Preview Arkade: Salve robôs e fuja da solidão no simpático jogo brasileiro Shiny

18 de junho de 2016

Preview Arkade: Salve robôs e fuja da solidão no simpático jogo brasileiro Shiny

Shiny é um game de plataforma em que você deve controlar o simpático robozinho Kramer 227 em diversos cenários para salvar seus amigos antes da destruição iminente do planeta que habitam, chamado Aurora.

O game é obra da desenvolvedora brasileira Garage227, e tem versões anunciadas para Xbox One e PC (Steam). Antes de começarmos o papo, confira um trailer do game:

Testamos uma versão demo do game, confira nossas impressões sobre a aventura robótica de Shiny!

Solidão Metálica

Kramer 227 acorda sozinho em Aurora, um planeta em ruínas, cheio de fábricas e de robôs deixados para trás pelos humanos, visto que o planeta está em rota (e não poderá ser parado) direta para nada mais nada menos que o Sol.

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As áreas de Aurora mostram bem esse lado solitário, pois além de Kramer e de seus amigos robóticos, pouca vida existe no planeta. A grande parte dos cenários mostram um lado industrial daquele mundo, dando ênfase na experiência de estar em um mundo que foi “usado” para um propósito, e que agora está cinzento, melancólico e corroído.

Zero Kill

Mas, para sobreviver neste mundo tecnológico pseudo-pós-apocalíptico, o que Kramer deverá fazer? Não matar nenhum inimigo. Aliás, tem algum inimigo no game? Não. O game traz um conceito zero kill, onde não há inimigos para serem derrotados, apenas amigos a serem salvos.

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Kramer possui energia limitada (assim como qualquer máquina com bateria), e esta sua bateria deve ser muito bem administrada, pois, ainda que não tenhamos combates, o robozinho vai precisar dela para diversos propósitos, como:

  • Ceder energia a seus amigos e salvá-los.
  • Abrir portas e ligar plataformas para mover-se pelo cenário.
  • Servir como barra de saúde, sendo gasta em colisões, quedas e danos gerais.

Entretanto, as barras de saúde podem ser preenchidas em checkpoints, que surgem na forma de estações de energia espalhadas pelo cenário, contendo um número limitado de “cargas” a serem utilizadas como vidas durante a fase. Ou seja, além de ter uma barra de energia limitada, temos aqui um clássico de plataforma que possui o que poucos conhecem hoje em dia: uma tela de Game Over.

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Isso traz um desafio a mais para o game, motivando o jogador a pensar e cuidar muito dos seus recursos, inclusive levando a algumas questões morais, do tipo: devo seguir até o final da fase de forma fácil ou devo salvar meus amigos e correr, talvez não chegando vivo ao final do estágio?

Audiovisual

O visual de Shiny é bem interessante, com belos e bem feitos detalhes de iluminação e sombra, além de texturas que fazem as fábricas de Aurora parecerem bem realistas. As texturas também são bem interessantes.

O visual de Kramer é bem carismático, mas alguns de seus amigos tem uma aparência mais genérica. Como eram robôs que trabalhavam, este aspecto rústico é explicado.

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Os sons em geral são satisfatórios, com efeitos que replicam bem as colisões e ainterações que ocorrem no cenário. O que acabou destacando inicialmente foram as músicas, que são muito belas, mas um tanto quanto repetitivas durante o gameplay (ou talvez eu tenha morrido muitas vezes e por isso tenha escutado elas demais).

Gameplay

Os controles são bem simples, e funcionam tranquilamente durante o gameplay — e olha que testamos utilizando tanto o controle de Xbox quanto o teclado. Com o controle foi mais fácil de controlar Kramer, mas quem não prefere um bom game de plataforma utilizando um controle, não é mesmo? (saudades megaman X). No teclado, utilizamos WASD clássico para andar, barra de espaço para pular e F para executar ações que custam energia.

Tem Potencial

As fases que testamos de Shiny trouxeram um bom desafio e mostram o potencial do game que a desenvolvedora Garage 227 está criando, misturando uma boa dose de desafio a um game de plataforma que é simples, mas bem charmoso. Nesta demo a história do game ficou em segundo plano, e o jogo fica focado nas dificuldades de Kramer para escapar com seus amigos do planeta.

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Alguns bugs na física do game acabaram por manchar um pouquinho o gameplay, mas isso é compreensível em um jogo que ainda está em desenvolvimento. Com alguns ajustes, Shiny tem um enorme potencial para tornar-se um ótimo lançamento da indústria brasileira!

Shiny tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2016. Por enquanto, estão confirmadas versões do game para PC e Xbox One.

Uma resposta para “Preview Arkade: Salve robôs e fuja da solidão no simpático jogo brasileiro Shiny”

  • 20 de junho de 2016 às 10:11 -

    Alexo

  • Visual está muito caprichado. Parabéns

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