RetroArkade: Kamen Rider é um dos maiores heróis japoneses e tem vários jogos pra você conferir

5 de outubro de 2014

RetroArkade: Kamen Rider é um dos maiores heróis japoneses e tem vários jogos pra você conferirO Kamen Rider é um dos maiores heróis da história do Japão, atravessando gerações e cativando novos fãs por muitos anos. E vários jogos sobre a franquia foram lançados, hora de relembrar ou conhecer estes games.

Um herói que lembra um louva-a-deus, resolve os problemas mais com golpes do que armas e se locomove com motos invocadas e envenenadas: como não curtir Kamen Rider? E olha que nós brasileiros nem fomos tão expostos ao fenômeno cultural que este herói representa, tendo apenas duas séries (e uma continuação da outra) devidamente dubladas e traduzidas em TV aberta.

O fato é que desde 1971 o herói motociclista combate o mal e atrai legiões de fãs. E a série é tão popular para os lados do Sol Nascente que até hoje existem produções com Kamen Rider como protagonista. O primeiro episódio foi ao ar em 1971 em uma adaptação do mangá e em pleno 2014 temos o Kamen Rider Drive mantendo o legado, com estreia programada para hoje, 5 de outubro.

No Brasil, assistimos na Manchete (Saudades Eternas!) Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX, dois seriados que se completam e contam a história de Issamu Minami em sua luta contra Gorgom, além de vingar a morte de seus pais e tentar salvar seu irmão (que luta contra ele em alguns episódios dominado pelo mal) e que tem uma das músicas mais legais de abertura de todos os tempos, vamos relembrar?

Para trazer mais informações sobre o Kamen Rider para você, recorri a um especialista sobre o assunto, o canal TokuDoc que traz informações muito detalhadas sobre nossas séries japonesas preferidas e se os Tokusatsus lhe interessam, acompanhe o canal pois o conteúdo é muito bom!

Aqui, deixo dois vídeos sobre alguns dos Kamen Riders que foram sucesso no Japão, que vai te ajudar a entender o fenômeno que esse herói significa do lado de lá do planeta:

E agora, vamos aos jogos? Como série muito popular (mais até do que preferidos nossos como Jaspion ou Jiraya) vários jogos sobre o herói foram publicados, desde o NES até títulos mais recentes. Seja pela nostalgia ou pela curiosidade, vamos relembrar de alguns jogos do Kamen Rider e será agora:

Kamen Rider Club – Famicom (1988)

O primeiro jogo de videogame com os Kamen Riders apareceu no glorioso NES. Pegando carona no sucesso que foi Kamen Rider Black em 1987, a Bandai começou aqui uma parceria de longa data e que dura até hoje, mesmo após a fusão com a Namco. Você escolhe entre três Kamen Riders e vai passando as fases side-scrooling.

O curioso aqui é a jogabilidade esquisita: mesmo lembrando Mario, aqui o herói só ataca de cima para baixo com um golpe. Se o personagem encostar em um inimigo o jogo vira uma espécie de RPG aonde um medidor de energia tem que encher com o apertar dos botões, para só assim derrotá-lo. Estranho, esquisito e sem muita noção.

Kamen Rider Black: Taiketsu Shadow Moon – Famicom Disk (1988)

O herói que conhecemos também ganhou seu jogo, para o Famicom Disk System (aquele tão falado sistema de disquetes que o “NES Japonês” tinha). O objetivo aqui é o mesmo da série: derrotar os Gorgom e salvar seu irmão gêmeo, dominado pelas forças do mal (e um dos chefes aqui). De diferencial, algumas sequências de moto pelas fases antes das lutas contra os chefes.

Kamen Rider SD – Famicom (1993)

Em 1993 um pequeno filme em anime trouxe os Kamen Riders em simpáticos personagens SD (isso, cabeção e corpinho) para a ação e em um jogo que lembra Super Mario Bros. 3 pelo mapa em forma de tabuleiro e Ghostbusters pela exploração sem sentido, é mais um jogo que tem vários heróis da franquia a disposição.

Kamen Rider – Super Famicom (1993)

A prova de que o Kamen Rider é um fenômeno japonês enorme está neste jogo de Super Nintendo, lançado vinte anos depois da sua exibição original. Takashi Hongo, o primeiro Kamen Rider atravessa as fases lutando contra inimigos aleatórios no mesmo estilo Final Fight de ser e encontrando o vilão nosso de cada fase, ele se transforma.

Destaque pelo co-op com Hayato Ichimoto que pode ser assumido pelo segundo jogador. Este jogo (como todos os outros desta matéria) saíram apenas no Japão, mas devido a pirataria já comum do Super Nintendo nesta época, pode ser que você tenha jogado ele ao alugar na locadora do seu bairro.

The Masked Rider: Kamen Rider ZO – Sega CD (1994)

Na era de ouro (tá, nem tão ouro assim) dos jogos em FMV, Kamen Rider também teve o seu. Baseado na série ZO, o jogo basicamente era formado por vídeos do próprio seriado que você tentava “chegar ao final” passando pelos Quick Time Events, anos antes disso ser legal como nos jogos da Quantic Dreams. E como todo jogo de Sega CD, sofreu com o mesmo problema: loadings intermináveis e imagens com péssima resolução. Mesmo assim, alegrou fãs.

Kamen Rider – Playstation (1998)

Novamente o herói original dando as caras (e comprovando de novo sua eterna popularidade). Desta vez o cenário é o auge do primeiro Playstation, com tudo o que um jogo bom daquela época oferecia: aberturas com CG, trilha sonora (no caso aqui, a original de 1973) e bons gráficos. Temos aqui um competente jogo de luta que conta a história do seriado e traz muita nostalgia para quem curtiu a série.

Kamen Rider V3 – Playstation (2000)

E para terminar nossa lista, eis o meu jogo preferido. Tive a oportunidade de jogá-lo e garanto: é um jogo de luta muito interessante. Temos aqui a evolução do jogo anterior, com gráficos melhores e um modo complementar com os outros Riders que apareceram no seriado. No modo história as lutas acontecem no mesmo estilo dos episódios: introdução, luta contra seres inferiores, comercial, luta contra o vilão do episódio, vitória com pose enquanto o vilão explode ao fundo. DEMAIS!

E mesmo sem entender meia palavra em japonês, ainda encontrei um modo especial que apresenta vídeos da época do seriado, incluindo comerciais de brinquedos. Muito recomendado.

Kamen Rider pra sempre!

E estes são alguns dos jogos do nosso herói japonês! Sei que falta muita coisa, como os jogos tipo Mario Kart ou aquele de futebol com vários outros personagens. Isso sem mencionar os jogos das séries mais recentes que tem versões no PSOne, PS2, DS, Wii e até Playstation 3. Mas acredito que os jogos apresentados podem fazer a alegria dos fãs da série e valem bons momentos de diversão.

Na pesquisa, apenas achei uma pena não encontrar nenhum jogo de seriados que gostamos aqui no Brasil para RetroArkades futuras, mas o Kamen Rider compensou esta falta com muita coisa bacana apresentada para nós gamers, não é mesmo?

7 Respostas para “RetroArkade: Kamen Rider é um dos maiores heróis japoneses e tem vários jogos pra você conferir”

  • 5 de outubro de 2014 às 11:15 -

    Phill-Drill

  • Cresci assistindo Kamen rider black Rx… O MELHOR NA MINHA HUMILDE OPINIÃO 

  • 5 de outubro de 2014 às 13:21 -

    leandro leon belmont alves

  • e nenhum game do Issamu Minami ? o Kamen Rider RX?

    • 5 de outubro de 2014 às 14:50 -

      Junior Candido

    • Na nossa pesquisa aqui tem apenas esse do Black Kamen Rider que está na matéria. Do RX, nada, até porque apenas na era do Super Nintendo que percebemos um cuidado mais especial com jogos destes heróis.

  • 5 de outubro de 2014 às 13:39 -

    Diana Cabral

  • Muito bom! Assistia a Jaspion, Changeman, Flashman e cia., mas meu preferido era Black Kamen Rider! Eu era louca para ter uma moto daquela… ♡

  • 5 de outubro de 2014 às 21:54 -

    Leonardo Pk

  • Uma correção, ZO não foi um seriado, mas um curta metragem e um dos últimos Riders criados por Shotaro Ishinomori, criador original da franquia.

  • 6 de outubro de 2014 às 15:52 -

    Edimartin Martins

  • O Kamen Rider é tão famoso no Japão que no GTO o Onizuke tem, no seu quarto, uma estátua de um Kamen Rider.

  • 8 de outubro de 2014 às 21:34 -

    Wellinton Higashiro

  •  HEN…..SHIN Raida forever!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *