RetroArkade: 20 dicas de jogos para relembrar ou salvar sua pele mais uma vez

17 de maio de 2015

RetroArkade: 20 dicas de jogos para relembrar ou salvar sua pele mais uma vez

Que tal voltar no tempo e ao invés de contar com gameplay no Youtube, conferir as boas e velhas dicas dos jogos os quais você tinha dificuldade pra jogar? Vem com a gente pois vamos lhe dar dicas, muitas dicas!

Os tempos mudam e isso é bom. Além dos jogos de hoje serem mais fáceis de terminar, os vários gameplays no Youtube são uma mão na roda quando empacamos em uma parte específica. Porém em alguns anos atrás, nossa única fonte de ajuda era recorrer às famosas dicas. Na década de 1990, já tínhamos recursos mais avançados, como a própria Internet que engatinhava e também serviços como o Hot Line e a Power Line, onde Tec Toy e Playtronic forneciam dicas para os consoles.

Mas eram nas revistas onde estavam nossa salvação. A maior fonte de informação de toda uma geração já foi assunto na RetroArkade (leia aqui) e contava com uma seção específica para isso. Quem aqui nunca foi direto na parte de dicas assim que chegou com a revista da banca? Por isso, como a palavra de ordem aqui é relembrar, então vamos conferir 20 dicas que quem sabe ainda pode ser de grande utilidade para você.

A primeira dica da história

RetroArkade: 20 dicas de jogos para relembrar ou salvar sua pele mais uma vez

Os códigos, dicas e cheats existem há muito tempo. Podemos te dizer que até hoje eles existem, porém ao invés de serem registrados em revistas, estão no próprio jogo. Como exemplo, temos os últimos Assassin’s Creed, que liberam munição e vida infinita ao obter algum progresso específico no jogo (porém, desabilita o save). Os cheats apareceram para ajudar no desenvolvimento dos jogos, pois ao facilitar alguns aspectos, a exploração e os testes poderiam ser otimizados.

O primeiro registro de dica está em 1983 com o jogo Manic Miner para ZX Spectrum. Ao digitar 6031769 (o número da carteira de habilitação de seu criador, Matthew Smith), o cheat code estava habilitado, sendo entregue aos testadores para facilitar as explorações no jogo. E elas acabaram se tornarando populares graças ao jogo Gradius de 1985, da KonamiKazuhisa Hashimoto, responsável pelo port do jogo de arcade para o NES adicionou o eterno ↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A, que dava todos os power-ups, além de 30 vidas.

Hashimoto adicionou o código por achá-lo muito difícil durante os testes. Porém, o código acabou ficando no produto que ganhou as prateleiras, não sabendo se isso foi ou não intencional. O que ocorreu depois foi que estes códigos acabaram conquistando vários jogos (especialmente os da própria Konami), onde passwords também adicionavam novos recursos, para adiantar fases, deixar o jogador invencível e muito mais.

A “trapaça” foi sendo tão levada a sério que logo ela ganhou seções nas revistas (e mais pra frente, revistas próprias apenas com dicas). E mais pra frente, tivemos até o Game Shark e Action Replay, que liberavam praticamente tudo em qualquer jogo, mesmo os que não tinham suas dicas. Mas este é um assunto para uma próxima RetroArkade.

Cadê o caderninho para anotar as dicas?

RetroArkade: 20 dicas de jogos para relembrar ou salvar sua pele mais uma vez

E com você, as dicas. Aproveite.

1. Alex Kidd (Master System)

Continues extras: O clássico do Master não conta com continues, certo? Errado. Basta ter mais de 400 moedas no jogo e quando aparecer a tela Game Over, apertar para cima e o botão 2 oito vezes.

2. Mortal Kombat (Mega Drive)

Libere o sangue: O primeiro Mortal Kombat para consoles gerou reclamações dos jogadores pela censura e a falta do sangue. Pelo menos no Mega, na tela onde está escrito THE WORD ‘CODE’ HAS MANY DIFFERENT DEFINITIONS. faça a sequência A, B, A, C, A, B e B e libere o sangue no jogo.

3. Mega Man X4 (Playstation)

Ultimate Armor X: Mega Man X4, como todo jogo da série tem seus momentos de dificuldade e termina-lo gera uma sensação de satisfação imensa. Para quem quer zerar sem sofrer muito, pode colocar o cursor em X e apertar círculo duas vezes, seguido de esquerda por mais seis vezes e segurar R2 e L1 até o jogo começar. Aí é só pegar uma parte da armadura e obter o recurso especial.

4. Donkey Kong Country (Super Nintendo)

50 vidas: Em Select Game, coloque o cursor em Erase Game e vá de B, A, R, R, A, L para liberar 50 vidas e facilitar um pouco a sua vida.

5. Resident Evil 2 Dual Shock Edition (Playstation)

Munição Infinita: Cansou de ficar sem bala na arma na hora do desespero? Se tiver a versão Dual Shock do clássico com zumbis, basta apertar Select durante o jogo para acessar uma tela de opções. Nela, entre em Key Config, mantenha o R1 pressionado e aperte o quadrado dez vezes. A palavra Manual ou Auto vai ficar vermelhoa, confirmando que funcionou e você terá um problema a menos ao explorar Raccoon City.

RetroArkade: 20 dicas de jogos para relembrar ou salvar sua pele mais uma vez

6. Contra (ou qualquer outro jogo da Konami para o NES)

30 Vidas: pode não ajudar muito, mas pelo menos você conseguirá passar da primeira fase de um os jogos mais difíceis da história dos videogames. O eterno Konami Code trazia facilidades aos jogos da empresa, neste caso, garantindo 30 vidas aos jogadores do game de soldados com tema alien: Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B, A e pressione Start

7. Aladdin (Mega Drive)

Menu de Cheat: Para pedir ajuda ao gênio e completar este excelente jogo, na tela de início, com o cursor em Dificult Level, faça A, C, A, C, A, C, A, C, B, B, B, B. Você ouvirá um “Faça um desejo”, e entrará em uma tela especial. Em Cheat Mode, escolher ON te deixará invencível; Start on Level, te dará a escolha das fases e em Map View, você verá a fase toda como se estivesse no tapete vendo “um mundo ideal”.

8. Top Gear 3000 (Super Nintendo)

$3.039.000 para começar: em jogo de corrida, dinheiro é item mais que necessário para melhorar o desempenho do seu veículo. Para começar com muita grana, moleza. Basta inserir a password BBBBB BBBBB BBBBB BBBBB BBBBB B que a grana vem.

9. Metroid (NES)

Vida e mísseis infinitos: para se preocupar apenas com a exploração em Metroid, basta entrar com a password NARPAS SWORD0 000000 000000. E também existe o famoso password JUSTIN BAILEY —— ——, que oferece praticamente o jogo completo pra você, incluindo o maiô de Samus que é adquirido normalmente ao terminar o jogo em menos de duas horas.

10. Sunset Riders (Mega Drive)

99 Continues: Para ganhar 99 continues e conseguir jogar este clássico do faroteste mais facilmente, basta entrar em Options e na opção Sound escolher a música 0E e ouví-la pressionando A. Escute a música um pouco e quando for pro jogo, terá todas estas vidas aí.

RetroArkade: 20 dicas de jogos para relembrar ou salvar sua pele mais uma vez

11. Quake (Nintendo 64)

Menu de Debug: Para tocar o terror no jogo, sempre vale a pena brincar com o menu de Debug. Você precisa entrar com o password QQQQ QQQQ QQQQ QQQQ. Vai aparecer o Invalid Password, mas tudo bem. Aperte o B pra voltar para a tela de título, vá para options e o menu estará lá. Boa diversão.

12. Sonic 3D Blast (Saturn)

Menu de Truques: A primeira “tentativa” de fazer Sonic ficar em três dimensões não foi lá um sucesso, mas dá pra abrir menu de truque aqui também. Basta na tela-título manter o C pressionado e apertar Start, segurando o C até o jogo iniciar, depois apertando Start e: Z para todas as Chaos Emeralds; X para uma vida; Y para uma medalha; A para pular um Act; B para pular uma Stage; e C para ir até o chefe da fase.

13. Driver (Playstation)

Invencibilidade: Quer correr tranquilamente pelas cidades dos anos 70 deste clássico de perseguição? Basta ir até o menu principal e fazer L2, L2, R2, R2, L2, R2, L2, L1, R2, R1, L2, L1, L1. Depois vá em Cheats e mude o INVENCIBILITY para ON.

14. Sonic CD (Sega CD)

Escolha a fase: O melhor Sonic de todos os tempos também tem dica. Na tela de título faça a sequência Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita e B, e vai poder escolher a fase que quiser começar.

15. Battletoads in Battlemaniacs (Super Nintendo)

5 vidas e 5 continues: Tudo bem. Sabemos que esta dica não vai ajudar grande coisa, porém lá vai: antes da tela título aparecer aperte e segure Baixo, A, B e aperte Start.

RetroArkade: 20 dicas de jogos para relembrar ou salvar sua pele mais uma vez

16. Comix Zone (Mega Drive)

Invencível: Para muitos, a única maneira de terminar este jogo que o que tem de excelente, tem de difícil. Comece escolhendo Options e depois a Jukebox, escolhendo com o C as seguintes músicas: 3, 12, 17, 2, 2, 10, 2, 7, 7, 11. Uma voz gritará Oh Yeah, confirmando a dica.

17. Mission Impossible (Nintendo 64)

Jogo fácil: A tentativa de Metal Gear Solid do N64 com o agente Ethan Hunt pode ficar mais fácil se na seleção de missões, você apertar rapidamente o C Cima e o Z até ouvir “Ah, that’s better”.

18. Golden Axe (Master System)

Um continue mais: ao perder sua última vida do último continue, quando aparecer o Game Over, ao invés de jogar o controle na parede, vá de Cima + 2 e ganhe mais uma oportunidade de continuar.

19. Power Rangers – The Movie (Super Nintendo)

Comece já “morfado”: Pule a hora de morfar fazendo Cima, Baixo, Esquerda, Direita, X, B, Y, A, X e Start na tela de início do jogo, onde temos Options e Start. Fazendo isso seus rangers já começam a fase com seus uniformes e obviamente, mais fortes.

20. GoldenEye 007 (Nintendo 64)

Munição ao máximo: Quer atirar sem pensar no amanhã no clássico da Rare? É só durante o jogo apertar os seguintes botões, na devida sequência: L + R + C-Direita; R + Cima; R + Baixo; R + Baixo; L + R + C-Direita; L + R + Esquerda; R + Baixo; R + Cima; L + R + C-Direita; R + Esquerda.

RetroArkade: 20 dicas de jogos para relembrar ou salvar sua pele mais uma vez

BÔNUS: O código Netflix

Sabia que até a Netflix tem um código secreto? E através dele que nós conseguimos redefinir as definições do app, caso não conseguir ou não souber chegar até as configurações. De acordo com o FAQ da empresa, basta fazer: Cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, cima, cima, cima, cima com o controle da TV. Dá pra notar que foi claramente inspirado no Konami Code, aliás.

Tem uma dica pra somar? Divulga aí!

RetroArkade: 20 dicas de jogos para relembrar ou salvar sua pele mais uma vez

Estas são apenas 20 dicas. Mas agora é hora de te ouvir. Qual a dica a qual mais usava nesta época? Tem alguma outra para somar ao nosso conteúdo? Vamos fazer de conta que aqui é um pátio de escola e vamos voltar a trocar dicas e cheats.

4 Respostas para “RetroArkade: 20 dicas de jogos para relembrar ou salvar sua pele mais uma vez”

  • 17 de maio de 2015 às 12:37 -

    Daniel Fava

  • Cara, as capas dessa revista eram fodas demais! Saudade bateu forte agora! Muito bom post!

  • 17 de maio de 2015 às 14:37 -

    Luan Barbosa

  • MELHOR POST

    Usei muito esses de Mega. Eu tinha um caderninho mesmo anotado todos esses códigos, e geralmente pegava eles na locadora que eu costumava alugar as fitas. Naquela época era divino.

    Uma pena que hoje em dia o uso de cheats/códigos/dicas sejam tão limitados para os jogos mais recentes. A experiencia mudou muito e acho que não tem mais espaço pra isso. :/

  • 17 de maio de 2015 às 15:21 -

    Leandro alves

  • na imagem de Goldeneye com os Cheats. como eu suei para conseguir cada um deles em variadas missões. e a parte mais chata para mim agora: é que eu nem usava metade desses cheats. mas é aquela coisa de completar 100%

    nos tempos que não tinha “trofeuzinho” para exibir aos amigos em Live, Steam ou PSN, você tinha que mostrar o jogo e ter as suas palavras,essas contavam nos anos 90, lhes digo a vocês.

    um código que eu usava muito era para pegar os Cheats de Alien Trilogy e Turok 2:

    1GOTP1NK8C1DBOOTSON.

    BEWAREOBLIVIONISATHAND

    tinha de outros jogos, mas o que mais utilizava são esses dois nas locadoras.

  • 18 de maio de 2015 às 02:32 -

    Carlos Schneider

  • Vivia disso quando me entendo por gente, ainda tenho várias. Mas saudades mesmo é de ir na BANCA comprar revistas, mesmo q hj n precise. Inclusive saudades da Revista Arkade.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *