Seis meses após seu lançamento, as microtransações de Sombras da Guerra serão desativadas

3 de abril de 2018

Seis meses após seu lançamento, as microtransações de Sombras da Guerra serão desativadas

Em outubro do ano passado o game Terra-Média: Sombras da Guerra foi lançado. E mesmo antes que esse dia chegasse, já havia uma outra sombra pairando sobre o game e gerando desconfiança nos olhos dos jogadores: a sombra das microtransações. E então o game foi lançado e muito criticado pela forma como elas foram implementadas.

Na época, nós lançamos nossa análise de Sombras da Guerra e falamos sobre os muitos pontos positivos do game, afinal ele é realmente um bom game, mas também falamos sobre a forma bem sacana como as microtransações foram inseridas no game. Em resumo, ela consistia em: ouro, a moeda premium in-game. E as tão (im)populares loot boxes.

Seis meses após seu lançamento, as microtransações de Sombras da Guerra serão desativadas

Relembrando: no game, você deve montar seu exército de orcs para defender suas bases. Após o Ato 3 do game, porém, suas bases começam a ser atacadas por Sauron e seus exércitos. Então você se defende com o seu próprio exército, e completando tudo isso, desbloqueava o final secreto do game (após ele já ter sido finalizado). O problema era, os inimigos eram muito mais fortes que você, e para melhorar seu exército sem um tempo de grinding absurdo, só comprando loot boxes. E para comprar loot boxes, só com ouro, que por sua vez  é comprado com dinheiro real.

Ou seja, se você quisesse continuar a aproveitar o game, ou teria que jogar uma quantidade insana de horas para tentar melhorar seu exército “na raça”, ou teria que abrir a carteira e optar pelo caminho mais curto, turbinando seus orcs e/ou simplesmente pagando por orcs melhores. Isso decepcionou muitos jogadores, e finalmente a Monolith, produtora do game anunciou que vai desativar todas as microtransações do game em definitivo e responder sobre a má recepção que o game recebeu por isso.

A produtora reconheceu que as microtransações foram abusivas e que elas iam contra a proposta de “meritocracia” do Sistema Nemesis, que cria histórias únicas entre o jogador e inimigos que o derrotarem. Afinal, tendo a possibilidade de simplesmente comprar um orc mais forte, toda a graça de ir atrás de quem te venceu e dominá-lo cai por terra.

Seis meses após seu lançamento, as microtransações de Sombras da Guerra serão desativadas

Além da remoção das microtransações, a Monolith lançará uma série de atualizações gratuitas para o game nos próximos meses, ainda não detalhadas. Sabe-se apenas que entre essas atualizações virão mudanças para o Sistema Nemesis, para a evolução do personagem e suas Skill Trees, novas skins, evolução de equipamentos e atualizações de progresso.

Tudo isso será detalhado pela produtora no futuro, mas o fim das microtransações já tem data para acontecer: a possibilidade de gastar dinheiro real em ouro será desabilitada em 8 de maio, enquanto os Baús de Guerra e o Mercado propriamente ditos serão desativados permanentemente em 17 de julho.

Quem tiver ouro não gasto até esta data, verá seu conteúdo ser convertido em baús durados. Aliás, ainda será possível ganhar baús de loot cumprindo Conquistas Sociais e Vendettas Online, mas eles conterão equipamentos e perks para Talion, nada de orcs mais poderosos.

Seis meses após seu lançamento, as microtransações de Sombras da Guerra serão desativadas

As primeiras mudanças chegam a tempo da próxima grande expansão do game, A Desolação de Mordor, que promete reavivar o interesse dos fãs com um novo personagem jogável: Baranor, capitão de Minas Ithil.

Vale lembrar que Terra-Média: Sombras da Guerra não foi o único game a ser criticado por conta de suas microtransações abusivas: o caso mais grave e recente é o de Star Wars: Battlefront II, da EA, que possuía microtransações e loot boxes que limitavam todo o progresso do jogador. A treta foi tão feia que até a Disney entrou em cena e as microtransações foram desativadas antes mesmo do game ser lançado!

(Via: Gamespot)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *