Primeiras impressões do PlayStation Move: o que andam dizendo?

1 de setembro de 2010
Autor: Fábio Torres

Primeiras impressões do PlayStation Move: o que andam dizendo?

O PlayStation Move só será lançado oficialmente no dia 19 de setembro, mas alguns sites americanos já puderam testar o controller e seus jogos antecipadamente. Confira o que eles têm a dizer sobre o novo periférico da Sony.

DestructoidSony está pareando seu principal console com uma das tecnologias de controle por movimento mais impressionantes que o mercado já viu. Ele tem uma boa seleção de jogos que variam de títulos casuais até demos técnicas impressionantes, junto com algumas atualizações para games já estabelecidos, então deve agradar uma vasta audiência. É claro que a Sony – com uma incrível tecnologia – tem a qualidade para se estabelecer e se manter no mercado de controle por movimento. Se ela tem a inteligência para isto, só depende dos desenvolvedores. Se ela tem o fôlego, só depende dos consumidores”.

Joystiq -“Eu não posso deixar de declarar o PlayStation Move um sonoro sucesso como peça de tecnologia para consumidores e no jeito de interagir com os games. Sim, é a evolução natural do Wii Remote, mas ele supera a criação da Nintendo em todos os aspectos, da precisão (nem mesmo o MotionPlus se iguala) até a qualidade da resposta da vibração. O hardware é excelente e eu consigo vê-lo sendo utilizado em uma multitude de jeitos legais, mas é claro que ele só legal tanto quanto os jogos que o utilizam. Eu mencionei Sports Champions e Tumble, dois grandes jogos que são excelentes exemplos do potencial do Move. Mas considerando tudo que ele oferta, é difícil não classificar o Move mais do que apenas um ‘brinquedo legal’ no seu lançamento. O melhor do Move vale ser experimentado, mas será que ele vale ser comprado logo no início – sem mencionar o conjunto de dois controllers e o Navigation Controller? Não.”

IGN – “No final das contas, o PlayStation Move tem o potencial de ser o melhor sistema de controle por movimento da geração atual de consoles; mas infelizmente, os games oferecidos no momento simplesmente não fazem justiça à tecnologia. Se você está ansioso para comprar o sistema agora, não espere uma grande quantidade de bom conteúdo logo no lançamento, mas com tempo e com alguns ajustes feitos, o Move pode provar ser uma grande alternativa para adicionar novas experiências de gameplay para o PlayStation 3 e atrair novos e casuais jogadores”.

25 Respostas para “Primeiras impressões do PlayStation Move: o que andam dizendo?”

  • 1 de setembro de 2010 às 15:02 -

    André

  • Pois é… Todo mundo falando maravilhas, mas ninguem comentando sobre os problemas que foram relatados na Gamescom (se não me engano) sobre ele não funcionar em ambientes com luz e até em um com pouca luz.

    Eu só compro depois de uns 10 meses para ver se vai valer tanto a pena assim.

    • 1 de setembro de 2010 às 19:05 -

      Bacon Mage

    • espere pelo play 4

    • 12 de abril de 2011 às 10:51 -

      Klark

    • Sem chance, o kinect é o melhor já lançado para leitura de movimentos, e sem contar que ele funciona com pouca ou nenhuma luz tão bem quanto funciona com muita luz, o kinect é a verdadeira evolução dos controladores de movimentação, deixou o psmove e o wii no chinelo ipanema (nem havaiana, rsrs)…

      • 15 de abril de 2011 às 10:32 -

        dac23

      • o kinect possui os jogos mais bobos e idiotas do mundoooooooooooo. o move deicha todos no chinelo.

  • 1 de setembro de 2010 às 15:11 -

    Dark_Schinaider

  • Muito bom, e o melhor de tudo é q ele ñ subistituirá o Dual shock e o modo classico de jogar, ele é apenas um acessorio adicional diferente do controle do wii que é o controle principal do console da nintendo.
    O move será muito bem vindo em algums generos de games, e trará novas experiências aos jogadores, com certeza irei adquirir um futuramente (claro q primeiro preciso de money pra comprar um ps3, mas blz..rsrs)

  • 1 de setembro de 2010 às 17:58 -

    zecarlos

  • alem de custar horrores….um absurdo o valor,vai ser melhor continuar jogando com o controle que da dor nos dedos doque jogar com esse sorvete….porra cade a equipe de design da sony,onde eles tavam com a cabeca quando inventaram essa bolota na frente po

    por outro lado vamos analizar o seguinte,pra que vou comprar um controle desse se posso jogar sem controle(projeto natal)?

    mas todos aqui sabem que esse primeiro lote de psmove so vai dar e dor de cabesa pros games,assim como o projeto natal(Kinect e um nome muito escroto)

    • 1 de setembro de 2010 às 18:57 -

      GuiLLi

    • não lesse o porque dessa "bola" na frente do move né?

    • 1 de setembro de 2010 às 19:13 -

      KrazyFox

    • Porque o Kinect não serve pra jogar, no MÁXIMO serve pra brincar e/ou pagar mico, e é ainda mais caro.

      Pra mim, o Kinect é realmente impressionante num quesito e completamente falho em outro. Acho muito legal a idéia de controlar menus e interfaces gráficas por gestos e comandos de voz, mas pra jogos mesmo… pff…

      A Microsoft prometeu de mais e agora está cumprindo de menos, aquele jogo do Star Wars pra Kinect foi a gota d'agua pra mim, o Kinect simplesmente não faz nada do que prometia ano passado.

      • 2 de setembro de 2010 às 08:15 -

        zecarlos

      • eu li sobre a bolota na frente do controle e esteticamene e horrivel….por isso me questiono onde anda a equipe de marketing e design da sony

        problemas entre psmove e projeto nal meu caro existirao nao tenham duvida nenhum dos dois e perfeito ,nao se iluda

        nao vou ficar levantando bandeira pra ninguem aqui pois sou contra os dois,pra mim e um gasto de dinheiro desnecessario,com o valor deles que sao absurdos (la fora imagina aqui no brasil)ao meu entender prefiro equipar meu pc onde terei um leque maior de jogos e qualidade grafica

        cinseramente ,nao vejo vantagem em possuir um aparelho desse se posso jogar sem controle,seria uma experiencia muito melhor

  • 1 de setembro de 2010 às 19:04 -

    KrazyFox

  • Pra mim o Move parece muito mais uma ferramente útil do que um brinquedo. Eu vi as demonstrações técnicas e tal, é incrivel a forma como ele funciona como um mouse 3D, a precisão e a responsividade do controle é sem dúvida incrível, ele reconhece precisamente até mesmo movimentos muitíssimo minunciosos. Eu só imagino o quanto algo assim seria útil pra quem trabalha com modelagem 3D por exemplo.

    Pra mim esse é o trunfo da Sony, é um sensor de movimentos, mas que não requer que você fique fazendo mímica, ele reconhece movimentos sutis o suficiente pra você poder jogar sentado quietinho.

  • 1 de setembro de 2010 às 19:08 -

    Bacon Mage

  • não da para jogar um god of war nisso ae,da para jogar jogos tipo mario .

    as mulheres vão achar um uso diferente para esse controle.

    • 1 de setembro de 2010 às 19:20 -

      KrazyFox

    • Não é questão de "não da pra jogar", a questão é: faria sentido? Você tem ceteza que gostaria de jogar God of War num controle sensor de movimentos? XD

      Das duas uma, ou você ja estaria morto de cansado antes de passar do primeiro chefe, ou sua sala estaria completamente destruida. =P

      Pelo que demonstraram, o Move vai ser ótimo pra jogos de tiro e estratégia, basicamente vai fazer pelo PS3 o que o Mouse faz para o PC, a jogabilidade pra alguns tipos de jogos deve melhorar expressivamente, ao menos é o que prometem, só vou ter certeza quando estiver com um na mão.

      • 2 de setembro de 2010 às 07:58 -

        Deivid

      • Claro que faria sentido jogar God of War, pensa bem além de jogar está maravilha gamer, você estaria fazendo exercicios, claro no meio do jogo você estaria cansado, mas pensa, quantas calorias teria gastado? E imagina o orgulho que você teria ao zerar o jogo, poderia até dizer que encarnou kratos inclusive nos movimentos! Seria ótimo, um pouco escandaloso, mais ótimo!

  • 2 de setembro de 2010 às 06:40 -

    Felipe Santana

  • Na real isso aqui virou espaço pra Briga! sempre aparece um defendendo a Sony e outro metendo o pau! De certo não pararam nem ao menos pra ver a diferença entre o Kinect e o PSmove, no modo em que funcionam. Deixa essa briga para as fabricantes, agente fica só com os resultados, de preferência o que ficar mais barato e melhor!

  • 2 de setembro de 2010 às 06:44 -

    Felipe Santana

  • Sobre o erro identificado na GAMESCOM, que a PSeye não captava muito bem a LED por conta da luminozidade do ambiente, eu até acredito nisso, eu tenho o EYEPET e a percepção de movimento é um pouco ruim, acredito esse o motivo da Sony ter implantado a LED no PSmove. Espera mais uns meses pra ver se a Sony não lança uma nova PSeye!

    • 15 de abril de 2011 às 10:35 -

      dac23

    • olha eu possuo o a pseye e eyepet e a resolução é otima e a perceoção dos movimentos também

  • 2 de setembro de 2010 às 07:33 -

    Heliezer Soares

  • Eu gostaria de ter um, mas vou esperar (e por um tempo considerável) quando sair para comprar.

    No geral, acho que será interessantes para jogos de tiro, esporte e alguns títulos de ação (como o RE5).

    É um periférico interessante, apesar de não ser muito inovador.

    E sobre o Kinect, infelizmente, parece que o público voltado para ele não são os gamers. Mas, também é muito cedo para dizer algo. Esperar para ser lançado e ver o que pode ser feito com isso.

    Eu tenho um PS3 e penso, se o orçamento permitir, comprar um 360 ano que vem. Eu gosto de games e o que me importa são os bons títulos lançados, independente da plataforma. E quero e muito experimentar o Kinect quando ele estiver disponível por aqui…

  • 2 de setembro de 2010 às 10:37 -

    Pedro

  • Não tenho nada a falar, a não ser que se você não quiser jogar God of War com isso, é só jogar com o Joystick normal, e os jogos não serão obrigados a ser compatível com o Move …

    E a outra coisa é que ESSA BOLA AÍ EM CIMA É RIDÍCULA, imagine você lá, jogando e POU (!), você bate com ele em algum lugar, QUEBRA NA HORA !

    • 15 de abril de 2011 às 10:37 -

      dac23

    • a bola é de silicone um pouco dificil de quebrar naum acha? o controle é lindo

  • 2 de setembro de 2010 às 11:46 -

    Newton Jr.

  • Parece um desodorante roll on hehehehe

    • 4 de setembro de 2010 às 09:30 -

      Dario

    • Nunca mas faço essa piada, afinal a mídia especializada está emitindo um sonoro: "aprovado" no quesito técnico.

      Estou louco para vez a aplicação em games de tiro.

    • 15 de abril de 2011 às 10:39 -

      dac23

    • então compra 1 e ve se funciona

  • 8 de janeiro de 2011 às 21:04 -

    fdf

  • a sony lança um controle em forma de pinto e aparece um monte de paga pau dele

  • 20 de janeiro de 2011 às 14:52 -

    Leandro

  • Parece bacana, mas nada de inovador…Vamos aguardar o desenrolar de tudo isto, mas ainda é uma copia do Wii, vamos ver se supera o mesmo pelo menos.

    • 15 de abril de 2011 às 10:39 -

      dac23

    • é sim superior pois da para jogar de 2 jeitos com move sem move so aí já passou do move

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *