Professor em Gana desenha o Word no quadro negro para ensinar seus alunos

2 de março de 2018

Professor em Gana desenha o Word no quadro negro para ensinar seus alunos

Quando há o desejo de ensinar, é possível superar várias barreiras e com o material disponível, mesmo que na base do improviso, transferir conhecimento, desde que feito com muita dedicação. Um episódio que apresenta esta boa vontade aconteceu em Gana, na África, com o professor Owura Kwadwo mostrando como ensina Microsoft Word para seus alunos, usando o quadro negro.

O professor publicou algumas fotos em seu Facebook, mostrando o quadro negro como se fosse um print da tela de computador, com todos os elementos do software na “tela”, seguido de explicações sobre cada função, como a barra scroll e a área de texto. Isso tudo porque o professor ministra aulas de Tecnologia da Informação e Comunicação, e não tem computadores para passar o conhecimento para os alunos. Com isso, o quadro negro se torna um importante aliado.

 

A escola fica em uma área rural de Gana e não tem condições de pagar por computadores para seus alunos, mesmo assim Kwadwo fez questão de mostrar a eles o funcionamento do software e, da maneira possível, fazer com que eles tenham familiaridade com o computador. E tudo isso, não é apenas para levar conhecimento, pois em Gana, TIC é uma disciplina a qual os alunos precisam cumprir para avançar ao Ensino Médio. Como a escola não tem computadores desde 2011, de acordo com o professor, a saída é ensinar usando os recursos disponíveis.

Teaching of ICT in Ghana's school is very funny. ICT on the board paa. I love ma students so have to do wat will make…

Posted by Owura Kwadwo Hottish on Thursday, February 15, 2018

A imagem fez com que questionamentos sobre educação entrasse nas rodas de conversa, pelo simples fato de, como em pleno 2018, escolas ainda não contam com computadores, ou pior, não tem nem rede elétrica. Kwadwo se mostra otimista com o governo, e a imagem acabou chegando até a Microsoft, que se comprometeu a oferecer um computador ao professor e acesso a seus programas educacionais.

 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *