Sony diz que procura por PlayStation 5 continua alta, enquanto assinatura de PS Plus diminui

1 de novembro de 2022

A Sony trouxe, em seu novo relatório financeiro, informações interessantes sobre o atual momento do PlayStation. De acordo com a companhia, entre julho e setembro deste ano, foram vendidos mais de 3.3 milhões de PlayStation 5, fazendo o console atingir os 25 milhões de unidades vendidas.

Enquanto isso, a Sony observou uma queda nas assinaturas da PS Plus e também na queda de jogos vendidos. Agora a companhia tem 47.2 milhões de assinantes, com queda de 1.8 milhão, em comparação com os mesmos três meses, do ano anterior. Vale lembrar que, em 2022, a Sony reformulou seu programa, criando novas assinaturas com possibilidade de um sistema de oferta de games semelhante ao Game Pass, da Xbox.

Em relação a venda de jogos, houve uma queda de 13,9 milhões de cópias vendidas. Dos 62.5 milhões de games vendidos neste período, 6,7 milhões são os famosos “exclusivos”, de estúdios first party. Destes 62 milhões de jogos vendidos, 63% foram versões digitais.

A companhia entende que isso acontece devido a queda de atividade no PlayStation 4, além do previsto pela Sony. Hiroki Totoki, o chefe de finanças da companhia japonesa, afirma que a atividade do PlayStation 5 segue em nível elevado, dizendo que estão trabalhando para melhorar a produção do console, para permitir que jogadores interessados possam transitar de geração, já que tal transição, devido à questões que bem sabemos, seguiu de forma diferente da planejada pela Sony.

Historicamente, quando a Sony lança um console novo, o anterior segue em produção, porém seus games exclusivos, que servem para alimentar o grupo mais fiel da marca, e dispostos a ter o console mais moderno o quanto antes, saem apenas para a nova geração. Este público fiel acaba fazendo a propaganda “boca-a-boca”, fazendo com que mais pessoas, inclusive jogadores casuais, acabem escolhendo seus consoles.

Mas, desta vez, a dificuldade de produção de unidades de PlayStation 5 fez a Sony, talvez até contrariada, lançar seus games para dois sistemas. Desta forma, Horizon Forbidden West, Gran Turismo 7 e até God of War Ragnarok, receberam versões para o PlayStation 4, algo impensável em gerações passadas.

Mas, sobre a pandemia e seus efeitos, a Sony diz que muitos dos “efeitos” já passaram, e a companhia afirma que a busca por seu novo console segue alta, mesmo com o aumento do preço em algumas regiões. Totoki disse que, em setembro, nos EUA, era necessário 17.5 horas para vender 100 mil PS5. Assim, ele afirma que a Sony quer produzir mais unidades, para compensar a diminuição de atividade do PS4.

Ele ainda afirma que o aumento de preço (que também pode ser entendido como os altos preços em locais como o Brasil que, mesmo sem aumento, segue caro em relação ao momento econômico) não teve efeito negativo na procura, e que quer acelerar a produção para ter consoles disponíveis para o Natal. A meta da Sony é a de vender 18 milhões de PS5, ou mais, dentro de seu atual ano fiscal.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

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