O protótipo do Nintendo Playstation finalmente pode ler CDs

8 de maio de 2017
Autor: Junior Candido

O protótipo do Nintendo Playstation finalmente pode ler CDs

Quase um ano depois de uma novela, que começou em julho de 2016 com imagens de um raríssimo Nintendo Playstation, o console finalmente deu sinais de funcionamento pleno, rodando um jogo em sua unidade de CD-ROM, trazendo mais luz sobre o que seria a possível parceria entre Sony e Nintendo, que embora existiu em um momento da história, nunca apresentou nada para os jogadores.

Para quem não se lembra da história, uma visita rápida aos anos 90: A Nintendo e a Sony, uniram forças para o desenvolvimento de um add-on em forma de CD para o Super NES, semelhante ao que a Sega fez com o Mega Drive e o seu Sega CD. O Playstation original, então, estava sendo preparado como um suporte de CDs para o Super NES, mas logo a parceria terminou, a Nintendo tentou algo com a Phillips, sem muito sucesso, e a Sony lançou seu console de forma independente e revolucionou para sempre o mundo dos games.

Voltando ao protótipo, o desafio da galera que pesquisa o console que nunca foi lançado era a de fazer com que um CD rodasse de maneira adequada, já que o sistema nunca recebeu um jogo. Porém um emulador de Super Nintendo foi modificado para receber a BIOS da máquina e de maneira virtual, o console começou a ganhar vida, e ganhou um jogo: Super Boss Gaiden.

Passada esta etapa, hora de acessar a unidade real de CD-ROM do console, para que ele possa ler os discos de maneira adequada. E com bastante trabalho, já é possível fazer com que o CD rode e interprete suas funções, precisando agora ajustar um ponto de equilíbrio entre o emulador e a unidade real, já que o console precisa ler os dados usando seus recursos próprios, e não um computador que o emula. O vídeo abaixo mostra um pouco do Nintendo Playstation em funcionamento:

Aproveite e conheça também o Super Boss Gaiden, baseado em clássicos do Beat ‘em up, com visual inspirado em jogos do NES e trilha sonora com melhor qualidade. 29 anos depois, este é o primeiro jogo produzido para o Nintendo Playstation:

O projeto continuará, com mais pesquisas e mais trabalho para fazer o Nintendo Playstation rodar CDs de maneira plena. Mas isso será assunto para o próximo capítulo desta novela de quase três décadas de vida.

Via (The Verge)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *