Preview Arkade: Testamos o beta de Mirror’s Edge Catalyst!

27 de abril de 2016

Preview Arkade: Testamos o beta de Mirror's Edge Catalyst!

Nós testamos o beta fechado de Mirror’s Edge Catalyst que está rolando e tivemos nossas primeiras impressões sobre o que esperar do game quando ele for lançado. Confira!

Mirror’s Edge Catalyst vem aí, e pudemos ter uma noção do que o game oferecerá quando for lançado com o seu beta fechado. Então é hora de falarmos um pouco sobre o que vimos e pudemos jogar e ficar na expectativa para o lançamento do game. E já podemos adiantar: Tá muito legal!

Preview Arkade: Testamos o beta de Mirror's Edge Catalyst!

O beta de Mirror’s Edge Catalyst mostra um pouco da história do game para nos dar uma breve explicação sobre seu mundo. Catalyst será um prequel para o Mirror’s Edge original, mostrando mais do passado de Faith, suas razões para ter se tornado uma corredora, pulando de telhado em telhado desafiando aqueles que controlam a população. E mostrando mais da relação entre Faith e sua irmã.

Começamos o beta vendo Faith ser liberada da prisão após um ano de cárcere. E tão logo ela sai, já trata de voltar para sua antiga vida, desafiando as corporações, que controlam com punho de ferro a cidade de Glass, escravizando sua população, controlando-a em tudo. Faith continua sendo a mesma personagem do primeiro game, porém um pouco mais inexperiente e impaciente, mas não menos habilidosa… bom, forçadamente um pouco menos habilidosa.

Em sua nova aventura, Faith começa se reintegrando a seu antigo grupo, os Runners, que trabalham as margens da lei como entregadores de mercadorias proibidas e agem para diminuir o controle das corporações sobre a população. Temos a adição de novos personagens na trama, como Noah, líder do grupo de Faith e seu pai adotivo. Icarus, um membro novo e extremamente arrogante do grupo. Dogen, chefão do crime na cidade de Glass, para quem Faith trabalhou por um tempo, e mais outros.

Enquanto temos uma Faith que vai mostrando mais de si enquanto progredimos no game, temos também uma Faith que desenvolve suas habilidades ao longo do game. Diferente do primeiro game, onde Faith já possui todas as habilidades de que precisa, bastando simplesmente empregá-las quando necessário, aqui temos uma Faith com habilidades bloqueadas, que são liberadas ao se acumular pontos de experiência ao se realizar missões no game. Juntando experiência, ganhamos pontos para destravar habilidades, como novos golpes, mais velocidade e resistência, e habilidades de parkour. Algumas… até estranhas por precisarem ser liberadas.

Considerando que no primeiro game podemos realizar qualquer movimento de Parkour desde o começo, aqui se torna estranha essa decisão de limitar as habilidades que temos, como por exemplo poder virar 180º, uma habilidade básica demais para ser destravada. No entanto, apesar de ser uma decisão que não tem uma cara boa e é muito duvidosa, felizmente não atrapalha.

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Agora, temos a cidade inteira de Glass a nossa disposição para exploração. No primeiro game nós progredimos em fases, aqui basta ir até os pontos de interesse no mapa do game para iniciar as missões. E isso sim é algo que tronou o game ainda mais incrível! Agora possuímos cenários com mais cores, diferentes do branco predominante do primeiro game, onde as cores serviam para nos indicar o caminho a ir. Aqui temos uma cidade mais colorida, mas onde as cores neutras ainda predominam. Mas ainda assim, o vermelho nos guia.

Pode parecer estranho um Mirror’s Edge de mundo aberto, afinal, em um game 100% baseado em parkour, como vamos pular de obstáculo em obstáculo até chegar onde queremos? É simples. Usando o mapa do game, marcamos pontos que queremos ir, e a cor vermelha nos mostra o caminho. Enquanto corremos, somente os pontos que devemos interagir ficarão vermelhos, bem como uma faixa holográfica vermelha indica o caminho. Fazendo com que assim nós saibamos para onde temos que ir, sem perder todo o desafio das escaladas, pulos e manobras arriscadas no topo da cidade.

O parkour do game ficou ainda mais refinado, mas se mantendo nas bases do primeiro game. Faith agora está mais rápida, e pode usar seu parkour de várias maneiras diferentes durante os combates. Os cenários são seus aliados. O jogador pode empurrar inimigos de beiradas, chutá-los lateralmente, fazendo um inimigo se chocar com outros, ou bater a cabeça nas paredes, ficando desacordado. Algo que felizmente foi removido é o uso de armas de fogo. No primeiro game podíamos roubar armas de inimigos e usá-las para dar alguns poucos tiros. O problema era que roubar armas já era complicado por ser necessário um timing perfeito, e atirar era um sufoco pela péssima mira do game. Mas agora não temos mais isso.

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Tudo o que precisamos agora são dos punhos e pés de Faith. Ainda assim passamos dificuldade com inimigos armados, mas isso é contornado graças a um novo recurso: Ao se correr bastante, carregamos o Focus Shield, que nos protege brevemente de tiros, de outra maneira, seria impossível sobreviver a inimigos armados. Dessa forma, é bom se lembrar: Corra por sua vida, literalmente!

Como todo game de mundo aberto, agora temos quests principais e sidequests que podemos realizar a qualquer momento. Entre as sidequests, temos missões de entrega, onde devemos pegar um objeto e entregar em seu destino antes que o tempo acabe. Temos missões de outros personagens, que liberam novos recursos para Faith, podemos encontrar itens colecionáveis espalhados pelos cenários, como gravadores de voz, documentos, e ainda podemos roubar chips de segurança de painéis espalhados por toda a cidade, prejudicando os inimigos e nos ajudando ao mesmo. Podemos ainda destruir torres de segurança dos inimigos, algo que envolve muito combate. E por fim uma novidade viciante: As corridas. O game possui corridas contra o tempo espalhadas em vários pontos da cidade, bem como outdoors que podemos hackear e colocar o logo customizável do jogador. As corridas envolvem muito parkour, e são muito desafiadoras, contando com leaderboards para incentivar jogadores do mundo todo a competirem pelo melhor tempo.

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E o melhor de tudo, os jogadores podem criar suas próprias corridas! Basta entrar na opção de criar uma corrida em Time Trial e sair andando pela cidade, colocando checkpoints onde quiser, definindo você o início da corrida, seu percurso, e seu término. Após criar suas corridas, você pode compartilhá-las com a comunidade, assim outros jogadores do mundo todo poderão jogar suas criações.

Graficamente Mirror’s Edge está muito belo, assim como os personagens principais possuem um visual bem mais realista. Infelizmente, o beta esteve sujeito a vários bugs, como algumas quedas de frames, cutscenes completamente fora de foco e um ou outro erro que deixava o game impossível de ser jogado, mas que só aconteceram comigo da primeira vez que joguei. Mas considerando que isso é um beta, não há o que reclamar, é melhor que os erros aconteçam agora do que quando o game for lançado não é?

Mirror’s Edge Catalyst sofreu um novo adiamento e será lançado no dia 7 de junho para PC, Playstation 4 Xbox One.

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