A ilha principal é vasta e dividida em
diversos setores. Você vai precisar de
veículos para chegar de um lugar a ou-
tro e, para ter uma visão aérea de cada
região, é preciso liberar o sinal de
enormes torres de rádio que estão es-
palhadas pela ilha. Embora seja possí-
vel ir para qualquer canto, se virar sem
o mapa aéreo é bem difícil, então é re-
comendável que você gaste um tempo
liberando estas torres. Para subir nelas,
é necessário cuidado para não cair e,
embora seja algo não muito complexo,
cada torre está em um nível diferente
de deterioração, então, embora todas
pareçam iguais de longe, cada uma de-
ve ser escalada de uma maneira. Des-
bloquear torres também libera armas
grátis nas lojas, um elemento facilita-
dor que poderia ser dispensado.
Claro que você não precisa andar pela
ilha inteira. O jogo possui o recurso fast
travel, uma espécie de „teleporte‟ de um
lugar a outro no mapa. Estes teleportes
ficam em pontos importantes como cida-
des ou acampamentos, mas você vai pre-
cisar liberar os acampamentos dos ca-
pangas de Vaas para poder utilizá-los.
Em cada um destes refúgios também há
uma lojinha de armas automatizada e
alguns veículos, caso você precise ir a
algum lugar ainda não explorado.
A dificuldade é relativamente baixa pa-
ra os veteranos em FPS: quem estiver
bem preparado e não marcar bobeira
não irá morrer tão facilmente. No co-
meço o game pode parecer difícil, e vo-
cê invariavelmente vai morrer algumas
vezes até pegar o jeito, mas conforme
você se adapta ao jogo, ele vai ficando
um pouco mais fácil. As habilidades de
cura do personagem são eficazes e pra-
ticamente infinitas (é possível se curar
mesmo sem seringas, embora este re-
curso seja mais demorado). Por estes
motivos, recomendamos aos veteranos
mudar para o modo Hard após pegar o
jeito para ter um desafio maior e uma
experiência mais satisfatória.
A baixa dificuldade, entretanto, não tira
a graça do jogo, pois existem outras
formas de desafio em Far Cry 3, como
capturar um acampamento hostil sem
disparar o alarme. Far Cry 3 não te
obriga a agir desta maneira - na verda-
de, você age do jeito que quiser - mas
o sistema de experiência encoraja a
abordagem estratégica, recompensando
o jogador habilidoso.