Rock in Rio – Cidade do Rock conta com rede 5G, implementada para testes e experiências

4 de outubro de 2019
Autor: Junior Candido
Rock in Rio - Cidade do Rock conta com rede 5G, implementada para testes e experiências

Enquanto o Rock in Rio segue levando shows a fio, experiências envolvendo a rede 5G estão acontecendo. A Oi, em parceria com a Huawei, está aproveitando o evento para fazer experiências com a tecnologia. Através de conexão WiFi, os visitantes da Cidade do Rock, estimados em 100 mil pessoas por dia, contam com Internet gratuita em todo o evento.

A Oi registrou 34,28 Terabytes de dados baixados, durante os três primeiros dias de festival. Tal número equivale a 28 milhões de fotos em alta definição. Foram 14 mil conexões simultâneas no domingo, dia que contou com show de Bon Jovi, como a atração principal. O evento conta com 56 km de fibra óptica para atender os visitantes.

O 5G, ainda não disponível no Brasil (com exceções de alguns testes, como o do Rock in Rio, ou a antena teste da TIM em Florianópolis), já faz parte de alguns smartphones. O Samsung Galaxy S10, o Xiaomi Mi Mix 3 5G, e o Moto Z3 (mediante snap específico), são alguns dos modelos que já podem se conectar nesta rede. A rede tem performance 10 vezes superior ao 4G, garantindo alta velocidade no envio e recebimento de conteúdo.

A cobertura do WiFi da Oi acolheu quase que todo o espaço do evento, atingindo 345 mil m² da Cidade do Rock. 550 hotspots garantiram a conectividade, além de sete antenas instaladas para reforçar o 3G e 4G dos serviços da operadora. Além disso, a operadora também garantiu a transmissão de som e iluminação dos Palcos Sunset e Mundo.

Durante os dias em que estivemos na Cidade do Rock na cobertura do Rock in Rio, na última semana, as impressões com o uso desta internet no evento foram bastante positivas. Em eventos de grande porte, é comum a rede WiFi praticamente não funcionar, devido as muitas conexões simultâneas. Entretanto, a rede sempre se mostrou eficaz, garantindo boa conectividade por quase todo o tempo. Apenas locais mais isolados como as laterais do Palco Mundo, por exemplo, não alcançavam muito bem a rede. Entretanto, era um local com acesso baixo de pessoas.

O Rock in Rio continua hoje, com Sepultura, Scorpions, Helloween e Iron Maiden, no dia do metal.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *