustrofóbico do pre-alpha de Sundered”

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *