A SEGA perdeu os direitos sobre Shenmue. Motivo? Desinteresse

20 de fevereiro de 2014

A SEGA perdeu os direitos sobre Shenmue. Motivo? Desinteresse

Desde 2002, quando Shenmue 2 foi lançado para o primeiro Xbox, todo fã da série aguarda ansiosamente o final da série que terminou mas não teve um fim. E entre boatos de retornos e remakes, a realidade é que ninguém da SEGA foi atrás da marca “Shenmue” e ela foi cancelada pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA.

O documento é bem claro ao explicar que o cancelamento ocorreu “porque o requerente não apresentou uma declaração nos termos do Artigo 8”. Este artigo é referente a seção 8 da Lei de Marcas dos EUA que exige uma declaração juramentada sobre o uso contínuo da marca ou uma razão para o não uso da marca, que funciona entre os anos 5, 6, 9 e 10 do registro. Como a SEGA não o fez, perdeu os direitos.

E com isso, as esperanças do tão aguardado terceiro jogo – que contou até com uma notícia recente (desmentida logo após) de um provável terceiro jogo – vão por água abaixo.

E agora? É o fim? Alguém vai tentar regularizar? A SEGA tem tanto “medo” assim de um projeto que quase causou a sua falência? O que se passa na companhia? Estas e outras perguntas podem ser respondidas… nos comentários.

(Via: Dual Shockers, VG247)

15 Respostas para “A SEGA perdeu os direitos sobre Shenmue. Motivo? Desinteresse”

  • 20 de fevereiro de 2014 às 16:14 -

    Kubrick Stare Nun

  • Isso significa que qualquer um vai poder fazer um Shenmue 3 e a Sega não vai poder processar?

    • 20 de fevereiro de 2014 às 16:20 -

      Junior Candido

    • A Chiquinha do Chaves conseguiu registrar a personagem no nome dela pois no México tem uma lei semelhante. Não sei se nos EUA a questão é semelhante, e tem o fator Japão também. Mas acho que agora a marca Shenmue se tornou algo complexo de se resolver, pelo menos num primeiro momento. Dependendo for, pode cair em domínio público o que significaria que até jogo pirata deixaria de ser pirata, arrisco dizer. Algum advogado por aí pra ajudar?

    • 20 de fevereiro de 2014 às 16:24 -

      leandro leon belmont alves

    • sei não Kubick….acho que se não a Sega….de duas uma, ou a empresa que comprar vai fazer uma cagada com o jogo ou mesmo se o game for “legal”, os fãs puristas vão reclamar pois não é da Sega e não é como os jogos anteriores. o que acho uma pena, Shenmue bateria de frente com Beyond Two Souls, Heavy Rain e The Last of Us. dá para dizer que a saga de Ryo Hanzuki é o pai desses três games

    • 20 de fevereiro de 2014 às 16:36 -

      Renan do Prado

    • Pelo o que eu andei lendo, a Sega ainda é detentora da prpriedade intelectual Shenmue, mas o nome “Shenmue” ela não é mais dona.

      Hipoteticamente, se ela anunciar uma continuação, ela não poderia chamar “Shenmue 3” por não ter os direitos sobre essa palavra.

      • 20 de fevereiro de 2014 às 17:17 -

        leandro leon belmont alves

      • “A SEGA tem tanto “medo” assim de um projeto que quase causou a sua falência? ”

        mas ai é culpa do maldito Bernard Stolar. 100 milhões de dólares para fazer Shenmue? sério Sega? aposto que os GTAs 3 e San Andreas custaram bem menos para serem feitos. e o unico erro do jogo é a época, ele foi lançado na hora errada. tanto que o Japão praticamente cagou para Shenmue, somente quando o Dreamcast se foi é que a sua fama se espalhou nos quatros cantos.

        e repito: se Shenmue 1 fosse lançado hoje, ele seria ovacionado de pé pelos gamers

    • 21 de fevereiro de 2014 às 10:59 -

      Valter Queiroz'

    • Shenmue só quase levou a Sega à falência porque a empresa decidiu lançá-lo somente para XBOX, se tivesse lançado em multiplataforma teria tido melhores resultados e feito um caixa gordo. Erro maior de muitas empresas é lançar algo com exclusividade deste ou daquele console…

      • 21 de fevereiro de 2014 às 18:28 -

        Junior Candido

      • Na verdade, o Shenmue saiu só pra Dreamcast. Só depois da quase falência e uma breve recuperação com a SEGA já desenvolvedora, que saiu uma versão do Shenmue 2 para o Xbox. Mas concordo que se tivesse saído também para PS2 talvez a história hoje fosse outra.

  • 20 de fevereiro de 2014 às 16:43 -

    Matheus Parker

  • Wladimir Pierre

  • 20 de fevereiro de 2014 às 16:43 -

    Matheus Parker

  • Wladimir Pierre

  • 20 de fevereiro de 2014 às 16:43 -

    Wladimir Pierre

  • eu li a matéria! kkkkkkkkkkkkk e agora???

  • 20 de fevereiro de 2014 às 16:43 -

    Wladimir Pierre

  • eu li a matéria! kkkkkkkkkkkkk e agora???

  • 20 de fevereiro de 2014 às 16:43 -

    Lino Hunter

  • Jonathan Winchester

  • 20 de fevereiro de 2014 às 16:43 -

    Lino Hunter

  • Jonathan Winchester

  • 20 de fevereiro de 2014 às 21:43 -

    Gustavo A. S. Melo

  • e agora vey?

  • 21 de fevereiro de 2014 às 01:43 -

    Patrick Lima

  • Algo semelhante aconteceu com a Microsoft e o Killer Instinct, e foi totalmente revertido e o jogo lançado.

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