Jogamos o alpha de Kung Fu UFO, o novo game de Mega Drive

28 de setembro de 2018

Jogamos o alpha de Kung Fu UFO, o novo game de Mega Drive

O mundo dos videogames é muito interessante, e Kung Fu UFO que o diga. Acostumados a fazer prévias e análises de diversos novos games, para os consoles atuais, sempre recebemos jogos de visuais modernos, gameplays criativos e gêneros tradicionais para a nossa época, como FPS, ação em 3D, ou, mais recentemente, os Battle Royales.

Mas, e quando chega para gente um legítimo novo game de Mega Drive? Com visual, gameplay e sons totalmente inspirados para o 16-bit da SEGA? Me sentindo um “piloto de revista de videogame”, vivi um pouquinho do que eles faziam, durante o bons e velhos tempos de revistas como Ação Games, Super Game Power, ou a Gamers.

Mas ainda não se trata do jogo finalizado. Há o acesso, no site, de uma rom demo, funcional em emuladores e cartuchos flash, para jogar no Mega. O que temos, logo quando o jogo se inicia, é o famoso menu. Lá, podemos escolher o idioma do game (português brasileiro incluso), o número de vidas, e as demais opções tradicionais do gênero.

“Olha, um game de Mega Drive de 1989!”

Jogamos o alpha de Kung Fu UFO, o novo game de Mega Drive

Começando o game, temos, primeiramente, uma interessante cutscene, bem caprichada, com o nosso protagonista. Que, assim como nos filmes e games dos anos 80, desce de para-quedas, pronto para a ação, em um avião em chamas. Inclusive, nestes primeiros momentos, já dá pra perceber uma das qualidades do game: seu trabalho sonoro. A música tema é empolgante, e a trilha sonora da demo é divertida.

Seu visual é interessante, pois lembra os primeiros games do Mega Drive. Com personagens pequenos e cenários cheios de plataforma, lembrei de Flashback, logo de cara. Mas o jogo em si, dá muito a impressão daqueles games lançados juntos com o console, de 1989. Até o formato deles, com a cabeça do tamanho do corpo, nos remete ao lendário Alex Kidd.

As animações estão caprichadas. O vento batendo nos arbustos, as nuvens que passam pelos cenários e as cores fortes marcam o game, dando a ele personalidade. O protagonista, com um jeitão meio Bruce Lee de ser, também conta com boas animações, seja parado, correndo, ou lutando.

Kung Fu UFO e sua busca por boas influências

Jogamos o alpha de Kung Fu UFO, o novo game de Mega Drive

Já o gameplay, bebe de várias fontes. Do já mencionado Flashback, temos as fases livres, para exploração. De games como Super Mario, a busca pelas três argolas, espalhadas pelas fases. Dos beat ‘em ups, os confrontos contra inimigos, com socos, chutes e combos. A única coisa que não gostei, foi do sistema de pulo, ainda falho.

Na falta de um pulo duplo, temos que nos agarrar nas beiradas das plataformas. Semelhantemente ao que temos nos primeiros games Tomb Raider. Mas o sistema é falho, e com uma movimentação dura, pelo menos nos saltos, é comum perder vidas bobas por errar pulos. E é obrigatório se agarrar nas plataformas até para subir nelas. A ideia é até bem intencionada, e busca trazer diferença ao gameplay tradicional, porém não creio que foi executada da melhor maneira possível.

Já os combates, estão divertidos. Em games do gênero, basta, eventualmente, “pular” em cima para derrotar o inimigo. Mas aqui, temos uma leve pitadinha de Street Fighter. O inimigo chega, sua barra de energia aparece e, em um confronto simples, mas interessante, no mano a mano você luta contra ele até derrotá-lo. Com contador de combos e tudo. Com maior foco na exploração, foi interessante encontrar esse método, para não encher a tela de inimigos.

Não é só uma “volta ao passado”

Jogamos o alpha de Kung Fu UFO, o novo game de Mega Drive

Jogar Kung Fu UFO é uma experiência bem interessante. Não é apenas uma “volta ao passado”. Vemos, principalmente, a iniciativa de se produzir um game realmente novo para o Mega Drive. Assim, novas ideias seguem sendo testadas, e misturas de elementos de vários gêneros vão sendo introduzidas, a fim de encontrar o tom ideal entre todos eles, para coexistirem em harmonia.

O Kung Fu UFO ainda está em alpha, então é cedo para fazer apostas. E há alguns problemas, que nem mencionei, por entender que eles existem por causa do estágio atual do game. Mas, nesta primeira olhada, consigo ver um projeto bem intencionado, e que pode nos oferecer um game muito divertido, como nos bons e velhos tempos das locadoras.

Kung Fu UFO está em campanha no Indiegogo, e por lá você pode conferir esta mesma demo que avaliamos. Assim, é possível jogar a demo em um emulador, ou colocar no próprio Mega Drive, através de Flash Cards. Ou ainda, se tiver um Mega Drive da Tectoy, colocar o game direto no cartão SD, vinculado ao console.

O game tem previsão de chegar em 2019, para Mega Drive, e Steam. Para o 16-bit da SEGA, o game pode ser jogado em cartucho feito pela Retro Nerve, ou através de uma ROM que poderá ser baixada.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *