Qual é o jogo mais jogado de todos os tempos?

3 de janeiro de 2010
Autor: Fábio Torres

Qual é o jogo mais jogado de todos os tempos?

Para você, caro gamer, qual é o jogo mais jogado de todos os tempos? Aquele ao qual você sempre recorre nos momentos de tensão? Leia a opinião de um gamer que, talvez, não pense que nem a maioria…

Eu adoro Paciência Spider! É de longe um dos melhores jogos que já joguei em toda minha vida. E não, não pretendo fazer com que você o adore também. Leia (se ler) apenas e tão somente como um desabafo de jogador inveterado.

Lá pelos anos 80, tive contato com essas maquinetas infernais e o fantástico mundo dos games. Acredite, era tudo muito diferente do que é hoje. Joguei de tudo, desde os primeiros “blocks” até os mais loucos adventures em texto puro. Depois vieram os gráficos, sons e finalmente o 3D. Também fui da legião de adoradores do Wolf3D e Duke Nukem, não sem antes ter quebrado a cabeça no Knight Lore e no Qual é o jogo mais jogado de todos os tempos?Gunfright (os dois primeiros isométricos que detonaram esta técnica). Com o tempo os jogos foram ficando mais pesados, mais imersivos (a palavra de ordem da atualidade) e mais… mais. Passei mais tempo vendo (admirado) que jogando esses massivos comedores de recursos. Pra falar a verdade e sendo absolutamente honesto, o último dos 3D FPS que joguei mesmo, pra valer, com meus próprios dedos, foi o Penumbra (e que ainda está aqui na máquina de onde escrevo esses ASCIIs e que “devezemquandalmente” eu ainda arrisco mais uma tentativa). Obviamente ele está ao lado de dois amigos inseparáveis: Combat Flight Simulator e Silent Hunter, porque afinal de contas (como dizia o poeta), voar e navegar abaixo da linha d’água é preciso.

Qual é o jogo mais jogado de todos os tempos?Por que então o Paciência Spider? Porque está lá. Sempre esteve. Em todos os outros micros aqui ao lado, inclusive nos 3 netbooks (sim, sou fanático por netbooks e não escondo isso de ninguém). É só instalar um XP e crau: o safadinho está lá. Abre instantaneamente e não precisa de internet. Não precisa de placa de vídeo macetada e muito menos de driver (que você não acha em lugar algum mesmo). Nem encontra em distribuidor e muito menos precisa de grana pra jogar. Eu apenas abro, jogo o desafio intermediário (fácil é muito fácil e difícil é dose pra leão) e pimba. Passou-se algum tempo; desviei o pensamento do problema que estava estressando os neurônios e fiz uma micro pausa (um lance pra quem fica muito tempo diante de um computador jogando ou não). Viciei e já contei pelo menos 10 partidinhas num dia normal, de baixa produtividade.

Esse tipo de jogo realmente detona com a sua produtividade e merecia um estudo à parte. Então, quando vejo muito do último grito da moda, me pergunto: será que sou o único que percebe um mundo ultra sofisticado e divertido, para o qual a maioria torce o nariz? Não que eu não goste dessas maravilhas modernas, mas venhamos e convenhamos: jogo é jogo e fim de papo.

Renato Degiovani é leitor da Arkade e nos enviou este texto. Quer ver seu texto publicado aqui também? Mande para contato@arkade.com.br. Nós selecionaremos os melhores e periodicamente os publicaremos.

5 Respostas para “Qual é o jogo mais jogado de todos os tempos?”

  • 3 de janeiro de 2010 às 15:07 -

    Vinicius Duarte

  • Gosto tb mto desse jogo, o Paciencia Spider, principalmente que estou sem placa de video

  • 3 de janeiro de 2010 às 21:26 -

    Lucas

  • A minha mãe é viciada nesse jogo -.-” muitas vezes eu vo entrar no computador e adivinha quem ta la e fazendo oque ¬¬ .Desde então criei odio desse jogo mas nada contra a quem joga(menos minha mãe) eu era viciado em paciência no outro paciência,mas quando eu peguei os jogos de ”verdade” não toco mais nele.

  • 31 de maio de 2010 às 09:11 -

    johnny

  • sempre fui viciado em jogos eletronicos mas quando estava no curso o que mais jogava era o paciencia-spider

  • 29 de outubro de 2010 às 19:43 -

    Guilherme

  • Sou fascinado por graficos e controlar um personagem, 2 minutos de paciencia ou pimbal ou qualquer um desses jogos me deixa nervoso e acaba com meu dia :(

  • 22 de dezembro de 2010 às 02:07 -

    Maria da Penha Leite Fonseca

  • ”Eu sou viciada neste jogo Passiência spider mas no meu computador novo não tem eu estou atacada por favor mandem
    por e-mail para mim!”

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *