História
Personagens
Curiosidades
Ano III  -  Edição 40Ano III  -  Edição 40
EARTHWORMEARTHWORM
JIMJIM
NOVO
 FORMATO
ISSN 2175 - 4071
Editorial
‘indice
Editor-chefe
Raphael Cabrera
Redação
Rodrigo Pscheidt
Design
Erick Drefahl
Alan Daniel Ferreira
Marketing
Suzane Skroch
Leandro Motta
Colaboradores
Fábio Torres
Henrique Gonçalves
Renan do Prado
Edimartin Martins
Antonio Ribeiro
Alexo Mello
Revista Arkade - Rua Lamenha Lins, 62, 3° Andar,
CEP 80250-020 - Centro - Curitiba/PR, Brasil
Email: contato@arkade.com.br
A Arkade é uma revista digital totalmente gratuita. Venda proibida.
ISSN 2175 - 4071
PERSONAGENS
CLÁSSICO
EQUIPAMENTO
GAMER
CURIOSIDADES
Uma edição para guardar
SEQUÊNCIAS
         ma de nossas motivações em fazer edições
         de tema único é trazer jogos clássicos de uma
         maneira diferente. Sempre que fizemos maté-
rias de jogos clássicos, tivemos vontade de ir mais
a fundo no game, explorar seus personagens, sua
história e curiosidades a respeito de seu desenvol-
vimento. Graças ao novo formato semanal da Arkade,agora nós podemos produzir este conteúdo.
Cada edição especial da Arkade de um jogo clássico
é um guia nostálgico e completo sobre games que
ficaram na história, tal como Earthworm Jim que
recentemente completou 18 anos - sim, caros ga-
mers dos anos 90, nós estamos velhos - e muitas
outras edições de clássicos que virão. Leia a revista
online ou faça o download e guarde para mostrar
aos seus filhos e netos como eram os jogos na épo-
ca que para muitos foi a era dourada dos videoga-
mes. Relaxe e aproveite, seja bem-vindo à Arkade.
U
RECEBA AS NOTÍCIAS DA ARKADE TAMBÉM NO
CLIQUE PARA ACESSAR
EARTHWORM JIMEARTHWORM JIM
A minhoca mais famosa do mundo dos games está completando 18 anos!Relembre este clássico com a gente!
classico
          s gamers de hoje em dia es-
       t  ão acostumados com game
          protagonizados por heróis mus-
culosos, que carregam armas enormes
e gostam de usar e abusar da violên-
cia na hora de destruir seus inimigos.
Mas há alguns anos atrás, as coisas
eram bem diferentes, e o herói podia
ser muito menos heróico... como uma
minhoca vestindo um traje robótico e
armada com uma pistola laser!
O
Por mais absurda que pareça, esta é
a descrição de Jim, protagonista deste
clássico divertido e sem noção que foi
lançado no dia 2 de agosto de 1994,
originalmente para o Mega Drive. Não
demorou muito para o sucesso do game
garantir adaptacões para outras plata-
formas, entre elas o Super Nintendo,
o Sega CD e o Game Boy. Posterior-
mente, o game chegou aos consoles da
atual geração em remakes em alta defi-
nição comercializados digitalmente nas
redes Live e PSN.
classico
Earthworm Jim seguiu uma trajetória
um pouco diferente da maioria dos ou-
tros personagens de sucesso. Geral-
mente um personagem famoso nasce
em um game (ou em um desenho ani-
mado) para só mais tarde ganhar sua
própria linha de brinquedos.
No caso de Jim, o caminho foi o inverso:
a Playmate Toys é uma empresa que ob-
teve muito sucesso ao lançar brinquedos
inspirados em games e desenhos anima-
dos, como Sonic e Tartarugas Ninja.
Para variar um pouco, ela pediu para
o designer e animador Doug TenNapel
criar um personagem completamente
novo, para uma linha de brinquedos.
Ele criou o rascunho da minhoca Jim,
e seu trabalho foi parar nas mãos da
Shiny Entertainment. Considerando
que a Shiny até então só trabalhara em
games de marcas licenciadas (como a
série Cool Spot), esta era sua primeira
chance de deixar a criatividade fluir e
criar algo original.
Para não desperdiçar esta oportunida-
de, David Perry, o fundador da Shiny,
chamou o criador de Jim em pessoa
para uma parceria. Junto com o time da
produtora, TenNapel criou todo um uni-
verso de outros personagens e bizarri-
ces inspirados na minhoca Jim. E assim
foi criado um dos games mais criativos
e bem humorados da geração 16 bits!
Desenhos de Doug TenNapel e Mike Dietz
classico
A história de Earthworm Jim é tão
bizarra quanto seu protagonista: Jim
era uma minhoca comum, que passa-
va seu tempo fazendo o que minho-
cas comuns fazem: comer terra, fugir
de predadores e cavar túneis.
Porém, sua vida muda drasticamente
quando, nos confins do espaço side-
ral, o mercenário intergalático Psy-
Crow é abordado por piratas espaciais
enquanto está em uma missão muito
importante: entregar o moderno “ul-
tra-high-tech-indestructible-super-s-
pace-cyber-suit” criado pelo cientista
Monkey-For-A-Head, para a Rainha
Slug-for-a-Butt, que almeja utilizá-lo
para conquistar a galáxia. Na perse-
guição, o traje espacial é derrubado e
vem parar justamente na Terra.
No mesmo momento, Jim - ainda
uma minhoca comum - está fugin-
do de um bando de corvos famintos
quando se depara com o traje (que
vamos abreviar para Super Suit) e
se enfia dentro dele para escapar. O
que Jim não sabia é que aquele não
era um traje comum: ao entrar em
contato com a minhoca, as poderosas
partículas atômicas da roupa entram
e ação, integrando-o ao corpo de Jim
e potencializando drasticamente sua
inteligência e suas habilidades.
classico
Com isso, Jim deixa de ser uma minho-
ca ordinária, e passa a ser uma super
minhoca dentro de um traje espacial
turbinado, devidamente equipado com
membros cibernéticos que uma minho-
ca não possui (como braços e pernas)
e uma enorme pistola laser. Porém,
Psy-Crow, a própria Rainha Slug-for-a
-Butt e outros malfeitores querem o
traje de volta, o que obriga nosso ami-
go Jim a entrar em ação.
No meio de sua fuga alucinada, Jim
acaba descobrindo que a tal Rainha
possui uma irmã gêmea, a Princesa
What’s-Her-Name, que também está
na mira dos bandidos. Logo, a missão
de nossa minhoca cibernética é man-
ter seu traje, e de quebra salvar a
princesa dos vilões.
Claro que, como na maioria dos jogos
da geração 16 bits, esta história curio-
sa era bem pouco aproveitada no game,
cabendo ao jogador o interesse de con-
ferir o manual do game para saber de
tudo isso. Na prática, o game te coloca-
va no papel de Earthworm Jim já dentro
do Super Suit, obrigando-o a explorar
cenários bizarros e encarar inimigos es-
quisitos, enquanto coleta partículas atô-
micas para se manter vivo.
classico
Earthworm Jim é basicamente um
game de plataforma 2D, mas possui
uma pegada bastante voltada para a
ação. Mantendo o estilo sem-noção
que permeia todo o jogo, o jogador
pode realizar algumas ações bem
estranhas, como utilizar a minhoca
como um chicote, que também pode
girar para se tornar um helicóptero
e retardar uma queda. Se o jogador
deixa o personagem parado por muito
tempo, o traje cibernético ainda usa
Jim para pular corda!
Além de utilizar seu próprio corpo
como chicote (e corda, e helicópte-
ro), Jim ainda conta com sua enorme
pistola laser (que é basicamente uma
metralhadora). No decorrer das fases,
o jogador pode encontrar outros tipos
de munição, que alteram considera-
velente o poder de fogo da arma.
classico
Isso tudo já seria bizarro por si só,
mas é claro que, em se tratando de
Earthworm Jim, estamos apenas co-
meçando: algumas fases incluem ele-
mentos bem curiosos, como vacas que
precisam ser carregadas, ou estão
convenientemente posicionadas sobre
uma gangorra, para serem atiradas ao
céu com o peso de uma geladeira (?!).
Jim ainda deve cumprir outras deman-
das absurdas no decorrer de sua aven-
tura: escoltar o fofo cãozinho Peter Pu-
ppy - que se molestado se transforma
em um enorme monstrengo - desafiar
um alien gosmento para uma disputa
de bungee jumping, participar de uma
corrida de asteroides, e muito mais.
Vale ressaltar que, como diversos ou-
tros games da época, Earthworm Jim
exigia extrema perícia do jogador: os
saltos e chicotadas precisavam ser
meticulosamente calculados para evi-
tar quedas fatais. Parece contraditório,
mas um game bem humorado como
esse conseguiu tirar muita gente do
sério por seu desafio de alto nível!
classico
ASSINE A REVISTA ARKADE
E RECEBA AS PRÓXIMAS EDIÇÕES NO SEU E-MAIL
Jim é sem dúvida uma minhoca de
sorte: ele vivia sua vidinha comum
de minhoca até encontrar o podero-
so “ultra-high-tech-indestructible-su-
per-space-cyber-suit”, traje que, por
conter partículas atômicas, alterou o
organismo de Jim, fdeixando maior,
mais forte e (um pouco) mais inteli-
gente. Após controlar o traje, Jim pas-
sou a viajar pela galáxia, enfrentando
os mais variados (e estranhos) inimi-
gos Universo afora, pois todos querem
botar as mãos em seu traje. Jim é
um herói ingênuo, que não nega uma
boa briga (ou talvez não tenha noção
de perigo), e está disposto a qual-
quer coisa por sua paixão, a Princesa
What’s-Her-Name (?!).
A pergunta que não quer calar: Qual
-é-o-nome-dela? Curiosamente, esta
princesa é a pessoa mais “feia” de sua
família, mesmo sendo gêmea da “belís-
sima” Rainha Slug-for-a-Butt (gosto não
se discute não é?). Embora tenha pouca
participação no game, What’s-Her-Na-
me é o grande amor de Jim, que sem-
pre está disposto a salvá-la.
A Princesa também se apaixona por
Jim (principalmente por sua gorda
conta bancária), o que faz com que
ela vire alvo de malfeitores como Psy-
Crow, vilão que a sequestra com ob-
jetivos maléficos no segundo game
da série. Claro que Jim não deixa isso
barato, percorrendo todos os cantos
do Universo para salvar seu amor.
Personagens
A Rainha Slug-for-a-butt (algo como
Lesma-no-traseiro em português) é
a principal vilã do 1º game da sé-
rie. Foi a rainha quem encomendou a
criação do ultra-high-tech-indestruc-
tible-super-space-cyber-suit, e de-
seja utilizar seu poder para dominar
o Universo. Porém, com o traje sob
o controle de Jim, a minhoca passou
a ser o principal alvo da Rainha, que
quer destruir Jim para recuperar o
traje. A Rainha não gosta de sua irmã
gêmea, a Princesa What’s-Her-Name,
principalmente por conta da “feiúra”
dela. Como toda vilã que se preza, a
Rainha conta com um time inteiro de
capangas e mercenários para ajudá-la
em suas maldades.
Psy-Crow é um caçador de recompen-
sas e mercenário intergaláctico que
presta serviços para a Rainha Slug-for-a
-Butt. Ele também é o arqui-inimigo de
Jim e está sempre fazendo o possível
para acabar com a vida da pobre mi-
nhoca. Psy-Crow foi o responsável pelo
traje Super Suit acabar nas mãos de
Jim (sabemos que minhocas não tem
mãos, mas você entendeu): Psy-Crow
estava levando-o para sua Rainha de
traseiro grande, quando deixou o traje
cair na Terra após ser interceptado por
piratas espaciais.
Megalomaníaco, ele também tem seus
planos de dominação universal, e para
isso resolve sequestrar a Princesa
What’s-Her-Name para casar-se com
ela e poder se tornar o rei.
Personagens
Peter Puppy é um cãozinho de uma
estranha raça alienígena que é prati-
camente uma versão canina do Hulk:
embora seja pequeno e dócil, quando
é assustado ou é ferido ele se trans-
forma numa enorme besta raivosa que
destrói tudo em seu caminho, especial-
mente uma uma certa minhoca chama-
da Jim ou qualquer coisa que se pareça
com ele. Apesar deste pequeno pro-
blema de bipolaridade, Jim e Peter são
grandes amigos. Em sua forma natural,
Peter é bastante calmo e amigável, e
embora pareça solitário, este cãozinho
mutante faz parte de uma família de
mais de 1000 irmãos!
Como seu nome sugere, Evil é a pró-
pria manifestação do mal... em for-
ma de gato. Ele é tão malvado que
comanda o planeta Heck, um mundo
infernal que foi inteiro moldado de
acordo com sua visão de perfeição
maléfica. Sua maior ambição é espa-
lhar o mal por todo o Universo, e para
isso ele (também) deseja o poderoso
traje de Jim. Apesar de ser a malda-
de encarnada, Evil the Cat ainda é um
simples gato (se é que isso é possí-
vel), o que significa que ele curte lam-
ber a si mesmo e brincar com novelos
de lã quando está cansado de semear
a maldade pelo Universo.
Personagens
Um homem que divide sua cabeça com
um macaco. Esta é a melhor maneira
de definir o bizarro Professor Monkey-
For-A-Head. Ele é o inventor do ultra
-high-tech-indestructible-super-space-
cyber-suit, o traje superpoderoso usado
por Jim. Apesar de ser o criador do tra-
je, o Professor é incapaz de criar outro
igual por um motivo muito simples: o
macaco em sua cabeça comeu os pla-
nos originais. Mas ele foi o responsável
por outras invenções revolucionárias,
como os banheiros com pedágio e as
bananas atômicas.
Apesar de seu visual ser chocante, o
macaco em sua cabeça não é nenhu-
ma aberração fruto de um experimento
científico mal-sucedido: é só uma he-
rança genética de família, mesmo.
Uma criatura gosmenta, feita de puro
muco. Esta é a definição de Major Mu-
cus, mais um dos malfeitores que alme-
ja acabar com Jim para se apoderar do
ultra-high-tech-indestructible-super-spa-
ce-cyber-suit para propósitos malignos.
Seu aspecto gosmento possibilita uma
das batalhas mais criativas da série:
nosso herói Jim deve enfrentá-lo em
uma disputa de bungee jumping, sal-
tando sobre um enorme rio de gosma
verde. Ganha quem arrebentar primei-
ro a corda do oponente.
Major Mucus foi um personagem meio
injustiçado da série: ele não foi convi-
dado para participar do desenho ani-
mado inspirado na série e, nos brin-
quedos, não teve seu próprio boneco,
sendo relegado a um mero ajudante de
Psy-Crow. Pobre Major Mucus. Enormes
bolas de muco animadas também têm
sentimentos... não tem?
Personagens
Equipamento  gamer
         odo gamer hardcore concorda: um PC
         perfeito para jogos não possui apenas
         uma boa placa de vídeo e um processa-
dor rápido. Periféricos como headphones, mou-
se e teclado de qualidade fazem toda a diferen-
ça na hora da jogatina. E foi pensando nestes
gamers que a ThermalTake colocou no mercado
o teclado ThermalTake eSports Challenger.
T
Tt eSPORTS CHALLENGER
TECLADO
O Challenger possui design futurista, teclas
macias e a logo da TT vermelha na parte da
frente, que acende e brilha no escuro quando
o teclado está ligado. Um pequeno ventila-
dor acompanha o teclado, e pode ser extre-
mamente útil para jogadores que suam nas
mãos na adrenalina do jogo.
O ventiladorzinho pode ser acoplado tanto
do lado direito - na direção das teclas WASD
- para jogadores de FPS, ou do lado esquer-
do - em direção ao pad numérico - para
jogadores de MMO e outros RPGs. Uma por-
ta USB na parte posterior do teclado permite
que você utilize-o como uma extensão para
conectar outros periféricos e gadgets no
próprio teclado.
O Challenger está disponível no padrão
ABNT2 e tem um custo-benefício bacana. Um
teclado funcional e estiloso que carrega a
marca da ThermalTake, sinônimo de qualida-
de para PC gamers.
D
       e continuações bem-suce-
       didas a jogos cancelados,
       passando por participações
especiais em jogos de luta e his-
tórias em quadrinhos, a carreira
de Earthworm Jim foi bem movi-
mentada. Na sequência, você con-
fere alguns fatos e curiosidades
sobre a minhoca mais famosa do
mundo dos games!
A mente por trás de Earthworm
Jim fez muito mais que simples-
mente criar este icônico herói:
o histórico profissional de Doug
TenNapel vem desde os quadri-
nhos (como Gear, uma minissérie
em 6 edições de 1998), desenhos
animados (como Catchscratch) e
vários jogos, além de ser a voz da
nossa minhoca que batalha o mal
em sua ultra-high-tech-indestruc-
tible-super-space-cyber-suit.
Seu trabalho nos videogames co-
meçou com o game baseado no
filme Jurassic Park, seguido por
Stimpy’s Invention (baseado em
um desenho animado). Ele tam-
bém também trabalhou na produ-
ção do game Jungle Book para o
Mega Drive e Super Nintendo.
Depois da fama de Earthworm
Jim, Doug continuou a trabalhar
com animação, produzindo dois
dois games (The Neverhood e
Skullmonkeys) feitos inteiramente
usando a técnica de stop motion e
personagens de massinha ao lado
da Dreamworks Interactive.
Curiosidades
Doug TenNapel é um sujeito ver-
sátil, e leva sua arte para tudo
que é lado: além de games e de-
senhos animados, ele já assinou
a arte de capa de diversos álbuns
de uma banda de rock cristão
chamada Five Iron Frenzy.
Em 1994, Earthworm Jim foi
eleito o melhor jogo de Mega
Drive, em eleição feita pela re-
vista Electronic Gaming Monthly.
No ano seguinte, o game entrou
para a lista dos 200 melhores
games já adaptados para um
console da Nintendo, em lista da
revista Nintendo Power.
Além disso, ele é vocalista de uma
banda independente chamada
Truck, e no momento está até en-
volvido na produção de um Super
Sentai (seriado de heróis japone-
ses, tipo Changeman e Ultraman)
chamado Go Sukashi!
Curiosidades
Você já deve ter se perguntado
por que a mocinha do game tem
um nome tão bizarro, não é? Na
verdade este nome é uma piada,
que satiriza todas as outras prin-
cesas indefesas do mundo dos
games: estamos sempre tentando
salvá-las, mas poucas vezes nos
importamos com elas. Afinal que
liga para o nome da princesa? Só
o que precisamos saber e que ela
está em outro castelo!
A popularidade de Earthworm Jim
lhe concedeu a honra de estrelar
uma série animada. O desenho
animado estreou em 1995, e teve
duas temporadas com 13 episó-
dios cada uma.
A trama da série colocava Jim en-
frentando vários vilões dos jogos,
que para variar estão atrás de sua
Super Suit. A série manteve muito
do humor característico do jogo, e
tomava a liberdade de inserir rá-
pidas histórias durante os comer-
ciais que contavam o dia-a-dia dos
vilões. Além de vilões encontrados
nos dois jogos, a série de TV criou
Evil Jim, que era uma cópia extre-
mamente malvada do protagonis-
ta. Evil Jim ficou mais conhecido
quando mig rou para o game Ear-
thworm Jim: Menace 2 the Galaxy.
Na série animada, Jim e Evil Jim
foram dublados por Dan Castela-
netta, artista conhecido pelo seu
trabalho como Homer Simpson, o
palhaço Krusty, Barney Gumble e
vários outros personagens da fa-
mosa série Os Simpsons.
Conforme já te contamos no
início desta edição, o ponta-
pé inicial na concepção de Ear-
thworm Jim foi dado pela empre-
sa Playmate Toys, que queria um
personagem bacana para criar
uma nova linha de brinquedos.
A ideia deu muito certo e em
1994 a Playmate lançou uma série
de brinquedos inspirada na série.
Os bonecos mantinham o visual
esquisito dos games, e certamen-
te fizeram a alegria de muitas
crianças. Se você é fã de Jim e
sua turma, saiba que não é difícil
encontrar estes bonecos à venda
em lojas como o eBay.
Curiosidades
Sequências de Earthworm Jim
Earthworm Jim 2
Na continuação de seu game, nosso herói Jim
conseguiu um parceiro chamado Snott, que
é uma espécie de gosma verde alienígena
(?!) presa em suas costas que pode virar um
para-quedas e ser usado como corda, poden-
do aderir em outras superfícies verdes e gos-
mentas pelos cenários.
A nova missão de Jim é salvar sua amada
Princesa What’s-Her-Name que foi obrigada
a se casar com o malvado Psy-Crow, mesmo
caçador de recompensas que perdeu a Super
Suit e perseguiu Jim no game anterior.
Earthworm Jim 2 trouxe muitas novidades
para a série graças a sua diversidade durante
os níveis. Enquanto a jogabilidade ficou pra-
ticamente intacta, o resto do jogo fez o má-
ximo possível para inovar, com missões di-
ferentes, corridas, novas armas e a volta de
vilões do primeiro jogo, tudo carregado com
o humor e a maluquice típicas da franquia.
Earthworm Jim 3D
Rotulado como ovelha negra da série, Ear-
thworm Jim 3D começou a ter problemas a
partir de sua produtora, Shiny Entertainment,
que foi comprada pela Interplay e acabou cui-
dando de outros projetos não relacionados à
série. Nesta situação, outra produtora, a VIS
Entertainment, assumiu a franquia e decidiu
fazer a transição de 2D para 3D, seguindo
os passos de diversos outros jogos fizeram
na época, como Sonic, Super Mario e The
Legend of Zelda. Mas, como bem sabemos,
esta transição não fez bem para todos, e Ear-
thworm Jim saiu perdendo.
Ignorando o enredo já definido pelos jogos
anteriores, o jogo tomou por base a história
da série animada de TV. O maior problema
disso foi que Earthworm Jim 3D precisou de
muito mais tempo de desenvolvimento. Para
piorar, o jogo saiu somente depois de três
anos após o cancelamento da série de TV, ou
seja, o jogo saiu totalmente fora do timing.
A tragédia ainda não acabou: o criador do per-
sonagem, Doug TenNapel e o designer da série,
David Perry, foram demitidos de suas funções
de consultores. Ou seja, basicamente a VIS
Entertainment cometeu um erro atrás do ou-
tro na hora da produção, cavando ainda mais
fundo a cova de Earthworm Jim no mundo 3D.
Earthworm Jim 3D saiu para Nintendo 64 e PC,
mas sinceramente, não precisava ter saído.
Sequencias
^
Earthworm Jim: Menace 2 the Galaxy
Com os direitos de licença de Earthworm Jim
sendo jogada de um lado para o outro, uma
terceira empresa assumiu a bronca e decidiu
produzir um novo game da série. Em 1999, a
David A. Palmer Productions lançou Earthworm
Jim: Menace 2 the Galaxy diretamente para o
Gameboy Color, levando Jim de volta para o
mundo dos games de plataforma 2D.
Mesmo retornando ao gênero que lhe consa-
grou, o jogo não foi muito bem recebido prin-
cipalmente pela falta de criatividade da produ-
tora, que transformou o game em um simples
jogo de coletar itens, o que tirou toda a diversi-
dade que Earthworm Jim conquistou no decor-
rer de seus anos nos consoles de 16 bits.
Earthworm Jim HD
Em 2010, a produtora Gameloft lançou nas
redes Xbox Live e PSN um merecido remake
em alta definição do primeiro game da série.
Embora seja essencialmente o mesmo game,
a produtora acrescentou algumas novidades
bacanas, como uma introdução inédita estilo
história em quadrinhos, algumas novas fases
e novos vilões, além de um bem-vindo modo
multiplayer para quatro jogadores. Embora os
fãs tenham curtido o game, sua produção foi
meio conturbada: o código original não foi uti-
lizado, ou seja, o game foi totalmente recriado.
Isso não agradou os criadores da série, Doug
TenNapel e David Perry, que não aprovaram o
remake nem participaram de sua produção.
A trilha sonora do game foi toda remasteriza-
da, mas por não contar com a benção de Ten-
Napel, a voz do personagem foi regravada por
outro dublador. Apesar destes problemas, o
game teve uma boa recepção, especialmente
pelo seu inédito modo multiplayer cooperativo.
Sequencias
^
Earthworm Jim para PSP e Earthworm Jim 4
Depois de vários anos sem nenhuma novida-
de, rumores de uma nova versão do game,
para PSP, surgiram. Nesta época, a franquia
estava nas mãos da Atari e a distribuidora
original, Interplay, revelou que os criadores
e o compositor Tommy Tallarico estavam no
desenvolvimento para um jogo que teorica-
mente voltaria para as origens da série. Per-
sonagens como a Princesa What’s Her Name
e Peter Puppy voltariam, e o jogo seria 2.5D,
com uma jogabilidade 2D inserida em cená-
rios 3D apoiados no poder gráfico do PSP.
As coisas pareciam estar no caminho certo, e
o lançamento deste Earthworm Jim para PSP
estava previsto para o início de 2007. Porém,
o jogo foi adiado algumas vezes, até que a
Interplay cancelou oficialmente sua produção
por problemas financeiros. Um ano depois, a
Interplay anunciou Earthworm Jim 4, o que
deixou os fãs da série muito empolgados.
Depois de um bom tempo sem nenhum deta-
lhe, muitos acharam que teríamos mais um
cancelamento. Em 2011, porém, a Interplay
afirmou que o jogo continuava em desenvol-
vimento, mas até hoje nada foi revelado, ou
seja, o futuro de Earthworm Jim nos video-
games ainda é um mistério.
Aparições em outros jogos
O sucesso de Earthworm Jim não permitiu
que a minhoca ficasse somente em sua fran-
quia: Earthworm Jim apareceu nos jogos de
luta ClayFighter 63 1/3 e em sua sequência
ClayFighter: Sculptor’s Cut.
No game de luta, seus golpes eram bem
parecidos com o que vimos no game de pla-
taforma; Jim podia dar chicotadas com s eu
próprio corpo, utilizar sua pistola laser e vá-
rias outras armas características. Até a icôni-
ca vaca dava o ar da graça junto com Jim!
Outros jogos que tiveram referências de Ear-
thworm Jim foram MDK e Sacrifice, ambos
desenvolvidos pela Shiny Entertainment.
Além de tudo isso, Jim fez uma participação
especial como personagem secreto em Battle
Arena Toshinden, um dos primeiros jogos de
luta a entrar no ambiente 3D. Aproveitando
que seu criador Doug TenNapel é um sujeito
versátil, Jim também fez algumas pontas em
outros projetos do cara: a minhoca faz uma
breve participação especial na HQ Ratfist,
criação de TenNapel.
Sequencias
^
Game Over
Continue?
>
NA PRÓXIMA EDIÇÃO
PERSONA 4: ARENA