Pela primeira vez em 24 anos, a Sony não participará da E3, ficando ausente em 2019

16 de novembro de 2018
Autor: Renan do Prado

Pela primeira vez em 24 anos, a Sony não participará da E3, ficando ausente em 2019

E3, a maior conferência de video games do mundo, terá uma grande perda em 2019. A Sony declarou que não participará da conferência no ano que vem, sendo a primeira vez desde a criação da conferência, lá em 1995, que não estará presente.

Segundo a Sony, a decisão de não comparecer ao evento no ano que vem se dá por uma busca de criar uma forma diferente de interação com os jogadores. Nas palavras da companhia (tradução livre): “Enquanto a industria evolui, a Sony Interactive Entertainment continua a procura por oportunidades inventivas para interagir com a comunidade. Os fãs da PlayStation significam o mundo para nós e nós sempre queremos inovar, pensar diferente e experimentar novas formas de satisfazer os jogadores. Por conta disso, nós decidimos não participar da E3 em 2019. Nós estamos explorando novos e familiares jeitos de interagir com nossa comunidade em 2019, e nós não podemos esperar para compartilhar nossos planos com vocês.”

Perguntada sobre a possibilidade de criar uma conferência própria nos arredores da E3, como a EA Games e a Bethesda já fizeram, a Sony confirmou que não fará nenhuma apresentação dentro ou nos arredores da conferência.

Essa notícia pegou de surpresa a todos, pois essa é a primeira vez que a Sony não participará do evento, sendo ela, junto da Microsoft, as duas principais apresentações da feira. Nos últimos anos, a E3 tem perdido bastante a presença de produtoras, como as já mencionadas Bethesda EA Games, que aos poucos diminuem sua presença na feira, em prol de apresentações próprias. Além da própria Nintendo, que há anos não faz uma apresentação própria em palco, preferindo seus próprios anúncios através de seus Directs. A Playstation já tem sua própria conferência oficial, a Playstation Experience, que costuma acontecer em dezembro, mas até mesmo esse evento não irá acontecer esse ano, pois segundo a Sony, não há muita coisa a se apresentar agora.

Ano passado a apresentação da Sony foi uma das mais fracas do evento, isso vindo de três anos seguidos de excelentes apresentações (e algumas bem mornas, como em 2017), que contaram com grandes anúncios e até mesmo orquestras em palco. Na apresentação do ano passado, houve muito falatório e poucos trailers (apesar desses terem sido incríveis), o que desagradou muito aqueles que assistiram.

O impacto dessa ausência será imenso. A cada ano, a E3 parece perder mais e mais sua importância, com todos os grandes estúdios fazendo seus principais anúncios do ano muitas vezes semanas ou dias antes da conferência. Além de algumas produtoras que tem focado mais em eventos próprios. Resta saber agora como a Sony cobrirá essa ausência, se haverá um foco maior na Playstation Experience do ano que vem e em outros eventos. E é claro, se a Sony estará de volta na E3 2020.

Qual é a sua opinião sobre essa decisão da Sony? Sem dúvidas essa ausência terá um grande impacto negativo tanto para a Playstation quanto para a E3, mas será que a forma que a Sony encontrará para substituir a E3 será melhor para ela e para os jogadores? E o que você acha da E3 em geral, acha que a feira tem perdido a importância com as produtoras ao longo dos anos?

(Via: Game Informer, Gamesradar)

Uma resposta para “Pela primeira vez em 24 anos, a Sony não participará da E3, ficando ausente em 2019”

  • 16 de novembro de 2018 às 11:20 -

    Onigumo

  • Tomara que isso signifique apresentações melhores na próxima vez. Eles podiam fazer a bondade de pedir pra ubisoft não lançar assins creed em 2019 também….

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *