Preview Arkade: Revisitamos o mundo de Nioh em seu Beta Demo e conferimos suas melhorias

29 de agosto de 2016

Preview Arkade: Revisitamos o mundo de Nioh em seu Beta Demo e conferimos suas melhorias

Em abril, a primeira demo de Nioh foi disponibilizada ao público ainda em sua versão Alpha, para colher o feedback dos jogadores e implementar melhorias no que fosse necessário. Com isso, o beta de Nioh foi lançado no dia 23 de agosto com várias novidades e melhorias para agradar mais os fã. Então vamos conferir um pouco delas!

Nós já fizemos um preview da Alpha Demo de Nioh quando ela foi lançada, por conta disso, resumiremos bem os pontos dessa nova Demo já discutidos anteriormente, então se você quiser saber mais das nossas impressões, confira nosso preview publicado em abril.

Preview Arkade: Revisitamos o mundo de Nioh em seu Beta Demo e conferimos suas melhorias

A maior parte das melhorias implementadas foram baseadas no feedback dos jogadores, que deram sugestões para a Koei Tecmo do que poderia ser melhorado. A produtora, junto da Team Ninja botou a mão na massa e atendeu a essas sugestões, deixando o game mais dinâmico e divertido.

O primeiro e principal ponto melhorado foi a durabilidade das armas e armaduras. Na Alpha Demo, as armas e armaduras se quebravam muito facilmente com pouco tempo de uso, o que era bastante frustrante, pois muitas vezes uma nova arma muito boa quebrava muito rápido, e os jogadores ficavam desesperados em busca do item Pedra de Amolar, que consertava esses equipamentos. Agora, sai a durabilidade, e entra a Familiaridade. Esse novo recurso é uma barrinha que todas as armas possuem, e que vão se preenchendo quanto mais os jogadores usam determinada arma.

Quanto maior a Familiaridade, melhor a arma fica, e seus status aumentam. No modo beta tivemos a adição do Ferreiro, uma jovem garota que vende e compra itens e armas diversos, e pode melhorar nossas armas através da Reforja, que altera os status de uma arma, ou a Fusão, que sacrifica uma arma, combinando seus status com o de outra arma, que os receberá e ficará mais forte.

Dois novos tipos de armas foram adicionados, as espadas duplas e as armas de fogo. As espadas duplas adicionam muita rapidez e força aos ataques de William, tornando-as, de longe, as armas mais divertidas e versáteis de se usar em combate. E temos agora os rifles, armas de longo alcance junto dos arcos e flechas que já estavam presentes no game. As armas de fogo exigem um pouco mais de precisão, e algumas só podem ser usadas com William ajoelhado, mas seu poder de fogo é imenso, e causam muito estrago nos inimigos, principalmente a queima-roupa.

Muitas melhorias foram feitas no gameplay, ficando mais fácil se adaptar a novas armas, os itens possuem descrições melhores e um dos maiores pedidos dos jogadores foi atendido, que é o aumento da velocidade ao se usar o Elixir, o item de cura do game. A barra de Ki, que funciona como a stamina do personagem agora pode ser muito melhor administrada. Se a barra de Ki se esvaziar, William ficará totalmente vulnerável por poucos segundos, mas segundos que podem significar a vida e a morte. Após cada ataque, algumas pequenas luzes circundam o personagem, quando elas estiverem próximas ao corpo de William, ao se apertar o botão correspondente, toda a stamina gasta no ataque ou combo é recuperada instantaneamente, e isso ajuda e MUITO durante as batalhas.

Essa nova habilidade também influencia nos Ki dos inimigos. Os Youkais, demônios de vários tipos diferentes presentes no game, são capazes de criar áreas corrompidas, chamadas de Reino Youkai. Essas áreas, distorções em preto e branco no cenário, impedem que o Ki do jogador se recupere,e ao mesmo tempo recuperam o Ki dos inimigos dentro da área. Ao se recuperar o Ki perdido dentro dessas áreas, elas são limpas, impedindo que os inimigos se recuperem, e adicionando muito mais estratégia aos combates. Pois agora, com os ataques certos, os jogadores podem, além de causar dano físico aos inimigos, atacar seus Ki, podendo deixá-los vulneráveis a golpes especiais poderosíssimos.

Preview Arkade: Revisitamos o mundo de Nioh em seu Beta Demo e conferimos suas melhorias

Num geral, tudo o que estava presente na Alpha Demo foi melhorado. Gerenciamento de itens, agora podemos vendê-los ou enviá-los para um baú. Loot, que continua sendo enorme, e bem variado. E o gerenciamento de missões. Agora, o jogador pode entrar e sair de missões na hora que quiser, tendo acesso mais fácil ao mapa do game, onde cada missão é escolhida. E no mapa é onde você acessará várias opções novas, como o ferreiro, o menu de jogatina online, e etc. Ale´m de poder acessar o templo para subir de nível, escolher o Espirito Animal e etc.

No Beta Demo temos duas missões principais disponíveis. A primeira missão é a mesma da Alpha Demo, uma vila de pescadores atacada por piratas e Youkais. Já a segunda é uma área totalmente nova, as Montanhas Nakatsu, um complexo de cavernas em uma área montanhosa e bem traiçoeira. Essa nova área é muito interessante, com várias salas e corredores, e muitos inimigos montando emboscadas para o jogador. E nessa nova área, somos apresentados a um novo chefão, Hino-enma, uma Youkai com corpo de mulher e que atrai homens com sua beleza para matá-los e se alimentar do sangue de suas vítimas.

Preview Arkade: Revisitamos o mundo de Nioh em seu Beta Demo e conferimos suas melhorias

Essa nova área adiciona novos tipos de inimigos, com visuais e ataques variados, deixando a demo, que já era difícil no Alpha, ainda mais difícil agora. E uma outra novidade cruel são as Missões Crepusculares, ao se concluir uma área, o jogador pode revisitá-la, dessa vez nesse novo tipo de missão. Nelas, visitamos os mesmos cenários, mas com um visual mais opressor, e muitos novos inimigos, todos Youkais. O salto de dificuldade dessas missões é enorme, contando inclusive com inimigos invadindo a luta durante batalhas contra chefões!

E temos ainda as missões secundárias. Elas são missões menores, que consistem basicamente e ir até uma área pequena e matar todos os seus inimigos. Mas não se engane, elas são muito difíceis pois jogam vários inimigos pra cima de você de uma só vez, e muitos inimigos muito poderosos. E o game sempre reafirma sua dificuldade, encarar um inimigo já é perigoso, enfrentar mais de um ao mesmo tempo, por mais que sejam inimigos fracos, é quase uma sentença de morte assinada.

Todas as missões do game, normais e crepusculares dão prêmios ao game ao serem completadas, com itens novos e Amrita, orbs coletados de inimigos mortos e usados para subir de nível, além de dinheiro, para comprar itens, melhorar armas e etc. E os jogadores que terminarem as missões principais da Demo ganharão DLCs gratuitas para quando o game for lançado. Terminar a primeira missão dá como prêmio a DLC Mark of the Conqueror, a mesma disponível para quem terminou a Alpha Demo, e terminando a nova missão da demo, o prêmio é a DLC Mark of the Warrior.

O modo online do game foi melhorado. A conexão foi excelente em todos os meus testes, e a conexão com outros jogadores sempre aconteceu bem rapidamente, sem que eu passasse em nenhuma vez por lobbys que demoravam. O multiplayer do game agora ocorre de duas formas diferentes: Os jogadores podem invocar, oferecer ajuda durante as missões. Dentro de uma partida, o jogador pode realizar uma oferenda nos templos para convidar outros jogadores, e no mapa, jogadores podem atendem a esses pedidos. Nesse modo, os jogadores convidados são apresentados como espíritos dourados, e se um dos jogadores morrer, a conexão se encerra.

E a outra forma consiste em ajudar outro jogador cooperativamente por missões inteiras. Ao entrar nesse modo, o game conecta o jogador a outro de level equivalente (mas o jogador pode desligar isso), e os jogadores permanecem conectados mesmo após terminarem uma partida, com um menu onde os jogadores continuam conectados até eles marcarem que estão prontos para iniciar outra missão. Nesse modo, se um jogador morrer, o que sobrou pode tocar seu túmulo e ressuscitá-lo na mesma partida. Assim, é necessário que ambos os jogadores morram para a partida ser encerrada.

Por fim, o Beta Demo de Nioh serviu para reafirmar que o game tem tudo para ser um enorme sucesso, principalmente com os fãs tanto de Dark Souls como de Onimusha, pela mistura do gameplay do primeiro, com a ambientação do segundo. As melhorias implementadas nessa nova demo foram totalmente bem vindas, e obviamente novos feedbacks dos jogadores surgirão com essa nova demo, o que deve melhorar ainda mais o game antes de seu lançamento. Ah, e essa demo ainda pode ser jogava em português!

Aproveite enquanto é tempo, o Beta Demo de Nioh está disponível gratuitamente na PS Store, exclusivamente para o Playstation 4, e só estará disponível até o dia 6 de setembro, quando a demo será retirada do ar! E por tudo o que já vimos em ambas as demos lançadas até agora, já podemos esperar por um ótimo game com um alto desafio e muita diversão para os jogadores que gostam de colocar suas habilidades à prova!

Nioh está previsto para ser lançado ainda este ano, mas sem data confirmada.

5 Respostas para “Preview Arkade: Revisitamos o mundo de Nioh em seu Beta Demo e conferimos suas melhorias”

  • 29 de agosto de 2016 às 17:38 -

    Thiago Farias

  • Cara, belo review! Joguei a demo freneticamente e gostei das melhorias, mas com algumas ressalvas. Ainda acho punitivo demais perder stamina/KI enquanto apanha, ainda por cima, ficar “estunado” se perder toda o KI por apanhar. Poh, você já está sendo punido por esquivar errado ou não defender, ai tu perder KI, vida e ainda estunar é bem punitivo. Isso em chefe gera muita frustração, pois qualquer vacilo, pode acarretar numa sequencia de danos que vão te tontear e por consequência te matar por apanhar mais de novo ;pAcho a decisão de drops de itens em demasia um erro também. Isso gera uma quebra de ritmo no jogo, pois todo inimigo tem a tendencia de dropar muita coisa, ai vc sempre acaba indo nos menus comparar os atributos dos itens. E como os itens possuem muita informação e bonus, comparar gera algum tempo, fora que muito drop tira o peso da conquista! Acho interessante ter itens com pouca taxa de drop, mas que realmente sejam significativos, acredito que desta forma, o jogador valoriza mais a conquista e não quebraria tanto o ritmo.No geral, esse jogo possui um potencial imenso, mas ainda tem pequenas decisões de designer que não acho o melhor caminho. Pelo menos a koei está sendo inteligente em ouvir a comunidade e fazer esses testes visando a melhoria do jogo!

    • 29 de agosto de 2016 às 18:07 -

      Renan do Prado

    • O ki perdido é mais pros inimigos, só acontece mesmo com você se você estiver dentro de uma área de Reino Youkai, pois ali a stamina não se recupera. E o Ki baixo dos inimigos não afeta eles de forma igual, humanos e fantasmas de jogadores ortos ficam aqueles poucos segundos vulneráveis, mas os monstros continuam atacando. Então pelo menos pra mim nesse ponto não incomodou tanto, até porque agora dá pra recuperar quase todo Ki perdido num combo instantaneamente, o que deixa tudo melhor se comparado ao Alpha.

      O loot eu curti, mas com esse novo Beta vc não vai ficar trocando tanto de arma assim. Pelo menos nesse eu troquei de arma pouquissimas vezes, mas concordo que elas possuem muitos status a se comparar. Mas como já estou acostumado a isso em Dark Souls, então não me incomoda.

      Acredito que ainda vão melhorar ainda mais o jogo antes do lançamento, então aproveita e manda esse feedback pra eles, pq felizmente estão mesmo ouvindo os jogadores!

      • 30 de agosto de 2016 às 10:15 -

        Thiago Farias

      • A questão do reino Yokai eu entendo, o que eu falo é sobre você perder uma quantidade de KI quando sofre dano em qualquer situação. No dark souls você gasta estamina com varias ações, mas nunca perde por apanhar. Esse pequeno detalhe faz muita diferença no nioh, se por ventura tu leva um safanão pesado de algum monstro e por acaso, você estiver com pouco KI, vc vai estunar… ai meu amigo, morte certa! Contra bosses, isso é pesado demais. [SPOILER] Um exemplo contundente disso é a luta contra o samurai do ocidente, da ultima missão secundaria da demo. A luta é demasiadamente dificil justamente por esse aspecto de perder KI pra cada golpe recebido sem defender. O npc é muito rápido e mortal, cansei de levar o golpe que ele desembanha a espada, perder quase toda a vida, ficar estunado porque meu KI foi pro saco e logo em seguida tomar o “visceral attack”, justamente por estar estunado rs Depois de duas horas de tentativas, sangue, suor e frustamento, eu consegui assimilar tudo e vence-lo. Foi incrivelmente satisfatório e tal, como é dark souls, mas ainda sim existiu uma pitada de frustação elevada durante todo o esforço pra vencer.Falo isso com certa experiencia na seria Souls, pois joguei tudo, e como amante da série e entendendo que Nioh se inspira fortemente nas mecanicas da mesma, consigo ver alguns pequenos detalhes que podem ser aprimorados, mas claro, essa é minha opinião ;]. No geral, já vejo que esse jogo consegue assimilar a experiencia de um Souls, anos luz a frente do Lords of the fallen… portanto, já é um avanço considerável !!No mais, desculpe pelo textão e obrigado pelo feedback Renan !! :]

      • 30 de agosto de 2016 às 12:43 -

        Kevin Sossai

      • Concordo com o Thiago Farias.Também senti esta frustração enfrentando o chefe da fase secundária, justamente por acontecer isso aí mesmo. Um golpe, sendo defendido ou não desencadeia uma serie de eventos que te mata, isso na minha opinião trata-se de um mal desenvolvimento da dificuldade. O jogo muitas vezes é fácil demais em certos momentos, e injusto em outras (como é o caso descrito por nós).Na versão Alpha e também na Beta, o jogo quer claramente apresentar uma primeira fase mais difícil que a segunda, para passar a impressão de dificuldade para os jogadores que não tiveram a paciência para passar da primeira fase, se alimentando assim de uma fama mal formada.OBS.: Existem sim golpes que retiram stamina/ki do jogador ao acertar, basta observar com cuidado.

  • 8 de setembro de 2016 às 08:37 -

    Hasengard

  • Cara, jogo simplesmente fantástico! Pelos comentários acima, vi que muito ficaram insatisfeitos com a dificuldade exagerada, principalmente pra boss da segunda missão principal. Eu, sinceramente, fiquei simplesmenteENCANTADO. PQP, a dificuldade dela é insana, um erro costumava acarretar a morte (a não ser que você usasse Onmyo, as magias lá e fizesse como eu, pegasse o encantamento de resistência a paralisia. AJUDOU MUITO!). Sem falar no quanto foi bom ver que os itens perderam aquela durabilidade chata que nos fazia trocar de equipamentos várias e várias vezes.Pra mim foi uma evolução incrível,  muito satisfeito com o resultado e anseio pra jogar a versão final. Quem ganhou a “Mark of the Warrior” entende a satisfação, um parabéns pra que conseguiu, é nós! o/

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *