Razões pelas quais a Internet seria muito importante no Playstation Classic

20 de setembro de 2018
Autor: Junior Candido

Razões pelas quais a Internet seria muito importante no Playstation Classic

O Playstation Classic foi anunciado e, de maneira semelhante ao que a Nintendo já faz com seus consoles “Mini”, oferece alguns games, um produto menor, conexão HDMI e controles inspirados nos originais. E, assim como seus “colegas Classics“, o console será fechado, com 20 games, sem mais, nem menos.

Porém, em um mundo conectado, e com a própria Sony oferecendo recursos interessantes através de sua PSN, a Internet poderia oferecer atrativos bem interessantes para este console nostálgico. Por isso, separei pra você algumas razões pelas quais a Internet traria ótimos recursos bacanas para o Playstation Classic.

Memory Card na nuvem

Razões pelas quais a Internet seria muito importante no Playstation Classic

Saudades disso, colegas?

Sim, o pequeno Playstation não terá Memory Card. Os jogos ficarão salvos no próprio sistema, que simulará um, assim como já acontece, por exemplo, no Playstation 3. Ou mesmo em emuladores. Mas, com uma conta PSN, seria uma boa manter os saves, que não são lá muito grandes, armazenados para os usuários de PSN Plus, não?

Seria até uma boa para a comunidade. Algum sistema de trocas de saves para amigos se ajudarem em momentos específicos de jogos, ou algo assim. Isso já acontece com certa frequência no mundo do homebrew e da emulação, e seria um meio interessante de atrair uma boa galera para perto do novo console. Além de dar utilidade a games que possuímos, mas que não podemos aproveitar no PS4. Droga, Sony!

Games na nuvem

Razões pelas quais a Internet seria muito importante no Playstation Classic

Pelo menos a gente aproveitaria aqueles games de PSOne que temos e não conseguimos rodar no PS4, né dona Sony?

As razões que tanto Sony quanto Nintendo “fecham” seus consoles é simples. Eles não querem que, por alguma forma, encham seus videogames com ROMs piratas. Mas, mesmo com todo esse temor, os consoles da Nintendo já estão desbloqueados e podem ser customizados. Porém, se não rola baixar jogos, que tal jogá-los pela nuvem?

Tudo bem, estamos falando de um serviço que para nós brasileiros, não é lá a melhor saída, devido às nossas conexões. Mas, pensando de uma maneira geral, um dono de Playstation Classic que possui games de PSOne em sua conta PSN, que jogava seus games no PSP, PSVita, ou no PS3, poderia aproveitar estes mesmos jogos. Incluindo os que não fazem parte dos 20 escolhidos, para aproveitar ainda mais o console.

A nostálgica tela de música, com streaming

Quem teve um Playstation, com certeza lembra da nostálgica tela de música. Seja a tela de controle, colorida, ou as telas de demonstração, que mudavam e reagiam de acordo com a música. Elas são telas muito legais, e que poderiam voltar. Em um mundo onde pessoas quase não ouvem suas músicas em CDs, a solução ideal seria: streaming.

Conectando seu console a seu serviço preferido, e mesmo aproveitando a parceria que a Sony tem com o Spotify (falando em Spotify, siga o Arkade por lá, tem várias playlists legais!), seria algo muito bacana, voltar no tempo ouvindo suas músicas, com aquelas telas coloridas que se mexiam a todo tempo.

Jogatina online

Razões pelas quais a Internet seria muito importante no Playstation Classic

É claro! Jogar Tekken 3 é legal, mas jogar com os amigos é muito mais divertido! E, embora jogar com os amigos no mesmo lugar seja demais, jogar online também poderia ser uma ótima opção. Como são 20 games escolhidos e fechados, a Sony poderia tentar o que a Nintendo fez com alguns games de sua assinatura. E deixá-los online, para o multiplayer.

Streaming de jogos

Razões pelas quais a Internet seria muito importante no Playstation Classic

Se isso existisse em 1998, qual seria o game que você faria streaming em sua internet discada, nos finais de semana?

“Oi gente! no vídeo de hoje vamos jogar Ridge Racer Type 4!” Pô, Sony, se seu Playstation 4 tem opção para compartilhar nossos prints e vídeos, além de deixar a gente fazer streaming no Youtube ou no Twitch, seria uma boa fazer o mesmo com os clássicos, não?

Seria uma boa poder levar, através de menus nostálgicos, essas funcionalidades. Funcionaria como uma viagem no tempo, no qual poderíamos imaginar como seria usar estes recursos, se estivessem disponíveis em 1998. O Polymega, por exemplo, que traz módulos com vários consoles antigos, tem essa função e creio que será bastante utilizada.

Um choque de realidade para o Playstation Classic

Razões pelas quais a Internet seria muito importante no Playstation Classic

O console vem “fechado” para que não mexam nele, eles dizem…

Mas é claro que eles não tem interesse em colocar Internet nos consoles. Além de baratear os custos (para os gringos, não para nós, que vemos estes consoles nas prateleiras por mil reais!), o conceito ligar e jogar é útil para quem quer comprar o videogame, mas não sabe (ou não quer perder tempo) lidar com as complexidades dos sistemas atuais, como criar uma conta e baixar jogos.

Mesmo assim, não creio que seja algo tão caro assim. Além do mais, apesar de Sony e Nintendo ter um público alvo bem definido (jogadores casuais que por alguma razão, sentem saudades destes jogos e consoles antigos), trazer mais jogadores pra perto com estes recursos, não faria mal nenhum.

Era só somar estas funções de maneira inteligente. Separando o sistema para quem quer apenas ligar o consolezinho e curtir os games antigos. Mas também trazendo funções extras para quem quer mais do aparelho.

Sem nenhuma função online, 45% menor que o Playstation original, saída HDMI e 20 jogos, incluindo Tekken 3, Ridge Racer Type 4, Final Fantasy VII e Wild Arms, o Playstation Classic chega no dia 3 de dezembro, o mesmo dia do lançamento oficial do console, no Japão, em 1994.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *