RetroArkade: Lembra do Hugo? Ele nos fez jogar pelo telefone antes dos smartphones

25 de Maio de 2014
Autor: Junior Candido

RetroArkade: Lembra do Hugo? Ele nos fez jogar pelo telefone antes dos smartphonesSubindo a montanha sem fazer manha. Errei a mira, parei na China. Se liga, é a última vida. Se você conhece o dono destas frases, é hora de lembrar de contas telefônicas mais caras ao lembrar do Hugo, o jogo por telefone na TV que foi sensação na CNT Gazeta nos anos 1990.

O programa estreou em 1995, fruto da parceria entre a CNT Gazeta, a Richers Entretenimento e a ITE de Ivan Solvason, dinamarquês que foi quem fez acontecer a experiência de jogo interativo ainda nos anos 1980. Ele era exibido no fim das tardes ás 18h10 e o programa era garantia de boa audiência para a emissora, com média de 4 pontos (aproximadamente 800 mil pessoas na Grande SP, segundo o Ibope).

Quem sintonizava no “Canal 11 de São Paulo” neste horário assistia algo interessante para a época: um personagem que conversava ao vivo com os apresentadores (Matheus e Vanessa no começo e depois Andrea e Rodrigo) e com você que telefonava no (41) 342-3038 e conseguia seus “minutos de fama”. Hugo era dublado por Orlando Viggiani, que além do troll também foi a voz de Ryu no anime Street Fighter 2 V e de Rufus de A Pedra dos Sonhos.

RetroArkade: Lembra do Hugo? Ele nos fez jogar pelo telefone antes dos smartphones

Se liga, é a última vida!

Após a conversa, o jogador e o Hugo eram enviados a alguma fase do jogo (montanha, trem, avião, entre outros) e pelas teclas do telefone tentava passar pelos desafios na tela e salvar sua amada Hugolina, que estava presa no alto da montanha pela Bruxa Maldiva. Pelo visto esse negócio de salvar a amada das garras de um vilão fez muita gente ficar rica.

Basicamente o jogo funcionava assim: o 4 e o 6 eram a direita e a esquerda e o 2 e o 8 eram o cima (ou pulo) e baixo (mais ou menos como o nosso popular WASD) e eventualmente algum outro botão era solicitado. Ao chegar no fim sem perder todas as vidas, era a chance de salvar a Hugolina e seus filhos acertando a porta certa, derrotando a bruxa má e concorrer aos prêmios principais do dia, que iam do esquecido Laserdisc até o desejado Nintendo 64!

O jogo do Hugo era bem simples e prático, como você pode ver neste vídeo:

Veja também um trecho do programa neste vídeo de 1995:

O sucesso e audiência durou aproximadamente até 1998, quando o programa já utilizava o famoso 0900 para contato — e que fazia o telefonema ficar mais caro ainda — comuns a vários programas da época, como o do Ratinho ou o do Gugu. O governo impôs várias restrições a este tipo de telefonema e o programa sofreu demais com isto, financeiramente falando. Em 1999 o programa saiu do ar.

Hugo não foi o primeiro programa interativo no Brasil (embora eles defendiam este título). Tivemos alguns outros programas semelhantes que iremos falar na RetroArkade em um futuro próximo. Mas com certeza ele foi o mais popular. O personagem era carismático e seu programa, embora simples e com uma produção humilde — comparando com as outras emissoras — marcou seu espaço na memória das crianças da época, apesar da forte “concorrência” de ícones como Cavaleiros do Zodíaco e Power Rangers.

RetroArkade: Lembra do Hugo? Ele nos fez jogar pelo telefone antes dos smartphones

“Primeiro acabo com eles, depois com você” — E ela ainda riscava a tela da nossa TV! Cara de pau!

Hoje existe alguma chance do programa voltar ao ar? De acordo com o desenhista que criou Hugo, o dinamarquês Niels Krogh Mortensen, a resposta é não. E o maior culpado disso tudo é a TV Digital, que tem um atraso de até dois segundos entre o que acontece no local de gravação e o que o telespectador assiste em casa. Só esse motivo faria a jogabilidade ser muito desagradável. Por essas e outras podemos dizer que Hugo na TV hoje, só em gravações das fitas de vídeo perdidas pelas nossas casas.

Mesmo assim, se você quer resgatar a nostalgia de jogar Hugo, existem vários jogos para Playstation 1 e 2, PC,  iPhone e Android. É só procurar que opções não faltam. Não é a mesma coisa que jogar no telefone, mas dá pro gasto. Só te alerto para uma coisa: não são todos os jogos que são baseados na jogabilidade clássico programa e estes outros jogos geralmente são ruins até dizer chega!

RetroArkade: Lembra do Hugo? Ele nos fez jogar pelo telefone antes dos smartphones

APERTA O 2! O 2! VAI LOGO COM ESSE 2!!!!!

Não tem chororô, essa matéria acabou! Mas você ainda pode comentar e compartilhar: se ficou de castigo quando seu pai viu a conta de telefone, se participou do programa e ganhou alguma coisa (mesmo se for só o boné e o adesivo) ou também lamentar o fato de nunca ter conseguido jogar Hugo ao vivo. Hora de relembrar!

8 Respostas para “RetroArkade: Lembra do Hugo? Ele nos fez jogar pelo telefone antes dos smartphones”

  • 25 de Maio de 2014 às 11:06 -

    Raphael Cabrera

  • Desenterrou esse hein.. excelente matéria, voltei aos anos 90!

    • 27 de Maio de 2014 às 18:00 -

      Gustavs

    • Eu tinha medo do Hugo …. kkkkkkk

  • 25 de Maio de 2014 às 12:18 -

    Henrique Zenari

  • Excelente matéria, mas como era o nome dos jogos dele com um estilo meio Puzzle no PlayStation 1 ?

  • 25 de Maio de 2014 às 14:39 -

    Renan do Prado

  • Eu tentava ligar pra ele mas nunca fui escolhido!!!!!! O que foi bom, pois a tarifa do telefone valeria pro mês todo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 25 de Maio de 2014 às 16:01 -

    Dactar

  • Bons tempos.Eu lembro que tinha participante que reclamava de atraso na resposta do Hugo pelo telefone,he he he.Provavelmente tinha mesmo.Isso sim foi o início do cloud gaming e da OnLive kkkkkkkkkkk

    • 25 de Maio de 2014 às 17:26 -

      Junior Candido

    • Imagino que quem morava longe da Paulista em SP mesmo já sofria com algum delay, imagine então quem ligasse de mais longe.

  • 26 de Maio de 2014 às 00:39 -

    Mikaelson Braz

  • Uma lagrima hetero desceu no canto do olho agora de saudades

  • 26 de Maio de 2014 às 02:12 -

    Carlos Schneider

  • CARA!!!! Nem me lembrava disso mais, fui uns que conseguiu jogar isso e chegou uma conta enorme de telefone em casa, joguei tb por causa de uma gatíssima q apresentava kkkkkk mas antes disso consegui jogar GARGANTA E TORCICOLO NO PARAÍSO DAS OVELHINHAS que o João Gordo apresentava na MTV, quem lembra lembra, sim a idade chegou. Valeu Arkade por essa lembrança sensacional.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *