Saiba como “emprestar” a sua placa gráfica para ajudar na luta contra o coronavírus

2 de abril de 2020
Autor: Junior Candido
Saiba como “emprestar” a sua placa gráfica para ajudar na luta contra o coronavírus

Em tempos de pandemia, toda ajuda é importante, para descobrir maneiras de combater o coronavírus, através de pesquisas científicas que procuram por vacinas e tratamentos contra a covid-19, a doença gerada pelo vírus. E, entre as várias maneiras de apoiar o combate, as placas gráficas podem ser boas aliadas.

A NVIDIA, por exemplo, convocou os gamers de PC a doarem o poder de suas placas de vídeo, para as pesquisas. Não só a fabricante de placas gráficas e software, além de outras companhias ligadas a este universo, incentivam o uso do aplicativo folding@home, um projeto de computação voltado para pesquisa de doenças, da PC Master Race.

O aplicativo simula alvos de proteínas potencialmente drogáveis do SARS-CoV-2, e busca entender como acontece a interação com as células humanas. Desta forma, o aplicativo incentiva a criação de anticorpos, pelo desenvolvimento de medicamentos.

Toda essa simulação é feita através do poder de processamento extra do computador. Assim, o programa usa recursos ociosos dos componentes dos PCs dos voluntários, para somar esforços nas tarefas da ferramenta.

O folding@home existe desde 2000, e já ajudou na publicação de mais de 220 trabalhos de pesquisa científica. Dentro do projeto, dá pra escolher qual projeto os dados de sua placa serão enviados. E, como os PCs para games contam com um alto poder de processamento, a NVIDIA, e outros envolvidos com esta iniciativa, espera que os gamers possam somar de maneira maciça para as pesquisas que buscam uma cura para o coronavírus.

Para saber mais sobre o projeto, e como participar, acesse este link (em inglês).

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *