RetroArkade: 20 razões para nunca esquecermos do Sega Saturn, que completou vinte anos de história.

14 de dezembro de 2014

RetroArkade: 20 razões para nunca esquecermos do Sega Saturn, que completou vinte anos de história.

Agora é a vez de explorar Saturno. A Sega vacilou muito com este console e inclusive começou com ele sua caminhada para o fundo do poço, porém mesmo assim nos ofereceu muita coisa boa, vamos relembrar?

Se a Sega não fosse tão descabeçada, talvez este texto fosse um pouco mais completo (e feliz). Em 1994, no auge da guerra Sega x Nintendo, a casa de Sonic resolveu apostar no mundo 32-bit e mal sabia que seu novo inimigo seria a ainda “incógnita”, mas já sucesso Playstation. Muitas decisões precipitadas, um console difícil de se programar, a falta de títulos das third-parties e brigas internas ajudaram a entregar um Saturn cheio de problemas, mas mesmo assim um legítimo aparelho Sega com muita coisa bacana para relembrar.

Na época do lançamento do Saturn, vários problemas logo na largada atrapalharam e muito o desempenho do console. Pra começo de conversa, o console mesmo com CDs e capacidades avançadas, ainda tinha a intenção de rodar apenas jogos em duas dimensões, mas ao ver o que Playstation e 3DO ofereciam, colocou capacidades de 3D no console bem de qualquer jeito. Tirando alguns bons jogos feitos pela própria Sega, compare os mesmos jogos de PSOne e Saturn pra entender o que estou dizendo.

Com isso, programar para o Saturn era tarefa das mais complexas e ao perceber que a Sony oferecia facilidade atrás de facilidade, as third-parties foram em massa fazer jogos para o Playstation. Vale também mencionar como ponto para a vida problemática do console a briga birrenta entre a Sega do Japão e a Sega dos Estados Unidos que já vinha se arrastando desde a época do Mega Drive.

Mesmo assim, o Saturn foi um sucesso no Japão e por aqui também conquistou seu espaço e a prateleira de muitos gamers, incluindo o Ryo de Shenmue que em 1986 tinha um Saturn em casa (?). Também tenho um Saturn e para comemorar seus vinte anos, vamos lembrar de vinte razões que fazem a gente ignorar todos os problemas que o 32-bit da Sega enfrentou e comemorar os bons momentos que passamos com o console, mesmo que ele não tenha um legitimo jogo do Sonic.

1 – Jogos de Luta 2D

Se você gostava de jogos de luta, o Playstation até tentava, mas não era a recomendação mais indicada! Era no Saturn que o bicho pegava com vários ótimos jogos de arcade rodando nos seus drives de CD. O “arcade em casa” da Sega ofereceu a todos nós jogos de primeira qualidade da Capcom e SNK, as dominantes da época, do calibre de: Marvel Super Heroes, Street Fighter Alpha, a série The King of Fighters e até X-Men vs. Street Fighter com a troca de lutadores no meio da luta, coisa que o concorrente não conseguia fazer.

2 – Jogos de Luta 2D com memória RAM a mais

RetroArkade: 20 razões para nunca esquecermos do Sega Saturn, que completou vinte anos de história.

E se os jogos já eram bons, ficavam ainda melhores quando se colocava um cartucho de expansão de memória de até 4MB. Aí era apelação: os jogos ficavam impressionantes, alguns até perdiam o chato Loading Time. O termo “fliperama caseiro” foi elevado a décima potência com os cartuchos e fez donos de Saturn causarem inveja aos donos de Playstation, que tinham que aguentar quase um minuto de loading para jogar The King of Fighters 95. Por Luta.

3 – Daytooooooooooonaaaaa!!!

O jogo de corrida definitivo da Sega me encanta até hoje, prova disso está no Arkade Cast em que falamos sobre trilhas sonoras. E o Saturn obviamente se lançou no mercado com uma versão de Daytona USA. Lógico que pelos problemas em 3D e uma possível pressa na programação o jogo não ficou lá aquelas coisas, mas dois anos depois, a edição Championship Circuit resolveu este problema com mais pistas, mais carros e uma trilha sonora melhor ainda, com Eric Martin do Mr. Big cantando em algumas faixas. O mais legal era que dava pra colocar o CD do jogo no aparelho de som e curtir as músicas mesmo quando “sua mãe mandou desligar esse negócio”.

4 – Os arcades da Sega na sua casa

Mas não era apenas Daytona. The House of the Dead, Sega Rally, Virtua Cop e tantos outros arcades da Sega também deram um alô para o Saturn. Claro que o mais lembrado será Virtual Fighter 2, por ser extremamente técnico e bem feito. No 3D o Saturn perdia feio pra concorrência, mas os arcades Sega fizeram diferença mesmo assim.

5 – Todos os Sonic de Mega Drive (menos o CD) para jogar

Em Sonic Jam, tivemos todos os jogos do Sonic à disposição para jogar, incluindo suas dicas e até o modo especial de Sonic & Knuckles, em um sistema que emulava o jogo de cartuchos. Além disso também vinha com vários vídeos e comerciais dos jogos de Sonic. A única bola fora foi não colocar no disco o melhor jogo do azulado de todos os tempos: o Sonic CD. Hoje temos este jogo até em celular, mas por um bom tempo ele ficou restrito apenas ao Sega CD e PC, nem no Saturn dando as caras. Por outro lado, excelentes jogos do Sonic fazem parte do pacote e o tornam obrigatório para qualquer fã do ouriço azul.

Vale lembrar que o Saturn, apesar de contar com Sonic 3D Blast, Sonic R e o próprio Sonic Jam, não conta com um jogo “oficial” do azulão, já que Sonic Adventure saiu para o Dreamcast apenas em 1999. Há o famoso Sonic X-Treme, que seria lançado para o console, mas diversos problemas acabaram fazendo com que o projeto fosse engavetado.

6 – Nights: Into Dreams

Já diz o provérbio: “Bem aventurada é a casa que conta com Yuji Naka em seus projetos”. Não contente com o sucesso cultural que foi Sonic, o japonês dribla todas as dificuldades técnicas do aparelho e lança Nights: Into Dreams, com jogabilidade simples, porém muito profunda. Se aventurar em um mundo de sonhos e pesadelos foi a magia que o Saturn precisava e é outro item obrigatório para qualquer gamer que se preze.

7 – Controle Analógico de primeira

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Junto com Nights, a Sega lançou o que era novidade na época e hoje é padrão: um controle analógico. E o controle do Saturn apesar de desconhecido é muito bom: conta com uma segurança excelente no segurar e muda a maneira de jogar os jogos compatíveis com ele. Seu formato inclusive ajudou a desenvolver o controle do Dreamcast que apesar de esquisito á primeira vista, é um dos melhores controles disponíveis na história gamer.

8 – Burning Rangers

Onde mais você poderia ser um bombeiro e salvar vidas? Só no Saturn! Trazido ao ocidente pela Sonic Team contou com a “benção” de Yuji Naka e colocou o jogador na pele de bombeiros futuristas que faziam missões de resgates tendo á disposição os melhores e mais modernos recursos para o resgate. Sabe aquele jogo que talvez nunca tenha ouvido falar mas se conhecer vai ficar ligadão nele? Burning Rangers é um destes, vá conhece-lo e entenderá bem onde quero chegar.

9 – Memory Card pra quê?

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Pra quê Memory Card se você pode salvar seus progressos no console? Por um lado, muito mais prático pois você já pode salvar seus progressos de fábrica sem precisar comprar um acessório mas por outro, sem uma saída USB para transferir seus saves você ficava a mercê do espaço reservado pelo console. Isso quando não acabava a bateria e você perdia tudo (Leia isso com a voz do Sílvio Santos). Mas em 1995 nós ganhávamos pouco e qualquer economia era bem vinda, e mesmo com o Saturn também oferecendo Memory Cards, a gente se virava com o console mesmo.

10 – A tela que rola enquanto ouvimos música

Sabe o termo “viajar na música”? Ele foi bem representado no Saturn. Era ligar seu CD de música favorito em um painel que lembrava de uma espaçonave e literalmente viajar enquanto a nave ia andando sem rumo pra lá e pra cá!

11 – O apoio da Tec Toy

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O apoio da Tec Toy ao Saturn não foi tão significativo quanto ao Master System ou ao Mega Drive, mas não é por isso que ela também não fez a sua parte. Não tivemos jogos traduzidos para o português muito menos iniciativas 100% nacionais como As Férias Frustradas do Pica Pau, mesmo assim o serviço por telefone que oferecia dicas e truques funcionava as mil maravilhas e até um jornalzinho era distribuído para quem tinha o console. E com o apoio e distribuição local, ele podia ser comprado em mil prestações nas Casas Bahia ao contrário do Playstation que só era adquirido por aqui via importação (se ela era lícita ou não, é outro assunto).

12 – Escolha o seu Saturn preferido

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Enquanto o Playstation tinha apenas um modelo disponível (dois depois que o Slim foi lançado), o Saturn ofereceu vários designs, a maioria deles referindo a região a qual ele era fabricado. O Saturn japonês era diferente do americano que por sua vez era diferente do europeu. O Brasil recebeu a versão japonesa mas mesmo assim vários tipos de console chegaram por aqui, incluindo o branco. Sem contar os consoles não feitos pela Sega, mas com autorização da empresa.

13 – A tela de abertura

Altamente nostálgica, uma explosão de polígonos forma o logo do Sega Saturn e após isso ou entra o jogo ou caso não tenha um disco no sistema, a tela de operações do console é aberta. Não é icônica como a abertura do Playstation, mas garante o mesmo grau de nostalgia para o retornarem.

14 – As caixas de embalagem eram mais legais

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Maiores e mais ostentação. Eram assim as embalagens dos jogos do Saturn. A partir de uma decisão do marketing da Sega of America, as caixas dos jogos eram grandes e aparentavam de fato serem mais legais do que os outros, ganhando destaque nas prateleiras.

15 – A chave de troca de região

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Queria jogar um título japonês em seu Saturn? Era só levar a um técnico e pedir o chaveamento do console. Não confunda o processo de chaveamento com pirataria, pois neste caso o intuito da chavinha era fazer com que seu videogame mudasse de região com uma chave (ou mesmo com um cartucho colocado no mesmo lugar de onde se colocavam as expansões de RAM) e pudesse jogar títulos exclusivos do Japão. Se você teve um Saturn com essa chave, sabe de como ela foi útil!

16 – Jogos em 3D feios, mas com charme

Sabe o programa do Chaves? Que a gente vê a produção simples e tosca mas gosta mesmo assim por ver um certo charme em tudo aquilo? O mesmo acontece no Saturn. Já disse que as capacidades 3D do console foram colocadas ás pressas e de qualquer jeito tornando o console um patinho feio quando o papo eram as três dimensões. Mesmo assim havia o tal charme da tosqueira em seus jogos e acabava se relevando a baixa capacidade dele nesse quesito. Menos no FIFA 98: aquilo era uma piada de mal gosto mesmo.

17 – O controle mais legal de todos

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Baseado no Mega Drive, o controle de Saturn era o tradicional controle para jogos de luta: um direcional em cruz e seis botões (os três de soco e os três de chute). Junto deles temos também ícones de controle de som para o CD Player com play, stop e os botões L e R populares no Super Nintendo. Mas ele era legal pois além de prático, tinha um visual todo futurista.

18 – Grandia

O Saturn não tinha Final Fantasy mas tinha a competência da Game Arts. Excelente produtora, trouxe vários bons jogos para o console mas dentre todos se destaca Grandia, por suas animações em anime que vão além das capacidades do console e pela sua dinâmica de RPG. Graças a tal chave (e as recomendações da Gamers), experimentei a exclusiva versão japonesa, mas algum tempo depois o jogo chegou ao Playstation com legendas em inglês.

19 – Nos deu uma “amostra grátis” do que seria Sonic Adventure

Já ouviu falar de Sonic X-Treme? O Sonic que nunca saiu rende muito assunto e podemos falar dele no futuro, mas o que sabemos é que Yuji Naka perdeu a paciência ao ver que nada de bom com seu personagem estava sendo feito e começou a fazer Sonic Adventure que saiu com o Dreamcast em 1998. E na coletânea Sonic Jam, mencionada acima, temos um modo onde jogamos livremente com Sonic e a mecânica lembra muito o que viríamos a jogar no futuro, na ingenuidade de que não teríamos jogos ruins do Sonic e…

20 – A melhor leva final de jogos para um console

O Saturn foi asfixiado, mas morreu no seu auge. Ao contrário da maioria dos consoles que mesmo com um modelo mais avançado continua recebendo jogos até ter um fim natural, a Sega cortou o Saturn em uma época onde ele estava recebendo ótimos jogos. Por isso a leva final de jogos envolve clássicos como Steep Slope Sliders, Panzer Dragoon Saga, Burning Rangers, The House of the Dead, Shining Force III (um jogo que era pra ter três partes e no ocidente chegou apenas uma), Magic Knight Rayearth (um jogo que levou quatro anos e muitos problemas pra ser finalizado) e Deep Fear. Ainda após o final de vida do console chegou Street Fighter Alpha 3.

A galáxia sem Saturno?

Mesmo com o Saturn não sendo o sucesso em vendas esperado nem oferecendo clássicos de grosso calibre para a massa gamer, não tem como não reconhecer o quanto que este console colaborou para a indústria dos videogames. Sem um Saturn nas prateleiras muita coisa poderia ser diferente. Me arrisco a dizer que a decisão errada de insistir nas duas dimensões no final acabou ajudando a equilibrar a balança e freiar o “padrão 3D” que já era realidade mas que precisava ser melhor trabalhada.

Também me arrisco ao afirmar que sem o console, muito da criatividade da Sega (que hoje rende lucros mas não rende tantas boas ideias) iria se perder de maneira mais rápida e confusa. No final, temos muito o que agradecer a Sega por ter lançado este console e lembrar que todos os videogames, seja os mais populares ou os mais problemáticos, merecem nosso respeito por trazer algo de diferente para um universo tão exigente quanto estes dos videogames.

21 Respostas para “RetroArkade: 20 razões para nunca esquecermos do Sega Saturn, que completou vinte anos de história.”

  • 14 de dezembro de 2014 às 13:29 -

    Paulo

  • Duas coisas sobre o Grandia:- Ele foi produzido e desenvolvido pela Game Arts (Ragnarok Odyssey, Super Smash Bros. Brawl);- Como você suportou a dublagem em inglês da versão EUA do Grandia?? É uma das coisas mais asquerosas que a indústria dos jogos já fez! Pensei às vezes em até pegar a versão japonesa do PS1 (jogando no emulador…é o que tem pra hoje) com o detonado junto só pra não ter que ouvir aquela pouca-vergonha.

    • 14 de dezembro de 2014 às 15:34 -

      Junior Candido

    • Você respondeu a sua própria pergunta: suportei. Apenas isso… kkk

    • 14 de dezembro de 2014 às 17:12 -

      leandro leon belmont alves

    • verdade, um jogo como Grandia dublado em inglês é quase criminoso.

  • 14 de dezembro de 2014 às 17:36 -

    wanderson nash

  • Karaka!! Sega Saturn. Eu tive uma locadora de games na época, comprei um ps1 e um saturn, fiz uma makina arkade; fikou igual a original, kolokei o sega saturn dentro da makina, eu mesmo liberava os kreditos kom um sistema q eu inventei na époka, me rendeu muito esse saturn, X-men vs Street Fighter, Marvel Super Heroes vs Street Fighter e Street Fighter Zero 3… “Sega Saturn!” Uma Lenda. Thank you for playing!!

  • 14 de dezembro de 2014 às 17:40 -

    leandro leon belmont alves

  • e parabéns ao Junior Candido pela matéria. o Saturn é um otimo console, mas fora derrotado pelos erros da Sega e faltou muitos mais jogos memoráveis do console, mas valeu a homenagem. gostei!

  • 15 de dezembro de 2014 às 01:43 -

    Elvis

  • Curti muito este vídeo game, pena a Sega ter pisado tanto na bola, muitos jogos ótimos saíram pra ele… 

  • 15 de dezembro de 2014 às 05:47 -

    Babiro

  • Boa matéria Júnior. O Saturn foi um dos meus primeiros consoles, quando ainda era bem pequeno, e fez parte da minha infância e vida, lembro de muito pouca coisa do console, mas sinto nostalgia ao falar dele, e ao vê-lo. Espero conseguir comprar um futuramente internet a fora e poder jogar tantos bons jogos que o Saturn tem. Não é um dos meus consoles preferidos mais por ter tido ele ainda muito pequeno, mas ainda assim gosto muito do console e do seu controle que pra mim é um dos mais legais já feitos!!

    • 15 de dezembro de 2014 às 05:51 -

      Babiro

    • E espero um dia ainda ver a Sega voltando a brilhar no mundo dos games, não só desenvolvendo games, mas como também voltando a produzir consoles, e desta vez, acertando em suas decisões, tornando essa indústria ainda mais competitiva e nos possibilitando ver a Sega na briga novamente. Sei que a possibilidade é muito remota, mas ainda tenho esperanças!!

      • 15 de dezembro de 2014 às 11:14 -

        Junior Candido

      • Em questão de jogos, até que a Sega não vem fazendo tão feio, se compararmos outros estúdios: Alien Isolation agradou bastante gente e a série Yakusa também é muito boa. Falta apenas o Shenmue III hehe. Mas seria bacana sim ver um console SEGA com uma SEGA Live vendendo jogos digitais e todo o resto…

  • 15 de dezembro de 2014 às 08:20 -

    Martinho

  • O Sega Saturn foi um dos consoles que sempre quis ter e nunca pude. Hoje que posso ter não encontro nem o console nem os jogos. Lembro bem da minha adolescência quando ia na casa de um primo que tinha todo console que era lançado, e o que mais gostava era justamente o Saturn, e gostava muito de jogar Virtua Fighter, que inclusive era o jogo que vinha com o videogame e era um jogo de luta excelente e ainda lembro de uma música do jogo até hoje,  e tinha um jogo de plataforma em 2D muito bom: Astal. Quem sabe eu ainda encontre um bom Saturn pra comprar. 

    • 15 de dezembro de 2014 às 11:18 -

      Junior Candido

    • Eles existem, o problema é que são caros. Mas com paciência dá pra achar um por 400 reais em bom estado. O grande problema do Saturn nem é esse, é o fato de que como ele é bem complexo, suas peças também são caras: enquanto um leitor de CD de Playstation é achado ainda hoje fácil, fácil por 40 reais… te desafio a achar um leitor (ou o módulo inteiro de leitura de CD) de um Saturn por menos de 150. 

  • 15 de dezembro de 2014 às 11:48 -

    Rai

  • Faltou a versão do Castlevania – Symphony of the Night para Sega Saturn com aquele monte de extras. 

  • 15 de dezembro de 2014 às 13:46 -

    Moisés Bender

  • Saturn foi um dos poucos consoles que não tive,mas tinha uma inveja danada de quem tinha um com Street Zero 3 com todas aquelas animações a mais comparadas á versão do Playstation,que no caso possuía menos RAM.Ótima matéria!Parabéns!

  • 15 de dezembro de 2014 às 14:21 -

    Carlos Schneider

  •  Sensacional a matéria, me lembro como se fosse hj quando Ganhei meu Saturn com o controle Analógico e o Christmas Nights. Jogava muito, Codename Tenka, Amok, Quake e claro os citados aí. Infelizmente tive a estúpida ideia de vender o console pra juntar dinheiro pra comprar um Playstation 2 que era muito caro na época do lançamento. 

  • 16 de dezembro de 2014 às 10:44 -

    Jefferson

  • Adorei a matéria, mas você se esqueceu de mencionar 3 fantásticos RPGs exclusivos do Sega Saturn. Shining Force 3 – Saiu em 3 capítulos (CDs). RPG tático da SEGA que já era fantástico na sua versão do Mega-Drive, foi bem feito no Sega Saturn e foi a ultima versão do Shining force que valeu a pena, o que lançaram depois para PS2 e outras plataformas foi um desastre assim como a capcom estragou o megaman X após o Mageman X4.Shining the Holy Ark – Da Sonic Team, esse eu alugava frenéticamente, não encontrava em lugar nenhum para comprar na época. Esse jRPG em primeira pessoa tem gráficos interessantes em 3D do mesmo mundo de Shining Force, este RPG tinha as pixies (fadas) que podiam ser usadas como um primeiro golpe antes da luta.Albert Odyssey: Legend of Eldean – Esse também era fantástico e exclusivo.

  • 17 de dezembro de 2014 às 01:19 -

    Garcia

  • Olá! Gostaria de uma opinião sobre o jogo  “Tomb Raider I” se é legal ou não. A jogabilidade é boa?

  • 3 de junho de 2015 às 11:30 -

    Leandro alves

  • era um otimo console, pena que fora subestimado

  • 3 de fevereiro de 2016 às 23:52 -

    Ricardo Luiz

  • Ótima matéria , tenho o meu até hoje , destravado , primeiro modelo botões ovais , o melhor controle de todos os tempos , eu tenho dois do primeiro modelo e dois do segundo jogos de luta era f . o grandia e maravilhoso , shining force 3 jogo eles até hoje , me lembro de alugar os jogos da capcom pra levar o cartucho de 4 MB , muita gente levava ele e o da SNK para jogar kof , samurai shadown , metal slug , pagando o dobro do preço na locação , mau sabiam que o da capcom rodava os games das duas empresas kkk pegava pra jogar street alpha 3 e rodava os outros que eu tinha cópias , pois os cartuchos eram bem caros  

  • 31 de julho de 2016 às 15:50 -

    Touha

  • E Sonic R que foi o primeiro jogo a ter aquele efeito de cromado lindo com reflexo e as músicas… linda e com vocais! Nunca vou me esquecer desse jogo! 

  • 8 de abril de 2017 às 18:48 -

    Ren Rez

  • Realmente muito bom,pena que era complicado de programar jogos e o psone fez a festa. Abraço

  • 1 de maio de 2018 às 15:23 -

    KIRK.T

  • “Não tivemos jogos traduzidos para o português […]”
    Já ouviu falar de “Riven: A Seqüência de Myst”? A Tec Toy não só o lançou totalmente em português para o Saturn como também DUBLOU o jogo todo. Também saiu para PC pela Tec Toy Multimedia. Riven foi top 5 mais vendido no Brasil para o Saturn, e eu prefiro mil vezes esse tipo de trabalho do que aqueles hacks podres que mudavam uma coisinha e já se considerava o jogo regionalizado (ex: colocar os sprites do Chapolin sobre o protagonista e só).

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