Road Rash – Relembre as pancadarias sobre duas rodas

6 de dezembro de 2010
Autor: Erick Drefahl

Road Rash - Relembre as pancadarias sobre duas rodas

Relembre toda a pancadaria e velocidade de um dos maiores clássicos do Mega Drive.

Não se sabe exatamente porque nenhum outro jogo antes de Road Rash tinha tentado juntar velocidade e violência, mas o que importa é que a fórmula deu certo e, por diversos motivos, o game lançado originalmente para Mega Drive em 1991 é o clássico do mês.

Ainda que o objetivo primordial do jogo é estar entre os três primeiros lugares para continuar correndo, as brigas em cima da moto são o atrativo principal. A cada nova fase a competição fica mais desleal. Quando os oponentes sentem-se ameaçados por suas ultrapassagens audaciosas, correntes e pés-de-cabra são sacados para tirar a soberania do jogador esperançoso que, armado inicialmente apenas com punhos e pés, deve se livrar da encrenca e derrubar para não ser derrubado. Aliás, o nome do jogo é uma referência às feridas causadas por acidentes na estrada, mostrando que o que menos importa em Road Rash é a corrida.

Road Rash - Relembre as pancadarias sobre duas rodas

As armas podem ser roubadas dos oponentes, entre correntes e tacos de beisebol, vale tudo para continuar na liderança. Obstáculos como placas, postes e até animais estão presentes para deixar sua vida um pouco mais complicada. E como se não bastasse, tem gambé na cola! A polícia está de olho nos corredores briguentos e eventualmente pode rolar uma perseguição que corre o grave risco de terminar em multa ou prisão. Por isso, não tente brigar com o guarda, a menos, é claro, que ele comece. Ao vencer corridas o player também ganhava dinheiro, que podia ser utilizado para comprar armas, reparos, motos mais velozes e também para financiar sua saída da prisão.

Não é só pela parte de briga que Road Rash se tornou um clássico. Também foi um dos primeiros jogos com relevo nas pistas, que poderiam fazer as motos voarem e, por que não, arremessar seu piloto ao encontro de uma dolorosa e traumatizante colisão. Não se pode negar que seus criadores tinham um certo senso de humor negro. Quando há um acidente seguido da explosão da máquina, uma ambulância passa para resgatar a moto, enquanto a polícia cuida do piloto, que ao ser pego fica uma temporada ausente. E tem mais: se o jogador não acumular dinheiro suficiente para pagar o conserto da motocicleta ou a fiança para tirá-lo do xilindró, é game over na hora! Quem disse que a vida é fácil?

Road Rash foi lançado posteriormente para vários consoles e continuações foram feitas com melhorias nos gráficos, no som e na violência. A opção de multiplayer também foi inserida, para a felicidade de quem quer derrubar o amigo do cavalo, quer dizer, da moto.

Esta matéria foi publicada originalmente na edição 9 da Revista Arkade.

9 Respostas para “Road Rash – Relembre as pancadarias sobre duas rodas”

  • 6 de dezembro de 2010 às 12:41 -

    zecarlos

  • isso que era jogo de verdade….tanto o mega drive quanto o do playstation 1 eram muito maneiros

    pena os desenvolvedores de jogos atuais esquecerem que o jogo tmbm deve divertir

    • 7 de julho de 2011 às 00:17 -

      Wenderson

    • Realmente, eles estão mais preocupados com gráficos do que com a diversão do jogo.

  • 7 de dezembro de 2010 às 15:41 -

    darkztk

  • Aluguei muito esse jogo. E é um jogo difícil. O mais fácil deles eu achei a versão do PC que saiu anos mais tarde e com gráficos melhores. Mesmo a versão que sai para o Playstation não agradou tanto. Road Rash será sempre lembrado no Mega Drive.

  • 7 de dezembro de 2010 às 15:55 -

    MU

  • Era muito bom, deviam retomar a idéia…

  • 11 de dezembro de 2010 às 02:55 -

    Mobile Gamer BR

  • Chorei…

  • 23 de dezembro de 2010 às 09:03 -

    LeoRottweiler

  • Noooossa, que saudade já joguei muito e me diverti um bocado com esse game.
    Esse é só um dos muitos clássicos do saudoso MEGA DRIVE.

  • 26 de dezembro de 2010 às 00:57 -

    beduschi

  • esse foi um dos primeiros jogos que joguei no mega drive do meu primo =D passava horas jogando :D are legal os video qua tinha no final de cada corrida

  • 26 de maio de 2011 às 14:49 -

    Spiderlll

  • Gostava muito tb, mas outro que eu curtia bastante pq andava de patins na época era o ” SKITCHIN ” um Road Rash de patins, hehe show de bola. Falta um jogo neste estilo para os consoles de hoje.

  • 7 de julho de 2011 às 00:15 -

    Wenderson

  • Era fanático nesse jogo; eu tinha os três do mega drive.
    E o do 3DO da Panasonic não ficava atrás;Muito bom também!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *