Quarentena Arkade: 20 bons games gratuitos para ninguém sair de casa!

21 de março de 2020
Autor: Rodrigo Pscheidt
Quarentena Arkade: 20 bons games gratuitos para ninguém sair de casa!

A pandemia do Novo Coronavírus chegou com tudo, e pegou boa parte do mundo de surpresa. De uma hora para outra, medidas nunca antes vistas foram tomadas por governos e empresas de todos os cantos do globo: fronteiras foram fechadas e países inteiros encontram-se sob quarentena. Aulas foram suspensas, cinemas foram fechados, shows e eventos, cancelados.

Aqui no Brasil, a quarentena começa para valer na segunda-feira, dia 23/03 (ainda que muita gente já esteja nesse ritmo há alguns dias). Felizmente, o que para muitos pode ser um baita transtorno, para os gamers acaba sendo um período para botar a jogatina em dia!

Pensando em quem busca bons jogos para curtir neste período de distanciamento social, elaboramos uma lista com 20 jogos (e mais um baita bônus!) que você pode curtir sem gastar nada: são jogos free-to-play, só baixar e jogar. Programe-se, reúna seus amigos (só online) e divirta-se!

FPS & Battle Royale

Call of Duty Warzone – Disponível para PC, PS4 e XOne

Ainda que não seja um jogo “completo” de Call of Duty, Warzone traz a experiência completa do modo Battle Royale, onde 150 jogadores podem se matar utilizando armas e gadgets realistas. O jogo foi lançado há menos de 2 semanas, e já soma mais de 30 milhões de jogadores.

Fortnite – Disponível para PC, PS4, XOne, Switch

O jogo que se tornou praticamente um fenômeno cultural não poderia ficar de fora desta lista, não é mesmo? O Battle Royale da Epic Games é cativante e divertido de se jogar, especialmente com os amigos. E sabe o que é melhor? Além de ser gratuito, ele está disponível para as principais plataformas e recebe atualizações constantes.

PUBG Mobile – Disponível para iOS e Android

O jogo que “inventou” o gênero Battle Royale acabou perdendo seu trono para a concorrência, mas isso não quer dizer que ele ainda não seja uma boa pedida. Com uma pegada menos cartunesca e mais realista, a versão mobile do game é totalmente gratuita (diferente do que acontece nos PCs e consoles).

Free Fire – Disponível para iOS e Android

O jogo mais popular no Brasil em 2019 é outra boa pedida para quem quer distribuir uns pipocos pelo smartphone. São mais de 50 milhões de jogadores ativos todos os dias, então a espera para encontrar partidas definitivamente não vai ser um problema!

Paladins – Disponível para PC, PS4, XOne, Switch, iOS e Android

Acrescentando um toque de fantasia à fórmula dos Battle Royales, o “primo pobre” de Overwatch acabou angariando uma legião de fãs. O jogo é mais um título leve, acessível, e disponível para quase tudo o que é plataforma. Os smartphones, por sua vez, contam com Paladins Strike, game com visão isométrica que até lembra um MOBA, mas que mantém boa parte das características do título principal.

Apex Legends – Disponível para PC, PS4 e XOne

Fechando a lista dos Battle Royales, temos aqui o jogo que mais ousou inovar no gênero ultimamente, com sua mecânica de times e seu sistema de “Lendas”, personagens com habilidades, armas e poderes exclusivos. O jogo é dos produtores de Titanfall, e se passa no mesmo universo do game dos robozões.

MMO, RPG & Aventura

Dauntless – Disponível para PC, PS4, XOne e Switch

Se distribuir tiros com os amigos não é bem a sua praia, que tal reuni-los online para caçar monstros? É exatamente isso que Dauntless oferece: um vasto mundo de fantasia cheio de monstros para serem caçados e capturados. O jogo lembra a série Monster Hunter, e conta com loot para ser coletado, mecânicas de crafting, e muito mais.

Neverwinter – Disponível para PC, PS4 e XOne

O tradicional MMORPG baseado na campanha Forgotten Realms — que por sua vez veio direto de Dungeons & Dragons — tem tudo o que os fãs do gênero curtem: elfos, anões, magos e guerreiros explorando dungeons, caçando monstros e cumprindo quests. E vira e mexe recebe expansões e novos conteúdos.

Path of Exile – Disponível para PC, PS4 e XOne

Quem está em busca de algo mais parecido com Diablo, vai encontrar muitas horas de diversão em Path of Exile. Misturando o gameplay típico do jogo da Blizzard com classes de personagens diferenciadas e áreas geradas randomicamente, o título traz bastante conteúdo, especialmente para quem curte fazer grinding em buscas das melhores armas e equipamentos.

Guild Wars 2 – Disponível para PC

Há alguns anos, logo que foi lançado, Guild Wars 2 chegou para ser o jogo que superaria World of Warcraft. Não temos certeza se isso aconteceu, mas é fato que, ao contrário de WoW, ele abandonou o formato pago e se tornou gratuito, o que é uma ótima desculpa para quem quiser se aventurar pelo seu vasto mundo, cheio de perigos e mistérios. Pode ser jogado sozinho, mas sem dúvida fica mais legal com a galera.

Warframe – Disponível para PC, PS4, XOne e Switch

Ainda que pareça um shooter, Warframe na verdade flerta com o gênero RPG, trazendo tiroteios futuristas entre diferentes classes de personagens contra aliens hostis. O gameplay faz uma competente mistura de tiro, stealth e ação que pode ser jogada tanto sozinho quanto em equipes.

MOBA

League of Legends – Disponível para PC

Bom, esse dispensa apresentações, né? O famoso “Lolzinho” da Riot é um dos maiores fenômenos dos videogames, ostentando um saudável cenário competitivo e alguns torneios milionários de eSports. Se o seu sonho é ser um jogador profissional, que aproveitar a quarentena para mergulhar em League of Legends? Não garantimos que você vai se tornar um pro player, mas sem dúvida vai conseguir umas boas horas de diversão!

Dota 2 – Disponível para PC

Tanto Lol quanto Dota 2 nasceram como mods do bom e velho Warcraft III, e acabaram se tornando verdadeiros fenômenos. Embora esse tipo de jogo não seja particularmente amigável para n00bs, esse tempo extra em casa pode ser ótimo para quem conhecer esse tipo de jogo e entender a fascinação que eles despertam em milhões de players pelo mundo.

Heroes of the Storm – Disponível para PC

Considerando que foi um jogo da Blizzard que deu origem aos principais MOBAs do mercado, até que demorou para ela se aventurar pelo gênero. O diferencial de Heroes of the Storm está justamente em seu elenco, que reúne personagens e cenários de Overwatch, Starcraft, Warcraft, Diablo e outras franquias da empresa.

Esporte & Pancadaria

Brawlhalla – Disponível para PC, PS4, XOne e Switch

Se tivesse que resumir, eu diria que Brawlhalla é tipo um Super Smash Bros multiplataforma. Com visual super bonitinho e uma lista enorme de personagens selecionáveis, até 8 jogadores se reúnem em arenas flutuantes 2D onde o objetivo é arremessar uns aos outros para fora. Frenético e muito divertido, Brawlhalla ainda ganha pontos por oferecer crossplay entre todas as plataformas.

Trials Frontier – Disponível para iOS e Android

Jogos que misturam corrida de motocicletas com obstáculos e física realista são famosos desde os tempos dos joguinhos em Flash. A série Trials, da Ubisoft, é uma das mais divertidas do gênero, e esta sua versão mobile enche um pouco o saco por depender de microtransações, mas quebra um bom galho para quem quer “dar uns grau” sem sair de casa.

Estratégia, Simulação & Cards

Fallout Shelter – Disponível para PC, PS4, XOne, Switch, iOS e Android

A série Fallout, da Bethesda, é uma das mais famosas do gênero RPG. Neste simpático spin off, o jogador precisa construir e administrar um bunker, cuidando de suprimentos e da saúde dos personagens. Por mais perturbador que seja, até a temática pós-apocalíptica do game — e dos sobreviventes tendo que viver confinados em abrigos subterrâneos — faz sentido com a situação atual.

Starcraft II: Wings of Liberty – Disponível para PC

Um dos maiores clássicos do gênero, Starcraft II redefiniu os conceitos de estratégia em tempo real. Misturando um gameplay caprichado com uma campanha cinematográfica e personagens carismáticos, toda a versão “vanilla” do jogo (sem as expansões) pode ser jogada totalmente de graça no PC — é só baixar e jogar!

Gwent: The Witcher Card Game – Disponível para PC, PS4, XOne, iOS e Android

Quem jogou o grandioso The Witcher 3 sem dúvida se viciou (ou pegou raiva) de Gwent, o card game que Geralt pode jogar com praticamente qualquer NPC do game. Pois bem, o card game da série The Witcher acabou virando um jogo solo, que traz uma lore repleta de referências ao mundo do bruxeiro.

Heartstone – Disponível para PC, iOS e Android

Mais um jogo da Blizzard para a lista, Hearthstone também bebe na fonte da mais famosa franquia da casa, trazendo cartas de heróis, monstros e poderes mágicos saídos diretamente do universo de Warcraft. Uma boa pedida para quem quer construir um deck poderoso e desafiar outros jogadores para partidas casuais ou ranqueadas.

Bônus – 27 jogos que estão gratuitos por conta da pandemia

Quarentena Arkade: 20 bons games gratuitos para ninguém sair de casa!

Para fechar com chave de ouro este post, fica aqui uma dica extra: o site GOG.COM — tradicional loja de games online com uma pegada mais retrô — está oferecendo gratuitamente um pacotão com nada menos do que 27 jogos de gêneros variados. Entre os destaques, podemos citar Hello Neighbour, Ultima 4, Stargunner e Postal. Clique aqui e baixe agora mesmo — mas não dê bobeira, pois a promoção só vai até 30 de março!

2 Respostas para “Quarentena Arkade: 20 bons games gratuitos para ninguém sair de casa!”

  • 21 de março de 2020 às 22:01 -

    Helinux

  • O importane é a galera se cuidar!!!! E ainda aparece uma cara na TV dizendo que é um resfriado, fala sério!!!! Valeu galera!!!!

  • 23 de março de 2020 às 14:37 -

    Santos

  • Resfriado meu pau que vai espirrar na cara dele.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *